Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Recuperar Ficheiros eliminados sem (OTG)/ROOT


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 AndaBuzz

AndaBuzz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 68 mensagens
  • Localizaçãohttps://t.me/pump_upp
  • Google Nexus 5 (2013), Motorola Moto X (2013)

Mensagem publicada 08 January 2014 - 00:50

Saudações! criei este tópico na secção de ajuda e SOS do fórum:

 

"Boas, preciso de ajuda nessa questão. Eliminei acidentalmente o álbum "câmara" da galeria de fotos! Por acaso alguém sabe se há alguma maneira de restaurá-lo através de algum método ou aplicação?
Desde já obrigado"

 

No entanto achei pertinente reabri-lo aqui porque após pesquisar bastante descobri que embora haja um vasto leque de apps/PCsoftware para recuperação de ficheiros eliminados em android, no caso do NEXUS 5 em particular não é assim tão simples porque a maior parte deles exige 2 coisas:

 

Para que o sofware detecte o smartphone e consiga analizar o histórico, o primeiro procedimento é activar a depuração USB, até ai tudo bem, no entanto a seguir pede para activar o modo de armazenamento em massa (OTG) e como o N5 não possui Cartão SD (e pelo que percebi a sua memória interna é virtual e não física) isto não é possível. 

A única maneira de transferir informação entre o PC e o telemóvel é como Aparelho Multimédia (MTP) ou como Câmara (PTP).

Parece no entanto haver a possibilidade de em alguns programas conseguir fazê-lo nos equipamentos com acesso ROOT.

 

A minha pergunta é se haverá a algum outro programa que aceda ao registo dos ficheiros eliminados por MTP, ou em ultimo caso Fazer ROOT ao aparelho sem ter que fazer um factory reset e perder a informação actual?

 

Outras opções são a apk DiskDigger ou programas que forneçam automount de armazenamento USB mas penso que também é necessário acesso ROOT..

 

alguns dos programas que tentei sem êxito:

-Data Recovery

-Dr Phone

-Android Recovery

-Yodot Recovery

 

Ainda sou novato na área por isso desculpem desde já alguma "calinada".

 

Abraços ;)

 



#2 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 01:01

Do factory reset não te safas se fizeres root. Montando a memoria do telemóvel no pc não vais conseguir recuperar nada porque na pratica é tipo uma drive virtual, o melhor a fazeres é instalares um programa dentro do sistema android e tentares recuperar os ficheiros. Para precaver futuramente outro engano teu, podes começar por criares uma conta no Mega e instalas a aplicação no telemóvel e podes fazer o upload automaticamente das fotos e vídeos assim que te ligas ao wifi.


  • AndaBuzz gosta disto

Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#3 AndaBuzz

AndaBuzz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 68 mensagens
  • Localizaçãohttps://t.me/pump_upp
  • Google Nexus 5 (2013), Motorola Moto X (2013)

Mensagem publicada 08 January 2014 - 01:13

Pois tinha essa ideia, será o que farei a partir de agora. Então em relação ao álbum que já andou dificilmente o conseguirei recuperar..

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk



#4 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 01:17

Faz root ao telemóvel, só vais perder as aplicações que tens instaladas e sms/mms, os contactos deves os ter guardados na conta do o google, futuramente só ficas a ganhar com root e assim tentas as aplicações de recuperação com acesso root :)


Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#5 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 08 January 2014 - 09:07

Pelo que sei é possível meteres root sem perder nada no telefone. Pesquisa no Xda a ver os métodos disponíveis.

Para a próxima liga o backup de fotos para o Google Drive. É muito útil nestes casos.

 

 

Nota: Precisas de ter o bootloader desbloqueado. Se precisares de o desbloquear então perderás toda a informação.


Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
 


  • AndaBuzz gosta disto
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#6 AndaBuzz

AndaBuzz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 68 mensagens
  • Localizaçãohttps://t.me/pump_upp
  • Google Nexus 5 (2013), Motorola Moto X (2013)

Mensagem publicada 08 January 2014 - 11:37

Nota: Precisas de ter o bootloader desbloqueado. Se precisares de o desbloquear então perderás toda a informação.

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Pois, ouvi falar de um "bootunlocker v1.4" para o N5 que permite desbloquear o bootloader sem perder os dados, no entanto é necessário já ter acesso ROOT o que no meu caso volta ao mesmo problema.. Já fiz ROOT num LG P970 no entanto tenho um pouco de medo de fazê-lo no meu N5 com menos de duas semanas...
Qual é o método que achas mais acessível/seguro?

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk



#7 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 14:05

O meu Nexus 5 nem um hora esteve fora da caixa sem root.

 

fastboot oem unlock e está feito!


Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#8 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 08 January 2014 - 15:31

Podes instalar o TWRP, e por lá montar o cartão SD via USB e recuperar com qualquer programa de recuperação de ficheiros no windows.

 

Não sei se para instalares o TWRP perdes tudo como para fazer root ou se neste telemóvel é um processo mais simples ou mais complicado...


Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#9 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 15:40

Precisa na mesma de root para instalar uma custom recovery


Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#10 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 08 January 2014 - 15:45

Precisa na mesma de root para instalar uma custom recovery

Não sei se é necessariamente verdade.

Existem versões root que é só aplicar via custom recovery o zip.

Portanto pode não ser necessário fazer root para colocar isso, a não ser que neste telemóvel seja só assim...


Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#11 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 15:58

Eu desconheço, se for assim é bem bom para o AndaBuzz resolver o problema dele. Mas continuou a dizer que ter acesso root só traz vantagens :)


Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#12 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 08 January 2014 - 16:00

Eu desconheço, se for assim é bem bom para o AndaBuzz resolver o problema dele. Mas continuou a dizer que ter acesso root só traz vantagens :)

http://www.teamw.in/project/twrp2/205

 

Dá para instalar sem root, pelo que me parece das instruções, mas se estiver com o bootloader bloqueado, o desbloqueio limpa tudo, portanto vai dar ao mesmo ;)


Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#13 SysCon

SysCon

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 393 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 08 January 2014 - 16:15

Mas isso é o processo normal de instalação da custom recovery


Nexus 5

Nexus 5X

ASUS ZenPad S8 Z580CA


#14 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 08 January 2014 - 17:05

Podes instalar o TWRP, e por lá montar o cartão SD via USB e recuperar com qualquer programa de recuperação de ficheiros no windows.

 

Não sei se para instalares o TWRP perdes tudo como para fazer root ou se neste telemóvel é um processo mais simples ou mais complicado...

 

Boa tarde,

 

Para instalares uma recovery personalizada, CWM, TWRP ou outra necessitas de desbloquear o bootloader. Isso implica a perda de toda a informação do telefone.

 

Um abraço.


Boa tarde,

 

Com o bootloader desbloqueado há a possibilidade de recuperar informação apagada ou corrompida em qualquer filesystem usando o método aqui descrito. Apenas é necessário ajustar ao filesystem pretendido.

A estrutura do mmcblk do Nexus 5 pode ser consultada no tópico - Efectuar o backup da efs do Nexus 5 .

 

Um abraço.


  • AndaBuzz gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.