Saltar para conteúdo


- - - - -

ZTE e Microsoft acordam uso de patentes de Android

zte microsoft patentes android

A ZTE e a Microsoft, gigantes das telecomunicações e tecnologia, anunciaram hoje um acordo sobre patentes relativas a Android. Segundo este acordo, “a Microsoft garante à ZTE licenças para utilizar o portfólio mundial de patentes da marca americana para telemóveis, tablets, computadores e outros dispositivos que corram Android e Chrome OS”, escreveu Horacio Gutierrez, conselheiro da Microsoft, num post do blog da marca.

Imagem colocada

A Microsoft realça que estes acordos mostram, uma vezes mais, “que as companhias tecnológicas de todo o mundo (…) têm vindo a reconhecer que o licenciamento é uma forma efectiva de partilhar tecnologia (…), acelerando a inovação e agradando aos consumidores”, rematou Gutierrez. Este é o segundo grande anúncio das últimas semanas da Microsoft sobre patentes relativas a Android, tendo o primeiro sido relativo a um acordo (em tudo semelhante ao de hoje) com a Foxconn, companhia de Taiwan. Recorde-se que esta empresa produz artigos electrónicos para um manancial de clientes onde se incluem a Acer, a Amazon, a Sony e a Motorola, entre muitos outros como a Apple e a Lenovo.

No entanto, nem tudo tem sido um mar de rosas. Muitos destes acordos têm sido precedidos por acções legais da Microsoft – como no caso da Barnes & Noble (associada com a Foxconn e Inventec), que foi processada em 2011 devido a patentes relacionadas com Android do Nook e que conseguiu um acordo, um ano mais tarde, com a gigante norte-americana. A companhia conseguiu tem também acordos com HTC, Samsung e LG, entre outros – faltando ainda o acordo, nos mais notáveis, com a Motorola e a Huawei.

As patentes têm sido um assunto muito discutido nos últimos anos. Que lhe parece? As patentes são um entrave ao desenvolvimento ou o facto de o criador ser beneficiado é o mais relevante de tudo isto?

Fontes: PCMag, Microsoft on the Issues e The Register
Fontes das imagens: phoneArena; Engadget


0 Comentários