Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Samsung Galaxy Gear - Quantos somos?


  • Por favor inicie sessão para responder
89 respostas a este tópico

#1 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 07 April 2014 - 14:30

Pois é troquei o Sony pelo Gear e como tal gostaria de saber se há mais alguém com o gear, para podemos partilhar opiniões etc.

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#2 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 26 April 2014 - 16:25

Eu tenho...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

#3 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 26 April 2014 - 18:36

Eu tenho...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

 

Olha somos 2 :D E gearfaces.com já conheces nao?


  • fidalgos gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui


#4 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 10 May 2014 - 00:01

Olha somos 2 :D E gearfaces.com já conheces nao?

Eu também tenho o Gear 1 e já aproveitei bem esta dica sobre o gearfaces (já tenho uns poucos de relógios instalados)... Gostava de ter uma dica vossa para alterar/adicionar toques novos de notificação e toques de chamada. Também aceito de bom agrado dicas sobre apps para o Gear que valham a pena ter e como instalar sem rootear ou dica como rootear :)


  • fontefiliper gosta disto
Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#5 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 13 May 2014 - 07:48

Eu também tenho o Gear 1 e já aproveitei bem esta dica sobre o gearfaces (já tenho uns poucos de relógios instalados)... Gostava de ter uma dica vossa para alterar/adicionar toques novos de notificação e toques de chamada. Também aceito de bom agrado dicas sobre apps para o Gear que valham a pena ter e como instalar sem rootear ou dica como rootear :)

 

Boas Fidalgos, eu pessoalmente não uso som no relógio, só vibração, mas julgo que para mudar os sons tens memso de ter uma rom custom, eu preferi não mexer nada no meu pois quando o vender vai completamente stock. Quanto as gearfaces eu adoro aquilo, muda completamente o aspecto do relógio :D

 

Abraço.


Queres ajuda? Clica aqui


#6 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 13 May 2014 - 15:27

Boas Fidalgos, eu pessoalmente não uso som no relógio, só vibração, mas julgo que para mudar os sons tens memso de ter uma rom custom, eu preferi não mexer nada no meu pois quando o vender vai completamente stock. Quanto as gearfaces eu adoro aquilo, muda completamente o aspecto do relógio :D

Abraço.

Olá @Pardinha
Pois já tenho tudo o que queria sem rootear o GEAR (toques novos em mp3, notificações novas e cerca de 10 relógios favoritos) tudo pronto s usar e trocar quando me aborrecer :)
Adquiri (?) o MobileGo for Android da Wondershare (para p PC) e da Play Store o free MobileGo para Android da mesma Wondershare. Com o GEAR no cradle ligado e detectado na porta... via USB... usei o Wondershare PC para instalar no GEAR a apk Bluetooth File Transfer para o GEAR (tem outro nome a apk mas encontrei no XDA onde podes também encontrar num tópico referente aos GEAR) e como tenho a versão Pro do Bluetooth File Transfer no Note3 ... Estas duas aplicações depois de estarem activas no Note3 e no GEAR (nas aplicações)... Já não voltei a precisar do Wondershare (PC+Mobile) para enviar para os sitios certos do GEAR toques+notificações+imagens, etc.) agora vai tudo sem cabo... sem cradle :)
Está tudo bem explicado e com screenshots nesse tópico que falei acima e sem colocar aqui o link... irás encontrar com facilidade. Tudo sem root :)
Agora só tenho pena de não me terem oferecido no meu aniversário o GEAR 2 mas...o GEAR 1 já foi uma prenda fixe :)
Abraço e espero que os utilizadores do GEAR venham mais vezes a este tópico por ti criado :)

Editado por fidalgos, 13 May 2014 - 15:31.

  • Pardinha gosta disto
Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#7 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 14 May 2014 - 07:23

Olá @Pardinha
Pois já tenho tudo o que queria sem rootear o GEAR (toques novos em mp3, notificações novas e cerca de 10 relógios favoritos) tudo pronto s usar e trocar quando me aborrecer :)
Adquiri (?) o MobileGo for Android da Wondershare (para p PC) e da Play Store o free MobileGo para Android da mesma Wondershare. Com o GEAR no cradle ligado e detectado na porta... via USB... usei o Wondershare PC para instalar no GEAR a apk Bluetooth File Transfer para o GEAR (tem outro nome a apk mas encontrei no XDA onde podes também encontrar num tópico referente aos GEAR) e como tenho a versão Pro do Bluetooth File Transfer no Note3 ... Estas duas aplicações depois de estarem activas no Note3 e no GEAR (nas aplicações)... Já não voltei a precisar do Wondershare (PC+Mobile) para enviar para os sitios certos do GEAR toques+notificações+imagens, etc.) agora vai tudo sem cabo... sem cradle :)
Está tudo bem explicado e com screenshots nesse tópico que falei acima e sem colocar aqui o link... irás encontrar com facilidade. Tudo sem root :)
Agora só tenho pena de não me terem oferecido no meu aniversário o GEAR 2 mas...o GEAR 1 já foi uma prenda fixe :)
Abraço e espero que os utilizadores do GEAR venham mais vezes a este tópico por ti criado :)

 

Folgo em saber que não é assim tão complicado. Ainda bem.

 

Abraço.


Editado por Pardinha, 14 May 2014 - 07:24.

Queres ajuda? Clica aqui


#8 krox

krox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 532 mensagens

Mensagem publicada 04 June 2014 - 11:58

fizeram update para o tizen?


There's An Evil Monkey In My Closet

#9 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 04 June 2014 - 13:55

fizeram update para o tizen?

 

Fiz, o que notei: Maior rapidez no geral, tanto nas notificações (agr aparece o numero quando a not. é da mesma app), poucas apps compativeis, ainda não tive tempo de instalar a nova versão do watchstyler, mas tenho de instalar, o que me aconteceu já por duas vezes foi ficar com o relogio fora de alcance e ele nunca mais se conectou ao telefone, tive de forçar, mas só aconteceu uma vez.

 

Gosto dos novos ícones mais pequenos e de podermos mudar o fundo com uma foto ao nosso gosto.

 

Para mim valeu bem a pena.


Queres ajuda? Clica aqui


#10 krox

krox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 532 mensagens

Mensagem publicada 04 June 2014 - 14:11

A bateria? Estou entre trocar para o tizen ou instalar a rom null...


There's An Evil Monkey In My Closet

#11 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 04 June 2014 - 14:18

A bateria? Estou entre trocar para o tizen ou instalar a rom null...

 

Está melhor talvez uns 25 a 30%, eu uso bastante e em 24h gastou 56% quando o normal seriam talvez uns 70%.


Queres ajuda? Clica aqui


#12 krox

krox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 532 mensagens

Mensagem publicada 04 June 2014 - 14:23

Alguém chegou a utilizar alguma custom ROM?

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
There's An Evil Monkey In My Closet

#13 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 04 June 2014 - 15:57

Eu nada, cheguei a conclusão que instalar uma rom para usar apps no relógio que não foram desenhadas para tal é uma beca absurdo, se vires no XDA vais ver que a maior parte do pessoal não usa roms alternativas...


Queres ajuda? Clica aqui


#14 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 04 June 2014 - 17:26

Fiz, o que notei: Maior rapidez no geral, tanto nas notificações (agr aparece o numero quando a not. é da mesma app), poucas apps compativeis, ainda não tive tempo de instalar a nova versão do watchstyler, mas tenho de instalar, o que me aconteceu já por duas vezes foi ficar com o relogio fora de alcance e ele nunca mais se conectou ao telefone, tive de forçar, mas só aconteceu uma vez.

 

Gosto dos novos ícones mais pequenos e de podermos mudar o fundo com uma foto ao nosso gosto.

 

Para mim valeu bem a pena.

Somente agora tive disponibilidade para entrar aqui no tópico e estou interessado em saber mais sobre essa actualização para Tizen.

1º - É via Kies3 que irá aparecer essa mudança?

2º - Dizes que há poucas aplicações compatíveis e aí é que me deixa já preocupado porque tenho instalado as seguintes: Atooma, Vivino, News Republic, EaslyDo, Glympse, MobileGo tm (muito importante para mim porque também comprei a versão PC WonderShare MobileGo for Android)...e por fim Bluetooth File Transfer para o Gear (juntamente com a mesma aplicação Pro no Note3)...

3º - Dizes que tens que actualizar a watchstyler? Eu tenho a ultima versão que está disponível no Gearfaces (ou para o Tizen tem que ser outra?)... É que eu já tenho para aí uns 12 relógios tema e todos os dias mudo de cara ao Gear :)

 

Portanto... se ao actualizar tudo se perde... antes prefiro assim ficar e esperar por Setembro/Outubro pelo Note4+Gear3 :) :) se os talheres não ficarem vazios :)

 

Abraço para todos e aguardo pelas vossas respostas


Editado por fidalgos, 05 June 2014 - 00:24.

Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#15 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 05 June 2014 - 07:06

Somente agora tive disponibilidade para entrar aqui no tópico e estou interessado em saber mais sobre essa actualização para Tizen.

1º - É via Kies3 que irá aparecer essa mudança?

2º - Dizes que há poucas aplicações compatíveis e aí é que me deixa já preocupado porque tenho instalado as seguintes: Atooma, Vivino, News Republic, EaslyDo, Glympse, MobileGo tm (muito importante para mim porque também comprei a versão PC WonderShare MobileGo for Android)...e por fim Bluetooth File Transfer para o Gear (juntamente com a mesma aplicação Pro no Note3)...

3º - Dizes que tens que actualizar a watchstyler? Eu tenho a ultima versão que está disponível no Gearfaces (ou para o Tizen tem que ser outra?)... É que eu já tenho para aí uns 12 relógios tema e todos os dias mudo de cara ao Gear :)

 

Portanto... se ao actualizar tudo se perde... antes prefiro assim ficar e esperar por Setembro/Outubro pelo Note4+Gear3 :) :) se os talheres não ficarem vazios :)

 

Abraço para todos e aguardo pelas vossas respostas

 

A actualização fiz via Odin com o ficheiro que está no sammobile, como não uso kies não sei se sairá por essa via, quanto as aplicações já fui as samsung apps e não tem nenhuma dessas, só podes instalar por ai, o watchstyler eu tinha a versão 1.1 tenho de sacar a que está no gearfaces, mas pelo que lá escrevem funciona no Gear 2 que é tizen por isso tb deve funcionar neste, é que entretanto há umas faces muito fixes para tizen gratuitas (já instalei 5).

 

Eu tou a adorar o tizen mas uso o relógio mais para chamadas e para as notificações. Se usas para isso tudo talvez seja melhor manteres-te com android.


  • fidalgos gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui


#16 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 05 June 2014 - 11:59

Boa tarde @Pardinha
Podes dizer onde é que estão essas 5 faces que instalaste no Gear 1 com o tizen? Como também gosto (além das chamadas e notificações) ter um GEAR vaidoso...quiçá se gostar dessas faces... não actualize hoje mesmo:)
É que eu também já li que a versão última que está no gearfaces não funciona no gear 1 com tizen?!

****Já o liguei ao Kies3 e de facto disse-me que tinha uma nova actualização e levei até aos avisos que ía instalar um novo OS Tizen...Só que abortei a instalação por não saber sobre as vantagens/desvantagens desse novo OS

Editado por fidalgos, 05 June 2014 - 12:06.

Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#17 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 05 June 2014 - 14:12

Boa tarde @Pardinha
Podes dizer onde é que estão essas 5 faces que instalaste no Gear 1 com o tizen? Como também gosto (além das chamadas e notificações) ter um GEAR vaidoso...quiçá se gostar dessas faces... não actualize hoje mesmo:)
É que eu também já li que a versão última que está no gearfaces não funciona no gear 1 com tizen?!

****Já o liguei ao Kies3 e de facto disse-me que tinha uma nova actualização e levei até aos avisos que ía instalar um novo OS Tizen...Só que abortei a instalação por não saber sobre as vantagens/desvantagens desse novo OS

 

Está confirmado o watchstyler não funciona, mas estas que estão grátis são porreiras, há uma que muda de cor do aro se clicares no relógio.

Edit: o que muda a cor e o eclipse analog.

 

Podes ver neste SS:

 

Ficheiro anexado  Screenshot_2014-06-05-15-07-41.png   779.31KB   22 descarregamentos


Editado por Pardinha, 05 June 2014 - 14:13.

  • fidalgos gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui


#18 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 05 June 2014 - 14:21

Vamos ter que esperar por novas aplicações para o tizen e também por uma nova actualização do watchstyler contemplando o GEAR 1 com tizen.
Obrigado pela tua resposta
Abraço!
Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#19 krox

krox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 532 mensagens

Mensagem publicada 05 June 2014 - 18:02

Estou tentado a actualizar...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
There's An Evil Monkey In My Closet

#20 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 05 June 2014 - 18:29

So preciso de descobrir uma maneira de meter o gear a trabalhar com o htc sem ter de fazer root ao gear e ao htc one m8

Alguem tem ideias? com root existem muitos tutoriais sem root nao tenho conseguido :)

 

ruianast



#21 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 05 June 2014 - 18:34

Perdi o medo e já actualizei pelo Kies3. Ficou fixe mas de facto perdi algumas cenas ((por exemplo dantes havia a possibilidade de o relógio dar um chime de hora em hora e agora nem essa opção tem... algumas aplicações que acima descrevi morreram no Gear...com excepção do Atooma e EasilyDo que agora continua a mostrar os tópicos mas deixou de mostrar imagens associadas a esses tópicos...Perdi também a comunicação com o Gear via Wondershare MobileGo da Play Store e a aplicação que comprei para o PC Wondershare MobileGo for Android, pois não instala os drivers necessários para poder comunicar e achar o Gear (era uma maneira muito fixe de copiar...apagar...fazer backups e restauros de tudo do Gear para o PC e vice-versa)) mas...ganhei outro visual e novas aplicações que não existiam em OS Android. Também o GearManager após ter actualizado ficou com outro look e até tem Ajudas fixes num menu. Como após actualizar...não dá para voltar...(a não ser por outros meios)... tenham isso em consideração.

Agora... é esperar que apareçam mais cenas fixes para o Gear 1 (pois e por exemplo um gajo agora só vê cenas para o Gear 2 tanto no GearFaces como nas Samsung Apps) e uma outra cena para terminar...o SVoice nunca mais a Samsung se lembra dos Tugas e tanto em mobile como em smartwatch vem sempre a PT BR. :(


So preciso de descobrir uma maneira de meter o gear a trabalhar com o htc sem ter de fazer root ao gear e ao htc one m8

Alguem tem ideias? com root existem muitos tutoriais sem root nao tenho conseguido :)

 

ruianast

LOL não vou ajudar em nada mas... talvez comprares um Note 3 :embarrassed:

Abraço


Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#22 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 05 June 2014 - 21:04

Perdi o medo e já actualizei pelo Kies3. Ficou fixe mas de facto perdi algumas cenas ((por exemplo dantes havia a possibilidade de o relógio dar um chime de hora em hora e agora nem essa opção tem... algumas aplicações que acima descrevi morreram no Gear...com excepção do Atooma e EasilyDo que agora continua a mostrar os tópicos mas deixou de mostrar imagens associadas a esses tópicos...Perdi também a comunicação com o Gear via Wondershare MobileGo da Play Store e a aplicação que comprei para o PC Wondershare MobileGo for Android, pois não instala os drivers necessários para poder comunicar e achar o Gear (era uma maneira muito fixe de copiar...apagar...fazer backups e restauros de tudo do Gear para o PC e vice-versa)) mas...ganhei outro visual e novas aplicações que não existiam em OS Android. Também o GearManager após ter actualizado ficou com outro look e até tem Ajudas fixes num menu. Como após actualizar...não dá para voltar...(a não ser por outros meios)... tenham isso em consideração.
Agora... é esperar que apareçam mais cenas fixes para o Gear 1 (pois e por exemplo um gajo agora só vê cenas para o Gear 2 tanto no GearFaces como nas Samsung Apps) e uma outra cena para terminar...o SVoice nunca mais a Samsung se lembra dos Tugas e tanto em mobile como em smartwatch vem sempre a PT BR. :(

LOL não vou ajudar em nada mas... talvez comprares um Note 3 :embarrassed:
Abraço

O note3 comprei o no dia que saiu... Tal como o gear. Mas troquei...
Já me começo a lembrar porque não vinha aqui ao androidpt.

Rui

Enviado do meu HTC One_M8 através de Tapatalk
  • fidalgos gosta disto

#23 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 06 June 2014 - 08:02

O meu continua a perder ligação BT durante a noite, depois faço ligar e as vezes ele liga outras não, o problema só pode estar no tizen pois no telefone não mudei absolutamente nada e antes eu afastava-me com o relógio e assim que me aproximava ele ligava-se logo. Além disso com o telefone ligado aparecem as notificações no relógio, o que antes não acontecia (e bem).

 

Abraços.


  • fidalgos gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui


#24 fidalgos

fidalgos

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 442 mensagens
  • LocalizaçãoLeceia, Barcarena, Oeiras, Portugal
  • Samsung Galaxy EDGE+ SM-G928F 64GB,Galaxy Tab 7.7",Gear Watch1

Mensagem publicada 06 June 2014 - 09:31

O meu continua a perder ligação BT durante a noite, depois faço ligar e as vezes ele liga outras não, o problema só pode estar no tizen pois no telefone não mudei absolutamente nada e antes eu afastava-me com o relógio e assim que me aproximava ele ligava-se logo. Além disso com o telefone ligado aparecem as notificações no relógio, o que antes não acontecia (e bem).
 
Abraços.

Olá Bom dia
@Pardinha se tivesses actualizado pelo Kies3 tinhas esse aviso da Samsung sobre a perda de Bluetooth e como o resolver... Mas é simples. ... Só tens que remover esse emparelhamento que tens e depois voltas a pesquisar dispositivo. No meu está fixe e sem perdas mas cumpri com essas instruções dadas durante a instalação via Kies3.
Quanto às notificações... no novo (actualizado Gear Manager no Note 3) vais depois à opção Notificações e aí tens umas Check Box para activar/desactivar algumas situações.
Eu durante a noite desligo o GEAR e retiro-o do pulso e no Note 3 coloco-o em Modo Avião para poder ouvir o despertador:)
Samsung Galaxy Edge+ (Plus)

#25 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 06 June 2014 - 09:57

Já tinha desemparelhado, mas tornei a emparelhar só para tirar teimas, o visto que faltava eu esqueci-me de colocar para ele n mostrar notificações no relógio com o telefone em uso (é a primeira opção) E já agora tem uma muito fixe que é não ligar o ecrã do gear quando há notificações o que numa situação em que queremos mais privacidade é muito fixe.

 

Abraço e obrigado pela dica :D


  • fidalgos gosta disto

Queres ajuda? Clica aqui