Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Dados Móveis (2º plano)

dados móveis internet

  • Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

#1 DdragonPT

DdragonPT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 16 January 2014 - 15:04

HOJE ao olhar para os registos das minhas comunicações desde 19 Novembro (dia em que recebi o Nexus 5) descobri algo muito interessante relativamente a Dados móveis de 2º plano.

 

Pois bem, eu nunca tinha utilizado um pacote de dados móveis até que em 30 de Novembro decidi aderir a um pacote de 150 MB por apenas um mês para experimentar (150MB não dão para quase nada....). Sendo que a 29 de Dezembro cancelei o pacote de dados e voltei apenas a utilizar o wi-fi.

 

O que acontece é que a meio de dezembro decidi mudar as opções de localização de "Apenas GPS" para "GPS + dados móveis" (opção chamada de "Alta precisão").

 

Desde então, e a horas aleatórias do dia, o dados móveis em 2º plano começaram a ser utilizados sem que eu desse por isso, até hoje...

Hoje quando olhei para o meu saldo, reparei que tinha menos cerca de 13€ do que seria normal por esta altura, e isto deve-se a praticamente todos os dias e a horas aleatórias os dados moveis de 2º plano estarem a ser utilizados. Estes acessos de 2º plano rondam os 1KB a 50KB, valores insignificantes mas que a cada acesso diário (até 30MB) me cobram 1€ e tal.

 

Unica explicação para isto acontecer imagino que seja mesmo a alteração que eu fiz nas opções de Localização do telemóvel. Hoje mal descobri isto alterei de novo para "Apenas GPS" e agora vou estar atento ao registo das minhas comunicações para confirmar se seria esta a razão para os dados de 2º plano estarem a ser utilizados, esperando eu fazer aqui uma actualização do estado de situação daki a algum tempo.

 

Não quero ser obrigado a bloquear os dados móveis de 2º plano, mas se o modo de Localização não for a razão, não faço ideia que mais poderia ser...

 

Cumps!


Editado por DdragonPT, 16 January 2014 - 15:08.

  • BFSilva gosta disto

#2 BFSilva

BFSilva

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 499 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Samsung Galaxy S > Samsung Galaxy S III > Nexus 7 (2013) e Nexus 5 > Nexus 9

Mensagem publicada 16 January 2014 - 23:01

Obrigado pela info!

Depois partilha as conclusões a que chegaste!

;)


A minha revista de Android no Flipboard: Android Misc


#3 DdragonPT

DdragonPT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 17 January 2014 - 09:20

Bom, mesmo com a Localização em modo de "apenas GPS" isto continua a usar os dados moveis de 2º plano, começo a ficar irritado com isto pois não faço ideia que poderá estar a usar dados moveis de modo escondido (em background)...

 

Alguém faz ideia de uma app que registe todos os dados de tráfego móvel? para eu saber que applicação esta a fazer isto?

 

Enquanto isso parece que vou mesmo ter de restringir os dados de 2º plano na opção que tem lá nos mobile settings. A unica coisa que me chateia nesta opção é que fica no status bar a dizer que restringi os "dados de 2º plano" e essa notificação não desaparece de lá... Alguém faz ideia como fazer desaparecer sem ser com xposed framework (que eu nunca usei...)?

 

Cumps


Editado por DdragonPT, 17 January 2014 - 10:08.


#4 Foskiitus

Foskiitus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 46 mensagens
  • Nexus 5 32Gb Branco

Mensagem publicada 17 January 2014 - 12:58

Definições -> Utilização de dados -> Desactivado

Se estiver assim não deve gastar dados pois ficam desactivados. Eu tenho assim e até agora sem problemas.


Google Nexus 5:

Rom: Stock 4.4.2 rooted e mahdi-rom

Recovery: TWRP Multirom


#5 DdragonPT

DdragonPT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 17 January 2014 - 13:29

Definições -> Utilização de dados -> Desactivado

Se estiver assim não deve gastar dados pois ficam desactivados. Eu tenho assim e até agora sem problemas.

Tens algum pacote de dados associado ao teu tarifário?

 

Se leste o que eu disse acima: "apenas uso wi-fi" + "dados móveis desactivados desde 30 dezembro" + "aplicações a usarem dados moveis em background", dá para perceber que a tua dica não ajuda...

Apenas com dados móveis 2º plano desactivados é ke parece bloquear totalmente os dados pois há apps que usam dados em background.

 

Mas se desactivar os dados em 2º plano a notificação correspondente na barra de estado simplesmente não desaparece. E parece que apenas com alterações ao código do SystemUI (com recurso a xposed framework e root) é que daria para retirar esta notificação.

 

No entanto, se alguém souber de uma boa app para monitorizar tráfego quer de 1º quer de 2º plano, que me diga sff, pois quero perceber que apps andam a trabalhar...



#6 Foskiitus

Foskiitus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 46 mensagens
  • Nexus 5 32Gb Branco

Mensagem publicada 17 January 2014 - 13:41

Sim tenho mas já acabou à uns dias e eu simplesmente fiz:

Definições -> Utilização de dados -> Desactivado

e

Definições -> Utilização de dados -> Opções -> Restringir dados 2º plano

e até agora ainda não foi cobrado nada extra e no meu plano diz que tenho 0MB de tráfego para gastar.


  • BFSilva gosta disto

Google Nexus 5:

Rom: Stock 4.4.2 rooted e mahdi-rom

Recovery: TWRP Multirom


#7 DdragonPT

DdragonPT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 17 January 2014 - 13:44

Sim tenho mas já acabou à uns dias e eu simplesmente fiz:

Definições -> Utilização de dados -> Desactivado

e

Definições -> Utilização de dados -> Opções -> Restringir dados 2º plano

e até agora ainda não foi cobrado nada extra e no meu plano diz que tenho 0MB de tráfego para gastar.

Ou seja, sempre tens os dados de 2º plano desactivados, e esse era o meu problema. Algumas aplicações andavam a comer dados em background tendo eu os dados móveis desactivados. Agora desactivei os dados de 2º plano e isto vai-se resolver, mas a cena da notificação no status bar é chata, tenho de me ver livre dela...



#8 DdragonPT

DdragonPT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 63 mensagens

Mensagem publicada 17 January 2014 - 14:14

Telefonei para a vodafone e informei-me mais acerca disto, e parece que se os "Dados móveis" estiverem desactivados os dados móveis de 2º plano não têm influência. Ou seja, há aqui alguma coisa de errado, talvez os APNs?







Também marcado com uma ou mais destas tags: dados móveis, internet