Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Reverter da CM12 para 44S


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 duffy

duffy

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens

Mensagem publicada 22 April 2015 - 09:33

Bom dia malta, 

Precisava de uma dica, estou com a CM12 mas não gosto da autonomia, gasta demasiada bateria para o uso que dou, e quando antes sabia que tinha bateria para um dia com uso intensivo, agora dou por mim a controlar a bateria para não ficar enrascado.

 

Para reverter, não encontrei nenhum tutorial certinho, acham que posso usar o wugfresh toolkit e simplesmente usar a opção back to stock?

 

Obrigado desde já pela ajuda.

 


  • AustAdmilk e Rebdert gosta disto

#2 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 22 April 2015 - 10:01

Boas, Já instalaste a CM12S que é própria para esse device? Eu quando o tinha só tive problemas desses no inicio até assentar depois ficou com autonomia igual a que tinha no KK.

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#3 duffy

duffy

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens

Mensagem publicada 22 April 2015 - 10:42

Boas, Já instalaste a CM12S que é própria para esse device? Eu quando o tinha só tive problemas desses no inicio até assentar depois ficou com autonomia igual a que tinha no KK.

 

Abraço.

 

Sim, recebi-a por OTA, fiz os wipe's todos, mas isto continua a devorar bateria que se farta, não consigo fazer mais de 2h30 de ecrã e mal se aguenta um dia, quando antes conseguia cerca de 1dia e 19h com 5h de ecrã.



#4 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 22 April 2015 - 10:45

Pois a CM que eu tive não era oficial, não se se será por ai... No forum deles há reclamações?


Queres ajuda? Clica aqui


#5 duffy

duffy

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens

Mensagem publicada 22 April 2015 - 11:26

Pois a CM que eu tive não era oficial, não se se será por ai... No forum deles há reclamações?

 

Sim, acho que a queixa da duração da bateria é geral.



#6 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 22 April 2015 - 13:14

Pá talvez seja melhor aguardar. eu pessoalmente mesmo com pior autonomia já não me estou a ver a ter menos que LP é que simplesmente não dá.

 

Abraço.


  • TugaPower gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui


#7 quinhas_35

quinhas_35

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 100 mensagens

Mensagem publicada 24 April 2015 - 16:11

aconteceu-me uma cena marada depois de receber este update, não sei se serei eu o único... a rede 4G foi à vida, apenas tenho 3G e quando entro na net passa para o icon H+  :(



#8 quinhas_35

quinhas_35

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 100 mensagens

Mensagem publicada 27 April 2015 - 08:44

Pessoal, já andei a ver como reverter da CM12 para a 11S mas estou confuso e não queria matar o equipamento. Alguém já fez? Queria deixar o telemóvel STOCK para receber os updates por OTA quando fossem lançados porque a CM12 está cheia de bugs.



#9 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 27 April 2015 - 09:02

Pessoal, já andei a ver como reverter da CM12 para a 11S mas estou confuso e não queria matar o equipamento. Alguém já fez? Queria deixar o telemóvel STOCK para receber os updates por OTA quando fossem lançados porque a CM12 está cheia de bugs.

 

Mas tu só vais receber update para a rom que tens de momento... :D Acho que devias instalar a Tugapower que isso passava...


Queres ajuda? Clica aqui


#10 quinhas_35

quinhas_35

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 100 mensagens

Mensagem publicada 10 May 2015 - 02:50

Mas tu só vais receber update para a rom que tens de momento... :D Acho que devias instalar a Tugapower que isso passava...

Mas a Tugapower recebe updates por OTA sem ter que andar sempre a instalar pela recovery?

#11 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 13 May 2015 - 07:45

Mas a Tugapower recebe updates por OTA sem ter que andar sempre a instalar pela recovery?

 

Sim.

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#12 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 17 May 2015 - 21:51

Pá talvez seja melhor aguardar. eu pessoalmente mesmo com pior autonomia já não me estou a ver a ter menos que LP é que simplesmente não dá.

 

Abraço.

 

Quais são os pontos mais positivos que notas no lollipop comparativamente ao kitkat? Pergunto isto porque ando farto de ler que em muitas coisas o lollipop representa uma melhoria (os exemplos mais repetidos referem "estética e fluidez" - pessoalmente detesto a estética de fundos brancos e cores aberrantes, e maior fluidez nem vê-la), tive lollipop / cm12 (oficial e actualizado por ota) durante duas semanas no OPO, e a experiência foi "tão boa" que, mesmo com dois factory reset, acabei por ter de voltar para kitkat cm11s 05q para voltar a ter a estabilidade e funcionalidade a que o OPO já me tinha habituado... ;)

 

 

Deixo aqui um "apanhado" dos problemas de que me apercebi enquanto usei lollipop / cm12:

 

- Dá impressão que o CM12 tinha prazo limite para ser lançado e foi acabado à pressa, pois parte do SI está em inglês, basta ver em alguns menus nas definições. Ex.: Definições > Gaveta de notificações, Definições > Sons, Definições > Temas;

- Não é possível bloquear a rotação do ecrã no modo paisagem;

- Antes dava para alternar entre os vários modos de localização ou activar / desactivar os dados moveis directamente pela barra de estado, com a CM12 passou a ser preciso aceder a sub-menus;

- Por algum motivo (pelo menos no meu OPO a usar vodafone P) deixou de ser possível consultar o saldo com a combinação *#100# e "tecla" de chamar, diz sempre que tenho uma ligação em curso (o que não é verdade);

- Os fundos brancos podem ser resolvidos com a aplicação de um tema diferente / escuro, mas há sempre menus que ficam com fundo branco, como por exemplo o "power menu", definições > Gestos, Definições de rede móvel, etc;

- Já tive de fazer factory reset duas vezes por causa de temas específicos para CM12, o OPO entrou em boot loop e daí não saía, nunca me aconteceu isso no CM11, mesmo quando por ignorância apliquei algum tema especifico para versões anteriores do CM;

- Ainda sobre os temas, não consigo descobrir um tema escuro / preto (de momento uso o XperiaPOP Dark em conjunto com o Nicholas' Dark Material) que de vez em quando não se "passe" e faça crashar os widgets e altere as cores de todos os menus novamente para fundo branco;

- No Gestor de aplicações, a não ser que se use um tema stock, quando se carrega em qualquer aplicação, os botões Forçar Paragem / Desinstalar / Limpar Dados / Limpar Cache, etc, têm todos a mesma cor / contorno / fundo. No CM11 só tinham contorno / fundo os que podiam ser pressionados (não sei se me fiz entender);

- A cor da letra da percentagem de bateria, se não estiver definida como "Junto ao ícone", está constantemente a alternar entre preto / branco conforme o nível de bateria (se a bateria tiver 50% de carga , e a letra for toda branca, só se consegue ler o "0%" ou vice versa), se a fonte usada tivesse sombra ou contorno diferente da cor principal da letra isto não acontecia. Exemplo: letra branca com contorno ou sombra preta;

- A autonomia da bateria, desde que seja preciso o ecrã estar ligado, é de fugir, e nisto nem me vou alongar porque toda a gente se queixa do mesmo;

- Já li algumas vezes, que com o CM12, o OPO ficou muito mais rápido e fluído, eu não notei nada disso, antes pelo contrário. O boot / arranque é mais lento e, embora a ram que normalmente tinha disponível no CM11 (com o mesmo tipo de utilização) fossem cerca de 1800mb, e no CM12 1300mb, não estou a ver em que é que os 500mb "extra" estão a ser usados pois noto que o telefone ficou mais lento;

- Esta última não é culpa directa do CM12 mas, noto que certas aplicações funcionavam melhor e mais rápido no CM11. Ex.: MX Player Pro, Gmail, etc.


Estes são os estes os pontos negativos que acho que vale a pena mencionar, espero que numa futura (e de preferência breve) actualização, fiquem resolvidos.

 

A única "melhoria" (que eu notei) e que nem é bem uma melhoria, é o regresso de uma função que já estava ausente desde o CM11 33R, foi o regresso das opções de calibração do ecrã (Saturação / Contraste / Intensidade). :)



#13 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 20 May 2015 - 21:20

Bom dia malta, 

Precisava de uma dica, estou com a CM12 mas não gosto da autonomia, gasta demasiada bateria para o uso que dou, e quando antes sabia que tinha bateria para um dia com uso intensivo, agora dou por mim a controlar a bateria para não ficar enrascado.

 

Para reverter, não encontrei nenhum tutorial certinho, acham que posso usar o wugfresh toolkit e simplesmente usar a opção back to stock?

 

Obrigado desde já pela ajuda.


Tentei fazer o tutorial, o mais simples possível, sem root, tendo em conta que não tens o bootloader desbloqueado e que já fizeste backup de tudo o que queres guardar do OPO no PC / drive externa:

NOTA - Antes de começares, confirma que a bateria do teu OPO tem 50% ou mais de carga, de modo a garantir que ele não se vai abaixo a meio de nenhuma das operações que vais ter de fazer de seguida.

1 - Activa as "Opções de Programador", nas definições, vai a "Acerca do telefone" e carrega em "Número de Compilação" várias vezes até aparecer o menu nas definições;

2 - Vai a Opções de Programador e activa a depuração usb;

3 - Faz o download do seguinte: linha de comandos ADBfastboot (http://dottech.org/u...ools.zip?31f1e2), drivers ADBfastboot (http://download.cloc...DriverSetup.msi) e Custom Recovery TWRP (http://techerrata.co...wse/twrp2/bacon), neste ultimo usa a versão mais recente - openrecovery-twrp-2.8.5.1-bacon.img,

4 - Instala as drivers do ADBfastboot, copia a pasta "Android" que está dentro do ficheiro adb_fastboot_and_other_tools.zip para a raiz do disco do teu pc, para dentro da pasta Android copia o ficheiro openrecovery-twrp-2.8.5.1-bacon.img e altera o nome de desse ficheiro para twrp.img de modo a facilitar quando usares a linha de comandos;

5 - Faz o download da versão CM11s que pretendes instalar daqui https://forums.onepl...updates.141825/, aconselho-te a 05Q (https://www.androidf...916177934531964);

6 - Desliga o OPO completamente, de pois volta a ligar da seguinte forma: carrega e mantém pressionadas as teclas volume+ (para cima) e botão power ao mesmo tempo, depois do OPO ligar podes soltar as teclas;

7 - Se fizeste tudo bem, o OPO neste momento está no modo Fastboot / bootloader, liga-o ao pc, deves ouvir a notificação do pc se detectar o OPO, abre a linha de comandos do windows (como não sei estás habituado a mexer em linha de comandos vou escrever tudo... clear.png), deve aparecer-te algo como C:\Users\"nome de utilizador da conta windows">, escreve cd c:\android enter, de seguida escreve fastboot oem unlock enter, aguarda que o comando acabe de executar e escreve fastboot reboot enter;

8 - Nesta altura o OPO já tem o bootloader desbloqueado e vai reiniciar com tudo limpo, não te dês ao trabalho de configurar muita coisa, apenas o idioma, de seguida, activa novamente as Opções de Programador, a depuração usb e desmarca a opção Actualização da recuperação CM, se tiver activa;

9 - Liga o OPO ao pc e copia o ficheiro que baixaste no nº 5 para a raíz do OPO;

10 - Volta a desligar o OPO e entra em modo bootloader, ligas ao pc, corres a linha de comandos, escreve novamente cd c:\android enter, escreve fastboot boot twrp.img enter - com esta linha de comandos o TWRP é apenas temporário, ao reiniciar "desaparece" / é substituído pelo recovery stock;

11 - Normalmente demora um pouco para que o OPO abra o TWRP (menos de 1min), quando abrir o TWRP, carregas em Install, vai aparecer-te um gestor de ficheiros, escolhe o ficheiro que copiaste para a raiz do OPO no nº 9, para continuares com a instalação tens de deslizar a seta que te aparece no fundo do ecrã da esquerda para a direita,

12 - Aguardas que o OPO termine a instalação, voltas ao ecrã principal do TWRP, carregas em reboot, e escolhes system;

13 - Feito, tens o CM11s de volta! O primeiro boot leva sempre mais algum tempo, por isso tem alguma paciência, agora é só configurares tudo de novo a teu gosto clear.png:D


Penso que não me esqueci de nada, se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa está à vontade, qualquer dúvida, basta perguntares clear.png;)

EDIT: Em alternativa ao método anterior que eu expliquei para aceder ao modo fastboot / bootloader, podes activar o reinicio avançado nas Opções de programador e quando carregares no botão power > reiniciar > escolhe a ultima opção "Bootloader" clear.png:)


Editado por BrunoNRG, 20 May 2015 - 22:45.

  • qix gosta disto