Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Rom? Bootloader? Memória interna? Help me, please!


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 sarap

sarap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens

Mensagem publicada 07 December 2013 - 18:29

Olá a tod@s, 

 

Após ter tentado melhorar a memória no meu Arc S, o que conseguir foi apagar o Google Play Store (dah!), e com alguma dificuldade lá o conseguir voltar a instalar..

 

Isto para dizer o quê? Que preciso da V/ ajuda, pois há uma série de 'conceitos' sobre o mundo android que eu desconheço.

 

a) Primeiramente, o que é a Rom? Quais as vantagens de desbloquear/atualizar a Rom

b) O que é o bootloader? Qual a vantagem de o desbloquear?

c) Se atualizar o Rom e desbloquear o bootloader consigo melhorar a memória interna do meu smartphone? Se não, há alguma forma que permita melhorar, aumentar, a memória interna?

d) Neste momento, tenho apenas instaladas as app's: Gmail, Facebook, Photowonder, Inkpad, Youtube, Adobe Reader, o que me ocupa 307Mb da memória ficando apenas com 113Mb livres; quais as melhores app's que vocês têm instaladas?  

 

Peço desculpa por todas estas dúvidas, efetivamente já andei a ler alguns post's aqui pelo fórum mas como não fiquei totalmente elucidada, daí ter criado este tópico. 

 

Desde já, muito obrigada pela V/ ajuda. 

Sarap

 

 

 

 

 



#2 teumituh

teumituh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S

Mensagem publicada 07 December 2013 - 18:44

O que é bootloader no Android?

Bootloader é um pedaço de código que é executado antes do android iniciar o Kernel. Podemos dizer então que o bootloader é o responsável pelo boot, ou inicialização do celular. No Android, o bootloader (gerenciado de boot) é uma função que vem de fábrica travada, ou seja, não dá para você alterar o boot, ou a inicialização do Android. Os fabricantes de celulares alegam que isso que é uma prevenção de segurança, pois o usuário “desavisado” pode fazer algo errada e transformar o celular em um peso de papel, mas isso não faz muito sentido já que o próprio Google, criador do sistema, vende seus aparelhos (linha Nexus) com o bootloader destravado. Então a verdade é que os fabricantes travam o bootloader pois não querem que os usuários troquem a ROM do aparelho, já que se algo dar errado no processo, eles vão ter que arcar com os custos de uma possível garantia. Isso explica porque os aparelhos perdem a garantia quando alteramos o bootloader ou mesmo damos acesso root.

Quais as vantegens de desbloquear o bootloader?

Enquanto que ao dar acesso root ao Android você consegue o acesso “Super user” ao aparelho e automaticamente pode desinstalar e instalar qualquer aplicativo no sistema, com o Bootloader você vai poder além disso, modificar a ROM do seu aparelho.

Para você instalar uma ROM modificada é necessário ter o bootloader destravado. Caso você não queira instalar uma ROM customizada e nem pretenda um dia usar uma, não há motivo para habilitar essa função. Você pode fazer Root sem desbloquear o bootloader.

Muitos celulares ao fazer o root automaticamente desbloqueiam o bootloader, já outros o processo é mais difícil e é feito a parte do root.

Quais as desvantagens de desbloquear bootloader?

A principal desvantagem, conforme já dito é que você anulará a garantia do seu aparelho. Além disso você pode perder aplicativos proprietários, como por exemplo o software Bravia Engine que melhora as telas da Sony, ou outras tecnologias de outras marcas. Outro motivo é que pode acontecer de se aparelho se recusar a atualizar via OTA, apesar que no Brasil raramente os fabricantes fazem.

Como posso saber se posso desbloquear meu bootloader?

Sim, existem aparelhos que simplesmente é impossível desbloquear o bootloader, pelo menos demora tempos para os desenvolvedores fazerem isso, ou desistem. Para saber isso, faça o seguinte:

  • Vai no discador de telefone
  • Digite: *#*#7378423#*#*
  • Agora vai em >Service info > Configuration> Rooting status.
  • Aparecerã uma mensagem, seja uma das duas abaixo:

“Bootloader unlock allowed” – Você pode desbloquear o seru bootloader
“Bootloader unlock not allowed” – Esquece, você não pode desbloquear.

 

Sim, consegues aumentar a memória do teu aparelho dado que como ficas com permissões de "SuperUser", consegues desinstalar app's que não conseguirias anteriormente, aumentando, assim, a memoria do telefone, entre outras vantagens.

 

As melhores app's depende sempre muito daquilo que precisares e deres importância...

 

Qualquer duvida, dispõe



#3 sarap

sarap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens

Mensagem publicada 07 December 2013 - 18:55

Olá Teumituh, 

 

Antes de mais obrigada pela tua pronta resposta!

 

E... o que é a ROM? É quais as vantagens de instalar uma ROM desbloqueada?!

Já agora, coloquei o código que me passou e deu que dá para desbloquear o bootloader. 

 

E o que é o/a Kernel? 


Editado por sarap, 07 December 2013 - 18:59.


#4 teumituh

teumituh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S

Mensagem publicada 07 December 2013 - 19:08

Isso são boas noticias. Com o bootloader desbloqueado consegues ter permissões totais sobre todo o telefone.

 

As ROMs desbloqueadas sao, à partida, melhores do que a original em termos de aspecto e performance.

 

Se souberes inglês, tens todo este mega-assunto aqui http://forum.xda-dev...d.php?t=2320872



#5 sarap

sarap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens

Mensagem publicada 07 December 2013 - 19:10

Ok, e o que é que são ROMs? Lol... 



#6 AXT

AXT

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • Xperia Arc S

Mensagem publicada 15 January 2014 - 01:05

sarap, sou rookie+/- na coisa mas vou tentar explicar-te de forma simplificada:

 

O kernel (stock ou custom) é como a Bios do teu computador

A Rom (stock ou custom) é como o Sistema operativo do teu computador [podes ter GB(2.0), ICS (4.0), JB(4.1-4.3), KK (4.4) e mesmo ubuntu(Linux)]

 

Para desbloqueares o teu android e usares para qualquer operadora móvel tens de ter o bootloader unlocked. (os monhes cobram-te 15€ +/-]

 

Para teres previlegios de "administrador" e conseguires colocar "custom roms" ou "custom kernels" tens de ter Root feito.

Podes ir ao Google play e procura por uma qualquer aplicação "Root Check/er" para ver se tens ou não o Root feito.

 

Se pretendes fazer overclock ao processador ou aumentar a "system cache" [RAM EXPANDER] tens de ter Root feito e instalares Kernel customizada.

 

Sem mudares a kernel podes aumentar a "system cache" através por exemplo do programa ROHE Ram Expander.

Apenas custom kernels te permitem ter overclock ao processador.

 

O código *#*#7378423#*#* não desbloqueia nada, apenas te permite aceder ao "service menu" do teu xperia [se for o caso], onde podes aceder a informação e fazer testes ao hardware



#7 sarap

sarap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens

Mensagem publicada 22 February 2014 - 14:25

Olá Axt, 

desculpa desenterrar este tópico.. 

Mas vou precisar mesmo de aumentar a memória do meu Sony Experia Arc S.. Neste momento apenas tenho o whatsapp e o facebook (de app's) instalados no tlm, e ele só me avisa que tenho pouco espaço na memória. 

O problema é que eu não percebo nada destas coisas e tenho medo de fazer disparate... Sabes-me dizer algum sítio em Lisboa, Sintra, Cascais, onde me possam fazer o tal Root ao tlm?

Obrigada!



#8 teumituh

teumituh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S

Mensagem publicada 25 February 2014 - 20:39

Consegues instalar algum cleaner? É a opcao rápida que tens

Enviado do meu LT18i através de Tapatalk

#9 Spyke

Spyke

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • sony arc s

Mensagem publicada 30 March 2014 - 06:31

Boas!

teumituh, vejo que entendes disto, tenho um ARC S e trago talvez a pior questão do forum.

no sentido de o tornar um pouco mais rapido, pus-me a desinstalar apps que pensava não necessitar, 

e fiz isso com um "rom manager" qualquer. acontece que agora não dá para instalar nada, dá um ERRO -110

 fiz um backup para definições de fabrica e (talvez por ter apagado algo importante com o tal programa) continua sem instalar nada. passei ja muitas horas na net e tudo que já li não me ajudou tenho o bootloader unlock  allowed- NO. 

 O QUE FAÇO????



#10 teumituh

teumituh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S

Mensagem publicada 30 March 2014 - 13:55

Tens root? Sabes que aplicações apagaste? Podes meter um print do erro?

Enviado do meu LT18i através de Tapatalk

#11 Spyke

Spyke

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • sony arc s

Mensagem publicada 30 March 2014 - 17:19

sim fiz Root.que verifiquei com um "root-chequer" e no status confirmava um root-OK.

Eu apaguei muitas coisas com um programa, (converti em user app e depois passaram para o lado esq. das aplicaçoes transferidas) tais como,:

 

...assistentes de configuração

...agents feedback

...google partner..set up 

...iniciadors bbbbblá blá

...cerificados .

???

???

nao me lembro , achas que posso procurar individualmente por cada um destes "drivers" e tentar instalar da playstore? 

isto nao instala nada ,

Ajudem p.f. que tiver alguma ideia  

  OBRIGADO!

 

 

 

Ficheiros Anexados



#12 teumituh

teumituh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Sony Ericsson Xperia Arc S

Mensagem publicada 30 March 2014 - 18:54

Se a reposição de fábrica não resolveu então tenta entrar no CMW e fixa as permissões (penso que está nas advanced options)

 

Se mesmo assim, ainda não resultar, faz de novo root e aproveita e instala uma ROM diferente, de preferência mais actual. 

 

Se tiveres muita urgência, add no skype.

 

Pesquisa rápida pela net encontrei isto http://www.digitalre...de-app-install/ mas duvido que funcione contigo já que nem a reposição de fábrica te resolveu... 



#13 Spyke

Spyke

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • sony arc s

Mensagem publicada 30 March 2014 - 19:40

não tenho Skype nem posso, não tenho net suficiente neste pc.

Mas preciso de ajuda podemos falar no facebook ?

o que é isso de "CMW"?


FACEBOOK:   Filipe Pintor