Saltar para conteúdo


* * * * *

Cover: o teu novo lockscreen?

cover android lock screnn play store

Foi colocada na Play Store, a 20 de Dezembro, uma nova aplicação que promete vir a facilitar e muito, não só a navegação entre aplicações preferidas, como também a maneira que vemos o lockscreen do nosso Android.

A Cover, ainda somente lançada oficialmente para o Android 4.1 na Europa, Canadá e Estados Unidos, pretende trazer-nos as aplicações que precisamos, no momento em que precisamos. Esta aplicação não passa de um lockscreen "inteligente" que troca o lockscreen de raíz do nosso telemóvel por um que inclui acesso a aplicações de forma fácil e automática de uma mais inteligente. São quatro as características-chave desta aplicação:

1- A Cover "aprende" quais as aplicações que mais utilizamos, quer seja em casa, no carro, ou no trabalho, e coloca-as em forma de acesso rápido no nosso lockscreen;

2- Permite "espreitar" para as aplicações que estão na cover com apenas um só deslize em cima do ícone que queremos; isto faz com que as aplicações se abram sem termos de desbloquear o dispositivo. Tal como no vídeo de apresentação, facilita, por exemplo, na hora de consultar um evento de calendário.

3- Saltar de aplicação em aplicação a partir da "bandeja de aplicações" da cover;

4- Configurar diferentes wallpapers e volumes de toque para cada local: casa, trabalho, no carro ou fora de casa.

Foi com a premissa de estudar e analisar esta nova aplicação que a equipa de redação do AndroidPT teve acesso à aplicação há dois meses atrás. Durante este tempo a aplicação foi utilizada todos os dias no equipamento HTC One, com a versão mais atualizada disponível para o dispositivo, Android Jelly Bean 4.3.


Imagem colocada


Começamos pelo mais básico e pelo que salta mais à vista: o ecrã de bloqueio em si. Visualmente muito bom, simplista e de entendimento fácil, com um wallpaper (que pode ser à nossa escolha para os diferentes locais), a "bandeja" de aplicações do lado esquerdo, as horas e a data, e um intuitivo "deslize para desbloquear". Apesar de nas capturas de ecrã acima colocadas a hora não bater certo com o local em questão, podemos dizer com certezas de que através da codificação da localização por GPS ou da rede Wi-Fi a que nos ligamos, a Cover consegue actualizar no momento o local onde estamos: em casa, no carro, no trabalho ou até mesmo fora de qualquer um destes.

Mas quem define a casa e trabalho? Nós próprios, claro. Ao colocarmos uma morada, tanto em casa como no local de trabalho, no momento em que chegarmos a essa morada e nos ligarmos à Internet, as aplicações que mais usamos no trabalho, ou em casa, vão aparecer à esquerda, o wallpaper irá mudar e o telemóvel poderá ou não ser silenciado automaticamente. Tudo isto irá de encontro às definições que configurarmos para cada um dos locais.

Nas definições, podemos especificar a nossa morada de casa e do trabalho, bem como o tom de toque para esses locais. O mesmo acontece para o campo "Carro" e "Fora" em termos de tom de toque. Em termos de utilização foi quase perfeito, localizava bem o local e mudava todas as definições para o antes especificado.

Os wallpapers são outra característica interessante. Facilmente conseguimos aceder à opção "Wallpapers" nas definições presentes em cada um dos campos. Por exemplo, se quisermos editar as definições da opção "Casa" ("Home"), ou qualquer uma delas, basta clicar em cima do nome do mesmo e clicar novamente na opção pretendida.



Imagem colocada


Ao clicar em wallpapers somos deparados com o seguinte ecrã:


Imagem colocada


Sim, é possível colocar como wallpapers imagens que tenhamos na nossa galeria, podemos personalizar completamente a nossa Cover, desde as aplicações à imagem apresentada - as combinações entre wallpaper e conjunto de aplicações são infinitas, tal como no homescreen do dispositivo.

Ora imaginemos que estamos em casa com o nosso filho, filha, namorado ou namorada e queremos ver rapidamente o que se passa numa rede social nossa ou verificar um e-mail recebido. Podemos também imaginar que estamos numa viagem de carro e queremos ver rapidamente o Google Maps ou uma aplicação de trânsito. Quem sabe também, verificar o nosso calendário, notas no Dropbox ou ler uma conversa no Whatsapp enquanto estamos numa reunião. Isto é possível, de maneira rápida e eficaz, com a Cover.



Imagem colocada


Segurando o ícone da aplicação que queremos "espreitar", basta deslizar para a direita e, quase de maneira imediata, a aplicação vai aparecer atrás do mesmo, atualizada, seja ela o Facebook, Gmail, Calendar ou Twitter. E se eu quiser saltar rapidamente entre as aplicações da bandeja sem ter de bloquear o telemóvel para aceder à Cover? Também é possível.



Imagem colocada


Mesmo não estando no ecrã de bloqueio podemos aceder às aplicações que utilizamos recentemente, providenciando uma forma diferente de multitasking. Para isso, tocamos no canto superior direito, por cima das horas, e deslizamos para baixo. Uma nova bandeja com fundo transparente vai surgir com as aplicações que utilizamos recentemente. A partir daqui, deslizamos o dedo até à aplicação que queremos e, ao largar, ela será retomada ou iniciada. É uma forma bastante prática de aceder ao gestor de tarefas, que evita o premir de botões quer virtuais quer físicos.

De um modo geral, podemos afirmar que esta aplicação tem sido extremamente útil para o dia-a-dia, ajudando a organizar melhor as tarefas e até mesmo o nosso telemóvel. Nos dias de hoje a rapidez e a funcionalidade é o que se procura na palma da nossa mão e foi isso que encontramos nesta Cover. Não custou em nada trocar o antigo lockscreen, que tinha atalhos mais limitados, para esta Cover que tanto pode ajudar, quer em casa, quer no carro, quer no trabalho

Pode poupar-nos a "vergonha" do telemóvel tocar numa reunião importante caso nos esqueçamos de o colocar em silêncio por exemplo. Basta uma simples conexão à Internet.

Foram poucos os bugs ou pontos menos positivos encontrados na aplicação apesar de esta estar em fase Beta. Durante os dois meses de teste ela fechou inesperadamente (“crashou”) cerca de 2 vezes, mas nada mais do que isso. Em poucas ocasiões não localizou corretamente o local, mas bastava bloquear e desbloquear novamente, ou reiniciar a ligação à Internet, para dar de forma correcta novamente.

Uma ressalva a fazer é que esta aplicação apenas foi testada num dispositivo de alta performance como o HTC One – a experiência não será tão fluída, a nível de espreitar para as aplicações ou da abertura imediata das mesmas num dispositivo com menor nível de especificações.

O que se pode apontar, ainda, como uma lacuna nesta Cover será a indicação da meteorologia e alguma espécie de controlos de Música, que só podem tornar a Cover ainda mais funcional.

No geral, a Cover é uma grande aplicação que devia ser experimentada por todos aqueles que desejem ter um ecrã de bloqueio ainda mais eficaz do que aquele providenciado pela Google que, apesar de todas as melhorias que tem recebido, ainda está abaixo da utilidade do oferecido por esta aplicação.

Autores: JVS e danyangelo11
  • pedronveloso, Hugo Tender e jmcdpereira gosta disto


10 Comentários

Foto
Hugo Tender
Jan 04 2014 15:53

Boas,

 

Ideia muito boa e bem concebida! Vou experimentar! ;)

 

Cumps, Tender

    • JVS gosta disto

Já nem sei quando tropecei nesta aplicação, ou melhor neste projecto já que ainda não podemos usar por não estar disponível na Play Store.

Parece uma excelente app.

Aproveito para dizer que este teste está excelente. Parabéns.

 

Estou ansioso para que a aplicação se torne disponível.

Apenas tenho penha que a tenha que trocar pela minha adorada "Dynamic Notifications", mas depois veremos...

 

PMoto

    • JVS gosta disto

Eu não gostei.... UI, fluidez tudo muito nice, mas peca por não deixar escolher as apps, além do mais não permite ter widgets como estou habituado. Mas claro isto sou eu a falar com os nervos....

 

Abraço.

já tinha me inscrito na mailing list para me avisarem quando a app estivesse disponivel e nada... estes senhores falharam logo aí :)
estou a experimentar e estou a gostar, tem o conceito do launcher aviate (que tambem uso) e está a adaptar-se (+-) as minhas necessidades.

O unico problema que tenho (deve ser um bug) é que qundo me ligam, e atendo, não me deixa terminar a chamada (fica o lockscreen activo).

nao da para instalar no wiko cink peax2, dia que nao é compativel :(