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Google I/O 2013: Serviços na linha da frente

google io android 2013

A Google I/O tem sido o palco principal da Google para o anúncio de novidades. Este ano, os rumores eram abundantes sobre a nova versão de Android e eventuais novidades de dispositivos com a marca Nexus. No entanto, a Google “fintou” toda a gente: o evento deste ano foi claramente focado em Serviços e não apenas em melhorias especificas ao SO Android.

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Assim, a Google parece dar uma indicação aos fabricantes para a redução da tão-falada fragmentação da plataforma. Dando mais tempo para que vários equipamentos cheguem à versão Jelly Bean, e dando mais tempo de vida a essa versão de Android também torna a vida dos fabricantes mais fácil, sendo ao mesmo tempo implementadas melhorias à plataforma em si.

Embora não tenha saído uma nova versão de Android no Google I/O, houve uma demonstração do que está para vir. Em particular, numa das talks sobre performance gráfica os engenheiros responsáveis por essa componente do sistema operativo (Chet Haase e Romain Guy) falaram de algumas das melhorias em que estão a trabalhar:

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  • Dando seguimento ao "Butter" (melhoramentos gráficos que eliminaram stuttering e janking ao desenhar componentes no ecrã na versão 4.2), a próxima versão de Android irá contar melhoramentos na pipeline gráfica que irão resultar com que sejam necessários muitos menos comandos a serem enviados ao GPU para desenhar as componentes que vemos no ecrã. Este melhoramento irá melhorar toda as aplicações existentes pelo que as melhorias serão globais.

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  • Sabemos também que vão existir novas ferramentas de análise da performance gráfica nas opções de desenvolvimento de Android.

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Ainda nos serviços, veremos agora a possibilidade em vários websites de integração melhorada com o Google + Sign-in. Esta funcionalidade permite visitar um site no desktop e, caso estejamos a utilizar a nossa conta Google nesse website e este estiver a usar Sign-in do Google+, vai ser possível avisar o utilizador da existência da aplicação Android desse mesmo Serviço e instalar a aplicação directamente a partir do website (tal como já podíamos fazer via website do Google Play).

Entretanto, várias outras novidades foram emergindo durante os vários keynotes, das quais realçamos as seguintes:

Chrome (para Android)
  • Melhor suporte WebGL (gráficos 3D no Browser)
  • Melhor suporte OpenAL (Framework de áudio muito útil para Jogos)
  • Várias melhorias que já estavam presentes na versão desktop : WebSockets
Google Now
  • Novas "cartas"
Google TV
  • Recebeu update para a versão Jelly Bean 4.2.2 de Android (anteriormente estava a utilizar o Honeycomb 3.2)
  • Aplicação YouTube actualizada para o formato TV
Google Play Services
  • Google Play Game Services - um serviço centralizado que permite ao utilizador, entre outras coisas, guardar os jogos na cloud (ficando, portanto, associados à conta Google do jogador), bem como a sua evolução no jogo (Achievements) e as tabelas de pontuação. O serviço disponibiliza também funcionalidades especificas para jogos multiplayer – evidentemente, todas estas novidades dependem dos programadores as implementarem nos seus jogos.
  • A consola de administração de aplicações para developers recebeu vários updates relativos a Analytics, que irão permitir que estes consigam monitorizar e perceber melhor quem usa as suas aplicação e como as usa. A partir de agora os developers vão também poder oferecer versões de beta testing via Google Play.
Google Hangouts
  • Novo serviço que vem uniformizar as comunicações P2P no universo de produtos Google. Para Android a aplicação irá substituir o Google Talk.
Android Studio
  • O Android Studio será o novo IDE suportado oficialmente pela equipa Google. Este IDE é baseado no IntellIJ IDEA mas, no entanto, não se trata de um fork. É simplesmente uma versão mais adaptada às necessidades de desenvolvimento Android. De notar que o IntelliJ já suportava Android praticamente desde a versão 1.6 do mesmo - no entanto, com o suporte da equipa Google, é esperado que as ferramentas especificas de Android melhorem ainda mais.
Equipamentos
  • Samsung Galaxy S4 – a correr uma versão 4.2.2 AOSP, disponível na Play Store e unlocked, foi uma das grandes surpresas da Google I/O. Já é um dos smartphones mais cobiçados e, agora, vai tornar-se também bastante interessante em termos de development.
Seguiu a Google I/O? O que achou? Conte-nos tudo!

Fontes das imagens: Softpediae AndroidMeter
  • pedronveloso, Fn, Duarte777 e 2 outros gostam disto


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