Saltar para conteúdo


Foto

Stock Rom Internacional / Europa (GT-N7105)


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 riagva

riagva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Samsung Galaxy Note II LTE (GT-N7105)

Mensagem publicada 23 September 2013 - 23:14

Boas pessoal. Cá estou eu de regresso com mais uma dúvida.

 

Existe alguma Stock Rom Internacional ou Europeia (Oficial) para o Samsung Note GT-N7105 LTE???

 

Já ouvi falar das Stocks Roms dos "Nordic Countries" (NEE ou DNF???), mas eu não percebo nada disto, porque consoante o modelo, as bases das stock roms são diferentes.

 

Qual a stock rom base para lançarem as atualizações para os restantes países?

 

Em relação ao Samsung Galaxy S4, a rom Internacional oficial é a do Reino Unido (United Kingdom - BTU).

 

Existe alguma coisa do género para o Note 2 ou tenho de me contentar com a versão portuguesa TPH?

 

 



#2 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2013 - 08:24

Existe alguma Stock Rom Internacional ou Europeia (Oficial) para o Samsung Note GT-N7105 LTE???

 

A Samsung não tem rom's oficiais, no sentido que lhe estás a atribuir. Outra resposta possível, é que todas as rom's da Samsung são oficiais, pois todas são lançadas pela Samsung.

 

Não existe rom oficial europeia para nenhum telefone da Samsung, que eu tenha conhecimento. A politica de rom's da Samsung é igual para os telefones Android (pelo menos para os que conheço, embora te diga que não os conheço todos), e nunca ouvi falar de tal coisa.

 

 

 

Já ouvi falar das Stocks Roms dos "Nordic Countries" (NEE ou DNF???), mas eu não percebo nada disto, porque consoante o modelo, as bases das stock roms são diferentes.

 

 

As bases das rom's diferem nalguns casos. Não te sei dizer exactamente todos os casos, mas as posso dizer-te que as rom's para o mercado asiático são diferentes na base, das rom's para o mercado europeu. Isto para além, das diferençaras óbvias que existem nos modem's, pois diferentes países têm frequências diferentes nas varias tecnologias, gsm 4g etc.

 

Se nos mantivermos apenas nas rom's para a Europa, são todas exactamente iguais, na componente PDA que é aquela a que te referes. Quero dizer com isto, que uma rom DMF2 é igual a outra DMF2 de outro pais embora tenha um CSC diferente. Na base (PDA) é exactamente a mesma rom.

 

As roms' dos países nórdicos ou outros, mudam apenas no CSC, que é uma referencia meramente geográfica, e que altera a rom apenas na configuração. Apenas para exemplo, nos paises onde é proibido fazer gravações de chamadas, esta opção está bloqueada no CSC.

A mesma rom, nalguns países permite gravar chamadas e noutros não.

 

BTU, NEE, TPH, são apenas diferentes CSC que permitem localizar para que mercado foi disponibilizada uma rom.

 

Para portugal existem 3 CSC's. Um para cada operador, vodafone, tmn e optimus e mais um para os telefones vendidos sem operador, que é o TPH

 

 


Qual a stock rom base para lançarem as atualizações para os restantes países?

Não existe tal coisa. Uma rom sai inicialmente com qualquer CSC e depois vai saindo com os restantes. Não existe regra para tal coisa. Mas é um facto que os telefones do Reino Unido recebem de uma forma geral, as novas rom's antes de Portugal. Não te esqueças  da dimensão (numero de terminais vendidos) e como tal da importância dos dois mercados.

O primeiro CSC a ter um upgrade não é sempre o Reino Unido. Já existiram muitos updates, que foram lançados noutros mercados

 

 

Em relação ao Samsung Galaxy S4, a rom Internacional oficial é a do Reino Unido (United Kingdom - BTU).

 

 

Isto é um mito urbano. Mais um, no meio de muitos. É como a teorias do carregamentos das baterias e a necessidade das rom's e dos kernel's "assentarem" depois de um flash

 

Não existe rom internacional oficial para nenhum telefone.

 

 

Existe alguma coisa do género para o Note 2 ou tenho de me contentar com a versão portuguesa TPH?

 

Eu não usaria a expressão "contentar" neste contexto. Um rom TPH é igual a outra com outro CSC. Não é seguramente pior.

 

Em nenhum critério, uma rom do reino Unido, é melhor que uma rom TPH

 

Penso que te estejas a referir à vantagem de uma rom do Reino Unido ter updates mais cedo.

 

Para quem vive no mundo oficial, com actualizações oficiais, isto pode ser verdade. Mas os habitantes, deste mundo já perdem tanta coisa, muito mais importante e não se queixam, que não imagino porque se irão queixar de um par de semanas mais, para actualizar a rom.

 

Não têm root, a possibilidade de modificar os terminais é praticamente inexistente, nãp podem modificar nenhuma das características das aplicações oficiais, usam um telefone limitadíssimo. Se isto não os incomoda e vivem bem com esta realidade, porquê tanta pressa em ter uma versão mais recente de firmware? Na maior parte dos casos nem irão notar nenhuma diferença, As diversas versões de firmware são praticamente iguais na aparência. Qual o problema em actualizar uma semana depois?

 

Para os que vivem no mundo de Odin, é irrelevante o CSC de um firmware quando sai. Faz-se o download e flasha-se,. Simples.


Editado por sapec, 24 September 2013 - 08:35.


#3 riagva

riagva

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • Samsung Galaxy Note II LTE (GT-N7105)

Mensagem publicada 24 September 2013 - 22:23

Desde já muito obrigado pela tua resposta.

 

Sim, todo o meu interesse é receber as atualizações o mais rápido possível, por isso é que criei este tópico para ver esclarecidas as minhas dúvidas, às quais respondeste corretamente. Tocáste em todos os pontos que eu queria saber. Mais uma vez, obrigado pela tua resposta.

 

Por enquanto vou ficar com  a versão Portugal TPH, até descobrir outros horizontes ;)

 

 

Por exemplo o Samsung Note 3 já vem com uma stock rom "Open Europe" (http://www.sammobile...3-lte-sm-n9005/)


Editado por riagva, 24 September 2013 - 22:38.


#4 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2013 - 08:10

Não é fácil num post tirar todas as duvidas sobre CSC, e desde já as minhas desculpas pelo esquecimento dos CSC multi regiões:

 

É frequente a Samsung usar em rom's de teste, como é o caso que mencionas, CSC's que incluem vários países, com linguas diferentes. Já sairam rom's de teste, para outros modelos da Samsung com este CSC. Penso que seja uma forma dos testes serem feitos por um leque mais vasto de utilizadores, uma vez que estes CSC's têm activadas diversas línguas. Mas pode ser outra razão, não sou Porta.voz da Samsung, nem especialista no tema, que sinceramente, nem me interessa muito.

 

No caso o CSC OXA é um dos habituais nestas andanças das rom's de teste. Chamar-lhe open Europe é um nome um pouco pomposo, para um CSC que contêm 8 países da Europa, mas fica o registo

 

Como entretanto já sabemos, esta Rom com CSC Open Europe seria exactamente igual a todas a todas as outras com PDA BMH1 se existissem, ou se por mero acaso,vierem a existir com outros CSC.

 

Por outro lado, ter uma rom com este CSC com uma alcunha tão global, não dá à partida nenhuma garantia de mais updates, nem de updates em primeiro lugar. Apenas para exemplo, embora este CSC OXA,contemple o Reino Unido, quando sair um update para outro CSC do reino Unido, não irá fazer a actualização. Esta apenas se faz, quando sair um update para OXA


Editado por sapec, 25 September 2013 - 08:13.