Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Como preparar para o futuro?

actualização android programacão market google java eclipse

  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 rappt

rappt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2013 - 22:46

Boas,

 

Tenho formação em programação mas nunca desenvolvi qualquer aplicação ou jogo para android.

À uns meses atrás decidi procurar na internet livros sobre o tema. Como muitos outros, o livro que acabei por dar mais atenção tem exemplos que descarreguei e comecei a "vasculhar". Fui ficando entusiasmado com a coisa e comecei a alterar código à minha maneira para ver se estava a atinar com aquilo. Entusiasmei-me ainda mais e acabei por dar a volta ao exemplo de tal forma que agora praticamente só a framework é do autor do livro.

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

  1. O som e gráficos que não são meus, falei com os autores e tenho autorização para os usar, a licença permite. Quanto ao autor do livro, não sei se poderei usar o exemplo como base de algo mais complexo e disponibilizar gratuitamente e ou vender. Pode alguém acusar outro de ter usado código dele?
  2. Se tenho uma actualização do jogo, como é que a poderei disponibilizar? Os utilizadores fazem download da nova versão? E se pretender que quem já comprou o jogo não tem que pagar as actualizações? Não faço ideia de como preparar o jogo para as mesmas.
  3. Uso Eclipse e estou a experimentar Shiva 3d, parece porreiro mas quais as melhores ferramentas para desenvolver em 2d e 3d?

Cumprimentos



#2 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 17 July 2013 - 23:32

Quanto colocas uma aplicação na página da consola de developer do Google Play, nessa mesma consola é por onde fazes os updates. Basicamente tens de ter um APK compilado com o mesmo package name e em que a versão numérica seja superior à actual. Assim que tu fazes o update nessa página, pouco depois os equipamentos começam a ser notificados que existe uma actualização (no caso de alguns que escolheram o Google Play não verificar em plano de fundo só a vêm quando vão à lista de aplicações instaladas no Play). Não tens que te preocupar com nada nesse aspecto, quem já comprou o jogo vai ficar com o jogo para sempre desde que use a mesma conta de email e vai receber os updates da mesmo forma que descrevi.

 

Quanto à reutilização do código, tens de perguntar ao autor do livro (se é que não está lá escrito) qual a licença para o mesmo. Mesmo que esteja ao abrigo de uma licença open-source existem várias com bastantes diferenças entre elas, GNU Public License, Apache e MIT são as mais comuns, sendo que por exemplo na GNU tu podes usar o código mas és obrigado a partilhar qualquer modificação que faças ao mesmo. O kernel de Linux usa essa licença e é por essa razão que todos os fabricantes são obrigados por lei a fornecer o código fonte do kernel dos seus equipamentos.

 

Quanto ao Shiva3D, se estás numa de experimentar ferramentas tudo em 1 recomendo-te seriamente a considerar o Unity3D. É usado pela maioria das grandes produtoras de jogos para dispositivos móveis e se realmente queres ganhar conhecimentos que possas aplicar no mundo de trabalho de jogos em termos gerais é sem dúvida a ferramenta do momento a apostar. Tens uma modalidade para ter a ferramenta gratuitamente uma vez que és um individuo singular ;).



#3 rappt

rappt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2013 - 06:41

Obrigado pela ajuda.

O unity android pro para independentes ja e gratuito, para sempre ou apenas durante 30 dias.
Tenho o unity instalado, uma das versoes que precisavam de instalar o addon para android ou ios por 400$ ou la o que era.
Qual tenho que fazer download para ter o unity ja com android?

#4 rappt

rappt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens

Mensagem publicada 18 July 2013 - 09:05

Obrigado pela ajuda.

O unity android pro para independentes ja e gratuito, para sempre ou apenas durante 30 dias.
Tenho o unity instalado, uma das versoes que precisavam de instalar o addon para android ou ios por 400$ ou la o que era.
Qual tenho que fazer download para ter o unity ja com android?

#5 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 01 August 2013 - 00:22

Obrigado pela ajuda.

O unity android pro para independentes ja e gratuito, para sempre ou apenas durante 30 dias.
Tenho o unity instalado, uma das versoes que precisavam de instalar o addon para android ou ios por 400$ ou la o que era.
Qual tenho que fazer download para ter o unity ja com android?

 

Eu não sei porque pessoalmente nunca usei o Unity, apenas estou minimamente por dentro do que existe.



#6 rappt

rappt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 11 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2013 - 08:32

Sendo independente, se pretender vender algo no Google Play, sabem como fica a história dos impostos?



#7 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 25 October 2013 - 00:36

Sendo independente, se pretender vender algo no Google Play, sabem como fica a história dos impostos?

 

 

Tens alguns tópicos no fórum sobre o assunto, tipo este: http://www.androidpt...acao-no-market/

 

Na verdade não te sei responder porque não vendo nada como independente. Mas penso que as regras variem conforme o volume de dinheiro que fazes, no site das finanças deverás ter informações genéricas que serão as aplicáveis.







Também marcado com uma ou mais destas tags: actualização, android, programacão, market, google, java, eclipse