Saltar para conteúdo


- - - - -

[Análise] Acer Iconia A1-830

acer a1-830 analise review android tablet iconia

Imagem colocada

O que se destaca mal se olha para o A1-830 é o seu design, deixando a entender que a Acer foi buscar mais do que algumas ideias ao Ipad mini. A sua construção, em alumínio, transmite a sensação de solidez e qualidade de construção, algo que não seria de esperar de um tablet por este preço.

Essa qualidade de construção vai até aos detalhes: os botões laterais, por exemplo, têm uma folga quase nula, sendo mesmo assim salientes o suficiente para a sua utilização ser fácil quando utilizamos uma capa protetora.

Imagem colocada

Características Técnicas:
  • Ecrã: 7.9” LCD IPS 1024 x 768 162 DPI
  • Memória: 16Gb interna com suporte Micro-SD
  • Processador: Intel Atom Z2560 Dual Core 1.6GHz
  • GPU: PowerVR SGX544MP
  • Ram : 1GB
  • Bateria: 4000 mAh
  • Sistema Operativo: Android 4.2.2 jelly bean
  • Conectividade: Wi-Fi b/g/n; Bluetooth; GPS;
  • Preço: 169€
Ecrã:

O ecrã é o ponto fraco deste tablet. A resolução de 1024x768 num tablet de 7.9’’ resulta numa densidade de pixéis de 162 dpi, o que é demasiado baixo em comparação com o normal no mercado. A diferença é perceptível mal se coloca o Acer A1-830 lado a lado com outro tablet ou telemóvel relativamente recente.

As cores são relativamente bem representadas e os ângulos de visualização são muito bons, mas é durante a utilização no exterior que se torna bastante difícil a utilização do A1-830. A distância entre o LCD e o vidro frontal é demasiado grande, o que cria enormes reflexos e torna difícil ver o que quer que seja no ecrã. Na utilização no interior isso não causa quaisquer problemas e o brilho também é mais que suficiente.

Imagem colocada

Som:

As colunas emitem um som com boa qualidade e é quase imperceptível alguma alguma distorção com o volume no máximo. A localização das colunas é, a meu ver, errada - estão as duas do mesmo lado do tablet, quando poderiam estar uma no topo e outra na parte de baixo, de forma a proporcionar uma experiencia mais imersiva.

Deve também destacar-se que, apesar de as colunas estarem na parte de trás do tablet, pousá-lo numa superfície horizontal não abafa o som.

Imagem colocada


Bateria:

A bateria de 4000 mAh é o suficiente para um dia de uso (muito) leve, mas é garantido que se usarmos de forma mais ativa o tablet vamos ter de andar a cuidar da bateria para durar o dia todo.

Este consumo exagerado da bateria provavelmente deve-se ao CPU Intel Atom que, apesar de conseguir rivalizar com alguns processadores ARM em termos de performance, perde no consumo de energia.

Com este tablet é melhor jogar pelo seguro e levar um carregador quando se quer dar uma utilização mais ativa.

Performance:

Apesar de não ser um tablet com hardware de topo, é notório que o Acer Iconia A1-830 tem o trabalho facilitado pela baixa resolução do ecrã. É surpreendente a sua capacidade de correr de forma fluída jogos bastante exigentes (como por exemplo o Real Racing 3, o Fifa 14 e o Dead Trigger 2).

Em utilização normal, o hardware deste Acer consegue fazer um bom trabalho, mantendo o sistema operativo rápido e fluído. No entanto, podemos esperar alguma lentidão se começamos a abusar do número de aplicações abertas, fazendo-se notar o facto de apenas ter 1 GB de Ram.

Na navegação Web a experiência também é, na maior parte das vezes, boa, mas nota-se alguma lentidão quando começamos a ter muitas tabs abertas ou visitamos sites muito pesados.

O tablet tem um processador Intel Atom 1.6GHz Dual Core (com 4 threads) e, mesmo sabendo que os benchmarks disponíveis para a plataforma Android dão resultados pouco representativos nos chipsets Intel, aqui estão alguns resultados:

Antutu:

Imagem colocada

3Dmark:

Imagem colocada

Câmara:

A câmara frontal de 2MP é suficiente para capturar imagens aceitáveis, desde que as condições sejam as ideais.
É necessário garantir uma iluminação muito boa para a imagem não ficar completamente preta. Nota-se também à medida que a qualidade de iluminação vai diminuindo a existência de alguns framedrops no que a câmara captura.

A câmara traseira de 5MP sofre, embora em menor grau, do mesmo problema da câmara frontal, é necessária uma iluminação excelente para tirar fotos decentes.

Contudo, caso a essa iluminação muito boa se junte um apoio que consiga manter o tablet estável, nesse caso as fotografias até são bastante boas para uma câmara de 5MP (apesar de as cores não ficarem tão vivas como se poderia desejar).

Fotos:

Imagem colocadaImagem colocada

Imagem colocada

Conclusão:

Embora este tablet não vá causar sensação em lado nenhum, é uma boa aposta para quem tem um orçamento reduzido e quer um tablet capaz para navegar na web e que seja capaz de correr uns jogos. A qualidade de construção é muito boa e para quem quer ter uma "cópia" do Ipad mini por uma fração do preço este é o tablet ideal.

A capacidade de correr jogos bastante exigentes também surpreende, mas essa surpresa dilui-se um bocado quando vemos que o consegue fazer devido à resolução do ecrã ser muito baixa.

Em termos de performance, o tablet até é capaz de aguentar uma utilização exigente mas a bateria, por outro lado, vai queixar-se. Provavelmente, quem comprar este tablet vai sentir-se mais seguro a andar com um carregador por perto.

O ecrã, quando posto lado a lado com outros dispositivos, parece instantaneamente "velho" pela sua baixa densidade de pixéis.

Por outro lado, oferece um aspect ratio de 4:3 - coisa rara no mundo dos tablets Android - e um utilizador que goste navegar na web dará valor ao espaço extra de ecrã.

Apesar de apresentar este aspect ratio e ter um ecrã de 7.9’’, o tablet facilmente se segura com uma mão e, mesmo não sendo muito leve, disfarça o seu peso ao colocar o seu centro de gravidade numa posição tal que torna confortável a sua utilização por longos períodos de tempo.

A câmara frontal está ligeiramente abaixo das expectativas e em condições de pouca luz é quase impossível obter uma imagem aceitável. Em condições de luz excelente até é possível obter uma qualidade de imagem satisfatória.

A câmara traseira corresponde ao que é pedido de uma câmara num tablet e, se tivermos cuidado ao tirar a fotografia, até podemos obter resultados surpreendentes.

Este Acer A1-830 é uma evolução face ao anterior A1-810, apresentando um aumento de performance quantificável; contudo, falta um ecrã com maior resolução e câmara frontal melhor.

Pontuação:
  • Performance: 6/10
  • Câmara:4/10
  • Preço: 8/10
  • Design: 7/10
  • Global: 6.25/ 10

  • pedronveloso gosta disto


0 Comentários


ou Entrar