Saltar para conteúdo


- - - - -

Android Kitkat inaugura nova era nos pagamentos

android visa mastercard mobile mobile payment nfc kitkat hce google wallet

Imagem colocada


Sair à rua para ir comprar algo ao supermercado, ou até mesmo meter gasolina, e de repente verificamos que nos esquecemos da carteira. E se tivéssemos o nosso telemóvel a funcionar como cartão de crédito? Pois bem, já foram diversas as tentativas para que isto fosse implementado, principalmente nos EUA, mas a adesão dos bancos e empresas das operadoras não foi a esperada. Contudo, tudo pode mudar. A Google, com o seu novo KitKat, vai permitir, em conjunto com a Visa e com a Mastercard, pagamentos através do telemóvel.

HCE (Host Card Emulation) é a nova funcionalidade do Android que guarda de forma segura os dados do nosso cartão de crédito na nuvem e permite fazer os pagamentos por NFC (Near Field Communication). A diferença entre o HCE e a forma actual de realizar pagamentos por NFC é que, na forma actual, apenas algumas aplicações o podem realizar e, com o HCE, qualquer aplicação o pode fazer. Também existia o senão das redes bloquearem o "elemento seguro" onde os dados do cartão de crédito estavam guardados, sendo que nos EUA apenas a operadora móvel Sprint o permitia através da Google Wallet.

Ou seja, isto é uma novidade colossal para aqueles que querem usar o telemóvel para fazer compras, mas que têm um telemóvel ou operadora que não permite o uso da Google Wallet ou do ISIS (uma joint-venture entre as operadoras AT&T, T-Mobile e Verizon, exclusiva nos EUA).

Apesar da Visa já ter dado a luz verde, e a Mastercard ter dito que em Julho estaria tudo pronto para tal, ainda é necessário que os bancos e outras empresas se juntem ao grupo. Convenhamos, é bastante fácil que as pessoas façam compras com um só toque e um gesto de swipe com o seu telemóvel, até mesmo com aplicações feitas pelos bancos agregados.

Fonte: Android Authority
  • Foskiitus e Anizub gosta disto


0 Comentários


ou Entrar