Saltar para conteúdo


- - - - -

[Análise] bq Aquaris 5.7

bq aquaris 5.7 review analise phablet smatphone

Depois do unboxing apresentado, e com base na utilização durante algumas semanas deste phablet, apresento agora as minhas conclusões.

Imagem colocada


Este bq Aquaris 5.7 é um smartphone muito capaz e o seu processador quadcore, aliado aos 2GB de Ram, garantem uma capacidade de multitasking ao nível dos melhores smartphones do mercado. Contudo, é pena que se note algum bottleneck por parte do GPU, que não esta à altura do resto do hardware do telemóvel.

Esta situação nota-se, claramente, nos jogos mais exigentes - contudo, é de notar que, apesar de não correr os jogos mais exigentes, corre sem quaisquer problemas a maioria dos jogos disponíveis na Play Store.

Dados Técnicos:

Ecrã: 5,7” IPS Full HD 1920 x 1080 386 HDPI

Memória: 16Gb interna com suporte Micro-SD

Processador: Quad Core Cortex A7 1.5GHz

GPU: PowerVR SGX544 357 MHz

Ram :2GB

Bateria: 4000 mAh

Sistema Operativo: Android 4.2 jelly bean

Conectividade: Wi-Fi b/g/n; Bluethooth; GPS; 3G ( HSDPA 42 Mbps; HSUPA 7,2 Mbps)

Preço : 249€


A qualidade de construção é o que se pode esperar de um telemóvel com estas características a este preço. Pessoalmente, não gosto do plástico da parte de trás e acho que a forma de desencaixar da tampa traseira poderia ter sido mais bem conseguida. Outra nota vai para o posicionamento do botão On/Off em relação aos botões de volume, que nas primeiras utilizações tornam quase inevitável alterar o volume quando se vai bloquear o telemóvel.



Imagem colocada


Gostei do facto da parte da frente não ter quaisquer letras e também de ver que não se esqueceram de colocar o led de notificação. A inclusão de botões na parte de baixo do ecrã é algo estranha, visto o telemóvel vir com o Android 4.2 - que suporta os botões no ecrã.


Imagem colocada


Ecrã
Sejam filmes, e-books ou a navegar na web, com este ecrã de 5.7’’ Full HD, é quase certa uma excelente experiência de visualização. As cores são bem representadas, o brilho é mais que suficiente para facilitar a leitura mesmo sob luz direta do sol, mas deixa a ideia que a amplitude de brilho poderia ser maior.

Ou seja, a diferença entre o brilho máximo e o brilho mínimo do ecrã não é muito significativa e, embora seja da opinião de que o brilho máximo está adequado a uma utilização sob luz direta, o brilho mínimo poderia ser um pouco mais reduzido, isto sem afetar a facilidade de leitura do ecrã em ambientes escuros.

Convém também dizer que o ecrã esta protegido pela tecnologia Corning Gorilla Glass 2 - o que, apesar de provavelmente não evitar um ecrã estragado em caso de queda, ajuda sempre a proteger dos riscos do uso normal.




Imagem colocada


Som

Este telemóvel conta com a tecnologia Dolby, o que faz toda a diferença na qualidade do som emitido. Com esta tecnologia ativada, o som não apresenta distorção notável e os diálogos em vídeos melhoram bastante, em contraste com quando está desativada.

Por seu lado, o posicionamento do altifalante é facilmente criticável: a projeção do áudio é boa e a amplitude de volume também mas, quando se pousa o telemóvel sobre uma superfície horizontal, o som fica quase inaudível dada a má localização do mesmo.

Bateria

A bateria de 4000mAh garante que o telemóvel consegue estar, facilmente, mais de dois dias sem ser carregado. Com 3G, Wi-Fi, GPS sempre ligados e brilho automático, a par com uma utilização relativamente agressiva (desde jogos, browsing, vídeos, chamadas e sms), a bateria durou facilmente dois dias, o que é bastante bom para um telemóvel com um ecrã tão grande.

Parte desta boa gestão de bateria feita pelo telemóvel deve-se ao controlo dos cores utilizados. Com efeito, notei que o quadcore utiliza, na maior parte das ocasiões, apenas um dos cores e raramente utiliza mais que dois.

Performance

A navegação entre menus é rápida e sem qualquer tipo de breaks. Consegue também aguentar com várias tabs do browser abertas facilmente, assim como diversas aplicações iniciadas ao mesmo tempo.

Deve dizer-se, no entanto, que este Aquaris 5.7 não é um telemóvel para Gamers. Apesar do ecrã proporcionar uma excelente experiência em jogos, o GPU não consegue acompanhar o resto do hardware e em jogos mais exigentes ocorrem os inevitáveis breaks e frame drops.

Em bechmarks, assim como nalguns jogos, esse bottleneck causado pelo GPU é notório. Deixam-se aqui alguns screenshots de vários benchmarks:

AnTuTu:





Imagem colocada


3dMark



Imagem colocada


Camara

Este smartphone conta com uma camara frontal de 5.3 MP e devo confessar que está bastante acima do que eu pensava ser expectável de um telemóvel com este preço. É mais que suficiente para a utilização que podemos dar a uma camara frontal.

A camara traseira apresenta 13MP, suporta fotos HDR e o seu ponto forte são as fotografias a curta distância. É fácil focar objetos perto da lente e tirar boas fotografias, mas a história é outra com fotografias de paisagens - a não ser que exista a iluminação ideal, uma fotografia ligeiramente desfocada é quase garantida quando se tira fotos a paisagens ou a objectos a longa distância.

Existe também um flash que garante iluminação razoável para fotos noturnas. Exemplos de fotos:

Close-ups:



Imagem colocada


Imagem colocada


Paisagem:


Imagem colocada


Com flash:


Imagem colocada


Conclusão

O bq Aquaris 5.7 é, no geral, um ótimo smartphone e é garantido que, depois de se utilizar um ecrã deste tamanho e com esta qualidade, pode ser difícil volta para um ecrã mais pequeno.

A facilidade de leitura que ele proporciona é notavel. Pode existir algum problema face ao seu tamanho inicialmente mas, com o tempo, rapidamente os benefícios de um ecrã deste tamanho superam os seus pontos negativos.
O seu hardware garante uma utilização sem breaks na navegação entre menus e entre aplicações, sendo que a sua capacidade de multitasking é evidente desde o inicio. A bateria não pode ser esquecida e 4000mAh permitem andar dois dias ou mais sem carregar o telemóvel, o que é bastante bom num dispositivo com estas características.

Se o utilizador gostar de jogar os últimos jogos AAA para mobile, pode encontrar alguns problemas porque, apesar de o GPU ser bom, a diferença em qualidade face ao resto do hardware é notória nos jogos mais exigentes. Nada que impeça, no entanto, que corra os jogos mais "casuais" de forma irrepreensível.

A sua camara fontal é acima da média e mais que suficiente para vídeo conferencia. Por seu lado, a camara traseira poderia portar-se um bocado melhor com fotografias a longa distancia (i.e. paisagens), apresentado sempre algum grão ou pouca definição neste tipo de fotos.

Olhando para o preço a que este phablet pode ser adquirido é fácil concluir que este bq Aquaris 5.7 é uma boa compra. A combinação do desempenho global de utilização deste telemóvel é bastante superior ao que estava à espera por este preço, o que reforça a aposta de bq em lançar dispositivos com uma relação preço/qualidade agressiva.

Pontuação:


Performance: 7/10

Câmara:7/10

Preço: 8.5/10

Design:6.5/10


Global: 7.25/ 10


  • JVS gosta disto


7 Comentários

Foto
mikexilva
Apr 02 2014 22:37

A recente chegada oficial do Nexus 5 à loja Portuguesa do Google Play veio estragar um bocado as relações preço/qualidade dos outros smartphones, mas este BQ não deixa de ser uma boa máquina no geral e tem algumas características únicas, de destacar

- a bateria gigante

- Dual SIM

- ecrã grande com muita definição e bons ângulos de visão

 

Como pontos negativos, acho que se destacam principalmente estes 2:

- o CPU/GPU não consegue manter 50FPS nas animações dos menus (pode-se considerar um preciosismo)

- a câmara não está ao nível dos melhores (os 8MP do Nexus 5 dão quase sempre melhores resultados que os 13MP deste BQ, mas para mim, ao contrario do que costumam dizer, o N5 tem das melhores câmaras em smartphones)

Jogos não comento, pois não uso.

  • Citar
Foto
el_kikoka
Apr 03 2014 22:58

Um colega meu tem e é excelente! Acho...

  • Citar
Manel Aranha
May 10 2014 23:18

óptima análise deste smartphone... tenho um colega que tem um igual a este e depois de ler esta análise é provavelmente um dos smartphones que vou ter em conta quando mudar de telemóvel

  • Citar

ou Entrar