Saltar para conteúdo


- - - - -

Malware em Android mais mediático que nunca

androidt trojan malware sky kaspersky seguranca

A Kaspersky e a Sky foram as grandes responsáveis pelo facto de o malware em plataformas móveis, nomeadamente em Android, serem tão faladas ultimamente. A Kaspersky, renomeada empresa especializada em segurança informática, descobriu o Obad.a, que é um malware elaborado como um ficheiro DEX encriptado com “obfuscated code” e corre inteiramente em background, sem qualquer tipo de manifestação no interface de utilizador. No entanto, envia SMS para números de valor acrescentado, faz download de mais malware e distribui o mesmo via wi-fi e bluetooth, e ainda executa comandos de forma remota.

Imagem colocada

Segundo a Kaspersky, o programa consegue iludir as análises técnicas típicas para encontrar malware de Android. Por exemplo, explora um erro no DEX2JAR para complicar a análise estatícia do Trojan e um erro no AndroidManifest.xml para não ter de seguir os standards da Google – mas ainda assim funcionar nos dispositivos, o que causou problemas na análise dinâmica do código. Outra falha ainda foi explorada para o Obad.a ter acesso aos privilégios de administrador sem aparecer na lista de aplicações (no entanto, o utilizador tem de permitir a sua activação).

A Kaspersky não acredita que o Backdoor.Obad.a esteja muito distribuído pelo ecossistema Android. No entanto, esta descoberta sugere uma evolução no malware Android, muito por causa da sua distribuição por vários dispositivos e mercados. Se quer saber um pouco mais sobre esta ameaça em específico, leia este artigo.

O conselho de evitar instalar aplicações de fora da Play Store nunca foi tão actual como hoje em dia...

… Mas, às vezes, nem assim: o mundo Android viu, no passado dia 31 de Maio, o regresso das aplicações da Sky (sim, a gigante das comunicações inglesa) à Play Store, após um hack às contas da empresa. O Syrian Electronic Army conseguiu alterar os ícones das aplicações da Sky, entrou também na conta do Twitter oficial da mesma e aconselhou os utilizadores a desinstalar as aplicações.

Imagem colocada

Apesar de a Sky - mais tarde e quando conseguiu ganhar novamente acesso às suas contas de acesso à Play Store e ao Twitter - referir que os utilizadores não necessitavam de desinstalar as aplicações, elas foram mesmo retiradas pela própria empresa para análise, voltando no dia 31 ao activo.

O malware existe e está em expansão em todas as plataformas. Estejamos atentos e evitemos os comportamentos de risco. Conselho androidPT.

Fontes: Kaspersky, H Security, CNET
Fontes imagens: TechnoBuffalo, Kaspersky, CNET
  • babuja, pacodoor, PMoto e 1 outro gosta disto


6 Comentários

Obrigado pela informação  Dark_Sorcerer

 

Existem já algumas soluções, entre outras:

 

SecDroid

 

 http://www.xda-devel...-with-secdroid/

 

Kapersky Mobile Security

 

http://www.kaspersky...mobile-security

 

Lookout Mobile Security

 

http://www.xda-devel...obile-security/

 

 

PermissionDog

 

http://www.xda-devel...og-for-android/

 

Quais as que estão a utilizar?

    • Alex255 e Dark_Sorcerer gosta disto
Foto
Diogo Florencio
Jun 12 2013 15:10
Boas eu uso o que trás no meu Xperia Z o McAfee: Mobile Security.

Aconselho a todas as pessoas verem este site http://www.av-test.o...droid/mar-2013/

Para quem não quiser pagar acho o Lookout a melhor opção, é a mais fiável a nível de anti-vírus.
    • babuja, Alex255 e PMoto gosta disto

Boas eu uso o que trás no meu Xperia Z o McAfee: Mobile Security.

Aconselho a todas as pessoas verem este site http://www.av-test.o...droid/mar-2013/

Para quem não quiser pagar acho o Lookout a melhor opção, é a mais fiável a nível de anti-vírus.

Eu não uso nenhuma. O melhor anti virus é o utilizador.

    • yevheniy kudryavtsev, FernandoR e sandrozpa8 gosta disto
Foto
sandrozpa8
Sep 10 2013 16:38
Tenho um familiar que teve esse virus Tava constantemente a aparecer capura do ecra, ate ele fformatou e nunca mais. Eu uso um app muito bom, é o advanced mobile care, ele tem muitas funcoes, protege de virus, poupa a bateria, acelera jogos, apaga ficheiros de lixo, e wliberta bastante memoria ram, por acaso recomendo mesmo