Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUTORIAL] CTR/CWM/Stock Recovery | Root/unRoot | bq Aquaris

root cwm recovery ctr bq aquaris

  • Por favor inicie sessão para responder
45 respostas a este tópico

#1 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 October 2013 - 01:24

Boas!

 

Após algum tempo a pesquisar na Internet, quer aqui no fórum, quer no "mibqyyo", consegui aprender como fazer "flash" da CWM Recovery, bom como dar permissões Root aos telemóveis bq (que são dispositivos MTK <-> MediaTek).

 

Como ainda perdi algum tempo até perceber a "mecânica da coisa" achei por bem disponibilizar aqui um tutorial para que outros possam perder menos tempo que eu, caso estejam interessados em fazer root ao seu telefone, bem como, se quiserem dispor das funcionalidades de uma recovery CWM.

 

Todos os métodos aqui apresentados são universais para os dispositivos MTK, contudo, dado dispor de um bq Aquaris 3.5 (MT6572), informo, desde já, que os ficheiros da recovery e do scatter que disponibilizo neste post servem apenas para este modelo. Se for um utilizador de outro modelo, poderá seguir estas instruções, contudo, é obrigatório que utilize os ficheiros adequados ao seu modelo (sugiro uma pesquisa no site de "descargas" da bq para os encontrar, o link directo está na secção de instalação da recovery, bem como, uma vista de olhos no segundo post).

 

Com este tutorial não pretendo roubar créditos a ninguém, simplesmente pretendo ajudar a comunidade. Os meus agradecimentos vão para todos aqueles que responderam às minhas dúvidas (vocês saberão quem são) e também quero agradecer à comunidade do mibqyyo que disponibilizou bastante informação.

 

Bom, vamos meter mãos à obra!

 

 

* Descarregamentos e instalação dos drivers USB *

 

Spoiler

 

 

* ROOT (ou seja, dar permissões ROOT) *

 

Spoiler

 

* Instalar SuperSU como app de sistema *

 

Spoiler

 

 

* Instalar a CTR ou a CWM Recovery *

 

Spoiler

 

 

* UNROOT (ou seja, remover as permissões ROOT) *

 

Spoiler

 

 

* Voltar à Stock Recovery *

 

Spoiler

 

 

Eu não poderei ser responsabilizado caso o seu telefone fique danificado ao tentar efectuar estas operações. Apesar de duvidar (e muito) que algo desse género aconteça (especialmente se tiver seguido todas as minhas instruções "à risca"), que fique bem claro que está a efectuar estas operações porque assim o entende e, não, porque lhe estou a dizer para o fazer.


Editado por ElTifo, 24 July 2014 - 23:30.

  • JAFA e AustAdmilk gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#2 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 06 November 2013 - 00:00

Boas!

 

Disponibilizo links para as várias recovery´s que encontrei nas comunidades "mibqyyo" e "htcmania":

 

bq Aquaris 3.5

 

bq Aquaris 4

 

bq Aquaris 4.5

 

bq Aquaris 5

 

bq Aquaris 5 HD

 

bq Aquaris 5.7

 

bq Aquaris E4.5

 

bq Aquaris E5 HD

 

bq Aquaris E5 FHD

 

 

Créditos para os membros dessas comunidades que tiveram a amabilidade de disponibilizar estes ficheiros.

 

 

Cumps! 


Editado por ElTifo, 26 September 2014 - 16:55.

  • JAFA e jonilopes gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#3 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 26 December 2013 - 17:38

Boas!

 

Para quem tiver efectuado a actualização de firmware da bq e não estiver a conseguir fazer root, aconselho o programa VROOT.

 

Funciona 5 estrelas e é compatível com quase tudo o que é Android.

 

O único senão é que está em Chinês (quer o programa no PC, quer a app no dispositivo).

 

Contudo, após termos a app (e o binário su) instalados no nosso dispositivo, podemos instalar a SuperSU da Google Play e desinstalarmos a outra Chinoca.

 

Foi assim que fiz, e tenho tudo a bombar como deve de ser.

 

Como sei que é difícil entenderem-se com os menus em Chinês, podem dar uma vista de olhos NESTE post do XDA onde encontram umas imagens que explicam como proceder.

 

Se não se entenderem com o Inglês, têm AQUI instruções em Português, disponibilizadas pelo gitiaru. Obrigado pela tradução amigo.

 

 

Abraços e continuação de boas festas!


Editado por ElTifo, 14 January 2014 - 00:46.

  • JAFA gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#4 HugoAquino

HugoAquino

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • bq Aquaris 5

Mensagem publicada 29 December 2013 - 12:30

Boas ElTifo. Preciso de fazer um unroot ao meu bq aquaris 5 para poder resolver um problema do GPS. Gostava de saber se o  ROOT_MTK65xx.rar que usas-te para o teu bq aquaris 3.5 serve para o meu bq aquaris 5. Aguardo uma resposta, Obrigado :)



#5 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 December 2013 - 14:07

Boas.

O método de root é completamente irrelevante.

O importante é teres a APP supersu no teu telefone.

Essa APP, tal como expliquei na OP, permite remover o root completamente.

Cumps!


<--------------------------->
Sent from another dimension


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#6 HugoAquino

HugoAquino

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • bq Aquaris 5

Mensagem publicada 29 December 2013 - 20:49

 Boas novamente. Depois de ter concluido, o passo "Dar permissões ROOT" não consigo entrar na aplicação Super SU "Não existe binário SU instalado e o SuperSU não o consegue instalar. Isto é problemático!". Penso que seja por causa do ROOT_MTK65xx que apenas sirva para o bq aquaris 3.5. Qual é o ROOT MTK para o bq aquaris 5?

 

Cumprimentos.



#7 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 December 2013 - 21:26

Boas.

 

Se esse ROOT não funcionou, então utiliza o programa VROOT (é Chinês mas não te preocupes).

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#8 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 11 January 2014 - 00:44

Olá amigos!

 

AQUI poderão descarregar a Carliv Touch Recovery 2 para o bq Aquaris 3.5.

 

Foi "portada", testada e aprovada por mim (vale o que vale...eh eh).

 

* Imagens *

 

Spoiler

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 26 January 2014 - 23:59.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#9 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 11 January 2014 - 21:38

epá... vou levar porrada por só agora ter visto esta thread.

a thread está boa, mas uma dica... ao actualizar o firmware do bq aquaris 3.5 troquem só o stock recovery por um dos indicados cá e pumbas! actualização prontinha com o recovery já a rolar!



#10 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 12 January 2014 - 00:20

Boas!

 

Sim, é uma boa ideia. Trocar logo a recovery por uma destas ao instalar a actualização de firmware, através da SP Flash Tools fará com que, não só actualizem o firmware, como também ficam logo com uma custom recovery.

 

Claro está que isto é só para quem não fizer o update pelo telefone (quem não tiver root nem cenas do género).

 

E sim,masterbyte, já levavas umas palmadas por só agora teres visto esta thread. :P 

 

Eh eh!

 

Cumps! 


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#11 masterbyte

masterbyte

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens
  • Localizaçãocasa
  • Huawei Ascend Y300, V985N, Storex E'zeeTab 805, Point of view 742c

Mensagem publicada 12 January 2014 - 12:28

acho que a nova actualização gasta mais bateria... ou foi impressão minha.

e só consegui fazer root de novo com o vroot...

é pena não existir o Carliv Touch Recovery para chips rockchip... :(



#12 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 26 January 2014 - 23:54

Olá amigos!

 

AQUI poderão descarregar a Carliv Touch Recovery 2.2 para o bq Aquaris 3.5.

 

Foi "portada", testada e aprovada por mim.

 

 

A CT Recovery trata-se de uma recovery baseada na CWM Recovery 6.0.4.4 mas com suporte para toque e tem, como funcionalidade extra, acesso directo ao Aroma Filemanager.

 

Para mais informações acerca desta recovery, por favor acedam ao post do criador da mesma, no fórum XDA, clicando AQUI.

 

Nesse mesmo post encontrarão informações sobre como pôr o Aroma Filemanager a funcionar, bem como, o que fazer caso pretendam ter esta recovery noutro telefone qualquer que seja MTK (todos os bq Aquaris são).

 

Qualquer dúvida, ou se o vosso Inglês não for assim tão bom, poderão dispor pois terei todo o prazer em auxiliar.

 

* Imagens *

 

Spoiler

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 27 January 2014 - 00:00.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#13 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:13

Boas

estou com um enorme problema. consegui flashar a recovery no meu aquaris 5 HD mas estupidamente tambem consegui apagar tudo o que tinha no telemovel.tentei sacar a stock rom do site da aquaris e instalar através do recovery mas durante a instalação ele aborta.se ligar o telemovel normalmente este fica com o logo da bq durante um tempo e volta a reiniciar :(((

estou preso nisto,há alguma maneira de flashar o rom sem ser por recovery?alguma maneira de salvar o telemovel?

 



#14 AbduL

AbduL

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 676 mensagens
  • LocalizaçãoOeiras

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:17

As roms do site são para usar a SPFT.
if [ $up.post.type = $type.two.lazy.to_use_google ] || [ $up.post.type = $type.silly_question ];
then mv $user.contact.up.post /.trash; set response($response.type ignore);
$user.up.post.ignore_in_future = true; fi;

 


#15 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:21

e onde posso encontrar as roms do site?o processo para flashar a rom é fácil?desculpem tanta duvida mas nem consigo pensar direito



#16 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:37

Olá!

 

Deixa-me adivinhar...utilizaste a SP Flash Tools mas não tiraste os "vistos" todos, menos o da recovery, quando flashaste a recovery.

 

Acertei?

 

Bom, isto resolve-se rapidamente.

 

Para instalares a ROM de origem no teu 5 HD apenas tens de ir AQUI e clicar em "descargas".

 

Clicas em "Firmware Hard Reset" de modo a descarregares a ROM oficial do 5 HD.

 

Depois só tens de utilizar a ferramenta SP Flash Tool (a mesma que deves ter utilizado para flashar a recovery) de modo a lançares o firmware original. Tens um guia que explica isto AQUI.

 

Já que vais fazer isto, podes aproveitar e escolhes logo uma recovery diferente da de origem. Assim fazes um 2 em 1, voltas a ter o telemóvel com o firmware original mas já com uma Recovery CWM (ou CTR).

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#17 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:52

estava tudo desactivado a não ser o recovery.o problema foi apagar tudo do telemovel,tal como se faz quando se tenta instalar um custom rom,só que neste caso nao ha nenhum a nao ser o de stock,ao que tentei instalar através do recovery e nao funciona.
De qualquer maneira,tentei fazer o hard reset pelo flash tool, mas após carregar em firmware->upgrade e ligar o telemovel por cabo, este liga-se e fica no logo da bq outra vez.E no flash tool não acontece nada :\



#18 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:57

Fica no logo da bq?

 

Hmmm...

 

Estás a ligar o telemóvel ao PC, via USB, estado o telemóvel desligado?


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#19 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 19:59

sim desligado, o problema parece-me é que mal ligo o cabo de usb o telemovel liga-se sozinho.sem a bateria ele detecta por alguns segundos (consigo ouvir o som do windows a detetar o dispositivo) e e volta a desligar-se



#20 AbduL

AbduL

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 676 mensagens
  • LocalizaçãoOeiras

Mensagem publicada 27 January 2014 - 20:04

Cada vez que flashas o tlm, tens que instalar as driver's. Deixa o tlm sem bateria um minuto e volta a tentar. E devias carregar em download, ao carregares em upgrade corres o risco de perder o IMEI e o serial number

Editado por AbduL, 27 January 2014 - 20:05.

if [ $up.post.type = $type.two.lazy.to_use_google ] || [ $up.post.type = $type.silly_question ];
then mv $user.contact.up.post /.trash; set response($response.type ignore);
$user.up.post.ignore_in_future = true; fi;

 


#21 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 January 2014 - 20:06

Ele não deveria ligar-se quando conectas o cabo USB.

 

No meu, o máximo que faz. é começar a carregar a bateria, isto se, no entretanto, não for detectado pela SP Flash Tools.

 

Instala os drivers USB novamente e tenta ligar o telefone numa porta USB que não aquela onde tens estado a tentar.

 

 

 

P.S - Já agora, experimenta instalar ESTES drivers USB.


Editado por ElTifo, 27 January 2014 - 20:08.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#22 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 20:31

ja desinstalei e voltei a instalar, tanto um como os outros drivers e nada.o problema é mesmo o telemovel iniciar quando o ligo por usb ( e com a bateria inserida).nao haverá outra maneira?como restaurar um backup pelo recovery?já agora,nao sei se é suposto mas no flash tools,após escolher o scatter-loading,devo selecionar todos os ficheiros abaixo antes de premir o botão de firmware->upgrade?é que recebo sempre a mesma mensagem " [hint]preloader is checked ,but without path" assim como o resto das opcoes abaixo .Nem vale a pena mandar para a garantia suponho, 200 euros para o lixo..



#23 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 January 2014 - 22:19

Tem calma.

 

Não é suposto aparecer qualquer aviso após escolheres o ficheiro scatter incluido no firmware oficial para o teu modelo. Já me passou um 5 HD pelas mãos e fiz hard-reset (i.e. flashei o firmware oficial pela SP Flash Tools) sem qualquer problema, nem aviso.

 

Também não é suposto escolheres qualquer outro ficheiro (a não ser que quisesses logo trocar a recovery) diferente dos que estão incluidos no pacote do firmware.

 

Vamos por partes.

 

Neste momento tens uma CWM (ou CTR) Recovery no telefone, certo? Já experimentaste fazer um wipe data/factory reset? Se sim, qual foi o resultado? Ele diz que faz, ou nem por isso? E formatar as partições através da recovery, consegues?

 

 

Por outro lado, a mim, "cheira-me" que o teu PC está-te a "pregar partidas". Os drivers USB necessários para o correcto funcionamento do dispositivo com a SP Flash Tools nem sempre são fáceis de instalar correctamente e às vezes o nosso PC simplesmente atrofia-se todo quando os instala (muito por culpa da porcaria do Windows Update).

 

Estás a utilizar um Windows 8 (ou 8.1)? Aconselhava que estivesses num 7 ou XP.

 

Podes também pedir a alguém que faça um hard-reset ao seu 5 HD e que depois faça um nandroid backup pela recovery. Seguidamente disponibiliza esse backup e tu tentarias repôr o mesmo no teu telefone.

 

Tem de haver solução.

 

Já agora, explica-me, que procedimentos tomaste para flashar essa recovery? Tens a certeza que escolheste a recovery correcta para o teu modelo?

 

Estou a achar o teu caso estranho. Se apenas escolheste a recovery e carregaste em "download" não haveria motivos para que a ferramenta mexesse nas outras partições.

 

 

Prontifico-me para te ajudar no que puder. Nem que nos tenhamos de nos encontrar pessoalmente.

 

És de onde mesmo? Eu sou de Odivelas.

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 27 January 2014 - 22:22.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#24 jonz

jonz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 27 January 2014 - 22:36

finalmente consegui!que sentimento de alivio :D  tentei num PC diferente.pelos vistos o problema foi que no meu pc o flash tools por alguma razao nao funcionava direito.obrigado a todos que ajudaram


  • ElTifo gosta disto

#25 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 January 2014 - 22:41

:cool:

 

Power ON!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!






Também marcado com uma ou mais destas tags: root, cwm, recovery, ctr, bq aquaris