Saltar para conteúdo


* * * * *

Análise ao Nexus 5



Construção e estética

Se comprarem a versão “branca” do telefone vão reparar que apenas é branco na parte traseira do mesmo (exceto um pequeno pormenor mencionado mais à frente). Tanto a face como os lados do telefone são pretos. O material da parte traseira e laterais mudam consoante a versão. Na branca o material usado na traseira é suave com uma textura agradável ao toque, mas sente-se que é plástico. É também fácil de deslizar da mão, o que faz com que sintamos que é preciso agarrar melhor o telefone. Na versão em preto a parte traseira é do género do novo Nexus 7 (2013) em que ao agarrar sentimos que não escorrega tanto e que tem uma textura mais “aborrachada”. Uma desvantagem da parte traseira preta é que se notam as dedadas enquanto que no branco isso não é problema. As partes laterais têm um material mais brilhante em vez da opção mais neutra na versão preta.



Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada



Uma das primeiras coisas que reparei ao retirar o equipamento da caixa é o desenho simplista. Por vezes as coisas simples são as melhores e neste caso sinto isso. É um telefone muito bonito (subjetivo, claro) com linhas suaves.

Ao pegar no telefone pela primeira vez senti uma surpresa bastante agradável. Apesar de ser um equipamento com um ecrã de praticamente 5 polegadas é bastante leve. Para não falar que é também muito fino com uma largura bastante adequada mesmo para mãos mais pequenas.

Fisicamente não tem nada de mais. Podemos ver que tem a entrada para auscultadores na parte superior. No lado direito tem o botão de ligar/desligar e logo por baixo o local para inserirmos o cartão Micro Sim. Na parte de baixo temos a entrada MicroUSB já normal para estes equipamentos juntamente com a coluna e o microfone. Note-se que apesar de parecer que tem duas colunas, a “grelha” do lado direito é referente ao microfone.



Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada



Na parte lateral esquerda temos também os botões de volume. Em relação aos botões, pode-se dizer que são de boa qualidade, pois são de cerâmica, um detalhe muitas vezes ignorado. Uma coisa que não gostei foi o facto destes botões estarem um pouco soltos. Falta um pequeno rebordo de borracha ou algo que fixe os botões para não chocalharem. Isto torna-se óbvio quando pressionamos na parte superior do ecrã. Sente-se um pequeno “chocalho” devido aos botões tremerem contra a estrutura do telefone. Não é nada de mais e a maior parte das pessoas não dará importância a isto, mas é efetivamente algo que poderiam melhorar e torna-se um pouco irritante quando estamos num ambiente silencioso.



Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada



A parte traseira conta com a câmara, no canto superior esquerdo, e o flash logo por baixo. Temos também a palavra “Nexus” no centro e a marca LG juntamente com algumas especificações (modelo,etc) na parte inferior. A lente da câmara sai um pouco para fora do corpo do telefone, mas o vidro da lente está ligeiramente para dentro para não tocar diretamente na superfície em que se apoia. O ecrã da frente também tem a mesma característica para evitar que sofra danos ao posarmos numa superfície com este virado para baixo, ou mesmo se cair de ecrã para baixo.

A parte da frente não tem nada a apontar, tendo também apenas o que já estamos habituados a ver neste tipo de equipamentos. No topo temos a câmara frontal no lado esquerdo, a coluna no centro e os sensores de luminosidade e proximidade no lado direito. A grelha da coluna é branca, no caso de termos a versão branca do N5, um pequeno pormenor que se destaca na face praticamente toda preta do N5. Isto ajuda a reconhecer qual a parte superior ou inferior do telefone, mas que requer algum hábito. E para além do ecrã de 4.95 polegadas temos também o led de notificação centrado na parte inferior do telefone. Este led é multicolor e podemos alterar a cor que este mostra de acordo com as notificações que nos chegam. De origem apenas usa o branco para as notificações, a não ser que as próprias aplicações tenham uma definição para isso. Podemos também usar, por exemplo, a app Light Flow (versão grátis ou paga) para controlar a cor do led.

Apesar de ter um ecrã de 4.95 polegadas o tamanho geral do Nexus 5 até que não é muito grande em comparação com outros equipamentos. Tem um tamanho muito parecido ao do HTC One ou Galaxy S4. Para comparação ficam aqui umas imagens com dois dos equipamentos mais populares da geração anterior:



Imagem colocada Imagem colocada

Samsung Galaxy Note 2 à esquerda (ecrã de 5.5”), Nexus 5 no meio (4.95”) e Samsung Galaxy S2 (4.3”) à esquerda



Imagem colocada

Comparação entre S2 e Nexus 5







  • fabiopinto, jorge teixeira, qix e 4 outros gostam disto


40 Comentários

Foto
Hugo Tender
Nov 18 2013 07:50
Excelente análise! ;-) Bom para dar a conhecer e principalmente para termos noção do potencial que este Nexus 5 tem! :-)
  • Citar

Tenho de "e-bater" palmas ao WK, aqui está uma review de fazer inveja a muitos sites de renome internacional. Parabéns.

  • Citar
Foto
WhiT3Kr0w
Nov 18 2013 09:26

Ainda bem que gostaram. Estou um pouco ferrugento a nível de análises ;)

    • fabiopinto gosta disto
  • Citar
Foto
Davidosky99
Nov 18 2013 09:53

quando e que a google mete um suporte para sdcards.

pelo tlm, so peca por nao aceitar sdcards

  • Citar
Foto
WhiT3Kr0w
Nov 18 2013 14:35

Dúvido que isso aconteça. A não ser que a Google volte atrás na decisão, o que não estou a ver acontecer. A Google quer que o pessoal passe a usar armazenamento na nuvem (cloud).

  • Citar

Só discordo no aspecto de que para mim neste momento o melhor terminal é o LG G2. Boa review.

  • Citar

Relativamente aos SDcards. Não acredito que mesmo a longo prazo os nexus tragam esse slot, pelo motivo que deu o colega acima, a cloud e pelo motivo que a sua utilização, quando inseridos cartões de memória de baixa performance reduziria a fluídez/performance característica dos nexus!

Cumprs.

  • Citar
Foto
WhiT3Kr0w
Nov 19 2013 09:43

O LG G2 é também muito bom. E em algumas coisas até é melhor que o Nexus 5.

Esperemos que exista muita gente que prefira equipamentos diferentes, para continuarmos a ter várias opções no mercado :)

  • Citar

Não consigo encaixar é o layout dos botões no G2, então se o tivermos pousado ainda pior... Mas isto sou eu com os nervos.... :D

  • Citar

Não consigo encaixar é o layout dos botões no G2, então se o tivermos pousado ainda pior... Mas isto sou eu com os nervos.... :D

 

Boas

 

Ja testaste?

O telefone tem esse layout e parece que nao mas é muito natural.

Tens sempre a hipotese de carregar 2x no ecran que ele liga :)

 

rui

  • Citar

Full review em video em : http://4gnews.pt/201...5-video-review/

  • Citar
Foto
DiogoLamego
Nov 24 2013 14:24

Infelizmente como está no artigo, o único ponto menos positivo é a falta da entrada micro SD. A A google realmente está a tentar obrigado os proprietários de nexus a utilizarem a cloud, mas esquece-se dos países e locais onde o acesso á internet é nulo ou insuficiente para esse tipo de carregamento.

Alem disso, para os apaixonados pela musica, 32GB por exemplo pode não ser suficiente.

  • Citar
Foto
WhiT3Kr0w
Dec 04 2013 12:02

Para mim o ponto menos positivo é mesmo a vibração dos botões. Pelo menos naquele que tenho comigo. Os 32GB (26GB disponíveis) chegam-me perfeitamente. :)

  • Citar
Foto
WhiT3Kr0w
Dec 09 2013 09:38

O update para o KitKat 4.4.1 resolveu o problema da coluna de som, que agora já dá um som porreiro nas aplicações que antes não tinham qualidade.

 

Em relação à camara, está mais rápida e parece que o white balance está melhor conseguindo tirar melhor fotos com cores mais reais. Mas a diferença é muito subtil, a maior diferença é na velocidade em que foca e tira a foto.

  • Citar

Review bastante bom....kkkk.... so uma dica: manera um pouco nas repeticoes... hehe.... brincadeira... sqn....

  • Citar
If I didn't have another 12 mnthos to go, then I would seriously consider this even with only 16Gb. It's a shame there's no 32Gb model due out, but then that would mean the LG Optimus G would be rather redundant. I recently bought The Bards Tale, that's 3.35Gb also Horn (during the Google 25 billion app offer) is 1.73Gb. I'd have to delete some of my music & videos to squeeze my data into the remaining user memory. The obvious thing is that it would have less bloatware than my One X even though I rather like HTC Sense
  • Citar
Gosh, I wish I would have had that inimoratfon earlier!
  • Citar
That's really thkining of the highest order
  • Citar
Tonudhowc! That's a really cool way of putting it!
  • Citar
  • Citar
  • Citar
  • Citar
  • Citar
  • Citar
  • Citar

ou Entrar