Saltar para conteúdo


- - - - -

Rescaldo do Workshop no ENEI 2014

enei 2014 aveiro

Imagem colocada


No passado 19 de Abril estive presente no ENEI 2014, em Aveiro, onde dei um workshop de Android. Este workshop teve por objectivo a construção de uma aplicação que tenha a previsão meteorológica de um dado local para o período de uma semana.

No final do workshop o código fonte do projecto completo foi disponibilizado online e pode ser encontrado aqui:


https://github.com/p...oWSProjCompleto


Imagem colocada



Este projecto conta com obtenção dos dados de previsão meteorológica a partir do webservice do OpenWeatherMap. Os dados são obtidos por um pedido HTTP e no formato JSON, processados do lado da aplicação e transformados numa listagem dinâmica em Android.

Esta listagem conta com reciclagem de Views em que o próximo item a ser renderizado reaproveita a estrutura do item que irá ficar escondido, tal como exemplificado pela imagem em baixo (item vermelho vai ser reutilizado no local do item azul)

Imagem colocada



Este projecto fica então disponível livremente sob a licença "Apache License, Version 2.0" para que possa servir de apoio e consulta a todos os que estejam a iniciar programação Android. Não é, de todo, uma aplicação final, uma vez que situações de falha de conectividade, caching de conteúdos e outros tópicos não estão contemplados, serve meramente para ser um ponto de partida para os que estiverem interessados.

Para os interessados, relembro que existe um livro de introdução à programação Android disponível livremente no fórum.
  • qix, TugaPower, pacodoor e 1 outro gosta disto


0 Comentários