Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

(Tutorial!) Recuperar o imei , forma facil! Bem explicad0


  • Por favor inicie sessão para responder
35 respostas a este tópico

#1 silv10

silv10

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Xperia U , BQ Aquaris E4.5

Mensagem publicada 09 August 2014 - 18:29

Muitas pessoas te-em perdido o seu imei devido aos hard resets nos telefones BQ/MTK

 

vou dizer como recuperar o imei de volta!

 

1º Tens de saber qual é o teu imei (esta localizado na caixa do telefone ou por detras da bateria

 

2º Ter o Telefone Rooteado

 

3ºdescarregar o MobileUncle MTK Tool da playstore [Nao vai ser perciso o engineer mode]!

 

4º Descarregar este programa :

5º extraem o programa dentro do winrar para o desktop

 

6ºexecutam o programa e vai aparecer uma janela de comandos no qual escrevem "Y" (sem aspas) e clicam enter

 

6ºdepois escrevem o imei 1 e clicam enter depois escrevem o imei 2 e clicam enter de novo

 

7º depois clicam enter de novo e o programa vai desligarse e vai criar um ficheiro chamado IMEI.bak

 

8º movam o IMEI.bak para o diretorio do vosso bq

 

9º entram no mobileuncle tools e clicam em IMEI Backup Restore (MTK)

 

10º clicam em Restore IMEI from SDCARD(MTK) reiniciam e telefone e PRONTO ! ja podem fazer hard reset de novo xD

 

ATENÇÃO : O imei colocado não pode ser diferente  do imei original , é completamente ILEGAL!


Editado por silv10, 11 August 2014 - 15:20.

  • ElTifo, DroidSync Team, RMSAF e 3 outros gostam disto

#2 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 11 August 2014 - 08:26

Não se deve esquecer que a introdução de números IMEI diferentes dos originais do telefone é ilegal  :dry:


  • NewEsc gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#3 silv10

silv10

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Xperia U , BQ Aquaris E4.5

Mensagem publicada 11 August 2014 - 15:19

Esquecime de avisar obrigado por lembrar-me

 

Post Atualizado


Editado por silv10, 11 August 2014 - 15:21.


#4 daniel gomes

daniel gomes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2014 - 01:42

brigado


Editado por daniel gomes, 17 September 2014 - 03:47.


#5 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 17 September 2014 - 09:04

Olá,

 

Antes de mais quero agradecer o tutorial pois eu perdi os meus IMEI quando fiz Hard Reset ao meu E5 FHD...é sempre bom... :X

 

Bom, esta solução resulta mas não é definitiva. Se fizer Hard Reset novamente, lá se vão os IMEI outra vez.  :foot_in_mouth:

 

Por outro lado, para além da perda dos IMEI, fiquei com um erro "NVRAM warning err = 0x10" no WiFi, que consegui corrigir seguindo ESTAS instruções.

 

E ainda...fiquei com o SN do telefone como 0123456789ABCDEF (este stress ainda não consegui resolver).

 

 

Alguém conhece uma solução definitiva para estes problemas?

 

 

Agradeço toda e qualquer ajuda que possam prestar.

 

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 17 September 2014 - 09:04.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#6 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 17 September 2014 - 18:32

Não a uma forma definitiva , os smartphones MTK são mais baratos porque não tem tanta qualidade como os smartphones "de alta qualidade" por exemplo de marcas conhecidas , este processo vai ter que ser repetido em cada hard reset a não ser que haja uma maneira de criar um scatter file com o imei original do smartphone



#7 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 17 September 2014 - 18:37

Droid, quando referes que a existe relação entre telefones baratos e não conseguir alterar o IMEI de forma definitiva, queres dizer que nos telefones mais caros isso é possível ao utilizador normal?

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#8 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 17 September 2014 - 18:59

O que estamos a tentar dizer é que quando os smartphones MTK são criados conte-em muito mais falhas e bugs na compilação do sistema para o propio smartphone que causa algumas falhas e instabilidade, é claro que os smartphones de alta qualidade também contem bugs como por exemplo o galaxy s3 que cada vez que se instala uma custom rom pode haver perda do imei



#9 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 17 September 2014 - 19:17

e em relação a tua pergunta "Quashtools" nos smartphones de alta qualidade é muito mais dificil alterar o imei porem existem algumas maneiras , não sabemos se alterar o imei fica definitivo porque nunca tentamos , quando ouvimos falar na perda de imeis nos smartphones MTK descobrimos usando o kernel do HTC One que o imei é auto detetavel apartir da mainboard , os MTK não tem essa funçao



#10 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 10:12

Já só me falta descobrir como voltar a colocar o serial number correcto para ficar tudo como deve de ser... FEITO! (Ver próximo post...)

 

 

Quanto à outra conversa que aqui foi colocada, desculpem-me o "off-topic"...

 

O problema dos MTK é que a escrita do IMEI, serial number, MAC address, etc. é feita na partição NVRAM. Isto faz com que, se existir algum problema na mesma, lá se foi tudo.

 

Seja como for, eu convivo bem com isto. Prefiro pagar menos de metade do preço de um telefone de uma "marca com nome no mercado" e resolver os problemas que possam, eventualmente, existir adquirindo um MTK. Até digo mais, aprender como resolvê-los dá-me um gozo tremendo. Não gosto de ter já "tudo feito".

 

Por outro lado, eu gosto (muito) dos meus Euros e estou-me completamente nas tintas para o "status social".

 

 

Samsung, HTC, Sony, iPhone (e amigos) -> Quero lá saber disto.

 

Já o Nexus 5...isso sim, já se pode conversar...mas depois entra aqui a história do meu carinho pelos meus Euros, eh eh.

 

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 10 September 2015 - 15:41.

  • DroidSync Team e RMSAF gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#11 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 19 September 2014 - 17:17

Desculpem o "double post" mas descobri maneira de fixar o IMEI e o MAC do WIFI de forma permanente.

 

Tentei fixar também o SN do telefone, contudo, verifico que isto apenas escreve o "bar code info" (visivel através do Engineer mode). Ainda não descobri como escrever um novo Serial Number, que o sistema android o detecte e fixe, mas ainda hei-de descobrir um dia. Finalmente é possível recuperar, também, o SN do telefone!! Acabei de saber que com a ferramenta apresentada NESTE tutorial é possível repôr o SN do telefone (também recupera o IMEI e etc.). Um grande bem-haja ao nalc por ESTE post.

 

A seguinte informação já é antiga, pelo que, podem ignorar se com a ferramenta, presente no link acima, resolverem o vosso problema.

 

Se não resolver, tentem utilizar ESTA ferramenta e ver ESTE vídeo no Youtube para perceberem a mecânica da coisa.

 

Requisitos (necessários para ambas as ferramentas):

 

1 - Drivers USB corretamente instalados (se conseguem fazer Hard Reset pela flash tools, então já têm os drivers correctamente instalados)

2 - Conhecer os vossos IMEI e MAC address originais

3 - Terem o firmware original referente ao vosso telefone (podem fazer download do site da bq) por causa dos ficheiros ("BPL...etc..." e "APDB...etc...") que serão solicitados ao clicarem em "Select DB" (vejam o vídeo)

 

 

Uma coisa que não é explicada no vídeo é que o telefone tem de estar desligado e, só depois de carregarem em "Start" e virem "Power On" escrito no ecrã, é que ligam o telefone ao PC via USB (mantendo o mesmo desligado).

 

O telefone irá arrancar e ficará no ecrã inicial (aquele que tem a imagem da bq...isto se ainda não tiverem mudado essa imagem...) e não vai sair daí enquanto a ferramenta não terminar o que está a fazer.

 

Depois disto feito, pronto, já ficam com os dados fixos de forma permanente.

 

ATENÇÃO - Tal como já foi referido, é ILEGAL a utilização de outro IMEI que não o que se encontra no vosso telefone, ou na caixa do mesmo.

(É por isto que este post foi escrito de uma forma muito vaga e não feito um tutorial todo "pipi" como os que costumo fazer...)

 

EU NÃO POSSO SER RESPONSABILIZADO SE ALGO DE ERRADO ACONTECER COM O VOSSO TELEFONE.

FAÇAM ISTO POR VOSSA PRÓPRIA CONTA E RISCO!!!!


Editado por ElTifo, 10 September 2015 - 15:40.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#12 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 20 September 2014 - 13:42

Boas Eltifo

 

Bom tutorial , nunca tinhamos ouvido falar de tal aplicação


  • ElTifo gosta disto

#13 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:40

Fixe:) também não conhecia
  • ElTifo gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#14 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 22 September 2014 - 14:34

Boas...

Desculpem a pergunta...eu não encontro o ficheiro BPL...onde é que ele está?



#15 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 22 September 2014 - 15:57

Está incluído no firmware original que se descarrega do site da bq...


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#16 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 22 September 2014 - 16:50

Obrigado pela resposta...No entanto o que eu tenho na pasta do firmware é isto:

 

  

Ficheiros Anexados



#17 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 22 September 2014 - 16:54

É o ficheiro com um nome muito grande e que tem escrito "MOLY" lá pelo meio.


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#18 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 22 September 2014 - 16:58

MAs na aplicação, quando esolho os dois ficheiros e carrego em start dá-me Bootup Fail!!!....É algo que estou a fazer mal?



#19 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 22 September 2014 - 17:01

Boa pergunta...eu nunca tive essa informação, pelo que, não te sei explicar.

 

Estás a escolher todas as opções tal como mostra no vídeo?


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#20 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 22 September 2014 - 17:05

Eu acho que sim....Já não sei de nada...é este o écran...

 

Ficheiro anexado  Capture_1.JPG   70.76KB   5 descarregamentos



#21 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 23 September 2014 - 09:07

Olá, não conheço esta ferramenta, mas pelo sintoma eu olhava para a questão do drivers, se usares o flash tools, ele reconhece o telefone desligado?


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#22 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 23 September 2014 - 11:35

Boas,

 

Já consegui resolver. Não foi através desta app mas através do MobileUncle em Engenieer Mode...Depois de muito batalhar lá consegui repôr os IMEI duma maneira tão fácil que não dá para acreditar.

 

Obrigado


  • Rui Luís gosta disto

#23 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 23 September 2014 - 11:39

Boas,

 

Já consegui resolver. Não foi através desta app mas através do MobileUncle em Engenieer Mode...Depois de muito batalhar lá consegui repôr os IMEI duma maneira tão fácil que não dá para acreditar.

 

Obrigado

 

Boa tarde,

 

Ainda bem que conseguiste ultrapassar o teu problema.

 

Partilha aqui com a malta como fizeste para referencia futura.

 

Abraço.



#24 RPCosta67

RPCosta67

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • BQ Aquaris 5HD

Mensagem publicada 23 September 2014 - 11:56

O que fiz foi entrar na app MobileUncle Tools através do EnginnerMode (pode-se entrar introduzindo o código * # * # 3646633 # * # *).

- CDS Information

- Radio information

- Phone 1 - aparece o comando AT+ - completar com AT +EGMR=1,7,"IMEI_1" (em que IMEI_1 é o vosso IMEI do slot 1) - atenção ao espaço entre o AT e o +...só assim funciona o comando...

- carregar no botão "Send AT command"

- Voltar atrás...

- Phone 2 - aparece o comando AT+ - completar com AT +EGMR=1,10,"IMEI_2" (em que IMEI_2 é o vosso IMEI do slot 2) - atenção ao espaço entre o AT e o +...só assim funciona o comando...

 

- carregar no botão "Send AT command"

- Voltar atrás...

- Reboot....


  • gitiaru e Rui Luís gosta disto

#25 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 23 September 2014 - 15:37

Sim, eu também já conhecia esse método.

 

Contudo, pergunto, esse método é definitivo?

 

Já experimentaste fazer um novo hard reset só para ver se perdes o IMEI novamente?

 

O método explicado na OP também é fácil mas sei que não é definitivo...


Editado por ElTifo, 23 September 2014 - 15:40.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!