Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Novo malware para Android permite apagar todos os dados do smartphone.


  • Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

#1 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 25 March 2016 - 11:03

O alerta dado pela empresa Heimdal Security diz que os piratas informáticos estão a atacar de forma global. Tudo começa com a receção de uma mensagem a dizer que há um MMS para descarregar. E tudo pode acabar com o utilizador a perder todos os seus dados.

 

Tenha atenção às mensagens que recebe de números desconhecidos e que o convidam a descarregar uma MMS. O aviso é feito pela empresa de segurança informática Heimdal Security que descobriu uma vaga de ataques relacionados com o malware Mazar BOT.
Dos dados até agora apurados não há um padrão de ataque. As mensagens são enviadas de forma aleatória e para utilizadores de diferentes países, salienta a BBC.
Caso cometam o erro de carregar no link fornecido na mensagem, o utilizador estará a abrir portas do seu smartphone para o cracker. O pirata informático ganha depois acesso às permissões de administrador do telemóvel podendo fazer tudo com o equipamento.
 

O cibercriminoso pode: intercetar todas as comunicações realizdas; desviar o utilizador para páginas maliciosas para ganhar acesso a outros dados pessoais; subscrever serviços de valor acrescentado; manipular mecanismos de autenticação em dois passos; ou simplesmente apagar tudo o que existe no dispositivo.
A Heimdal Security salienta que esta não é a primeira vez que Mazar BOT está a atacar, tendo havido uma outra vaga de ataques no final de 2015.
Um aspeto curioso sobre este malware é que não consegue instalar-se em smartphones Android cujo idioma pré-definido seja o russo. Outra forma de evitar este problema passa por garantir que o smartphone não pode instalar aplicações além das que têm origem no Google Play, algo que pode ser definido nas opções de segurança.

 

ZeK9k4D.jpg

 


  • Nuno Ribeiro, Paulo1024, AustAdmilk e 2 outros gostam disto

#2 Nuno Ribeiro

Nuno Ribeiro

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3699 mensagens
  • LocalizaçãoMaia, Porto
  • Samsung Galaxy S9+ (SM-G965F/DS)

Mensagem publicada 28 March 2016 - 08:03

Este avisos são para serem levados a sério e não devemos pensar que só acontecem aos outros...


  • Paulo1024 e paulodinis1981 gosta disto


PRESSIONA  ✔ GOSTO SE TE AJUDEI 

PRESS  ✔ LIKE THIS IF I HELPED YOU

Segue-nos também no Facebook e Google+

Consulta e respeita as regras do fórum