Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[review] Umi Rome

umi rome umi rome review

  • Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

#1 bazuka

bazuka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2016 - 23:46

 
 
 
cM8fNEX.jpg

 
 
 
Apresentação:
 
 
A UMI é uma marca que tem chamado a atenção por apresentar equipamentos de boa qualidade a um preço apelativo. Por isso quando anunciaram que o seu novo modelo ia custar cerca de 100€, e ter características de topo, praticamente todos quiseram saber o que ai vinha, e assim surgiu o ROME.
 
Desde meados de Outubro, altura do anuncio, apareceram outras maquinas para lutar pelo mercado, com o UMI ROME, quer em termos de preço, quer termos de caracteristicas.
 
Por isso com a ajuda dos nossos amigos da Antelife, vamos testar esta maquina de forma a perceber o real valor do mesmo, e dessa ajudar o pessoal na hora de escolher uma nova maquina.
 
 
Características:
 
 
4uDsUvtl.jpg
 
 
 
Unboxing e Descrição do equipamento:
 
 
Com um aspecto realmente bonito o UMI ROME destaca-se com facilidade, dos demais, seja pela sua cor, o dourado, seja pelo formato, que imita claramente o Samsung Note 5.
 
pwLTfEkl.jpg
 
 
Embalado numa elegante caixa branca, onde apenas vem o logótipo da UMI, o ROME vem acompanhado do carregador de parede, 5v e 1mAh, e o respectivo cabo USB.
 
A cor dourada deste modelo, faz com ele  se torne ainda mais bonito, dando-lhe um aspecto premium, o que conjugado com um excelente nível de acabamentos faz dele um íman para os olhos.
 
 
vw6HcEyl.jpg
 
Na frente do ROME, temos os botões touch, não retroiluminados, delineados com uma linha prateada, junto aos botões encontra-se o microfone. Para além do generoso ecrã de 5,5" HD, encontramos no topo encontramos a camara frontal que se faz acompanhar de um flash led, bem como os sensores de proximidade e de movimento.
 
hzzOmZyl.jpg
 
 
No fundo, o porta microUSB para carregar o equipamento ou para o ligar a um PC, e temos o loud speaker, que apesar de ter furação dos dois lados, apenas têm uma coluna.
 
DL1J0Qul.jpg
 
 
Em cima, encontramos apenas o jack 3,5mm para ligar uns headphones.
 
wWLhSAql.jpg
 
 
Na lateral direita temos o botões de Power e de Volume, que têm a mesma cor, sendo que se tornam bastante discretos.
 
mWrp2jql.jpg
 
 
Na lateral esquerda, podemos observar os bordos arredondados, uma vez que não existe qualquer tipo de botão.
 
RrUdlNYl.jpg
 
 
Na traseira, temos a camara de 13mpx, que mais à frente veremos como se comporta.
 
O aro é em alumínio, as formas arredondadas conferem um tacto muito suave, sendo que é muito confortável estar com ele na mão. A tampa traseira é em plástico, apesar de pintado da mesma cor dourada que vemos no aro, consegue simular com bastante fidelidade o aspecto metalico dele.
 
 
Ikd6VYZl.jpg
 
XuL6zeol.jpg
 
 
Juntamente com o UMI ROME, foi enviado, uma película de vidro, uma capa rígida semi transparente de cor preta, e uma capa flip preta.
 
7l459MQl.jpg
 
 
 
Android e Aplicações
 
 
O UMI ROME vem com o android 5.1 Lollipop instalado.
 
mEwz6vJl.png
 
 
E ao contrario do que vem sendo habitual em outras marcas, a UMI envia o equipamento com sistema no seu estado puro, não temos direito a aplicações inúteis, não instalaram launcher diferente, nem sequer um pack de ícones para mudar as coisas um bocadinho. 
 
2LHxo9cl.png
 
lcex97Sl.png
 
Alias todos os programas instalados cabem num único ecrã. É também interessante realçar que o equipamento já vem com root feito.
 
Outra opção interessante que o UMI ROME trás e que é extremamente interessante, que é, depois de ligado pela primeira vez e depois de configurar a nossa conta google, é apresentada a listagem de aparelhos em que antes utilizamos a nossa conta e dessa forma podemos escolher um deles para restaurar todas as aplicações que anteriormente tínhamos instaladas, evitando assim que se perca tempo a instalar as aplicações uma a uma.
 
 
Ecrã:
 
 
Este é um dos pontos que mais expectativas criou, junto da comunidade, um AMOLED num equipamento de baixo preço, isso por si só era para dar que falar, por isso vamos lá ver o que isto vale.
 
eUIKcsAl.jpg
 
 
OK, o AMOLED, não é afinal um AMOLED, mas sim um IPS. Se fosse AMOLED, o ecrã do ROME, estava como ecrã do Samsung galaxy Edge+, isto é "desligado" e sem qualquer tipo de brilho, uma vez que ambos estavam ser testados com um fundo preto.
 
Não é que o um ecrã IPS seja propriamente mau, pessoalmente eu até prefiro um IPS a um AMOLED, acho que os IPS têm cores mais reais, mais fidedignas, enquanto que as cores de um AMOLED são demasiado saturadas, parecem-me demasiado artificiais, no entanto, os pretos num ecrã AMOLED são realmente pretos, e num IPS são, bem, cinza escuro.
 
FOkGhKsl.jpg
 
 
Mesmo não sendo um ecrã AMOLED, o painel que equipa o UMI ROME, é na minha opinião muito bom, e não fica a dever nada aos painéis, AMOLED, o problema é que a UMI criou uma expectativa nos utilizadores, que não cumpriu, ao anunciar que o ecrã seria um AMOLED.
 
Outra coisa que verifiquei foi que o touch é apenas de 2 pontos, algo que já não se utiliza desde o inicio dos painéis multi-touch, regra geral hoje em dia os touchs são todos de 5 pontos, no entanto não notei problemas na sua utilização sendo que é bastante rápido a responder, apenas apresentou algumas dificuldades ao fazer os gestos de pitch zoom, sendo que nem sempre respondia de modo correcto. Penso que esta situação se deva apenas às configurações do sistema e à falta de optimização dos drivers do touch, e que mais cedo ou mais tarde será resolvido com um update.
 
 
Desempenho:
 
 
O UMI ROME vem equipado com o habitual octa-core da MediaTek 6753, que se faz acompanhar pela GPU Mali T720, mas distingue-se dos demais por trazer 3Gbs de ram contar os comuns 2Gbs.
 
Por isso para podermos comparar com outros equipamentos ficam aqui os resultados:
 
Antutu:
DjpMbAcm.png
 
BaseMark OS II:
l7y4Tjwm.png
 
Vellamo:
sNuayNEm.png
 
Epic Citadel:
iq4fu4Bm.png
 
3D Mark:
VDFzy0Lm.png
 
 
O desempenho do UMI ROME, é como seria de esperar excelente, não se nota qualquer tipo de lag ou lentidão durante a sua utilização. Como sempre para testar a sua utilização no mundo real, instalei e corri os habituais jogos, NOVA 3, Asphalt 8 e Modern Combat 5, os quais não mostraram qual tipo de problema em correr.
 
 
Audio:
 
Talvez este seja o ponto menos positivo, do UMI ROME, não que o som do loud speaker seja mau, mas está longe de ter o mesmo nivel de qualidade que o UMI eMax Mini apresenta, é mais suficiente para um filme ou para algumas musicas, mas falta densidade, os baixos não são suficientemente baixos, e os agudos são demasiado agudos. Com a instalação de equalizador consegui ajustar um pouco a qualidade do som, mas continuou a faltar qualquer coisa.
 
O speaker interno por sua vez consegue ter uma qualidade som muito agradável, e o microfone, apesar de estar colocado numa posição algo estranha tem uma boa qualidade som.
 
 
Camara:
 
 
A UMI equipou o ROME com uma de 13mpx da SONY. As fotografias produzidas são de boa qualidade, e com baixo nível de ruído, mesmo em ambientes com baixa luminosidade. 
 
Mas ficam umas fotos para vocês julgarem, carreguem na foto para a verem no tamanho original.
 
UU2YkeQl.jpg
 
Yevs5Pyl.jpg
 
Dyhg7srl.jpg
 
Uz2sYXrl.jpg
 
 
Conectividade
 
 
O alcance do Wifi é excelente, a qualidade do sinal é muito boa em qualquer lado, mesmo fora de casa consigo apanhar o sinal da minha rede wireless.
 
CR4zLt9l.png?1
 
 
Infelizmente o Bluetooth não consegue o mesmo nível de qualidade do Wifi, apesar de ter um alcance aceitável, a partir dos 6~7m começa a perder a ligação, ter alguns cortes na reprodução de musica, dentro de casa, a coisa piora um bocado, o que é normal atendendo à interferência causada pelas paredes.
 
A qualidade do sinal nas redes moveis é melhor do que o habitual em outros equipamentos equipados com o mesmo processador, consegue facilmente apanhar rede 4G a pesar não conseguir atingir a qualidade máxima do sinal, consegue-se navegar na internet em qualquer qualquer lado com facilidade e muita rapidez.
 
 
Bateria:
 
Equipado com uma bateria de Iões de Litio removível de 2500mAh, o UMI ROME faz um bom uso dela, sendo que neste ponto superou e muito as minhas melhores expectativas.
 
rmdKWQ4l.jpg
 
Depois de quase 4h a reproduzir um video FHD, com o Wifi e o 4G ligado num cartão, ainda tinha 23% de carga, que o sistema estimava que durassem para mais 2h de utilização normal.
 
xf1eAX2l.png
 
Com uma utilização normal, consegue sem necessidade de fazer grandes poupanças 2 dias completos de utilização. Se por outro lado apertarmos com ele, andarmos constante-me na internet, ver videos, etc, é preciso carregar no final do dia.
 
QCGAAvJl.png
 
 
Como podemos verificar com o antutu tester, o UMI ROME conseguiu um interessante score de 6500 pontos.
 
 
 
Avaliação e considerações finais:
 
Prós:
- Aspecto;
- Especificações dignas de um topo de gama, a um preço mais que razoável;
- Android puro.
- Camara muito competente.
 
Contras:
- Touch de 2 pontos;
- Ecrã IPS em vez do AMOLED anunciado
 
 
Se procuram um novo equipamento, têm um orçamento reduzido, mas no entanto querem umas boas características, e um que o telemóvel seja visualmente apelativo, o UMI ROME é a resposta, com um excelente desempenho, um aspecto invejável, e um preço que parece saído do tempo do escudo, este equipamento merece estar nas considerações de toda a gente para próxima aquisição, independentemente do orçamento.
 
 
Link para a review original:

http://www.cmportuga...howtopic=170464



#2 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 23 January 2016 - 00:05

 

 

Outra opção interessante que o UMI ROME trás e que é extremamente interessante, que é, depois de ligado pela primeira vez e depois de configurar a nossa conta google, é apresentada a listagem de aparelhos em que antes utilizamos a nossa conta e dessa forma podemos escolher um deles para restaurar todas as aplicações que anteriormente tínhamos instaladas, evitando assim que se perca tempo a instalar as aplicações uma a uma.

Isso não é uma característica do UMI ROME, o Nexus 5 mostra o mesmo, penso que isso terá a ver com o lollipop, ou então com o facto de ser android puro e ter feito backup sempre das configurações claro.

 

Boa review, estive quase para comprar um... quase.


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#3 bazuka

bazuka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 23 January 2016 - 00:09

Isso não é uma característica do UMI ROME, o Nexus 5 mostra o mesmo, penso que isso terá a ver com o lollipop, ou então com o facto de ser android puro e ter feito backup sempre das configurações claro.

 

Boa review, estive quase para comprar um... quase.

 

Nunca me tinha deparado com este menu, e já testei varios telemoveis, com o lollipop, talvez tenha mesmo a ver com a costumização que o fabricantes colocam nos aparelhos.



#4 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 23 January 2016 - 00:18

Nunca me tinha deparado com este menu, e já testei varios telemoveis, com o lollipop, talvez tenha mesmo a ver com a costumização que o fabricantes colocam nos aparelhos.

Tenho isso no Nexus há muitos meses, pelo menos desde que tinha Lollipop ou 5.0 ou 5.1, deve ser por ser android puro certamente, digo eu.


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#5 Saruman

Saruman

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 288 mensagens
  • Moto X Play, Nexus 7 2013

Mensagem publicada 25 January 2016 - 11:25

Boas,
Pelo preço que é e pelas especificações que o mesmo tem, parece - me uma compra muito positiva, porém, já vi alguns users a queixarem-se de muitos problemas neste aparelho. Lá está, alguns, não significa, de todo, todos.
Em relação à questão da configuração inicial e com a opção de instalar as aplicações do anterior telefone, tive sempre quase essa opção, e falo do nexus 2013, motorola, até mesmo no bq, faz parte do lollipop e não do aparelho (penso eu).
Mais uma vez, parabéns pela review!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém. Os outros sentidos são plebeus e carnais. A única aristocracia é nunca tocar."


#6 bazuka

bazuka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 25 January 2016 - 22:52

Boas,
Pelo preço que é e pelas especificações que o mesmo tem, parece - me uma compra muito positiva, porém, já vi alguns users a queixarem-se de muitos problemas neste aparelho. Lá está, alguns, não significa, de todo, todos.
Em relação à questão da configuração inicial e com a opção de instalar as aplicações do anterior telefone, tive sempre quase essa opção, e falo do nexus 2013, motorola, até mesmo no bq, faz parte do lollipop e não do aparelho (penso eu).
Mais uma vez, parabéns pela review!

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

 

 

O Umi ROME tem os seus "problemas" que na minha opinião são minimos, é a situação de anunciarem um ecrã AMOLED, quando na realidade é um LCD IPS, mas é um bom IPS, obviamente que tendo em conta a fama que os AMOLED têm porque equipam principalmente maquinas de topo das grandes marcas, isto por si só não faz deles os melhores ecrãs, eu como digo na review, até prefiro um ecrã IPS, acho que as cores são mais naturais. O outro problema é o ecrã de apenas 2 pontos, mais uma vez me parece um falso problema, porque quantas vezes é que utilizamos mais que 2 dedos no ecrã, pessoalmente não me recordo de alguma vez o ter feito, alem disso o ecrã é bastante rapido a responder e muito preciso, por isso a não ser que eu tenha recebido uma versão diferente e já revista, não consigo compreender algumas das criticas que vou lendo.

 

Em relação ao aspecto, bem é fabuloso, aceito que haja pessoal que não goste, mas se a UMI fizesse uma versão de 5", tendo em conta a atenção e o interesse que as mulheres que o vêm tem demonstrado, venderia muito mais, mesmo que tivesse apenas um quad-core mt6735 e 2gbs de ram.







Também marcado com uma ou mais destas tags: umi, rome, umi rome, review