Saltar para conteúdo


* * * * *

SteelSeries FREE - Comando Wireless

steelseries free wireless controller comando wireless

Imagem colocada



Com o crescente número de equipamentos móveis de gama alta que andam no mercado e consequentemente novos e melhores processadores gráficos que integram os mesmos, cada vez mais os jogos tentam também levar estas plataformas ao limite. No entanto, à excepção talvez de equipamentos como o Xperia Play, a maioria dos equipamentos de gama alta não têm mais nada que permita a interacção rápida que um jogo necessita a não ser o ecrã e os demais sensores de movimento disponíveis no dispositivo.

Para alguns equipamentos, sobretudo para os que têm suporte para USB Host, existe a possibilidade de ligar um teclado físico de computador por USB ou Bluetooth ou mesmo um comando de uma consola (WiiMote, XBOX, PlayStation.. etc) a um equipamento Android. No entanto, estes comandos quer pela dimensão que têm quer pelo facto de serem específicos às suas respectivas plataformas não são de todo a melhor solução para um dispositivo móvel. É aí que entra o SteelSeries FREE, um comando Bluetooth feito à medida para os equipamentos móveis de última geração e que pela dimensão e fisionomia é facilmente transportável num bolso do vestuário.



Na embalagem do SteelSeries FREE podemos encontrar para além do dispositivo em si, uma bolsa de transporte que é bastante útil dado que será comum este equipamento ser transportado habitualmente com a pessoa para onde quer que vá; um folheto com instruções de funcionamento em várias línguas e informação da garantia; um autocolante da marca SteelSeries e ainda como não podia deixar de ser um cabo USB para carregar a bateria do equipamento por exemplo no computador.


Imagem colocada


Conteúdos da embalagem





Funcionamento e compatibilidade de jogos

Testámos o emparelhamento do SteelSeries FREE com as seguintes versões de Android: Gingerbread, ICS e JellyBean. O equipamento funcionou em todas as versões referidas, no entanto a partir da versão ICS vários jogos que aparecem como suportados na lista oficial não reconhecem o dispositivo à excepção de alguns casos excepcionais. Felizmente e porque andamos a investigar o assunto descobrimos uma aplicação que reconhece o dispositivo de nome USB/BT Joystick Center que serve de ponte de ligação entre qualquer jogo ou aplicação e o dispositivo. Esta aplicação tem a vantagem acrescida de que jogos que não foram feitos para o SteelSeries FREE ou para o Zeemote em particular mas que suportam teclado ou outro tipo de controlo podem ser controlados com o equipamento através de criação de perfil no USB/BT Joystick Center.
O ponto menos feliz desta solução é que a aplicação referida é paga, e é sem dúvida um ponto negativo neste momento ter de pagar por uma aplicação extra para poder usufruir a 100% do SteelSeries FREE para versões de Android ICS ou superiores.

Tal como seria de esperar a maioria dos emuladores de consolas (Megadrive/Genesis , SNES, NES, NeoGeo .. ) funcionam perfeitamente com este equipamento, a grande maioria deles suporta o equipamento de forma nativa e os que não se encaixam nessa categoria podem sempre ser auxiliados pelo USB/BT Joystick Center para que o SteelSeries seja utilizado com esses também.






Imagem colocada


Dispositivo emparelhado por Bluetooth em JellyBean



Usabilidade e Ergonomia

O SteelSeries tal como referido é de dimensões relativamente pequenas (10.8 x 5.5 x 2.0 cm) pelo que pode necessitar de um breve período de adaptação para quem está acostumado a um comando de dimensões maiores como o da PlayStation ou XBOX. O comando é surpreendentemente leve considerando que tem embebida uma bateria, pesando apenas 54 gramas. Os 2 controlos analógicos no centro estão devidamente espaçados para que apesar das dimensões do dispositivo sejam facilmente utilizáveis, e quando ao toque dos botões e sensibilidade dos controlos analógicos é fácil perceber ao fim de poucos jogos realizados que este produto é de uma excelente qualidade e durabilidade, tal como seria de esperar de uma marca como a SteelSeries.






Imagem colocada


SteelSeries FREE a controlar o jogo Cube Defender



Testamos o equipamento em mais de uma dezena de jogos (entre os quais Sonic CD, Bech Buggy Blitz, Dead Trigger, Cube Defender, Asphalt 7, Acceler8, Lemegeton) e ainda com diversos emuladores de consolas pelo que concluímos que com uma carga completa o equipamento aguenta cerca de 7 a 8 horas de jogo contínuo até descarregar por completo. Ainda neste ponto, o equipamento faz uso da LED adjacente ao botão A para notificar o jogador de quando o dispositivo está com pouca carga, sendo que é possível utilizar o equipamento enquanto o mesmo está a ser recarregado.

O SteelSeries FREE é também compatível com equipamentos iOS e vários jogos para Windows e MacOSx, sendo que para mais informações sobre o dispositivo recomendamos visitar a página oficial do produto.
  • Hugo Tender, hordep, Duarte777 e 2 outros gostam disto


3 Comentários


ou Entrar