Saltar para conteúdo

Foto
- - - - -

AOSP Vs CM Roms

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 andrefilipe98

andrefilipe98

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2013 - 01:49

Com este tópico apenas quero deixar a minha experiência depois de ter testado tudo e mais alguma coisa :)

Depois de testar todas as Roms Google Editon e de pesquisar bastante o porquê destas não serem estáveis percebi que estas apesar de serem uma cópia exacta do modelo I9505G não estão preparadas a 100% para correrem nos nossos modelos.

Portanto, eu não recomendo até alguém conseguir desbloquear o bootloader (como já existe no HTC One) instalar este tipo de Roms. Até agora todas as ROMs que existem estão com bastantes bugs. Não se deixem levar por alguns comentários positivos no xda. Existem muitas falhas que eu encontrei (posso indicar se alguém quiser saber), e os devs simplesmente tentam contornar com "hacks", ou seja, não é nada "limpo".

Depois disto tudo, instalei a CM 10.1 Oficial e recomendo a 100% para quem quer fugir do touchwiz. Tem um excelente desempenho e a bateria que é o que mais me preocupa está impecável.

Ao contrário das Roms AOSP a CM permite ir muito mais além, é possível personalizar o icon da bateria (redondo, redondo com %, o normal, e o normal com %). Podemos inserir mais atalhos na barra de notificações, adicionar a lanterna, rotação de ecrã, GPS, etc. Ao contrário das AOSP a CM não obriga a ir às definições para desactivar o wireless depois de carregar num atalho por exemplo, e se esse for o objectivo basta pressionar o atalho. 

Na CM não é preciso carregar duas vezes no home para aceder às aplicações abertas, basta pressionar (exactamente igual à Stock), e para além disto existe um botão para fechar todas as apps.
Para aceder aos atalhos da barra de notificações, basta arrastar a barra para baixo pela parte direita (relógio) e para aceder ás notificações em si, basta arrastar pelo lado esquerdo. Nas AOSP a diferença faz-se arrastando a barra com um dedo ou dois.

Existe muitas mais possibilidades mas estas foi as que gostei mais. Uma coisa que não dá para fazer na CM (nem numa AOSP) é mudar a grelha de icons (5x5) como no Nexus. Por isso instalei o nova launcher para fazer isso, e até é possível controlar a opacidade do menu das aplicações. O nova launcher por defeito vem com definições que não iguais ao launcher original (as transições, a barra da google que não está fixa, etc), mas é possível por tudo igual. (no meu caso apenas mudei as grelhas, margens e opacidades). Deixo um link do meu ficheiro de configuração do launcher para quem quiser:

https://dl.dropboxus...nfig.novabackup

Deixo aqui uma foto do bixinho :)

cm_10_1.jpg

Editado por andrefilipe98, 03 August 2013 - 02:05.

• gonsa gosta disto

#2 gonsa

gonsa

Guru de Android

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1711 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2013 - 15:50

e a nova versão oficial do GE que saiu ontem. Se calhar já não tem esses problemas todos, até porque há pessoal a instalar a 4.2.2 e depois consegue fazer update pela OTA e fica com o telefone igualzinho ao original e com updates oficiais.

• andrefilipe98 gosta disto

I9505: ROM: Omega V29 [4.4.2] | Baseband: XXUFNC9 | Kernel: Stock|  Bootloader: FNB9 | Knox: 0x1| Recovery: Philz Touch |

I9300 (Namorada) ROMSmartDroid Simple KK B1 [4.4.2] | Kernel: boeffla-kernel-6.0-beta2 | Recovery: Philz Touch

#3 andrefilipe98

andrefilipe98

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2013 - 23:12

e a nova versão oficial do GE que saiu ontem. Se calhar já não tem esses problemas todos, até porque há pessoal a instalar a 4.2.2 e depois consegue fazer update pela OTA e fica com o telefone igualzinho ao original e com updates oficiais.

Vou tentar testar esse novo firmware. Mas como fica igual? Acho um pouco perigoso fazer o update via OTA numa ROM não original dado que pode fazer alguma alteração no bootloader ao qual este está bloqueado. Ou estou enganado?

#4 gonsa

gonsa

Guru de Android

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1711 mensagens

Mensagem publicada 03 August 2013 - 23:36

Vou tentar testar esse novo firmware. Mas como fica igual? Acho um pouco perigoso fazer o update via OTA numa ROM não original dado que pode fazer alguma alteração no bootloader ao qual este está bloqueado. Ou estou enganado?

pois, se instalarem a oficial, ficam sem recovery e sem root porque deve trazer bootloaders. Ficam com 4.3 GE stock original. Há gostos para tudo.

neste thread falam nisso: http://forum.xda-dev...03#post44248503

Eu gostaria de experimentar Pure Google Edition, mas acho que em pouco tempo iria sentir falta de root, câmara features e mods uteis.

• andrefilipe98 gosta disto

I9505: ROM: Omega V29 [4.4.2] | Baseband: XXUFNC9 | Kernel: Stock|  Bootloader: FNB9 | Knox: 0x1| Recovery: Philz Touch |

I9300 (Namorada) ROMSmartDroid Simple KK B1 [4.4.2] | Kernel: boeffla-kernel-6.0-beta2 | Recovery: Philz Touch

#5 andrefilipe98

andrefilipe98

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens

Mensagem publicada 04 August 2013 - 01:36

Acho que não vai ficar como se fosse a stock original, o tamanho das partições são diferentes assim como o bootloader. Caso fosse verdade, com o firmware da GE 4.2 estavas livre dos bugs já conhecidos e também tinhas mais memória interna. Com este novo update, não vejo o porquê de ser diferente. Em relação ao root, já existe um para o 4.3 :)

Editado por andrefilipe98, 04 August 2013 - 01:37.

#6 caodecaca

caodecaca

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 413 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria

Mensagem publicada 29 August 2013 - 17:15

Boas.

Como estamos? ainda com a CM10.1? ou já te mandaste para a 10.2?

Galaxy S7

#7 bmsv

bmsv

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 40 mensagens
  • 0t-995

Mensagem publicada 16 October 2013 - 14:23

Boa tarde , alguêm me sabe dizer se usando uma custom rom o sensor magnético da S cover funciona, ou fica desactivado ?

#8 caodecaca

caodecaca

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 413 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria

Mensagem publicada 16 October 2013 - 15:26

Boa tarde , alguêm me sabe dizer se usando uma custom rom o sensor magnético da S cover funciona, ou fica desactivado ?

Funciona na perfeição

Galaxy S7

#9 bmsv

bmsv

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 40 mensagens
  • 0t-995

Mensagem publicada 16 October 2013 - 19:01

Funciona na perfeição

Eu queria uma que não usase o sensor mágnético , é que o meu pifou , e agora só fica na tela preta com horas e data no topo , não consigo fazer nada com o tlm a não ser atender chamadas

#10 Viltorddr

Viltorddr

Novato

• Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • GT-i9505

Mensagem publicada 19 December 2013 - 16:18

Boas, Eu tive a CM 10.2 em SNAPSHOT dps fiz downgrande para stable da 10.1 dps quando saiu a stable voltei para a 10.2 e a ROM é muito boazinha, entretanto fui testando outra, e neste momento a que tenho agora é a liquidsmooth 4.3.1, Modem MKE e kernel ktsoonez e por agora tou com 20horas de telefone ligado, e 3:15minutos de display activo e ainda tenho 31% bateria, este numeros ainda nao sao definitivos pq quando meti o kernel tava com 62% de bateria, mas posso dizer que durante a noite de hoje das 00:15 até as 07:45 gastou cerca de 0,5%.

Agora e so esperar pela liquidsmooth 4.4 e vamos ver 8-)

PS: tmbem criei uns perfis e baixem a voltagem do CPU state ;)

Editado por Viltorddr, 19 December 2013 - 16:20.