Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Nexus 7 com Problemas de Memória Flash "Gasta"?


  • Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

#1 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 19 June 2013 - 09:06

Estava a ler um artigo no http://abertoatedemadrugada.com/ e gostaria de saber se alguém notou algum dos problemas descritos no artigo.

 

 

Parece que a chegada do novo Nexus 7 2.0 esperada para Julho (e possivelmente com um ecrã de 1920x1200) vai também ser ensombrada por algumas críticas que levantam o receio do Nexus 7 usar memórias flash de baixa qualidade - ou a fazer uma má gestão das mesmas (já desde o início que se sabe que quando se fica com pouco espaço livre o desempenho sofre consideravelmente).

Ao que parece, têm surgido vários relatos de utilizadores que compraram das primeiras unidades, e que se vão queixando de atrasos e lags de vários segundos que parecem ter a ver com a longevidade das memórias Flash . As memórias flash são memórias com um número de ciclos de escrita/apagamento limitados, e que inevitavelmente chegam a um ponto em que se "gastam". Nos SSD esse problema é minimizado usando blocos de memória extra e sistema de remapeamento inteligente que fazem com que escritas consecutivas não aconteçam no mesmo bloco de memória mas sejam distribuídos por blocos com menor uso, ao ponto de actualmente nos fazerem esquecer esses detalhes. Mas no caso dos dispositivos mobile, especialmente naqueles com requisitos de ter o menor custo possível... o mais certo é não se usarem sistemas tão avançados, podendo fazer com que ao final de um ano de uso intensivo... um tablet ou smartphone possa já começar a exibir sintomas destas memórias "cansadas".

Faltará saber até que ponto os relatos que têm surgido se tornarão em algo generalizado e volumoso. Ninguém nega que o Nexus 7 teve vários problemas reconhecidos quanto à qualidade de construção e montagem; mas neste novo caso convém que fique esclarecido qual a verdadeira origem do problema e se está a afectar grande parte dos utilizadores... ou apenas daqueles que dão uso "anormalmente" intensivo aos seus tablets (por exemplo, reflashando vários firmwares e actualizações várias vezes por semana).

Algum de vocês já notou sintomas de flash "gasta" em qualquer aparelho com memórias flash (incluindo pens USB e cartões de memória) que utilizem com bastante intensidade há vários anos?

http://abertoatedema...oria-flash.html

 


  • Ricardo Martinho gosta disto

#2 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 19 June 2013 - 10:18

Bom dia,

 

Como autor da rom ONE.PT faço o flash de rom's várias vezes numa semana.

Nunca notei o comportamento descrito no link. No entanto não estou a assegurar que isso não possa suceder.

Parece-me que talvez a falta de performance tenha a ver com isto.

Por esse motivo a rom ONE.PT inclui uma versão do busybox com o comando TRIM e o mesmo é efectuado a cada flash da rom ONE.PT.

Espero ter elucidado.

 

Um abraço.

 

EDIT: Adicionalmente existe esta aplicação na PlayStore que efectua o comando TRIM. Necessita de root.


Editado por on.one, 19 June 2013 - 10:56.

  • jorge teixeira, Magic, Dark_Sorcerer e 2 outros gostam disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.