Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Dúvidas Comuns


  • Por favor inicie sessão para responder
29 respostas a este tópico

#1 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 07 August 2010 - 11:41

Para muitos o Android é uma novidade, que, quer por maus hábitos, quer por desconhecimento, propicia o aparecimento de dúvidas comuns (e, convenhamos, poucos são os que lêem o manual, RTFM http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png).Assim sendo, gostava de contar com a vossa ajuda para listar de forma sucinta dúvidas e truques sobre Android para que no futuro próximo as respostas possam ser migradas para a nossa Wiki, que vai ser reestruturada brevemente.Dito isto, ficam aqui algumas que me lembrei que pretendo, com a vossa cooperação, expandir:Obrigado pela colaboração,
  • cabralpedro gosta disto

#2 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 08:00

Terminar aplicações: O Sistema Operativo (SO) Android trata de terminar aplicações automaticamente quando necessita de mais memória do que a que tem disponível para abrir uma qualquer aplicação. Primeiro o SO termina as aplicações que estão inactivas em background. Se mesmo assim não tiver memória suficiente, então o SO termina aplicações activas até ter a memória necessária disponível. Sendo assim não se recomenda a utilização dos muitos gestores de tarefas disponíveis no Market, pois quebram este equilíbrio que o SO Android apresenta nativamente.Market Pago: Devido a restrições da Google, Portugal ainda não consta na lista de países onde é suportada a compra de aplicações no Android Market. Assim sendo, só é oficialmente possível obter aplicações gratuitas aqui em Portugal. Existe no entanto algumas formas de contornar isto. Ao inserir um cartão SIM de uma operadora de um país onde as aplicações pagas estão disponíveis passará a ser possível (enquanto esse cartão estiver inserido) ver e comprar aplicações pagas. Outro método consiste em fazer "root" ao terminal e instalar o Market Enabler ou o Market Access que enganam o Market e fazem-o pensar que está inserido um SIM onde o Market pago está activo.Espero ter ajudado :-)BUGabundo edit:ou utilizar Market alternativos como SlideMe ou andappstore

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2010 - 11:59

Diogo escreveu:

Market Pago: Devido a restrições da Google, Portugal ainda não consta na lista de países onde é suportada a compra de aplicações no Android Market. Assim sendo, só é oficialmente possível obter aplicações gratuitas aqui em Portugal. Existe no entanto algumas formas de contornar isto. Ao inserir um cartão SIM de uma operadora de um país onde as aplicações pagas estão disponíveis passará a ser possível (enquanto esse cartão estiver inserido) ver e comprar aplicações pagas. Outro método consiste em fazer "root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root" ao terminal e instalar o Market Enabler ou o Market Access que enganam o Market e fazem-o pensar que está inserido um SIM onde o Market pago está activo.

Informação complementar:

#4 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2010 - 06:36

sync de contactos de nokias e SEhttps://m.google.com/syncml

#5 Alex255

Alex255

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 366 mensagens
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 01 September 2010 - 07:59

Não sei se é fugir ao tema do tópico. Mas não seria útil construir um dicionário de termos e palavras usados no Android?

'Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...' Guerra Junqueiro, in "Pátria", escrito em 1896


#6 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2010 - 08:06

Alex255 escreveu:

Não sei se é fugir ao tema do tópico. Mas não seria útil construir um dicionário de termos e palavras usados no Android?

isso ja existiu na nossa wiki.mas está em restruturaçao e essa pagina n está acessivel

#7 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2010 - 09:01

Apenas uma dica para quem como eu tinha uma catrefada de ficheiros *.vcf com os contactos.Abram uma linha de comandos, vão à pasta onde estão os contactos todos e digitem:
copy *.vcf zztodos.vcf
(o nome "zztodos" podem mudar a vosso belo prazer, é apenas um exemplo)desta forma criam apenas um ficheiro com todos os contactos e se escolherem importar contactos, por exemplo com a vossa conta do gmail, apenas têm de importar um ficheiro.Cumps.(nem é preciso dar autorização, mas estás à vontade para mover/editar/apagar esta informação para onde for mais conveniente, mesmo para que esta thread se mantenha o mais limpa possível :()
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#8 D1N1S

D1N1S

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2010 - 16:57

Boas a todosSou novo aqui no Forum e tenho algumas duvidas sobre o Android.Eu vou comprar o Boston Android que vem com o sistema Android 1.6.Mais tarde vou puder actualiza-lo para o 2.1?Se sim, como funciona a actualização? É apenas uma actualização de Software ou envolve mudança de Hardware?Quanto custaria a actualização?E quais as diferenças mais relevantes entre o Sistema 1.6 e o 2.1?Outra dúvida:Pelo que tenho visto, a maioria das aplicações envolve ligações à Internet, desde o serviço de meteorologia até às que envolvem o GPS ou vídeos na Internet por exemplo. É necessário pagar para aceder a essas aplicações, mesmo quando a instalação da aplicação seja gratuita?Obrigado

#9 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2010 - 18:34

D1N1S escreveu:

Boas a todosSou novo aqui no Forum e tenho algumas duvidas sobre o Android.Eu vou comprar o Boston Android que vem com o sistema Android 1.6.Mais tarde vou puder actualiza-lo para o 2.1?Se sim, como funciona a actualização? É apenas uma actualização de Software ou envolve mudança de Hardware?Quanto custaria a actualização?E quais as diferenças mais relevantes entre o Sistema 1.6 e o 2.1?Outra dúvida:Pelo que tenho visto, a maioria das aplicações envolve ligações à Internet, desde o serviço de meteorologia até às que envolvem o GPS ou vídeos na Internet por exemplo. É necessário pagar para aceder a essas aplicações, mesmo quando a instalação da aplicação seja gratuita?Obrigado

Olá,Não te vou responder directamente às tuas perguntas, mas vou ter dar umas luzes. Sim, há a dita ROM com o android 2.1 para o Boston, mas terás de procurar por mais informações na secção dedicada ao equipamente. Será desafiante para ti como novato encontrares a informação, até porque muita gente como tu já teve as mesmas dúvidas :P A actualização não iria custar nada.Por outro lado, Acesso À internet à meteorologia é inevitável, seja ela por Wifi ou 3G. Quanto ao GPS tens o que vem da Google em que tens de estar online para acederes aos mapas, mas podes comprar um GPS que seja offline onde os mapas estão armazenados no teu cartão SD. O que pagas é sempre a ligação da net ou pagas a licença do programa. Mais dúvidas pesquisa pelo fórum que temos as respostas para ele e faz a tua apresentação no sítio indicado para isso :)Abraço
Nexus 5 || Sapo A5

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 29 December 2010 - 12:10

Fazer reset à bateria e como repor ROM para garantia:http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=29&id=107368&Itemid=30#107374

#11 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 29 December 2010 - 12:12

remover notificaçao de SMS em duplicado (por instalar uma nova app)http://www.androidpt...temid=30#107370

#12 MetalWeirdo

MetalWeirdo

    era uma vez um pato

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 495 mensagens

Mensagem publicada 29 December 2010 - 23:12

Como ter ringtone's MP3 : Ir ao Market, procurar por RingDroid e instalar a app.Seguir os passos dentro da APP

#13 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 30 December 2010 - 12:52

o problema de envio e recepçao de MMS vs uso de acesso de dados:http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=61&id=106164&Itemid=30#107989

#14 Diogo

Diogo

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 372 mensagens

Mensagem publicada 02 January 2011 - 11:30

Como ter ringtone's MP3 : Ir ao Market procurar por RingDroid e instalar a app.Seguir os passos dentro da APP

Eu simplesmente meto os mp3 na pasta sdcard:/ringtones

#15 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 05 January 2011 - 11:35

Configurar MBNethttp://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=61&id=110535&Itemid=30#110545

#16 neverday

neverday

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2011 - 16:29

galera meu cel é desbloqueado claro, quando incio o cel ele aparece com a abertura da claro, teria como remover o ate alterar esta abertura?? obrigado

#17 joaogomes

joaogomes

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2011 - 10:35

Tenho um Acer c4 liquid mini e queria actualizar para o android 2.3, alguém me sabe dizer se já saiu? :blink:Abraços,João GomesPS: peço desculpa se esta dúvida não devia ser colocada aqui

#18 KGBNPV

KGBNPV

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens
  • LG maximos Black Vodafone

Mensagem publicada 18 July 2012 - 00:21

Boas comunidade Android, tal como o João Gomes não sei depois da migração onde colocar a minha dúvida.
Mas cá vai. Tenho um Lg Maximos Black ligado à Vodafone que trazia de origem a versão 2.2.2, agora liguei-o ao PC Suite da LG e actualizei para a versão 2.3.4, até aqui tudo bem.
Passado alguns dias o smart fez-me um tipo reset de fabrica ou seja a hora mudou para as 00:00 e o dia passou para 01-01-2000 bloqueou como ñ eu sabia outra solução, retirei a bateria do mesmo, quando o liguei estava assim.
Mais uma das coisas que deixou de trabalhar mesmo foi o GPS nunca mais trabalhou depois da actualização, ou seja, ele liga mas nunca apanha nada. Esta era minha dúvida, o que hei-de eu fazer para o meter a funcionar??? Desde já um muito obrigado.
PS: Antes e depois da actualização fiz reset de fábrica, já desliguei o smart com o GPS ligado e voltei a ligar e nada.
Agora depois de ele me ter dado esse erro, fiz-lhe novamente o reset de fabrica e nunca mais me aconteceu isso, o smart tem andado bonzinho, só tenho o problema do GPS, que gostava se alguém soubesse me desse a dica. Obrigado!

Editado por KGBNPV, 18 July 2012 - 00:22.


#19 Mangasbt1

Mangasbt1

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • Samsung galaxy s 2

Mensagem publicada 24 July 2012 - 08:18

Boas pessoal, dependendo da rom que meto, por vezes consigo fazer download de vídeos na net e não os consigo visualizar: seleciono o video pretendido e aparece uma caixa com as seguintes opções, "sistema android" e "internet" eu escolho a primeira e o download começa. Com esta rom, a Andyx, ao selecionar o video o mesmo começa logo a andar e não consigo achar a opção de download.

#20 Martins_lx

Martins_lx

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens
  • LG P500

Mensagem publicada 10 August 2012 - 13:41

Fiz uma cópia do meu telemóvel de uma forma muito simples e muito básica. Limitei-me a transferir tudo do cartão para uma pasta no meu disco. Não me lembrei antes de usar um programa para fazer os backups no meu telemóvel e não sei se depois de eu já ter instalado uma nova ROM, a ICS 4.0.4 há alguma forma de passar os sms (que não sei se estão na copia que eu eu fiz) para o meu telemóvel?

Editado por Martins_lx, 10 August 2012 - 14:00.


#21 Ana Rocha29

Ana Rocha29

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • Lg GT540

Mensagem publicada 07 September 2012 - 18:19

boa tarde eu tenho um Lg GT540,quando quero ver o meus contactos aparece-me a seguinte mensagem "o processo android.process.acore parou de forma inesperada.Tente novamente.
Alguém me conegue-se explicar esta situação?
Obrigado.

#22 Morthys

Morthys

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • Huawei Honour

Mensagem publicada 27 October 2012 - 23:42

A minha dúvida é o meu equipamento tem um ecrâ 854x480 mas as imagens que ficam completas como fundo têm a resolução de 960x854. Se eu colocar uma imagem de 854x480 tenho que a cortar para a colocar como fundo, não podendo ficar com a imagem total.
Se alguém me puder explicar o porquê agradecia, pois já estive a pesquisar e vi que não sou o unico a quem acontece, mas ninguém explica o porquê.

Cumps.

#23 shadowdude

shadowdude

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens
  • tmn smart a7

Mensagem publicada 04 December 2012 - 05:23

Boas, ao fazer reboot ao telefone apenas fica no logo android verde e nao consigo entrar no modo FTM, pressiono power on+ volume- 10segundos e apenas reinicia e volta a ficar no logo do android verde...
alguma sugestao?
ja vi qualquer coisa sore fazer o "TPT" pondo ficheiros no sd card... alguem me ajuda por favor?
ZTE tmn smart a7 (zte v875)
o telefone esta rooteado por mim e funcionou bem ate eu me por a brincar com o prop.editor e ele dar probemas com o servidor do marquet. limpei os dados do marquet e do google compact framework e reeiniciei, pelo que ficou assim... Ajuda pleeeaseee!

#24 AntonioLordelo

AntonioLordelo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 802 mensagens

Mensagem publicada 21 December 2012 - 23:28

Boas, ao fazer reboot ao telefone apenas fica no logo android verde e nao consigo entrar no modo FTM, pressiono power on+ volume- 10segundos e apenas reinicia e volta a ficar no logo do android verde...
alguma sugestao?
ja vi qualquer coisa sore fazer o "TPT" pondo ficheiros no sd card... alguem me ajuda por favor?
ZTE tmn smart a7 (zte v875)
o telefone esta rooteado por mim e funcionou bem ate eu me por a brincar com o prop.editor e ele dar probemas com o servidor do marquet. limpei os dados do marquet e do google compact framework e reeiniciei, pelo que ficou assim... Ajuda pleeeaseee!


Entra na recovery e faz factory reset

#25 ricardo oliveira

ricardo oliveira

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • samsung galaxy sII

Mensagem publicada 09 January 2013 - 12:14

BOAS GOSTARIA DE SABER COMO SE VOLTA A COLOCAR O GALAXY SII DE ORIGEM SEM ESTAR BLOQUEADO A NENHUMA REDE