Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Algumas dúvidas


  • Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 NoxizZ

NoxizZ

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 00:00

Olá a todos. Já há algum tempo que visito este forum e hoje decidi fazer parte desta mágnifica comunidade pois estou interessado em adquirir um Galaxy S e assim já tenho motivo para participar no forum =PComo seria de esperar, esta compra, trouxe algumas dúvidas ao de cima. Após muito ler, inúmeros tópicos e muito mais, algumas dessas dúvidas persistiram. Talvez algumas delas já tenham sido esclarecidas, mas se foram, passaram-me ao lado ou eu não interpretei bem. Aviso já que sou um novato em android =DPassemos então as questões:Eu estou a pensar comprar bloqueado à Tmn, e devido às inconsistências que o firmware apresenta, pretendia actualizar para outro. Deste modo, para proceder à actualização, é necessário fazer root ao telemóvel? Ou só é necessário fazer root para instalar firmwares em teste ou o froyo?Segundo, ao fazer-se root/actualização do telemóvel, pelo que percebi, perde-se a garantia. Mas em caso de problemas, há possibilidade de por o telemóvel novamente como veio de "fábrica"?Terceiro, eu sou um amante de desktop modding, e já vi coisasfantásticas que se podem fazer no sistema operativo android. Para proceder à modificação visual dos homescreens é necessário root? Ou posso fazê-lo com o telemóvel como ele vem da Tmn?Por agora não me recordo de mais nenhuma, mas mesmo assim isto já vai grandito :PCaso me recorde de mais alguma coisa não hesitarei em perguntar. Peço desculpa se isto já tiver sido respondido :PAbraço ;)

#2 Triplas

Triplas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 01:02

Boas NoxizZrespondendo às tuas perguntas: sim, deves de fazer root para actualizar o firmware, no entanto, quando colocas um firmware novamente, o root desaparece. Supostamente o root tira a garantia do equipamento, no entanto, basta colocares novamente o firmware da tmn, e o root desaparece automaticamente. Para fazeres alterações no telemóvel, deves de ter feito root, pois senão não tens permição para modificar 90% do sistema

#3 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 08 August 2010 - 07:27

Errado. Não é preciso "fazer root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root" para instalar firmwares. Basta teres o Odin, os ficheiros da firmware, e colocar o telemóvel em Download Mode. root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root só te serve para executar aplicações que requerem root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, ou para o usares na consola interna.Caso queiras repor o telemóvel para o estado a como ele veio de origem, convém fazeres um backup, uma vez reposto o backup não há maneira de dizer se alguma vez tiveste alguma coisa diferente. Para fazer backup do sistema todo precisas da ClockworkMod' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Cwm']ClockworkMod recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery para o SGS.

Terceiro, eu sou um amante de desktop modding, e já vi coisasfantásticas que se podem fazer no sistema operativo android. Para proceder à modificação visual dos homescreens é necessário root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root? Ou posso fazê-lo com o telemóvel como ele vem da Tmn?

Para isto sim, precisas de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, pois terás de enviar ficheiros pela consola para substituir os originais, e como esses ficheiros estão em zonas que só um utilizador root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root consegue aceder, tens de ter essas permissões.

#4 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 08 August 2010 - 07:40

Quanto ao desktop modding tambem não é obrigatorio ter root.Podes ter um launcher ( programa que te faz o desktop) alternativo ao da Samsung e esse podes modificar a vontade sem teres root.Um deles é adw launcher que ate é desenvolvido aqui no pais vizinho e tudo e quem o faz responde a quaisquer questoes sem problema algum, ou seja, ate ajuda se for preciso...Por aquilo que li tendo um launcher ha alguns problemas em ligar o telemovel por usb, mas acho que é uma questão temporaria...
Back to the game

#5 NoxizZ

NoxizZ

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 21:22

Obrigado pelas respostas ;) Já me sinto mais "iluminado" depois de ter lido aquilo que escreveram.Nao pretendo ser chato, mas mais umas perguntinhas :laugh: :Instalando/actualizando o firmware por root ou odin, ambos invalidam a garantia certo?Havendo um problema com o telemovel, como por exemplo nao ligar, continua a ser possível por o firmware de origem e remover qualquer vestígio de "hack"?E agr uma pergunta estúpida, mas que eu tenho que fazer, pois é importante para mim :P : O telemóvel permite gravar as mensagens no cartão ou possui uma grande memória para elas? É que no meu telemóvel actual tenho que tar sempre a apagar pq a memória está cheia.. :angry: Obrigado e abraço! :D

#6 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 22:34

Não confundas root com update de firmware.Update de firmware é como actualizar de windows vista para windows seven.Aplicar root é dizeres ao windows que és o administrador da máquina e que podes fazer o que bem te apetecer, nomeadamente ter acesso a coisas que os utilizadores normais não têm (como por ex pastas de sistema etc etc).Respondendo à seguinte pergunta, sim é possivel pores tudo como estava recorrendo ao "clockwork recovery mod" tal como já foi dito acima.A capacidade que o tele tem para guardar as mensagens é mooooontes de grande. Ele muito muito muito dificilmente te vai dizer que não tem mais memória, so se o entulhares com tudo e mais alguma coisa.

#7 NoxizZ

NoxizZ

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 09 August 2010 - 22:13

Obrigado pela resposta ;) Ainda tenho que ver alguns tutoriais, mas penso fazer root ao telemóvel pela maior liberdade que me vai oferecer. Só espero não fazer asneira :P Quantos às mensagens ainda bem, porque no meu telemóvel actual tenho que tar sempre a apagar mensagens porque a memória está sempre cheia e gostava de não me ter que preocupar com isso.Só mais uma perguntinha (juro que é a última :silly: ):´Eu tenho um Ipod Touch, e depois de investigar as apps do android, é notável a diferença de qualidade para a AppStore. Mas também sei que isto se deve de certa forma à limitação do tamanho das apps android devido à impossibilidade de instalar no cartão ou memória interna. Acham que com o lançamento/generalização do froyo (e consequente permissão para instalar apps no cartão) as apps vão melhorar de qualidade? :P Abraço! :P

#8 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 09 August 2010 - 23:04

No Galaxy S não tens esse problema. A maioria dos telemoveis Android da-te 180mb para instalares aplicações, mas o Galaxy S tem 2GB disponíveis :)Quanto à qualidade das aplicações, penso que não tem a ver com o facto do tamanho. Tem a ver que no Android o user acaba por fazer o beta testing, enquanto que no iPhone/iPod a Apple faz o beta testing antes de aprovar a aplicação ;)

#9 zhead

zhead

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 626 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2010 - 00:36

Alem disso o market do android oferece mais de 50% de apps que são gratuitas, coisa que não acontece na apple. Como o iphone e derivados sao produtos mais elitistas é normal que haja mais gente a produzir apps de melhor qualidade, sendo estas na sua maioria pagas. É simplesmente uma questão de industria, lucros etc etc.Eu diria que estamos a entrar numa fase em que o sistema android se vai desenvolver a um ritmo muito muito rápido. Não só começam a aparecer equipamentos em condiçoes capazes de competir com aqueles que eram considerados do melhor. Recordo-me de quando sairam os HTC magic um colega ter comprado um, eu ter mexido naquilo e não gostar nada por ficar sempre com a sensação que se arrastava. Para mim o unico equipamento que justificava comprar era apenas o iphone por uma questão de fluidez. Felizmente isso já mudou e agora temos a possibilidade de ter algo melhor, open source e sem restriçoes ranhosas. Com hardware melhor o market também vai começar a ter aplicaçoes mais interessantes.

#10 NoxizZ

NoxizZ

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2010 - 22:05

Eu só referi a limitação de tamanho porque como os anteriores equipamentos android tinham pouca mémoria, não se podia desenvolver apps muito complexas.Mas concordo contigo zhead. A partir de agora, com melhor hardware como o galaxy (que já possui mais memória) e o lançamento do froyo (possibilidade de instalar apps no cartão), a qualidade do market irá melhorar muito, espero eu :) Abraço! :(