Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Dúvida sobre atualização


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 04 February 2014 - 13:57

Boa tarde a todos,

Sou novo nas andanças do Android e tenho algumas dúvidas...

Tenho o tmn smart a18, com a rom 1.0.4 da tmn e a versão 4.0.4 do Android. E o que queria saber é:

- (1) Existe a stock rom da ZTE (ZTE Grand X V970) disponível para instalação neste telemóvel? (2) A da tmn é superior à stock? (3) Para a instalar basta utilizar o procedimento que utilizei a fazer downgrade da 1.0.6 da tmn para a 1.0.4 (ie. passá-la para a pasta image e fazer update manual)?

- (4) Há previsões de um update para Android 4.4.2 KikKat via OTA? (5) Caso não haja, é possível fazê-lo manualmente? (6) O que teria de fazer? ( (7) Poderia usar a OTA de um Nexus para instalar aqui?)

Desculpem lá tanta pergunta, mas já andei a pesquisar e não fiquei esclarecido quanto a isso e não quero brickar o telemóvel ainda nem com uma semana, mas esta 4.0.4 está muito obsoleta, duas apps para mensagens, duas para música, duas para galeria, ao menos que fizessem update e as substituíssem duma vez.

Desde já o meu obrigado a quem me poder esclarecer.

#2 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 04 February 2014 - 15:25

1 - possivelmente tens a rom original da zte algures no site dela

2 - as roms das operadoras vêm sempre com aplicações instaladas como sendo de sistema que possivelmente nem sequer as utilizas

3 - não tenho tal aparelho, não posso opinar

4 - dificilmente a tmn disponibilizará tal atualização além dos topos de gama e ainda assim não é para todos

5 - podes fazer a instalação manualmente (ver resposta 6 e 7)

6 - terias que esperar que a comunidade existente para o telemóvel se disponibilizasse a compilar uma rom baseada na stock da Google

7 - não podes instalar roms dirigidas a outros aparelhos nesse, ficas com ele inutilizado


como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#3 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 04 February 2014 - 16:02

Obrigado pela rápida resposta!

 

Sendo que as apps da tmn deram para desinstalar, acho que não vale a pena ir para a stock.

 

Sobre a KitKat, aqui está uma coisa que o iOS ganha, há sempre updates, agora até a microsoft faz updates do W8 e a apple do Mac OS for free, e a google não atualiza o sistema...

 

(1) Onde posso encontrar a versão mais recente (mesmo que seja 4.1 / 4.2 / 4.3) compatível com o telemóvel e que seja, para além de estável, totalmente fiel ao original? Só encontro umas customs... (2) É preciso root para isto?

 

(3) Já agora, alguma ideia porquê que o calendário do telemóvel não fica sincronizado com o do Outlook? Tenho tudo configurado e com a sincronização ativa, mas simplesmente as coisas não aparecem... O email e o resto funciona, só o calendário é que não.



#4 kakus

kakus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • LocalizaçãoValença
  • ZTE V970, SGS3, THL T100S, BlackView Crown, MS Lumia 535

Mensagem publicada 04 February 2014 - 19:04

Tens um erro muito grave nas tuas conclusões..
A Google já actualizou, tens a versão 4.4.2...
O problema é o fabricante do equipamento que não lança actualizações...
Quer dizer, como estes equipamentos são exclusivos para algumas operadoras, são as operadoras responsáveis pelas actualizações...
A marca do telemóvel só actualiza se o operador pagar, ou seja, nunca vão sair actualizações para telefones exclusivos de certas operadoras...

Enviado do meu Inew6000 através de Tapatalk

K@Kus Lda.


#5 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 04 February 2014 - 19:12

O windows também corre em centenas de marcas e não são elas que condicionam se as atualizações são, ou não, disponibilizadas. Qual a grande diferença de atualizar o ZTE Grand X v970 ou o tmn smart a18? A grande diferença que vejo é mesmo só o logo da tmn chapado na traseira.

 

É verdade que de Android eu não percebo muito, é o primeiro e só o é porque ganhei num concurso do facebook da meo e o display do meu nokia estava a dar o berro, mas estou certo que a Google, que tenho em muito boa consideração, era capaz de tratar isto de forma diferente.



#6 miguel706

miguel706

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 500 mensagens

Mensagem publicada 07 February 2014 - 00:30

A google acaba por nem ter muito que ver com isso, porque ao fim ao cabo  o trabalho deles está feito, que é lançar a atualização, o resto cabe ás operadoras de "dar" o update ao pessoal.
E nao te esqueças que sempre que são lancadas novas atualizações  começam por sair para modelos de gama altas e marcas mais populares como samsungs e  companhia, é normal que a equipamentos mais "discretos" demore mais a chegar e até rápidamente fique sem updates, pois na realidade a procura em massa continua a ser pelas grandes marcas e é isso que lhes interessa mais promover



#7 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 11 February 2014 - 19:25

Afinal sempre tive razão

 

http://androidgeek.p...m-muro-na-mesa/



#8 kakus

kakus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • LocalizaçãoValença
  • ZTE V970, SGS3, THL T100S, BlackView Crown, MS Lumia 535

Mensagem publicada 12 February 2014 - 06:49

Nem por sombras...
O caso continua a ser como sempre, só com a diferença de novos equipamentos não poderes sair ao mercado com sistemas de versões anteriores a 4.1...
Mas, não é obrigatório a actualização...
Ou seja, é a mesma coisa...

Enviado do meu Inew6000 através de Tapatalk

K@Kus Lda.


#9 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 12 February 2014 - 13:57

Só me dás razão, não é obrigatório, mas as pessoas querem e precisam das Gapps, se os telemóveis não forem atualizados, não as podem ter e por isso vão ter de mudar de equipamento, ao fazê-lo irão evitar a marca do equipamento que tinham, visto que não cumpriram a atualização e podem voltar a fazê-lo. Ora, como nenhum fabricante quer perder o seu mercado e, visto que o pode evitar, irá atualizar o sistema dentro dos prazos e, muito provavelmente, bem antes destes prazos findarem. Gastam mais com este investimento, mas é uma perda menor à perda que teriam se os utilizadores migrassem para outras marcas e deixassem aquela.
  • batistabomb gosta disto

#10 batistabomb

batistabomb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens
  • Localizaçãoali junto ao coise
  • Iphone5 e A18

Mensagem publicada 12 February 2014 - 16:21

Concordo com a tua opinião.

Realmente as marcas não vão querer ficar para trás, quem não actualizar, vai estar a dar um tiro nos pés, eu e qualquer pessoa, não vai investir dinheiro numa marca que te vira as costas. Os equipamentos são caros, por isso.....tens razão.



#11 kakus

kakus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • LocalizaçãoValença
  • ZTE V970, SGS3, THL T100S, BlackView Crown, MS Lumia 535

Mensagem publicada 13 February 2014 - 13:54

A ver se nos entendemos...
Vocês estão a falar do fabricante do equipamento mas, neste caso, quem é detentora do modelo em questão é a tmn/meo....
E a tmn/meo está a borrifar-se completamente para as atualizações porque custam dinheiro...
Será que agora nos entendemos....
Se repararem, este modelo em questão, foi lançado há 24 meses, não parece mas é verdade...
O fabricante não tem nada a ver com isso porque este modelo é exclusividade da tmn/Meo... Este operador é o responsável do futuro deste modelo...

Enviado do meu Inew6000 através de Tapatalk

Editado por kakus, 13 February 2014 - 14:02.

K@Kus Lda.


#12 batistabomb

batistabomb

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens
  • Localizaçãoali junto ao coise
  • Iphone5 e A18

Mensagem publicada 13 February 2014 - 17:56

Sim , também é verdade o que dizes, mas lê com atenção o que escrevi, reparas facilmente que eu não falei nem na MEO nem neste equipamento em particular.



#13 Infinitive

Infinitive

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Tmn smart a18

Mensagem publicada 13 February 2014 - 20:48

Eu também queria generalizar, mas, ainda assim, o meu telemóvel tem o ZTE lá atrás. Mas ainda assim a lógica mantém-se, a MEO não quer perder os compradores e, por isso, ou actualiza, ou irá acontecer o mesmo. Custa dinheiro à MEO e custa dinheiro a todos.