Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Tutorial Optimus Boston 2.1[UPDATED]


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
315 respostas a este tópico

#1 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 14:50

Thread actualizada para processo muito mais simples (31/08/2010) NOTA: Para questões relacionadas com este guia poderão consultar o tópico referente à ROM mais recente. Nesta data (01-09-2010) a mais recente é a firetrapMOD1.0 que podem encontrar aqui.Com esta actualização irao passar da 1.6 para a firetrapMOD1.0.Foi testada nao tendo o imei sido alterado durante o processo, houve casos onde o terminal em questão ficou desbloqueado :)NAO ME RESPONSABILIZO POR DANOS NO TELEMOVELPré-Requisitos:android-sdkWindows x86O SOFTWARE RUT NAO FUNCIONA NO WIN 7 x64RUT 1.2.2:http://www.megaupload.com/?d=X7R89BCXfiretrapMOD1.0:www.easy-share.com/1912055741/firetrapMOD1.0Beta.rarwww.megaupload.com/?d=9FDB50I3firetrapMOD1.0 ChangeLog:-root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root-GMS adicionados-Market adicionado-mkyaffs2image adicionado- busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox- APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal-FlashPlayer Lite-FlashPlugin-TouchPal PT-PT-Removido os dicionarios Chineses/Ingles-Build.prop mudado pra en-PT-setup Wizard pra escolher o idioma-aumento da velocidade do HSDPA pra 1.5 Mbps-a data aparece como dd-mm-aaaa-dalvick=24m-removido o GPS-Tacker (nao consigo perceber a utilidade)-removido o fileBroswer de origem-add o Astro File Manager-adicionado o galery do froyo (from nexus) resolve problemas de pixelização entre outros-removido o RSS Feeds-adicionado Mms.apk do froyo (from nexus) resolve os problemas relatados por alguns users aqui do forum e consegue comprimir imagens com maior resolução. -removido Stock.apk-facebook actualizado -Maps actualizado-adicionado o App2SD- imagens de boot da apanda retirados- retirados bookmarks chineses do browser- por default as horas em 24H- por default London GMT+1- APNS da optimus,vodafone,tmn a funcionarem sem recorrer a qualquer app.- BOOT.img com kernel a 600MHZ estavel e corrigidos bugs do wifi (creditos kong do DROIDSans)- sistema por default em PT-PTNeste ponto isto é assim todas as apps que nao foram feitas pela Apanda/Gigabyte etc estao em PT-PT como a galeria e as Messagens(que veio do nexus/froyo) incluindo todas as outras apps da google ou do proprio eclair (Maps,Market etc etc) ou seja que nao tenha dedos da Apanda.Instalação:1- instalar o RUT e extrair a firetrapMOD1.02- ligar o telemovel em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (camara + VOL up + power)3- iniciar o RUT e seguir as instrucoes4- Apos tudo instalado fazer um factory resetTroubleShoot:CASO O RUT NAO DETECTE O TELEMOVEL:Quando o telemovel nao é detectrado é porque é drivers.1-liguem o telefone em modo normal e até á CD-ROM virtual que é montada e copiem *:\RUT\drivers.2-liguem o telemovel em recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e vao ao gestor de dispositivos.3-façam actualizar drivers num dispositivo que esta la com erro e insiram a localização da pasta que copiaram.4- Se actualizar com sucesso o RUT já funcionaráInstalaçao/Funcionamento do App2SDComo funciona: O App2Sd vai criar uma partiçao de 512Mb do vosso SD Card como ext (linux) e montar a mesma em (xiii nao me lembro ja vou ver lolol) apartir dai tudo será instalado pra aqui , apesar da particao estar montada na memoria do telemovel na realidade ela é direcionada para a ext do SD.EDIT:Tentei por o App2SD a correr sosinho e consegui mas iria correr sempre que iniciavam o telemovel e nao só uma vez como desejado, talvez mais tarde o faça com mais calma e tempo, pra instalarem o App2Sd tem que correr um Script senão teriam que executar muitos comandos no terminal ou na shell.PS: Nao me responsabilizo por danos no SD, e facam um backup antes, pois o procedimento abaixo vai formatar o SD.TESTADO E APROVADO EM SD DE 2Gb Instalação. 1- ligar o telemovel ao computador em modo normal.2- No telemovel ir aos Settings depois a SD Card/USB Mass Storage e escolher Unmount SD card. PS: senao fizerem este passo ficam com um SD corrupto portanto façam-no 3- abrir o CMD do windows e digitar " adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb shell" sem aspas4- digitar "su" e aceitar a permissao no telemovel.5- digitar "sh /system/xbin/app2sd.sh" sem aspas6- esperar que o processo conclua, o telemovel reiniciará e voilá App2SD para cartaoes de 4Gb e 8Gbwww.easy-share.com/1911972410/app2Sd.rarDentro da pasta vai o rootExplorer e os respectivos scripts1- instalar o rootExplorer2- copiar o script desejado para o Sd3- com o rootExplorer copiar do SD para /system/xbin/4- mudar as permissoes com o rootExplorer pelo sim pelo nao metam um visto em todas nao faz mal.5- instalar normalmente pelas indicaçoes em cima

#2 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 29 July 2010 - 15:23

és grande :)

#3 FX2908

FX2908

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 16:22

Vou tentar agora estes passos...eu já tinha percebido isto, mas o RUT não dava em Windows 7 X64...já dá este?Abraço e obrigado pelo tutorial.

#4 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 17:18

Pois esqueçi-me desse ponto o RUT nao funciona no Win7 x64!eu por sorte tenho o portatil com o win7 x86 e correu tudo bem, mas foi uma das coisas que me fez perder muito tempo.

#5 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2010 - 19:22

Tutorial 5* isto merecia passar a stick no fórum :DGrande trabalho e perca de tempo no mesmo para completar só mesmo uns screens para os menos aficionados irem vendo o que acontece :DMas como esta para mim já esta muito bomContinua o bom trabalho.PS: Mete só a referencia no tut que o processador fica a funcionar 480mhz em vez dos 600mhz para se evitar esse tipo de perguntas mais tarde :DMelhores CumprimentosRS aKa Werewolf

#6 FX2908

FX2908

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 01:20

Já consegui, ficou a funcionar 5*, mas tive que fazer tudo num PC com o Windows XP por causa do RUT...já tinha isto à tempos feito se fosse compatível com o meu SO.Passem isto a sticky, e parabens pelo tutorial.

#7 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 06:53

fx fico feliz por isso ter ficado a trabalhar, tu ajudaste me com a rom da orange eu retribui o favor lolo :)

#8 dros

dros

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 07:48

Bom dia a todos.Obrigado pelo tutorial, ando com vontade de fazer o upgrade mas ainda tenho algumas dúvidas que me estão a deixar de pé atrás. Não sei se há resposta mas aqui vão:Nessa ROM está tudo a funcionar?(GPS, Wi-Fi, etc..)É possível fazer um backup e reverter à ROM original?Caso fosse disponibilizada mais tarde uma versão pela Optimus, seria possível usá-la sobre esta?Essa ROM já tem acesso de root? Caso não tenha, já existe um método para o obter?No que respeita à performance, visto que o processador fica underclocked, qual é a diferença no desempenho? Está mais rápido ou mais lento?Esses comandos que estão na pasta RUT, são executáveis para o windows? Só tenho windows no trabalho, instalar essa coisa em casa não estava nos meus planos...)Obrigado desde já.Um abraço!

#9 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 12:29

dros escreveu:

Bom dia a todos.Obrigado pelo tutorial, ando com vontade de fazer o upgrade mas ainda tenho algumas dúvidas que me estão a deixar de pé atrás. Não sei se há resposta mas aqui vão:Nessa ROM está tudo a funcionar?(GPS, Wi-Fi, etc..)É possível fazer um backup e reverter à ROM original?Caso fosse disponibilizada mais tarde uma versão pela Optimus, seria possível usá-la sobre esta?Essa ROM já tem acesso de root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root? Caso não tenha, já existe um método para o obter?No que respeita à performance, visto que o processador fica underclocked, qual é a diferença no desempenho? Está mais rápido ou mais lento?Esses comandos que estão na pasta RUT, são executáveis para o windows? Só tenho windows no trabalho, instalar essa coisa em casa não estava nos meus planos...)Obrigado desde já.Um abraço!

dros está tudo a funcionar, so o 3G é que tens que instalar APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal do Market.Sim é possivel reverter à original.Sim se sair uma actualizacao da Optimus concerteza arranjaremos maneira de a por a funcionar, ao fim ao cabo isto é linux :DSim tem root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root ja adicionei as caracteristicas no post original.Performance- nao noto qualquer "engasgo" e ficasse com mais RAM disponivel.Bateria - melhor autonomia devida ao underClockO Rut só funciona em Windows, em linux talvez atraves do Wine mas decididamente nao aconselho, todo este processo é executado em Win caso queira em Linux PM que eu ajudo.

#10 dros

dros

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 12:53

Obrigado pelas dicas.Vou fazer isso este fim-de-semana mas em ambiente windows, concordo que não é boa ideia tentar isso pelo wine. Vou fazê-lo em casa de um amigo. Não quero ficar com um tijolo :)Eu já estive a ver no htcmania o procedimento para fazer backup das partições, só não percebi como as posso restaurar caso fosse necessário.É que se isso for possível e caso a Optimus venha mesmo a lançar uma versão 2.1, essa seria a forma de a obter, certo?Abraço.

#11 ipinheiro

ipinheiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 15:35

Boas!A câmara nesta ROM já funciona melhor? Na versão original o AutoFocus e o ajuste do White-balance não funcionam lá muito bem.Cumprimentosipinheiro

#12 FX2908

FX2908

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 17:21

sinceramente parece me igual a camera...

#13 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 18:34

a mim parece.me significativamente melhor, principalmente o equilibrio de brancos

#14 kir

kir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 18:57

melhorou um bocado mas n fez milagresas fotos vistas no pc ficam malespecialmente zonas escurasquanto ao tuturial esta muito bom eu ia fazer um mas nao tive tempo por causa do trabalho assim ja n precisso de fazerja agora ha uma rom no forum da htcmania que eu gosto muitofica aki o link:http://translate.google.pt/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.htcmania.com%2Fforumdisplay.php%3Ff%3D258&sl=auto&tl=ptbasicamente e uma rom original

#15 renabat

renabat

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 323 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 19:33

ao executar o passo 6, dá-me erro"unknown partition 'system.img'error: cannot determine image filename for 'system.img'"Alguem sabe como se resolve?

#16 renabat

renabat

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 323 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 19:35

renabat escreveu:

ao executar o passo 6, dá-me erro"unknown partition 'system.img'error: cannot determine image filename for 'system.img'"Alguem sabe como se resolve?

O comando fastboot' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Fastboot']fastboot flash xpto não é só para meter no micro-sd o file?

#17 diogo.m

diogo.m

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 21:18

" fastboot flash system system.img"mais abaixo, quando fores colocar a rom espanhola o procedimento é o mesmo mas utilizando a outra rom indicada.Bons Flash´s!

#18 renabat

renabat

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 323 mensagens

Mensagem publicada 30 July 2010 - 21:52

diogo.m escreveu:

" fastboot' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Fastboot']fastboot flash system system.img"mais abaixo, quando fores colocar a rom espanhola o procedimento é o mesmo mas utilizando a outra rom indicada.Bons Flash´s!

thks... já está a bombar

#19 Kayn

Kayn

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 100 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 01:30

Estou a considerar fazer a actualização no meu. Essencialmente pelo potencial aumento de autonomia que, embora eu saiba que é normal neste teles etc etc, as vezes nem 1 dia dura e isso acho que é o minimo antes de passar a ridiculo.Dito isto, tenho 3 dúvidas sobre essa rom, que se alguem que ja tentou pudesse esclarecer, agradecia. :)O 1.6 original vem com o touchpal e várias linguas para dicionário t9.Segundo o que eu consegui perceber o touchpal é um software que é, geralmente, pago:http://www.cootek.com/download.aspxe que parece que foi oferecido no boston.Essa da orange também traz o touchpal (basicamente pelo teclado "numerico" que me da MUITO mais jeito a escrever mensagens) com t9 portugues (visto que a lingua que tras é o ingles/chines)? Eu absolutamente preciso de um teclado numerico pra escrever. Não tenho paciencia para o querty, muito menos na vertical e, aparentemente, não há alternativa viavel ao touchpal pra isto, que eu tenha descoberto. Eu achei que seria fácil encontrar um teclado numerico simples (e gratuito), mas não há maneira de dar com nenhum.A questão da codificação das mensagens para palavras com acentos que reduz o tamanho da mensagem para metade dos caracteres já está resolvida nesta versão?O meu boston arrasta-se ligeiramente, principalmente quando está a instalar tralha, a fazer pesquisas no widget do google (que vai sugerindo a medida que se vai escrevendo), a navegar e as vezes ate a fazer scroll pelo menu de icons. é particularmente irritante quando se está a escrever, ele não está a assumir os toques nas letras e depois escreve-as todas de uma vez uns segundos depois (erradamente).Alguem me sabe dizer se isto ainda acontece?Vou investigar como é que o boston funciona em termos de flash. Assim que aprender a fazer um backup a rom que tenho e ter aprendido o suficiente pra estar a vontade com os processos de flashar isto, vou tentar.Obrigado :)

#20 FX2908

FX2908

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 233 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 01:36

é muito fácil , segue os passos do tutorial que não vais ter problemas. quando ao teclado, não te posso ajudar... também ando à procura de um dicionário T9 em PT para lá meter.

#21 diogo.m

diogo.m

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 10:27

Quanto ao T9 em PT não se preocupem, basta procurarem neste forum. Neste momento tenho o meu com PT, EN e ES e no momento da escrita posso facilmente alternar entre eles.Bons Flash´s!

#22 dros

dros

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 11:16

Boa tade.Não correu bem o upgrade.Após a instalação do system.img da orange, quando arranco em modo de recovery aparece o logo Android do arranque e as seguintes mensagens:**BOOTING recovery FROM FLASH**CANNOT READ BOOT IMAGE HEADERe não consigo instalar a versão 1.6.2 com o RUT.Para tornar as coisas ainda piores, agora não consigo reverter ao backup do system.img que fiz antes.Quando faço restore dessa img não arranca e fica eternamente no ecrã de arranque como logo mas sem a animação inicial.Dicas? Abraço.

#23 Chilaspt

Chilaspt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 104 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 11:33

hmmm pelo que sei o system.img da orange so funciona com a versao 1.6.1 do apanda. ja tentaste flashar esse?

#24 dros

dros

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 11:48

Eu tentei a versão que está no tutorial, penso que é 1.6.2.O problema é o recovery mode, não me parece que esteja a funcionar correctamente e assim não consigo usar o RUT.E voltar ao meu backup do system também não dá...Estou "preso" na ROM 1.6 da Orange.

#25 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 31 July 2010 - 14:18

dros repete os passos 4 5 e 6 a img da orange foi mal flashada por alguma razao, volta a sacar, descompacta de novo e repete os procedimentos, quando acabar faz " fastboot reboot" isto porque pode ter sido feito o reboot antes de estar tudo concluido.Se isto nao der diz que eu explico-te como arrancares com uma img temporaria e reflashar tudo.