Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[XP] [ROOT] [JB] OTA ROOT e CWM Recovery - Locked Bootloader

xperia p jelly bean root cwm

  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 02 May 2013 - 01:22

NOTA: a rom JB mais recente é a 6.2.A.1.100 !

 

________________________________________

 

O método de Root adiante descrito destina-se a telefones Xperia P com "Locked Bootloader" e rom Jelly Bean 6.2.A.0.400!

 

Já existem dois métodos de root do Jelly Bean para telefones com "Locked Bootloader", um "complicado" (A) com recurso à CWM, outro "menos complicado" (B) com recurso ao upgrade via OTA, em ambos é necessário fazer um downgrade para uma rom ICS.

 

No método que apresento, simplifico uma variação do método (B), perdida no meio de posts do XDA.

Resumindo vamos:

1º Fazer o downgrade para rom ICS; 2º Fazer o Root; 3º Fazer o upgrade para rom JB via OTA.

 

O método de root não é directo mas é mais simples do que aparenta... (a parte chata é ter de voltar ao ICS!)

 

Requisitos/ Downloads:

 

Flashtool

ROM ICS 6.1.B.0.544 Central Europe (Esta rom permite fazer o update para JB via OTA !!!)

 

ROOT

 

NOTA: No PC, o PCCompanion deve estar completamente "desligado", fazer exit/close na app e tray app!

 

1º Fazer o downgrade para rom ICS 6.1.B.0.544

a) Extrair o ficheiro "LT22i - 6.1.B.0.544 -Central Europe - ICS.ftf"

b) Instalar a rom ICS seguindo todos os passos deste TOPICO mas utilizando o ficheiro "LT22i - 6.1.B.0.544 -Central Europe - ICS.ftf"!!!

 

2º Fazer Root

a) Colocar o telefone em modo "Depuração USB" e ligar ao PC por USB

b) Iniciar o Flashtool e verificar se o telefone é detectado na janela de log;

c) Carregar no botão Root (icon Cadeado) > Na janela com as opções Superuser ou superSU devem escolher Superuser e OK;

d) Quando surgir o texto "waiting for restore to finish" (na janela de log do Flashtool) ir rapidamente ao telefone, iniciar a aplicação "Fazer c. seg e restauro" e restaurar o ficheiro "RootMe.tar";
e) Aguardar até que o Flashtool finalize o processo de root com a indicação "Root Access Allowed"!
 

3º Fazer o upgrade para rom JB via OTA

a) No telefone abrir à aplicação "Superuser", no Info Panel (à esquerda): 1º verificar "OTA Survival", 2º verificar "Temp Unroot"

b) Configurar e estabelecer uma ligação Wi-fi;

c) Abrir a aplicação "Update Center" e fazer refresh > Fazer o download OTA da rom 6.2.A.0.400 > Instalar a rom 6.2.A.0.400 (A instalação é lenta!)

d) Concluída a instalação da rom, abrir aplicação "Superuser" e no Info Panel retirar a verificação de "Temp Unroot"

 

... e, Jelly Bean instalado com root! ;)

 

Nota: Os updates de sistema via OTA dependem da rom instalada e, se tiverem root, só são possíveis ligando a opção "Temp Unroot" no Superuser!

 

 

CWM (Só deve ser instalada no final, sobre o JB com root!)

 

CWM Recovery 6.0.1.2 para Locked Bootloader funciona na rom Jelly Bean 6.2.A.0.400!

Para instalarem a CWM basta seguirem os passos deste TOPICO!

 

PS. Aproveitem o root e instalem o AdAway! ... ;)


Editado por LPG, 30 April 2014 - 12:14.

  • Randjem gosta disto

#2 nortonz

nortonz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • Xperia P

Mensagem publicada 08 May 2013 - 07:21

Eu clico no cadeado para dar root e nada acontece. Por quê?



#3 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 08 May 2013 - 14:59

Eu clico no cadeado para dar root e nada acontece. Por quê?

 

seguiste atentamente todos os passos?

que versão de windows estás a usar?



#4 pcg

pcg

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Xperia P

Mensagem publicada 11 May 2013 - 13:51

Olá LPG

 

Tentei seguir o tuturial que colocaste, e penso que fiz tudo bem... no entanto não consigo instalar o JB com root. Eu explico:

 

O downgrade para ICS (utilizando a versão que colocas no link correu lindamente), bem como o processo de root.

Em seguida instalei a CWM Recovery 6.0.1.2, também sem quaisquer problemas.

 

Depois segui os passos todos para o upgrade para JB OTA, o telefone fez o download do software, iniciou o processo de instalação, mas a meio sistematicamente interrompe e regressa ao ICS.

 

Instalei a app root checker que me confirma que o telefone tem root (e quando activo o "OTA Survival" e o "Temp Unroot" confirma a ausência temporária de root)

 

Experimentei fazer a actualização com Depuração USB ligada e desligada

 

Experimentei fazer a actualização usando como alternativa ao SUPERUSER (não se fosse dar o caso do problema vir daqui) o app OTA RootKeeper...

 

... Mas o resultado tem sido sempre o mesmo - Actualizações interrompidas a meio...

 

Tens alguma ideia do que possa estar a causar isto?

 

Entretanto fiz a instalação normal para JB, mas perdi o root, visto não ter sido feito via OTA.

 

 

 

Obrigado,

 

Pedro



#5 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 11 May 2013 - 14:55

...

O downgrade para ICS (utilizando a versão que colocas no link correu lindamente), bem como o processo de root.

Em seguida instalei a CWM Recovery 6.0.1.2, também sem quaisquer problemas.

...

 

Olá Pedro,

 

A CWM Recovery só deve ser instalada no final do processo, e sobre o JB com root!

 

Faz um factory reset e de seguida segue todos os passos dos pontos 1, 2 e 3, com calma...

 

Notas:

. Antes de iniciares o processo certifica-te que, no PC, o PCCompanion está completamente "desligado", faz exit na tray!

. O download da rom JB via OTA deve ser feito com um bom sinal wifi (para o ficheiro não ficar corrompido)!


Editado por LPG, 11 May 2013 - 15:18.


#6 pcg

pcg

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Xperia P

Mensagem publicada 11 May 2013 - 22:09

ok... o erro era mesmo esse!

 

Está tudo a funcionar impecavelmente.

 

Obrigado pela ajuda,

 

Pedro



#7 carlos_fbr

carlos_fbr

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Xperia P

Mensagem publicada 16 May 2013 - 11:27

Galera, meu xperia p esta atualizado com o jb via flashtool.  Ta funcioando perfeito. Tem como eu fazer um bkp de toda a minha rom (baclup completo, com todos os programas, sms, fotos e video??  Por que aqui no Brasil eu não sei se ja esta atualizando pelo update center!!!  



#8 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 17 May 2013 - 17:51

Tem como eu fazer um bkp de toda a minha rom (baclup completo, com todos os programas, sms, fotos e video??

 

Esse tipo de backup total chama-se "Nandroid" e para o fazeres usas a CWM Recovery.

Entras na recovery e vais a Backup & Restore (navegas com as teclas de volume e seleccionas com a tecla power), fazes o backup, voltas ao menu inicial e sais da recovery na opção "reboot system now".

O backup fica gravado no directório /sdcard/clockworkmod/backup (ligas o usb e podes copiar o backup para o PC)

 

Fotos e Videos - O melhor é ires copiando por usb para o PC ou então sincronizas com um serviço de cloud storage...

 

SMS - Uso a aplicação SMS Backup & Restore



#9 carlos_fbr

carlos_fbr

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens
  • Xperia P

Mensagem publicada 17 May 2013 - 19:23

Esse tipo de backup total chama-se "Nandroid" e para o fazeres usas a CWM Recovery.

Entras na recovery e vais a Backup & Restore (navegas com as teclas de volume e seleccionas com a tecla power), fazes o backup, voltas ao menu inicial e sais da recovery na opção "reboot system now".

O backup fica gravado no directório /sdcard/clockworkmod/backup (ligas o usb e podes copiar o backup para o PC)

 

Fotos e Videos - O melhor é ires copiando por usb para o PC ou então sincronizas com um serviço de cloud storage...

 

SMS - Uso a aplicação SMS Backup & Restore

Obrigado!! acabei de dar o acesso root e instalar o CWM. Agora vou fazer esse backup.   Valeu!!



#10 csaldsanha

csaldsanha

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2014 - 19:53

Alguem pode atualizar os Links.

Obrigado



#11 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 18 February 2014 - 01:26

Alguem pode atualizar os Links.
Obrigado

 
Link actualizado!
ATENÇÃO: rom JB mais recente é a 6.2.A.1.100



#12 csaldsanha

csaldsanha

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2014 - 11:22

Ola bom dia

Antes de mais obrigado pela actualização dos links

Ja agora qual e o metodo que me aconselhas para fazer root ao meu xperia p.

JB 4.1.2 com o bootloader bloqueado e com a compilação 6.2.A.0.400.

Obrigado

Cumprimentos

Csaldanha



#13 csaldsanha

csaldsanha

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2014 - 13:40

Ola bom dia

Antes de mais obrigado pela actualização dos links

Ja agora qual e o metodo que me aconselhas para fazer root ao meu xperia p.

JB 4.1.2 com o bootloader bloqueado e com a compilação 6.2.A.0.400.

Obrigado

Cumprimentos

Csaldanha

Obrigado ja esta com root



#14 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 18 February 2014 - 16:36

Obrigado ja esta com root

 

De nada!

Sugiro que faças o upgrade para a rom JB 6.2.A.1.100!

 

Vou colocar as instruções para instalação de uma "custom" rom fresquinha e perfeita, a XperiaZ1 (baseada na 6.2.A.1.100)! Se aguardares resolves tudo de uma só vez...

Cumps



#15 csaldsanha

csaldsanha

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2014 - 18:08

De nada!

Sugiro que faças o upgrade para a rom JB 6.2.A.1.100!

 

Vou colocar as instruções para instalação de uma "custom" rom fresquinha e perfeita, a XperiaZ1 (baseada na 6.2.A.1.100)! Se aguardares resolves tudo de uma só vez...

Cumps

Ja atualizei para rom JB 6.2.A.1.100

Tbm ja tenho root e custom recovry.

Mas manda vir essa nova :)

Obrigado pela atenção.



#16 marciohsantos

marciohsantos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • xperia p

Mensagem publicada 30 April 2014 - 02:22

Olá,

 

Não consigo prosseguir a partir do (2º Fazer Root)

a) Colocar o telefone em modo "Depuração USB" e ligar ao PC por USB..(ok, consegui)

b) a partir desse passo o flashtool não identifica meu telefone e o cadeado não fica habilitado para eu clicar nele.

 

Por favor, me ajudem?? Obrigado!



#17 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 30 April 2014 - 12:23

Olá,

 

Não consigo prosseguir a partir do (2º Fazer Root)

a) Colocar o telefone em modo "Depuração USB" e ligar ao PC por USB..(ok, consegui)

b) a partir desse passo o flashtool não identifica meu telefone e o cadeado não fica habilitado para eu clicar nele.

 

Por favor, me ajudem?? Obrigado!

 

Olá,

 

A rom mais recente para o XP é a seguinte: [XP] [ROM] [JB] Jelly Bean 6.2.A.1.100 

A rom mais recente tem um método de root diferente!

 

O Flashtool não funciona de forma correcta em sistemas win 64bit!







Também marcado com uma ou mais destas tags: xperia p, jelly bean, root, cwm