Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Ajuda] Estabelecer ligação MS SQL Server - Android Studio


  • Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

#1 luisfffigueiredo

luisfffigueiredo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2014 - 12:44

Boas estou a desenvolver um projeto em que preciso de estabelecer a ligação do SQL Server ao Android Studio mas maior parte dos exemplos na net passa por mysql será que alguém me consegue ajudar com um exemplo não muito complexo e de fácil percepção uma vez que estou a dar os primeiros passos nesta linguagem?

 

Cumprimentos,

Luis Figueiredo



#2 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 29 October 2014 - 16:36

Em dois segundos encontrei no Google o que queres saber....

 


O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#3 luisfffigueiredo

luisfffigueiredo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2014 - 17:25

óbvio que já vi esse tutorial e segui passo a passo mas não me foi útil uma vez que não obtive aquilo que pretendia..



#4 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 13 November 2014 - 15:07

óbvio que já vi esse tutorial e segui passo a passo mas não me foi útil uma vez que não obtive aquilo que pretendia..

 

O que é que pretendes fazer exactamente? Tipicamente é mais simples consultar a base de dados com uma ferramenta dedicada a esse efeito, o IDE raramente está ao nível dessas ferramentas.



#5 luisfffigueiredo

luisfffigueiredo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 13 November 2014 - 16:58

obrigado pela resposta,

 

embora de momento tenha esse projeto encostado, o objetivo desta aplicação seria apenas um simples listar vindo da base dados (obrigatoriamente em MS SQL Server) uma vez que é a plataforma que a fábrica usa.

 

o que se quer aqui é apenas listar as máquinas paradas por avaria, mas o que me interessa aqui é conseguir estabelecer a ligação com um simples query a partir dai é tranquilo e se conseguisse fazer isto a minha nota de estágio seria muito melhor!


Editado por luisfffigueiredo, 13 November 2014 - 16:59.


#6 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 14 November 2014 - 11:52

obrigado pela resposta,

 

embora de momento tenha esse projeto encostado, o objetivo desta aplicação seria apenas um simples listar vindo da base dados (obrigatoriamente em MS SQL Server) uma vez que é a plataforma que a fábrica usa.

 

o que se quer aqui é apenas listar as máquinas paradas por avaria, mas o que me interessa aqui é conseguir estabelecer a ligação com um simples query a partir dai é tranquilo e se conseguisse fazer isto a minha nota de estágio seria muito melhor!

 

Camo amigo, sinceramente nãoa credito que na internet não esteja explicado como se ligar a uma BD MS SQL....

 

Por favor indique o que já fez e qual o problema que esta a ter... já tem os dados do servidor, IP, username e password de uma conta com permissões para se ligar ao servidor? Sabe o nome da instancia do servidor? sabe o nome da base de dados?

 

Na posse desses dados, sinceramente não entendo como ainda não conseguiu resolver a questão.... se não o fez, provavelmente esta a tentar dar um passo maior do que a perna e não tem perfil para este tipo de trabalho (desenvolvimento)....

 

Um abraço


  • Rui Luís gosta disto

O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#7 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 14 November 2014 - 12:23

Vê isto, https://amitku.wordp...om-android-app/

 

Com isto tem de funcionar, tens de sacar a livraria JAVA com as funcões para se ligar ao MS SQL e fazer referencia no teu codigo...


  • Rui Luís gosta disto

O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#8 luisfffigueiredo

luisfffigueiredo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 14 November 2014 - 14:22

obrigado pela resposta,

já tinha visto esse exemplo, existe sim na internet muitos exemplos sendo quase todos em mysql, sql lite poucos em sql, já tinha visto esse tutorial e importado a livraria, acho que o meu problema atualmente se encontra no ip da rede da fábrica a que estou a tentar aceder, porque de resto tudo está 'como os livros'

quanto ao não ter perfil, é normal que assim o seja porque nunca na minha vida trabalhei com android/java e se tive a iniciativa de querer fazer algo é porque quero aprender visto que sou estagiário, estares a dizer que não tenho o 'perfil' para desenvolvimento não me parece adequado, cada um sabe o que sabe e safa-se como pode não vejo a necessidade de me estar a desvalorizar por perceber pouco de uma linguagem na qual nunca tive contato..
  • Rui Luís gosta disto

#9 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 14 November 2014 - 15:28

obrigado pela resposta,

já tinha visto esse exemplo, existe sim na internet muitos exemplos sendo quase todos em mysql, sql lite poucos em sql, já tinha visto esse tutorial e importado a livraria, acho que o meu problema atualmente se encontra no ip da rede da fábrica a que estou a tentar aceder, porque de resto tudo está 'como os livros'

quanto ao não ter perfil, é normal que assim o seja porque nunca na minha vida trabalhei com android/java e se tive a iniciativa de querer fazer algo é porque quero aprender visto que sou estagiário, estares a dizer que não tenho o 'perfil' para desenvolvimento não me parece adequado, cada um sabe o que sabe e safa-se como pode não vejo a necessidade de me estar a desvalorizar por perceber pouco de uma linguagem na qual nunca tive contato..

 

Quando referi o que referi, é que esta area (desenvolvimento) requer muita leitura de documentação oficial... não é neste forúm que não esta particularmente especializado em desenvolvimento, que encontrarás as respostas que procuras...

 

De qualquer modo e analizando o problema, penso que o caminho mais correcto não é o da ligação directa entre o Android (telemóvel) com o servidor MS SQL... visto que isso implicaria ter de colocar o servidor de base de dados na mesma rede do WIFI (o que é um risco de segurança)... habitualmente a rede WIFI esta separada da LAN em casos empresariais... em casa esta tudo na mesma gama de IPs.

 

O que parece ser a forma mais comum de fazer o que queres, é através de um webservice (feito em PHP, .NET, etc) que serve de intermediario entre a tua aplicação e o servidor. Para isso tem de haver um servidor web onde o webservice esta alojado. A aplicação android comunica com o webservice para pedir os dados (chamada HTTP) e o webservice é o que se encarrega de ir buscar os dados ao servidor de base de dados...

 

Peço desculpa pelo meu comentário inicial sobre o perfil... querer é poder!

 

Boa sorte com a programação.


O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#10 luisfffigueiredo

luisfffigueiredo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 14 November 2014 - 15:50

não há problema, obrigado e assim que conclua o programa meto cá a resolução para futuro pessoal que venha a poder usufruir dele

#11 BlitzMX

BlitzMX

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens
  • Wiko Darkmoon

Mensagem publicada 14 November 2014 - 16:02

não há problema, obrigado e assim que conclua o programa meto cá a resolução para futuro pessoal que venha a poder usufruir dele

 

Isso é que é falar.

Mete aqui quando descobrires.