Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Diversidade de Equipamentos torna-se Preocupante


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 sttifler

sttifler

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 13:41

Tenho lido aqui no forum que se prevê uma 'avalanche' de novos equipamentos Android. De facto é bom para proliferação da plataforma e para cada um escolher 'ao seu gosto'.. Julgo que a ideia da Google de tornar a sua plataforma open source tem grandes vantagens, aliás é uma grande plataforma e ainda por cima é grátis. O que a torna 'apetitosa' para qualquer fabricante de equipamentos.No entanto, acho um pouco preocupante, pois já tenho experiência de outro sistema, que a grande diversidade de equipamentos e, ainda por cima, de fabricantes, retira a objectividade das empresas envolvidas. No fundo o que quero dizer é que um dono de um Magic ou Hero, terá uma actualização da plataforma para a versão 2.0, pois ainda não existem muitos equipamentos posteriores a estes e também tratam-se de equipamentos recentes. No entanto daqui a um ano já não será assim. Isto porque, os fabricantes dos equipamentos 'cozinham' o sistema Android com as suas proprias interfaces e estão mais preocupados com novos equipamentos, do que propriamente actualizar/melhorar os já existentes.Acho que é muito controverso o que vou dizer, mas tinha sido melhor para todos se a Google fosse exclusiva de 2 ou 3 fabricantes e que estes não pudessem ter mais do que 3 ou 4 terminais durante um determinado período. Atenção que isto não é por ter um equipamento e saírem outros a seguir e etc etc 'tambem quero o que é novo'. Apenas julgo que o conceito, por exemplo, do iPhone funciona bem melhor neste aspecto.Fiquem bem

#2 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 13:53

Olá,Mas lá está, para que queres mais uma empresa com o mesmo conceito da Apple se já tens a Apple para isso? ;)O Objectivo da google será de longe ter pouca diversidade, senão vê bem os serviços online que esta nos dispõe. Será um objectivo mais aliciante para a Google poder criar um SO o mais universal possível que dê para todos os equipamentos, sejam eles telemóveis, máquinas de lavar a loiça ou gruas de 30 metros.A verdade é que a coisa anda a correr um pouco mal nesse sentido, mas esperemos que haja uma solução em breve.
Nexus 5 || Sapo A5

#3 sttifler

sttifler

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 14:21

Sim, eu também não quero uma Apple, o que digo é que rapidamente vamos ter aparelhos obsoletos, dada a quantidade de terminais a saírem para o mercado com o Android.Existir um só terminal era limitativo, mas muito mais que isso também não. Porque afinal, qual é a ideia? Termos um terminal com um excelente software, que vai sendo melhorado de dia para dia. Ou termos um aparelho com grande desempenho, mas que o software está atrasado, obsoleto ???

#4 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 04 November 2009 - 14:52

Epa n kero o meu magic obsoleto

#5 sttifler

sttifler

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 14:58

DiogoLamego escreveu:

Epa n kero o meu magic obsoleto

Obsoleto é talvez um exagero da minha parte. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_tongue_sticking_out.png A questão é que o software vai avançando noutros terminais, enquanto nos mais antigos nem por isso.Mas ok, ha sempre as rom's 'cozinhadas' que vão sendo disponibilizadas por outros utilizadores que se especializam nestas coisas. É sempre uma alternativa.De qualquer forma, comercialmente não é a meu ver o caminho mais correcto...

#6 Shybiu

Shybiu

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 138 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 15:09

Penso da mesma maneira... por um lado é bom pela expançao do Android OS... mas por outro é o que voce falou...

#7 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 16:23

meninos... nós não queremos os nossos magics obsoletos... mas os fabricantes querem que a gente os troque de dois em dois anos... por isso...

#8 David Ferreira

David Ferreira

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 686 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 17:13

jpcarvalhinho escreveu:

meninos... nós não queremos os nossos magics obsoletos... mas os fabricantes querem que a gente os troque de dois em dois anos... por isso...

A velocidade com que estão a sair terminais, 2 em 2 anos é muito optimista, eu diria de ano a ano. A sobrevivência dos fabricantes depende da rapidez com que inovam os seus terminais, mas isso é na verdade culpa das sociedades que andam sempre ávidas pelo ultimo grito na tecnologia.

#9 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 17:23

jpcarvalhinho escreveu:

meninos... nós não queremos os nossos magics obsoletos... mas os fabricantes querem que a gente os troque de dois em dois anos... por isso...

Dois em dois anos?! Ao ritmo que saem os updates para o Android, acho que querem que troquemos no máximo de 6 em 6 meses... :)Mas aqui o importante a reter para a maioria dos utilizadores é que se um terminal Android faz o que nos precisamos no dia-a-dia não vale a pena andar sempre com pena de não ter este ou aquele modelo.Em alguns casos pode-se colmatar alguma faltas com aplicações do Market, como por exemplo suporte Exchange ou widgets com o tempo, widgets com o twitter, etc. muitas outras aplicações são free.Claro que ecrãs maiores, processadores mais rápidos, maior capacidade da bateria, tudo o que seja HW, só mesmo comprando um terminal novo. Eu no meu G1 dispensava o teclado fisico, não o uso, aqui esta um exemplo de HW a mais. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

#10 sttifler

sttifler

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2009 - 18:18

sismeiro escreveu:

jpcarvalhinho escreveu:

meninos... nós não queremos os nossos magics obsoletos... mas os fabricantes querem que a gente os troque de dois em dois anos... por isso...

Dois em dois anos?! Ao ritmo que saem os updates para o Android, acho que querem que troquemos no máximo de 6 em 6 meses... :)Mas aqui o importante a reter para a maioria dos utilizadores é que se um terminal Android faz o que nos precisamos no dia-a-dia não vale a pena andar sempre com pena de não ter este ou aquele modelo.Em alguns casos pode-se colmatar alguma faltas com aplicações do Market, como por exemplo suporte Exchange ou widgets com o tempo, widgets com o twitter, etc. muitas outras aplicações são free.Claro que ecrãs maiores, processadores mais rápidos, maior capacidade da bateria, tudo o que seja HW, só mesmo comprando um terminal novo. Eu no meu G1 dispensava o teclado fisico, não o uso, aqui esta um exemplo de HW a mais. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

Sim, tudo se pode corrigir com alguns programas ou widgets. Mas por vezes nao é so isso.Por exemplo, quando fazem fortes evoluçoes de uma plataforma, em que mudam a arquitectura da mesma (espero nao estar a dizer uma barbaridade..) isso pode trazer beneficios para o desempenho da bateria e o consequente aumento de autonomia do aparelho, que não poderá ser colmatado com um programa ou widget.

#11 eosbra

eosbra

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 06 November 2009 - 23:43

Essa evolução sempre vai acontecer, tendo muito aparelhos ou não. É natural e saudável que o s.o. e o hardware vão evoluindo, de modo a trazer uma melhor experiência para o usuário. Se você for avaliar o mercado de Pc (que é muito mais fácil de customizar), vai notar que ainda há muitos usuários que preferem ficar com seu windows XP, sendo que já existem duas atualizações. E continuam felizes!

#12 sttifler

sttifler

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 09 November 2009 - 13:31

eosbra escreveu:

Essa evolução sempre vai acontecer, tendo muito aparelhos ou não. É natural e saudável que o s.o. e o hardware vão evoluindo, de modo a trazer uma melhor experiência para o usuário. Se você for avaliar o mercado de Pc (que é muito mais fácil de customizar), vai notar que ainda há muitos usuários que preferem ficar com seu windows XP, sendo que já existem duas atualizações. E continuam felizes!

Exacto, mas por analogia com o que quis transmitir seria tu comprares um Windows Xp para o teu PC da Toshiba e ao sair o Service Pack 2 tu não poderes actualizar pois a Toshiba não o tinha preparado para o teu PC especifico.Isto é que nao faz sentido na minha opinião. Vamos aguardar..

#13 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 09 November 2009 - 22:43

A verdade é que vivemos actualmente numa sociedade consumista. Os fabricantes vão na onda dos consumidores, ou seja, sempre que saia um novo equipamento terá sempre compradores, por isso eles inovam e lançam novos modelos.Mas isso não é só nas telecomunicações, é nas tecnologias em geral: informática, audio-visual, etc.Até no sector automóvel é assim, mesmo que as inovações sejam apenas cosméticas, já se trata de um modelo melhorado e o que nós tínhamos passou a ser 'o antigo modelo' ou o 'modelo anterior' :) É claro que isso custa um pouco, ninguém gosta de comprar um equipamento novo e passados (poucos) meses, sair o seu sucessor...é a lei da procura e da oferta!