A minha recomendação vai para a Purity com o Franco. Tal como o dastinger, também fui um utilizador exclusivo da Slim nos tempos do meu SGS, e como tal, tive que meter a Slim no meu N5.
No entanto parece-me que algo não está no ponto na Slim, não sei porquê a Purity parece-me mais fluída, principalmente quando carrego no Home ou no Recents, noto um certo delay na Slim, é pequeno mas é o suficiente para uma pessoa OCD como eu no que toca a lag
Acho que vou dar mais uma chance à Slim, mudar para ART e meter Franco, e depois vejo como corre..
Ou seja, pela minha experiência, as melhores que experimentei foram a Purity, a Slim e a PA (Paranoid Android), mas, como o dastinger disse, a escolha vai recair sobre ti, se por enquanto queres estar stock, então recomendo Stock+Franco+ART (se não te causar nenhuma incompatibildade importante, ou problema)
No que toca ao manual/'automático', também comecei por usar o Nexus Toolkit mas de um momento para o outro tive um problema com as drivers. Depois de perder a conta às vezes que tive que reiniciar o PC (e ao tempo que perdi, pois durante a instalação das drivers é requerido que reinicies o PC), fartei-me e mudei-me para ADB. Ao inicio também tive receio de me enganar e de brickar o telemóvel (algo complicado num Nexus, mas possível), mas com os tutoriais certos chegas lá num instante, é impressionante o poder do YouTube no que toca à aprendizagem destas matérias (e de tudo e mais alguma coisa).
Resumindo, não te preocupes com o que sabes ou não, já todos estivemos desse lado, já todo estivemos a tripar à espera do nosso Nexus, faz parte da experiência Android 
Qualquer dúvida que tenhas, dispõe aqui no fórum, acredita que não te vai faltar ajuda em relação ao N5, pois ou muito me engano, ou está aqui a elite do androidPT toda junta (ainda bem!)
Abraço 
Editado por surubutna, 08 April 2014 - 01:41.