Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Instalação Android 4.4.4 KTU84P + ROOT e Custom Recovery - Sem abrir o BootLoader e flag do BootLoader, preparação para OTA Android 5.0


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 23 October 2014 - 18:57

Boas a todos!
 
O seguinte tutorial tem como objetivo instalar a imagem de fabrica do Nexus 5 e facer root e instalar custom recovey sem abrir o BootLoader e marcar a Flag.
 
Que precisamos:
 
- Nexus 5
- Windows o Mac
- Drivers ADB e Fasboot
 
Instruções:
 
1- Colocar o Nexus en bootloop.
 
1.1 - Abrir o Bootloader, no caso de este estar fechado.
1.2 - Em CMD ou no Terminal(Mac), "fastboot oem unlock" e terminal o processo no Nexus 5
 
PS: Se tens o Nexus de fabrica, original com o BootLoader fechado, não necessitas de abrir, passa para o paso 4
 
2- Descarrega a Imagen Android 4.4.4 KTU84P e descomprime, coloca dentro da pasta descomprimida o ADB e Fastboot
 
3 - Executa o "flash-all.bat" ou no MAC "./flash-all.sh e espera que termine e que reinicie o Nexus, agora entra com a tua conta e configura-o.
 
ATENÇÃO: Este processo vai todos os dados do Nexus e da memoria interna, faz uma copia antes de fazer isto.
 
4- Depois faz Root com TowelRoot V3, abre a aplicação e executa "make rain", abre a PlayStore e instala Super SU, abre Super SU e carregas em Normal, e já tens o teu Nexus com Root.
 
5- Agora é hora de fechar o Bootloader e verificar a flag, para isso instala BootUnlocker for Nexus Devices
 
5.1 - Abre a aplicação BootUnlocker for Nexus Devices e dá permissão de Root.
5.2 - Em Bootloader Status mostra que esta Unlock, então basta carregar em Lock e será fechado.
5.3 - Em Tamper Flag vai aparecer Tamper, o que queremos que apareça é Untampered, então basta carregar no botão Untamper.
 
6-  Em PlayStore instala Flashify (for root users) e executa-o, dá permissão Root e em Backup/Restore faz um backup do Kernel original e do Recovery.
 
6.1- Em Flash carrega no botão Flash recovery e escolhe um dos custom recovery, ou instala um manualmente ao teu gosto.
6.2- O Nexus vai reiniciar para instalar el Recovery Custom, e assim ficamos com um Custom Recovery e Root com o BootLoader Fechado e a Flag em Untampered.
 
7- Depois abrir o Super SU, ir as definições e activar a opção "Ativar Versão Pro" e "Modo de Sobrevivência", desta forma teoricamente mantem o ROOT depois da OTA, mas só podemos ver quando sair oficialmente.
 
Bom, e perguntam o porque de se fazer assim? Como podem imaginar ficam com a total liberdade do vosso nexus e ate de instalar Custom Kernel's.
 
Mas o melhor é quando sair a OTA do Lollipop 5.0 em principio podem instalar sem problemas alguns e sem perder nada, para isso basta restaurar o Recovery original e o kernel com Flashify.
 
Claro que só vamos comprovar se conseguimos instalar a OTA quando esta sair.
 
Cumprimentos

Editado por Racpu_, 24 October 2014 - 13:38.


#2 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 24 October 2014 - 11:23

Bom dia,

 

Quando a actualização OTA ficar disponível, irás perder a funcionalidade de root devido às permissões SElinux. Para já a única maneira de fazer root na última preview 5.0 é através de um kernel personalizado com algumas permissõres SELinux em permissive.

Tenho também algumas dúvidas que a actualização conclua com sucesso tendo instalado uma recovery personalizada, isto porque a actualização OTA irá também actualizar a recovery stock. Tendo uma recovery personalizada o checksum vai falhar, falhando também a actualização.

Nota que não estou a criticar o teu post, estou apenas tentar colaborar para que o mesmo possa ser útil aos restantes utilizadores.

 

Um abraço.


Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#3 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 24 October 2014 - 12:05

Boas @on.one se leres ate ao fim, eu explico para poderem fazer a OTA tem que flashear o Recovery e Kernel original com o flashify, teoricamente a OTA devia de fazer sem problema.

 

Em relação ao ROOT é possivel que não dê, mas isso só se pode saber quando tiver saido, eu no SuperSU tenho "modo de sobrivencia" que tenta manter o ROOT mesmo depois de uma OTA, mas claro o Lollipop pode nao manter...

 

Teremos que esperar ate ver.


Editado por Racpu_, 24 October 2014 - 12:18.


#4 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 24 October 2014 - 13:31

Boa tarde,

 

Tens razão, não reparei na informação adicional sobre a recovery stock.

Sobre root e superuser, se no fim de semana testar a última preview, deixo feedback.

 

Um abraço.


Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#5 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 24 October 2014 - 13:34

No problem...;)

 

Eu ja testei em flashear kernel e recovery original depois de instalar Custom's e sem problema algum...;)

 

Agora o que falta testar mesmo é o ROOT no Lollipop, ver se mantem, mas só quando sair.



#6 gon921

gon921

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Nexus 5, LG G3, Nexus 7

Mensagem publicada 24 October 2014 - 21:58

Sabem a data prevista para sair?

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

#7 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2014 - 07:09

Oficialmente começa a ser distribuido dia 3 de Novembro, pode não chegar logos aos Nexus 5, mas em 1/2 semanas chega.


Editado por Racpu_, 25 October 2014 - 07:10.

  • gon921 gosta disto

#8 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 25 October 2014 - 09:10

Isso para o nexus 7.
Para o 5 ainda não li datas. Mas tb espero não ser mt diferente

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
  • gon921 gosta disto

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#9 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2014 - 11:36

Sim, oficialmente para Nexus 5 a google nao disse nada... mas acredito que durante 1/2 semanas esteja por ai.


  • jmcdpereira gosta disto

#10 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 25 October 2014 - 13:00

Bom dia,

 

 

No problem... ;)

 

Eu ja testei em flashear kernel e recovery original depois de instalar Custom's e sem problema algum... ;)

 

Agora o que falta testar mesmo é o ROOT no Lollipop, ver se mantem, mas só quando sair.

 

Boa tarde,

 

Para fazer root e ter SuperSU na última develper preview é necessário um kernel com SELinux em modo permissivo.

 

Um abraço.


Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#11 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2014 - 13:04

Bom dia,

 

 

 

Boa tarde,

 

Para fazer root e ter SuperSU na última develper preview é necessário um kernel com SELinux em modo permissivo.

 

Um abraço.

 

Sim, isso sei... a duvida é se com este tutorial o ROOT se mantem na OTA... por isso fiz este tutorial, mas agora é esperar que saia.



#12 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 27 October 2014 - 14:36

Sim, isso sei... a duvida é se com este tutorial o ROOT se mantem na OTA... por isso fiz este tutorial, mas agora é esperar que saia.

 

Olá,

 

Não se mantém, claro. Porque precisas de um kernel diferente e a OTA, obviamente, vai instalar o kernel stock.

 

Um abraço,


  • jmcdpereira e Rui Luís gosta disto
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#13 Racpu_

Racpu_

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 27 October 2014 - 18:09

Pois eu sei, é o mais provavel... mas temos que esperar, pode ser que ate lá saia alguma solução a ROOT no Kernel original.



#14 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 29 October 2014 - 19:07

Pois eu sei, é o mais provavel... mas temos que esperar, pode ser que ate lá saia alguma solução a ROOT no Kernel original.

 

Boa tarde,

 

É possível, sim. A ser aplicada posteriormente à OTA e, nesse processo, perdendo root

 

Um abraço,


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat