Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Navigation2GO - A minha primeira aplicação para o Android


  • Por favor inicie sessão para responder
42 respostas a este tópico

#1 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 25 December 2009 - 21:04

Nos últimos dias andei a ver como se trabalhava com o SQLite em Android e segui o exemplo de como fazer uma To-Do List do livro Professional Android Application Development. Com base nesse exemplo deu para perceber o funcionamento de BD's no Android (confesso que algumas coisas ainda me passam ao lado) mas uma vez que o exemplo está mais que batido resolvi aplicar os conhecimentos adquiridos e fazer uma aplicação que fosse útil para todos. Algum tempo atrás em conversa com o sismeiro de qual aplicação fazer como projecto de fim de curso ele sugeriu fazer uma aplicação do estilo do Nav Launcher. Na altura disse-lhe que como já existia o Nav Launcher e o Nav Starter não fazia muito sentido. No entanto, depois de fazer o To-Do List lembrei-me da sugestão do sismeiro e que podia usar os conhecimentos adquiridos e fazer uma aplicação dentro desse estilo mas com mais funcionalidades e um layout mais atractivo (com a ajuda da neia, claro). Foi então assim que surgiu a ideia do Navigation2Go :) O Navigation2Go pretende ser uma aplicação que usa o Google Maps Navigation para navegar para um destino onde podemos:
  • Guardar destinos (Casa (*), Trabalho (*), Favoritos);
  • Aceder à morada dos contactos que temos na lista telefónica; (*)
  • Usar o reconhecimento de voz para introdução de um destino; (*)
  • Partilha de destinos por SMS (sugestão da neia), Email ou Twitter;
  • Partilha de destinos com a comunidade (sugestão do LinkinnShadow);
  • Lista de POI (criada pela comunidade que irá usar o Navigation2GO);
  • Visualização de uma destino no mapa;
  • Visualização da temperatura de um determinado destino;
  • Guardar o local onde estacionamos o carro (sugestão do poca2k e do BUGabundo)
(*) - Funcionalidades já implementadasEsta aplicação vai servir também como o meu projecto de fim do curso de Engenharia Informática (pelo Instituto Politécnico de Beja).Gostava de saber a vossa opinião e de receber sugestões de forma a melhorar o Navigation2Go e de o distinguir das soluções já existentes. Aproveito para agradecer à neia por toda a ajuda que me tem dado no desenho do interface do Navigation2GO. Imagem colocada Histórico de versõesVersão 0.0.1Primeira versão do Navigation2GO que coloquei no Android Market. Apenas era possível escrever uma morada e ao clicar no botão abrir o Google Maps NavigationImagem colocada Imagem colocadaVersão 0.0.2Foram adicionadas as funcionalidades de pesquisa de moradas nos contactos existentes (é necessário permissões para leitura dos contactos), a possibilidade de ditar uma morada e a informação que estava no ecrã inicial passou para um novo ecrã (botão "About")Imagem colocada Imagem colocadaImagem colocada Imagem colocada Versão 0.0.3Nesta versão já é possível configurar nas definições a morada de casa e do trabalho, bem como aceder à morada dos mesmos clicando nos botões "Home" e "Work". Imagem colocada Imagem colocadaVersão 0.0.4 (04/01/10)Adicionei na lista de contactos a fotografia do contacto caso exista.Imagem colocada Imagem colocada Bugs detectados
  • Caso não se tenha a última versão do Google Maps (que permite navegação) ao carregar no botão para navegar não faz nada (detectado por sismeiro) -> Corrigido: Caso isso aconteça é mostrado um aviso.
  • Force Close ao carregar no botão "Speak" quando a ROM não tem suporte (detectado pela cineia) -> Corrigido: Caso isso aconteça é mostrado um aviso.


#2 mguilherme

mguilherme

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 333 mensagens

Mensagem publicada 26 December 2009 - 01:08

Parece-me um projecto bastante interessante.Provavelmente ainda te conheci nem que fosse de vista (acabei em 2008), como está a nova estig?abc

#3 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 26 December 2009 - 04:26

Bom projecto mas algumas criticas e notas:miguel escreveu:

O Navigation2Go pretende ser uma aplicação que usa o Google Maps Navigation para navegar para um destino onde podemos:[ul]

  • guardar destinos (Casa, Trabalho, Favoritos);
  • O mymaps do novo GMaps faz isso.

  • aceder à morada dos contactos que temos na lista telefónica;usar o reconhecimento de voz para introdução de um destino
  • Android 1.6 faz isso

  • partilha de destinos por SMS (sugestão da neia), Email ou Twitter;
  • isto sim é capaz de dar jeito

  • lista de POI (criada pela comunidade que irá usar o Navigation2GO);
  • Mais uma comunidade, mais dispersão?n era interessante partilhar estes dados com fontes existentes?por exemplo as do Institutos de Estradas?

    #4 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 04:29

    mguilherme escreveu:

    Parece-me um projecto bastante interessante.Provavelmente ainda te conheci nem que fosse de vista (acabei em 2008), como está a nova estig?abc

    É provável que nos tenhamos cruzado :) Eu terminei o bacharelato em 2005 e comecei logo a trabalhar e só passei a ir à Estig para fazer a matricula. Ainda tive um semestre com o 4ª ano normal mas depois apanhei a transição para o processo de Bolonha onde só me falta fazer o projecto de fim de curso e o portfólio. Só este ano é que decidi-me a terminar a licenciatura. Finalmente mudamos de instalações e a Estig é agora na zona do IPBeja. Gostei bastante das novas instalações ;)Para não fugir muito ao tópico, dentro de pouco tempo vou disponibilizar o apk para irem testando e dando sugestões :P

    #5 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 05:14

    BUGabundo escreveu:

    Bom projecto mas algumas criticas e notas:miguel escreveu:

    O Navigation2Go pretende ser uma aplicação que usa o Google Maps Navigation para navegar para um destino onde podemos:[ul]

  • guardar destinos (Casa, Trabalho, Favoritos);
  • O mymaps do novo GMaps faz isso.

    Já não usava o My Maps Editor há bastante tempo :) Realmente já faz isso :(

  • aceder à morada dos contactos que temos na lista telefónica;usar o reconhecimento de voz para introdução de um destino
  • Android 1.6 faz isso

    Pelo que sei funciona apenas na versão 2.0, onde usando a widget de pesquisa podemos dizer "Navigate ..." e ele corre logo o Google Maps Navigation. Outra alternativa é usar o Car Mode, no entanto não está disponivel em todas as ROM's.

  • partilha de destinos por SMS (sugestão da neia), Email ou Twitter;
  • isto sim é capaz de dar jeito

    :P

  • lista de POI (criada pela comunidade que irá usar o Navigation2GO);
  • Mais uma comunidade, mais dispersão?n era interessante partilhar estes dados com fontes existentes?por exemplo as do Institutos de Estradas?

    Uma excelente sugestão, tenho que ver isso melhor :) A ideia inicial era partilhares por exemplo um ficheiro por email com as tuas localizações públicas com amigos e a aplicação ser capaz de ler o ficheiro e introduzir os destinos na base de dados. Obrigado pelo feedback e sugestões :P

    #6 FernandoMiguel

    FernandoMiguel

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 9430 mensagens

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 05:17

    A ideia inicial era partilhares por exemplo um ficheiro por email com as tuas localizações públicas com amigos e a aplicação ser capaz de ler o ficheiro e introduzir os destinos na base de dados.

    o google maps, versao web, faz isso... tv tb de no GMaps mobile ... tenhu q procurar

    #7 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 07:04

    Acabei de publicar a aplicação no Android Market :DPesquisem por Navigation2GO. Como o Google Maps Navigation só funciona com versões superiores ao Android 1.6 coloquei como requisito mínimo a versão 1.6 por isso se tiverem o Android 1.5 não vão encontrar a aplicação no Android Market. Todo o feedback e sugestões são bem-vindas. A aplicação de momento apenas permite colocar um destino e ao clicar no botão abre o Google Maps Navigation com o destino que escrevemos. A próxima funcionalidade que vou implementar é configurar as moradas para os destinos "Home/Casa" e "Work/Trabalho". Provisoriamente a aplicação está apenas em Inglês. Agradecia a quem tivesse o Motorola Milestone, Acer A1 Liquid ou o HTC Tattoo que me enviassem um screenshot para ver como fica a aplicação. Tenho que ver ainda como fazer a aplicação compatível com ecrãs pequenos e grandes. Mais uma vez agradeço as vossas sugestões e feedback.

    #8 David Ferreira

    David Ferreira

      Geek de Android

    • Membros
    • PipPipPipPip
    • 686 mensagens

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 15:18

    Parabéns pelo trabalho. Com a ajuda de todos poderás melhorar esta versão.Enviei te um mail com a screen do N2G no Milestone.edit: tens lá dois endereços mail. um começa com L e o outro não. Hum...... espero ter enviado para o correcto :)

    #9 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 15:47

    Dragone escreveu:

    Parabéns pelo trabalho. Com a ajuda de todos poderás melhorar esta versão.Enviei te um mail com a screen do N2G no Milestone.edit: tens lá dois endereços mail. um começa com L e o outro não. Hum...... espero ter enviado para o correcto :P

    Acho que foi para endereço errado :$ O meu email é l.vitela[no]gmail.com .Muito obrigado pelo feedback e conto com a ajuda de toda a comunidade androidPT para que o Navigation2GO seja um sucesso ;)Acabei de implementar uma nova funcionalidade, o reconhecimento por voz. Falta-me agora arranjar uns icons à maneira para começar a colocar as opções na aplicação. Se quiserem dar uma ajuda na escolha dos icons agradeço ;)Já agora, quero agradecer publicamente à neia por toda a ajuda que me deu no desenho do interface da aplicação. Metade do mérito vai para a neia :)

    #10 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 26 December 2009 - 23:30

    Na versão Beta 0.0.2 do Navigation2GO já vai ser possível pesquisar as moradas nos contactos :) Deixo aqui um printscreen para saber a vossa opinião acerca do layout. Imagem colocada

    #11 DiogoLamego

    DiogoLamego

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 7658 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa/Luanda
    • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

    Mensagem publicada 27 December 2009 - 03:28

    Acabei de instalar a app para acompanhar e ajudar no desenvolvimento desta app... agora não tenho é bateria :DApesar da app ainda não ter quase nada (claro que tem um grande desenvlvimento pela parte do miguel) penso que está bastante bem a parte estética. Está muito simples e com ar agradável.

    #12 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 27 December 2009 - 08:26

    Acabei de colocar no Market a versão 0.0.2 do Navigation2GO ;)Coloco aqui também os screenshots do Navigation2GO para que quem tenha a versão 1.5 do Android possa também participar, uma vez que a aplicação é apenas compatível com versões superiores à 1.6. Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Aguardo o vosso feedback :)--EDIT--Na versão 0.0.3 do Navigation2GO vai ser possível definirmos a morada da nossa casa e trabalho. Alterei também o layout para ter em cada linha 4 botões: Imagem colocada

    #13 FernandoMiguel

    FernandoMiguel

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 9430 mensagens

    Mensagem publicada 27 December 2009 - 20:54

    so umas palavras de motivaçao:keep up the good work

    #14 FernandoMiguel

    FernandoMiguel

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 9430 mensagens

    Mensagem publicada 27 December 2009 - 21:29

    eu bem me parecia q havia qq coisa no outro dia q eu keria perg e me eskeci.Sobre que licença vais disponibilizar a aplicação e o codigo fonte?

    #15 Jox

    Jox

      Geek de Android

    • Membros
    • PipPipPipPip
    • 751 mensagens

    Mensagem publicada 27 December 2009 - 23:37

    Pena mesmo não dar pra v. 1.5 :(

    #16 sismeiro

    sismeiro

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 3369 mensagens

    Mensagem publicada 28 December 2009 - 01:20

    Jox escreveu:

    Pena mesmo não dar pra v. 1.5 :(

    Aqui o problema não é da aplicação do Luis Vitela mas sim dos responsáveis pelos updates de firmware dos terminais. Seja problema da HTC, dos operadores ou da Google está mal, para este tipo de chatices mais valia não lançarem novos updates a menos que fossem coordenados entre todos. O Google Maps with Navigation só funciona mesmo na 1.6.Eu sempre fiz e faço questão de usar firmware stock no meu G1 mas acho que se não tivesse o 1.6 já teria perdido a paciência e metido uma ROM mais recente fosse qual fosse.

    #17 FernandoMiguel

    FernandoMiguel

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 9430 mensagens

    Mensagem publicada 28 December 2009 - 01:21

    eheh

    #18 pedronveloso

    pedronveloso

      Veloso

    • Administradores
    • 1578 mensagens
    • S8

    Mensagem publicada 28 December 2009 - 16:50

    Olá Miguel! Parabéns, estou a ver que decidis-te deitar mãos ao trabalho :(.Quanto aos POI tenho uma sugestão. Concordo com BUGabundo quando diz que deverias interligar com terceiros para popular a BD porque é muita coisa, e não há necessidade de estar a "reinventar a roda" neste caso.Deixo-te aqui algumas sugestões:-> OpenStreetMap ( http://www.openstreetmap.org/ ) tem alguns POI, principalmente nas cidades ( já é alguma coisa ), o projecto é opensource e quase de certeza oferece uma API para fazer fetch da informação dos POI-> E depois tens os serviços da Sapo de onde podes receber a localização de farmácias, cinemas, festas por município, etc.Aliás se te quiseres meter a sério nisso, os POI podem mesmo ser o ponto onde terás de passar mais tempo a programar :(

    #19 sismeiro

    sismeiro

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 3369 mensagens

    Mensagem publicada 28 December 2009 - 21:07

    Deixo aqui outra sugestão de POIs que podem ser usados sem fins lucrativos e englobam muita coisa mesmo: http://www.portalppc...unc=select&id=3

    #20 PJFonseca

    PJFonseca

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 2562 mensagens
    • OnePlus 2

    Mensagem publicada 29 December 2009 - 16:08

    Vitela,Obrigado por estares a usar o teu tempo num projecto em Android.Eu até gostava de poder ajudar, mas como o mínimo é 1.6, terá de ficar para outra altura.Vou seguindo o fórum para ir vendo as novidades.

    #21 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 29 December 2009 - 21:52

    BUGabundo escreveu:

    so umas palavras de motivaçao:keep up the good work

    Obrigado pelas palavras de motivação :(BUGabundo escreveu:

    eu bem me parecia q havia qq coisa no outro dia q eu keria perg e me eskeci.Sobre que licença vais disponibilizar a aplicação e o codigo fonte?

    Não estou a pensar em disponibilizar o código fonte. No entanto, estou a pensar em fazer uns tutoriais para colocar aqui no fórum e vou colocar código que utilizei no n2go. Caso o n2go tenha uma boa aceitação no Android Market, estou a pensar em lançar uma versão PRO. No entanto, ainda tenho muito trabalho pela frente para que isso aconteça.Jox escreveu:

    Pena mesmo não dar pra v. 1.5 :(

    O motivo que levou-me a escolher como versão mínima o 1.6 foi o facto de o Google Maps Navigation apenas funcionar com versões superiores ao 1.5. No entanto deixo aqui em primeira mão a versão 0.0.3 compatível com o 1.5. Assim já me podem dar o vosso feedback e ajudarem-me a melhorar o n2go :( [file name=Navigation2GOCupcake.zip size=563881]http://androidpt.com/media/kunena/attachments/legacy/files/Navigation2GOCupcake.zip[/file] pedrodh_ escreveu:

    Olá Miguel! Parabéns, estou a ver que decidis-te deitar mãos ao trabalho ;).Quanto aos POI tenho uma sugestão. Concordo com BUGabundo quando diz que deverias interligar com terceiros para popular a BD porque é muita coisa, e não há necessidade de estar a "reinventar a roda" neste caso.Deixo-te aqui algumas sugestões:-> OpenStreetMap ( http://www.openstreetmap.org/ ) tem alguns POI, principalmente nas cidades ( já é alguma coisa ), o projecto é opensource e quase de certeza oferece uma API para fazer fetch da informação dos POI-> E depois tens os serviços da Sapo de onde podes receber a localização de farmácias, cinemas, festas por município, etc.Aliás se te quiseres meter a sério nisso, os POI podem mesmo ser o ponto onde terás de passar mais tempo a programar :P

    Obrigado Pedro ;) Pois foi, finalmente coloquei mãos à obra de comecei a programar a sério para o Android. A ideia inicial de ter Pontos de Interesse (POI) era mais no sentido de ser o utilizador a cria-los. Gostei das tuas sugestões e parece-me que possa ser um dos aspectos onde possa apostar mais para distinguir o n2go das aplicações semelhantes que já existem. Obrigado pela sugestão e pelos links ;) sismeiro escreveu:

    Deixo aqui outra sugestão de POIs que podem ser usados sem fins lucrativos e englobam muita coisa mesmo: http://www.portalppc...unc=select&id=3

    Já estive a ver e alguns são em xml, o que é optimo para os poder importar para a BD. Muito obrigado pelo link ;) PJFonseca escreveu:

    Vitela,Obrigado por estares a usar o teu tempo num projecto em Android.Eu até gostava de poder ajudar, mas como o mínimo é 1.6, terá de ficar para outra altura.Vou seguindo o fórum para ir vendo as novidades.

    Obrigado eu pelas palavras de incentivo ;) Toda a ajuda é bem-vinda por isso coloquei uma versão compatível com o 1.5 para que todos possa ajudar ;)

    #22 PJFonseca

    PJFonseca

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 2562 mensagens
    • OnePlus 2

    Mensagem publicada 29 December 2009 - 22:01

    Assim que li isto fui logo ao market... ainda nada. Mas espero para breve. :(

    #23 miguel

    miguel

      Fã de Android

    • Former Staff
    • PipPipPip
    • 439 mensagens
    • LocalizaçãoLisboa

    Mensagem publicada 29 December 2009 - 22:04

    PJFonseca escreveu:

    Assim que li isto fui logo ao market... ainda nada. Mas espero para breve. :(

    Quando fiz submit do post deu erro ao anexar o ficheiro com a extensão apk. Tive que compactar com o zip. No meu post anterior já lá tem o link :( No Market não vou colocar esta versão uma vez que quem tem o 1.5 não pode tirar partido do Google Maps Navigation.

    #24 Jox

    Jox

      Geek de Android

    • Membros
    • PipPipPipPip
    • 751 mensagens

    Mensagem publicada 29 December 2009 - 23:02

    Eu tb vou la espreitar!... :(

    #25 PJFonseca

    PJFonseca

      Mestre de Android

    • Former Staff
    • PipPipPipPipPipPip
    • 2562 mensagens
    • OnePlus 2

    Mensagem publicada 30 December 2009 - 00:34

    Hummm...acho que ainda não dá :( Imagem colocada