Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Swap no cmleclair 1.3


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 hjvelez

hjvelez

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 14 November 2010 - 18:29

Aleguem consegue explicar o uso do swap? Tipo para activar basta ter o cartão particionado do mesmo modo como para o app2sd e depois activar no cmlmod? Para que serve o reler o swap? E para que serve o swappiness?

#2 _flph_

_flph_
  • Convidados

Mensagem publicada 17 November 2010 - 01:51

O uso do swap significa usar uma porção do cartão sd como se fosse memoria ram. Podes pesquisar no google swap ou ficheiro de paginação virtual, que são basicamente a mesma coisa.Reler swap é reler swap, o que acontece é que é executado o comando para montar o swap outra vez, ou seja, não serve para nada util.Swappiness é a tendência para o uso do swap, quando maior for mais agressivo vai ser o uso de swap. O default para sistemas linux é 60, usarem 90 é um exagero, pois mesmo tenhas bastante memoria disponível as aplicações que não estejas a usar vão para o swap, sendo que a latência aumenta ao voltares a essas aplicações.Já agora, a aplicação do CLM não torna permanente o swapiness definido (BUG), tem que se editar um ficheiro manualmente que está na pasta system.Outra coisa, já offtopic é o app2sd mover a darkville-cache para o SD, o terminal demora mais tempo a arrancar é mais lento e ficamos com a memoria rom das apps praticamente a zero, o que é um desperdício.

#3 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2010 - 12:40

O uso do swap significa usar uma porção do cartão sd como se fosse memoria ram. Podes pesquisar no google swap ou ficheiro de paginação virtual que são basicamente a mesma coisa.Reler swap é reler swap, o que acontece é que é executado o comando para montar o swap outra vez, ou seja, não serve para nada util.Swappiness é a tendência para o uso do swap, quando maior for mais agressivo vai ser o uso de swap. O default para sistemas linux é 60, usarem 90 é um exagero, pois mesmo tenhas bastante memoria disponível as aplicações que não estejas a usar vão para o swap, sendo que a latência aumenta ao voltares a essas aplicações.Já agora, a aplicação do CLM não torna permanente o swapiness definido (BUG), tem que se editar um ficheiro manualmente que está na pasta system.Outra coisa, já offtopic é o app2sd mover a [b']darkville-cache[/b] para o SD, o terminal demora mais tempo a arrancar é mais lento e ficamos com a memoria rom das apps praticamente a zero, o que é um desperdício.

flph adorei o darkville-cache LOLOL nao seria dalvick?!?! lolol mas acho k darkville era um nome bem mais apelativo eles deviam te contratar pra dares nomes :pum abraço

#4 _flph_

_flph_
  • Convidados

Mensagem publicada 17 November 2010 - 19:10

Lol, pois foi erro meu, peço desculpa :(

#5 Tio Careca

Tio Careca

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 740 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2010 - 19:23

ja agora se não for pedir muito qual o ficheiro a modificar?

#6 _flph_

_flph_
  • Convidados

Mensagem publicada 17 November 2010 - 19:52

/data/swapiness(depois de activares o swap)

#7 Tio Careca

Tio Careca

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 740 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2010 - 20:17

/data/swapiness(depois de activares o swap)

ok. obrigado. já agora no system info pro diz-me sempre que o swap é de 0.00mb, isso é normal?

#8 hjvelez

hjvelez

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 17 November 2010 - 22:49

swappiness é a tendência para o uso do swap quando maior for mais agressivo vai ser o uso de swap. O default para sistemas linux é 60, usarem 90 é um exagero, pois mesmo tenhas bastante memoria disponível as aplicações que não estejas a usar vão para o swap, sendo que a latência aumenta ao voltares a essas aplicações.

Então qual achas o valor e ideal para o swappiness? E o que queres dizer com latência?

#9 _flph_

_flph_
  • Convidados

Mensagem publicada 18 November 2010 - 00:31

Olá, desculpem mas tive ocupado.Tio Careca, para ser sincero não sei onde se vê isso do swap no quick system info pro.hjvelez, recomendo um valor de 15 a 30 inclusive, dadas as características do micro-sistema e também pela opinião de varias pessoas que testaram por volta desses valores e verificaram que o swap só estava realmente a ser usado quando era necessário.Edit: Latência é o tempo que decorre entre a tua acção na interface e a resposta do sistema.Edit2: No meu aparelho valores baixos como 15 ou 20 não funcionam muito bem, por outro lado não tenho qualquer problema em usar o swappiness a 60. Nem sempre a teoria corresponde à pratica xD

#10 Tio Careca

Tio Careca

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 740 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2010 - 20:42

Olá desculpem mas tive ocupado.Tio Careca, para ser sincero não sei onde se vê isso do swap no quick system info pro.

Problema resolvido, não utilizo o swap da rom e instalei o swapper, já aparece no system info pro e já noto alguma diferença no telemovel. Obrigada.