Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

M96x II Tv BOX - Desfragmentar HDD

disco externo defrag performance hdd usb tv box tv box

  • Por favor inicie sessão para responder
2 respostas a este tópico

#1 Barbwier

Barbwier

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2019 - 10:18

Ola,

 

Uso no meu Android TV Box M96x II disco externo de 500gb ligado em usb.

Como é disco rotativo muitas veses tenho de desligalo da box e ligar em computador Windows para desfragmentar o disco.

Existe maneira de fazer isto diretamente no android para manter a performance do disco ?

 


  • AustAdmilk, Rebdert, Kelorance e 3 outros gostam disto

#2 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 16 May 2019 - 10:26

Ola,

 

Uso no meu Android TV Box M96x II disco externo de 500gb ligado em usb.

Como é disco rotativo muitas veses tenho de desligalo da box e ligar em computador Windows para desfragmentar o disco.

Existe maneira de fazer isto diretamente no android para manter a performance do disco ?

 

Desfragmenttar faz sentido quando há muitos ficheiros novos (principalmente pequenos) e muitos ficheiros apagados,

À medida que escreves num disco novo os ficheiros ficam com um "alinhamento"continuo, qd se apaga algo fica um "buraco" que será preenchido da proxima vez que se copiar outro ficheiro d e novo, esse ficheiro poderá ficar desfragmentado se o fichiro for maior que o "buraco" deixado anteriormente, ficando esse ficheiro partido em varias partes, com o tempo grande parte dos ficheiros ficam desfragmentados.

No caso em que usas o disco para armazenar ficheiros grandes, tipo filmes essa desfragmentação não se deve notar na performance.

Não é por ser rotativo ou acedido muitas vezes que fica desfragmentado.

Mas voltando à questão... não conheço como se desfragmenta em android.


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#3 Barbwier

Barbwier

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2019 - 10:42

Desfragmenttar faz sentido quando há muitos ficheiros novos (principalmente pequenos) e muitos ficheiros apagados,

À medida que escreves num disco novo os ficheiros ficam com um "alinhamento"continuo, qd se apaga algo fica um "buraco" que será preenchido da proxima vez que se copiar outro ficheiro d e novo, esse ficheiro poderá ficar desfragmentado se o fichiro for maior que o "buraco" deixado anteriormente, ficando esse ficheiro partido em varias partes, com o tempo grande parte dos ficheiros ficam desfragmentados.

No caso em que usas o disco para armazenar ficheiros grandes, tipo filmes essa desfragmentação não se deve notar na performance.

Não é por ser rotativo ou acedido muitas vezes que fica desfragmentado.

Mas voltando à questão... não conheço como se desfragmenta em android.

 

Obrigado pela resposta.

 

Uso muito para filmes e como Retrox TV para gaming.

Sempre que coloco no Windows para desfragmentar HDD leva sempre entre 6 a 8horas a terminar.

Se não houvesse fragmentação o Windows terminava logo pois já estava tudo arrumadinho.

Em SSD o acesso é instantâneo, e neste caso a fragmentação não influencia nada, mas em HDD em que agulha tem de saltitar de um lugar para outro afim de encontrar os fragmentos dos ficheiros, já interfere na performance do disco.

Em filmes por exemplo pode provocar breaks indesejados durante a visualização e nos jogos a mesma coisa.

Por isso estou tentando ver se e possível desfragmentar no Android on demand.


  • jmcdpereira gosta disto





Também marcado com uma ou mais destas tags: disco externo, defrag, performance, hdd, usb, tv, box, tv box