Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Hard Reset / Repor Rom Origem


  • Por favor inicie sessão para responder
46 respostas a este tópico

#1 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2013 - 11:17

ATENÇÃO!

Este tutorial implica a perda dos dados e em alguns casos do IMEI também, dai ser necessário fazer um backup dos dados e IMEI antes de avançarem com o Hard Reset. Retirem sempre os cartões SIM quando forem efectuar o Hard Reset!

Mobileuncle MTK Tools

 

 

Drivers: https://s3.amazonaws...ivers&Tools.zip

Flash Tool: https://s3.amazonaws...&+Tools+MTK.rar

Firmware: http://www.bqreaders...-aquaris-5.html

 

Uma vez descarregados estes ficheiros, o primeiro que deverá fazer é instalar os drivers. Para isso, descomprime o arquivo correspondente (Drivers.rar) e colocar a pasta Drivers na raiz do disco C:\ do teu PC.

Na referida pasta, executar o ficheiro install.bat

elcano1.jpg

 

Windows8: clicar em "Install.bat" com o botão direito, clicar em "editar", abrir com bloco de notas e procurar isto:

for /f %%i in ('ver^|find "5.0."') do echo Win NT && set osrecognized=1

for /f %%i in ('ver^|find "5.1."') do echo Win XP && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "5.2."') do echo Win 2003 && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "6.0."') do echo Win Vista && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "6.1."') do echo Win 7 && set osrecognized=1

 

Debaixo dessas linhas acrescentar isto: for /f %%i in ('ver^|find "6.2."') do echo Win 8 && set osrecognized=1

Guardar e gravar o bloco de notas.

 

Uma vez executado, se aparecer a mensagem: "Deseja permitir que este programa de um editor desconhecido realize alterações no computador?" escolher sim (este ficheiro está verificado e não apresenta um risco de segurança).

Nota: Este processo pode demorar vários minutos, dependendo do equipamento em que se esteja a instalar. É necessária alguma paciência e não se preocupe se verificar que o programa não reage. Quando o programa tiver terminado todo o processo de instalação, o seguinte aviso aparecerá várias vezes:

elcano2.jpg

 

Seleccionar "Instalar este controlador mesmo assim" em todos os alertas.

E quando o processo terminar, deverá apresentar o seguinte:

elcano3.jpg

 

Uma vez terminado o processo de instalação dos drivers, descomprimir o arquivo correspondente à ferramenta (MTK+SP+Flash+Tool.rar) e copiamos a pasta (MTK SP Flash Tool) para a raiz do disco C: dentro do PC; abrir a referida pasta e executar Flash_tool, que terá o seguinte aspecto:

elcano4.jpg

 

Seleccionamos Scatter-loading e procuramos a pasta do firmware (que previamente devemos ter descomprimido, a localização para onde a descomprimimos é indiferente) e seleccionamos o arquivo:  MT6577_Android_scatter_emmc.txt.

 
Seleccionamos de seguida "Firmware-->Upgrade" e conectamos o smartphone ao PC. 
 
Ao finalizar, aparecerá novamente a seguinte imagem:
elcano6.jpg
 
Agora só falta desconectar o smartphone do computador e acende-lo. Processo terminado.

Nota: O procedimento de hard reset deve ser efectuado sem os cartões SIM no smartphone e sem que tenhamos outros dispositivos/periféricos conectados por USB ao computador (excepção: rato e teclado).
Nota: Sempre que fizerem este procedimento, têm sempre de instalar os drivers.
 
 
Creditos: PedroC_PT (mibqyyo)

Editado por Formas, 02 January 2014 - 19:28.

  • sergiompnunes e AustAdmilk gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#2 Bq.Aquaris

Bq.Aquaris

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2013 - 11:38

Bom Tuto para o 5 (identico ao 4.5) nao te esqueças de por os creditos ;)

 

Outra cena, quando se instala/reinstala a firmware temos de voltar a instalar drivers, isto aconteceu-me no 4.5 em todas as versões de firmware oficiais testadas por mim


Editado por Bq.Aquaris, 12 September 2013 - 11:39.


#3 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2013 - 13:14

Bom Tuto para o 5 (identico ao 4.5) nao te esqueças de por os creditos ;)

 

Outra cena, quando se instala/reinstala a firmware temos de voltar a instalar drivers, isto aconteceu-me no 4.5 em todas as versões de firmware oficiais testadas por mim

Feito! Obrigado.


Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#4 silva87

silva87

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 188 mensagens
  • BQ Aquaris 5

Mensagem publicada 12 September 2013 - 13:42

boas já tentei fazer o hard reset ao meu e não consigo .

tenho o Windows 7 ultimate 32 bits

tou com root em cwm recovery v6.0.2.8

 

alguém me pode ajudar



#5 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2013 - 11:40

boas já tentei fazer o hard reset ao meu e não consigo .

tenho o Windows 7 ultimate 32 bits

tou com root em cwm recovery v6.0.2.8

 

alguém me pode ajudar

não consegues em que parte do processo?


Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#6 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 13 September 2013 - 19:04

lfad.jpg aparece isto, não consigo instalar os drivers ..



#7 Bq.Aquaris

Bq.Aquaris

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2013 - 21:28

Tens de fazer isso com o telemovel ligado ao usb e depois da instalaçao completa



#8 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 13 September 2013 - 21:47

tenho o telemóvel ligado em modo deburação, mas quando carrego no ficheiro install.bat, ele aparece isso: http://img856.images...6/9288/wojp.jpg


Editado por MisterSHOOT, 13 September 2013 - 21:49.


#9 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2013 - 22:11

tenho o telemóvel ligado em modo deburação, mas quando carrego no ficheiro install.bat, ele aparece isso: http://img856.images...6/9288/wojp.jpg

Experimenta isto:

 

- botão direito em cima do icone do "meu computador" e seleciona "Gerir"

- vai abrir uma janela chamada Gestão de Computadores e vais clicar em "gestor de dispositivos"

- liga o tlm DESLIGADO ao pc e vê se aparece o dispositivo com o simbolo de exclamação 

- se aparecer, botão direito em cima do mesmo, actualizar controlador, selecionas a pasta dos drivers ( a que sacaste) e fazes a instalação

 

Caso mesmo assim não dê, aconselho-te a apagar as pastas que sacaste e voltar a sacar tudo novamente, já que há ai algo que não bate bem...


  • MisterSHOOT gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#10 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 13 September 2013 - 23:54

Experimenta isto:

 

- botão direito em cima do icone do "meu computador" e seleciona "Gerir"

- vai abrir uma janela chamada Gestão de Computadores e vais clicar em "gestor de dispositivos"

- liga o tlm DESLIGADO ao pc e vê se aparece o dispositivo com o simbolo de exclamação 

- se aparecer, botão direito em cima do mesmo, actualizar controlador, selecionas a pasta dos drivers ( a que sacaste) e fazes a instalação

 

Caso mesmo assim não dê, aconselho-te a apagar as pastas que sacaste e voltar a sacar tudo novamente, já que há ai algo que não bate bem...

funcionou tudo direito, mas quando fiz Firmware - upgrade, deu erro: http://img853.images...3/6459/1czw.jpg

 

o telemóvel não liga, alguma ideia ? urgente se faz favor!


Editado por MisterSHOOT, 13 September 2013 - 23:54.


#11 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 10:19

funcionou tudo direito, mas quando fiz Firmware - upgrade, deu erro: http://img853.images...3/6459/1czw.jpg

 

o telemóvel não liga, alguma ideia ? urgente se faz favor!

Repete o processo desde o início.
Verifica:
- Que não tens outros dispositivos conectados ao PC por USB (excepto rato e teclado);
- Aplicações fechadas no PC e processo efectuado com direitos de administrador.
- Descarregar o ficheiro apropriado em http://www.bqreaders...-aquaris-5.html (e sem o(s) cartão SIM introduzido).
 

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#12 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 14 September 2013 - 10:30

já repeti o processo mais de 3 vezes, e sempre sem outros dispositivos ligados, quando ligo o telemóvel, ou dá erro ou nem passa de 0% como aqui: http://img94.imagesh...94/666/femz.jpg


Editado por MisterSHOOT, 14 September 2013 - 11:09.


#13 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 20:16

já repeti o processo mais de 3 vezes, e sempre sem outros dispositivos ligados, quando ligo o telemóvel, ou dá erro ou nem passa de 0% como aqui: http://img94.imagesh...94/666/femz.jpg

Realiza este procedimento:
 
- Com o dispositivo desligado, manter pressionado o botão de  -  volume ao tempo que pressionamos o botão de power.
- Aparecerá o logo de android deitado com uma exclamação vermelha.
- Pressionamos o botão de power.
- Aparecerá o menú  “Android system recovery”. Com os botões de volume, seleccionamos wipe data/factory reset e confirmamos com o botão + de volume.
--------------------
Depois:
 
- Realiza o mesmo procedimento até o logo do android de exclamação vermelha
- menú  “Android system recovery”. Com os botões de volume, seleccionamos wipe cache partition e confirmamos com o botão de menú power.
 
Após isto realiza o hard reset novamente

  • MisterSHOOT gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#14 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 14 September 2013 - 20:17

 

Realiza este procedimento:
 
- Com o dispositivo desligado, manter pressionado o botão de  -  volume ao tempo que pressionamos o botão de power.
- Aparecerá o logo de android deitado com uma exclamação vermelha.
- Pressionamos o botão de power.
- Aparecerá o menú  “Android system recovery”. Com os botões de volume, seleccionamos wipe data/factory reset e confirmamos com o botão + de volume.
--------------------
Depois:
 
- Realiza o mesmo procedimento até o logo do android de exclamação vermelha
- menú  “Android system recovery”. Com os botões de volume, seleccionamos wipe cache partition e confirmamos com o botão de menú power.
 
Após isto realiza o hard reset novamente

 

já tentei fazer isso e ele não responde a nada, ele simplesmente responde, quando conecto ao computador.. tirando isso ele não aparece nada no ecrã..



#15 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 20:21

já tentei fazer isso e ele não responde a nada, ele simplesmente responde, quando conecto ao computador.. tirando isso ele não aparece nada no ecrã..

Vai ao tópico do BQ 4.5, está lá uma maneira de fazer unbrick ao tlm. Tenta essa enquanto eu vou pesquisar mais um pouco sobre esse erro...


  • MisterSHOOT gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#16 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 14 September 2013 - 20:22

Vai ao tópico do BQ 4.5, está lá uma maneira de fazer unbrick ao tlm. Tenta essa enquanto eu vou pesquisar mais um pouco sobre esse erro...

esta bem, obrigado!



#17 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 20:35

Encontrei mais uma, mas em espanhol... não tenho tempo para traduzir. mas experimenta e depois diz qualquer coisa:

 

1.- Descargar el siguiente paquete que aquí os dejo: https://mega.co.nz/#....asuU5O0ga4zpMM
2.- Descargar la actualización (ROM) de la página oficial de BQ: http://www.bqreaders...-aquaris-5.html
3.- Una vez descargado todo, lo descomprimis en el Escritorio (así lo hago yo para tenerlo más a mano, que cada uno lo ponga donde más le guste)
4.- Entrais en la carpeta Drivers, y ejecutais el Install.bat, lo vais aceptando todo (se irán instalando los controladores y pedirá confirmación simplemente)
5.- Cuando haya terminado, os vais a la carpeta SP_Flash_Tool_v3.1316.0.150 y ejecutais Flash_tool.exe. 

Aquí viene ahora lo más "difícil":

6.- Al ejecutarlo os aparecen varias opciones. Lo primero que teneis que hacer es seleccionar Scatter-loading, donde seleccionareis un archivo de texto que está en la carpeta de la actualización de BQ. Lo seleccionais y aceptais.
7.- Ahora, volvemos a la pantalla principal, y le debeis dar a Download.
8.- Después de eso, teneis que conectar el móvil por USB, sin la batería y pulsando el botón de VOL+, y una vez conectado le ponemos la batería. Detectará el móvil como un puerto COM (o algo así) y empezará a avanzar la barra. Una vez haya terminado os aparecerá una pequeña pantalla donde pondrá Download OK con un circulo verde.
9.- Desconectais el móvil, y le quitais la batería
10.- Volveis al programa y le dais al botón Firmware-Update, y volveis a repetir la operación: conectais el móvil sin batería, con el VOL+ presionado, y cuando esté conectado ponemos de nuevo la batería. EL prorama, de nuevo, se encargará de hacer lo que tenga que hacer. Esperais que termine. Cuando haya acabado también aparecerá una ventana como que está hecho.

Si todo ha salido bien, desconectais el teléfono, quitais la batería, la volveis a poner,y presionais el botón de encendido. DEBERÍA ARRANCAR SIN NINGÚN PROBLEMA!!!


  • MisterSHOOT gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#18 MisterSHOOT

MisterSHOOT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 208 mensagens
  • LocalizaçãoMadeira
  • BQ Aquaris 5, Samsung Galaxy Tab 3 10.1

Mensagem publicada 14 September 2013 - 21:15

Encontrei mais uma, mas em espanhol... não tenho tempo para traduzir. mas experimenta e depois diz qualquer coisa:

 

1.- Descargar el siguiente paquete que aquí os dejo: https://mega.co.nz/#....asuU5O0ga4zpMM
2.- Descargar la actualización (ROM) de la página oficial de BQ: http://www.bqreaders...-aquaris-5.html
3.- Una vez descargado todo, lo descomprimis en el Escritorio (así lo hago yo para tenerlo más a mano, que cada uno lo ponga donde más le guste)
4.- Entrais en la carpeta Drivers, y ejecutais el Install.bat, lo vais aceptando todo (se irán instalando los controladores y pedirá confirmación simplemente)
5.- Cuando haya terminado, os vais a la carpeta SP_Flash_Tool_v3.1316.0.150 y ejecutais Flash_tool.exe. 

Aquí viene ahora lo más "difícil":

6.- Al ejecutarlo os aparecen varias opciones. Lo primero que teneis que hacer es seleccionar Scatter-loading, donde seleccionareis un archivo de texto que está en la carpeta de la actualización de BQ. Lo seleccionais y aceptais.
7.- Ahora, volvemos a la pantalla principal, y le debeis dar a Download.
8.- Después de eso, teneis que conectar el móvil por USB, sin la batería y pulsando el botón de VOL+, y una vez conectado le ponemos la batería. Detectará el móvil como un puerto COM (o algo así) y empezará a avanzar la barra. Una vez haya terminado os aparecerá una pequeña pantalla donde pondrá Download OK con un circulo verde.
9.- Desconectais el móvil, y le quitais la batería
10.- Volveis al programa y le dais al botón Firmware-Update, y volveis a repetir la operación: conectais el móvil sin batería, con el VOL+ presionado, y cuando esté conectado ponemos de nuevo la batería. EL prorama, de nuevo, se encargará de hacer lo que tenga que hacer. Esperais que termine. Cuando haya acabado también aparecerá una ventana como que está hecho.

Si todo ha salido bien, desconectais el teléfono, quitais la batería, la volveis a poner,y presionais el botón de encendido. DEBERÍA ARRANCAR SIN NINGÚN PROBLEMA!!!

RESULTOU! Finalmente ele voltou vida! Muito Obrigado! Aconselho-te a criar um tópico com isto traduzido quando tiveres tempo, agradeço-te outra vez pelo teu tempo, e pela ajuda!! 



#19 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 21:21

Ainda bem que já está! Amanhã já traduzo para pt e crio o tópico.

Enviado do meu bq Aquaris 5 utilizando Tapatalk 4


  • MisterSHOOT e JAFA gosta disto

Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!

 


#20 Bq.Aquaris

Bq.Aquaris

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 22:58

Penso que seja qualquer coisa como o que eu coloquei:

 

http://www.androidpt...-do-flash-tool/



#21 tim945

tim945

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • vodafone 945

Mensagem publicada 17 September 2013 - 01:54

 

Drivers: https://s3.amazonaws...ivers&Tools.zip

Flash Tool: https://s3.amazonaws...&+Tools+MTK.rar

Firmware: http://www.bqreaders...-aquaris-5.html

 

Uma vez descarregados estes ficheiros, o primeiro que deverá fazer é instalar os drivers. Para isso, descomprime o arquivo correspondente (Drivers.rar) e colocar a pasta Drivers na raiz do disco C:\ do teu PC.

Na referida pasta, executar o ficheiro install.bat

elcano1.jpg

 

Windows8: clicar em "Install.bat" com o botão direito, clicar em "editar", abrir com bloco de notas e procurar isto:

for /f %%i in ('ver^|find "5.0."') do echo Win NT && set osrecognized=1

for /f %%i in ('ver^|find "5.1."') do echo Win XP && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "5.2."') do echo Win 2003 && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "6.0."') do echo Win Vista && set osrecognized=1
for /f %%i in ('ver^|find "6.1."') do echo Win 7 && set osrecognized=1

 

Debaixo dessas linhas acrescentar isto: for /f %%i in ('ver^|find "6.2."') do echo Win 8 && set osrecognized=1

Guardar e gravar o bloco de notas.

 

Uma vez executado, se aparecer a mensagem: "Deseja permitir que este programa de um editor desconhecido realize alterações no computador?" escolher sim (este ficheiro está verificado e não apresenta um risco de segurança).

Nota: Este processo pode demorar vários minutos, dependendo do equipamento em que se esteja a instalar. É necessária alguma paciência e não se preocupe se verificar que o programa não reage. Quando o programa tiver terminado todo o processo de instalação, o seguinte aviso aparecerá várias vezes:

elcano2.jpg

 

Seleccionar "Instalar este controlador mesmo assim" em todos os alertas.

E quando o processo terminar, deverá apresentar o seguinte:

elcano3.jpg

 

Uma vez terminado o processo de instalação dos drivers, descomprimir o arquivo correspondente à ferramenta (MTK+SP+Flash+Tool.rar) e copiamos a pasta (MTK SP Flash Tool) para a raiz do disco C: dentro do PC; abrir a referida pasta e executar Flash_tool, que terá o seguinte aspecto:

elcano4.jpg

 

Seleccionamos Scatter-loading e procuramos a pasta do firmware (que previamente devemos ter descomprimido, a localização para onde a descomprimimos é indiferente) e seleccionamos o arquivo:  MT6577_Android_scatter_emmc.txt.

 
Seleccionamos de seguida "Firmware-->Upgrade" e conectamos o smartphone ao PC. 
 
Ao finalizar, aparecerá novamente a seguinte imagem:
elcano6.jpg
 
Agora só falta desconectar o smartphone do computador e acende-lo. Processo terminado.

Nota: O procedimento de hard reset deve ser efectuado sem os cartões SIM no smartphone e sem que tenhamos outros dispositivos/periféricos conectados por USB ao computador (excepção: rato e teclado).
Nota: Sempre que fizerem este procedimento, têm sempre de instalar os drivers.
 
 
Creditos: PedroC_PT (mibqyyo)

 

Isto servirá para o vodafone 945 ??

Eu so queria mesmo desativar a aplicaçao APN, que nao me deixa desbloquear o telefone porque nao deixa confirmar o mail



#22 zpower

zpower

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 329 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2013 - 14:13

Pedi para fixar este tópico.

 

Já está!


  • Formas gosta disto

Gostas da minha ajuda? Então,espreita aqui! :)
#1 Device: Bq Aquaris 5 * ROM: Stock JB v.4.2.1 [Firmware v.1.4.2]


#23 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 October 2013 - 23:29

Este tutorial não é do A5,   pois não? :angel:


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#24 zpower

zpower

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 329 mensagens

Mensagem publicada 29 October 2013 - 22:31

Este tutorial não é do A5,   pois não? :angel:

+/-

 

Ver se abro um tópico novo ou atualizam este


Gostas da minha ajuda? Então,espreita aqui! :)
#1 Device: Bq Aquaris 5 * ROM: Stock JB v.4.2.1 [Firmware v.1.4.2]


#25 Formas

Formas

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 488 mensagens

Mensagem publicada 30 October 2013 - 19:11

Boas malta,

 

O zpower tinha me pedido para fazer um unico tópico com o "root" e "hard reset", mas não tenho tido muito tempo para me dedicar aqui um bocadinho, penso que no fim-de-semana, consigo fazer tudo, mas caso alguém queira criar um tópico novo com as 2 coisas está á vontade :) Eu por mim, é na boa, desde que todos nós percebamos, é tranquilo. E realmente o tópico do "hard reset" tá uma beca confuso.

 

Mas fica ai a sugestão! 


Wiko Lenny3 @ Marshmallow 6.0 

Like my work? Buy me a coffee!