Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

AutoEmpregabilidade - Refreshing Portugal


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
5 respostas a este tópico

#1 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 16 April 2013 - 15:51

Num dia em que os telejornais estão populados por Conselho Económico e Social , Medidas Ativas Emprego, Reunião Concertação Social, aqui estou a dar o meu pequeno contributo para um portugal com menos desemprego !


Para começar, grafico que elucida sobre a evolução do problema :

desemprego_16nov11.jpg

E mais ainda : http://www.pordata.p...ercentagem)-550


Em suma: Em qualquer gráfico que consultemos sobre a evolução do desemprego em portugal , podemos constatar que a tendencia é sempre a mesma.

O que é preocupante, pois um pais / sociedade com um problema destes não pode funcionar correctamene ou ser equilibrado / harmonioso.
O desemprego acarreta miséria, pobreza, desgraça ... Geram-se todo o tipo de invejas, conflitos, ansiedade, desespero , depressões , problemas psicológicos ....


*********************************************************************************************************

Por mais reuniões que façam, não estou a ver nada de concreto que possa inverter esta tendencia de subida do desemprego.

Factos :
>O estado não pode continuar a contratar / absorver, pois ao que parece até tem excesso de trabalhadores enquanto um todo.

>As empresas tentam fazer o maximo possivel com o minimo possivel. E nos ultimos anos a nossa sociedade moderna / automatizada ceifou imensos postos de trabalho.
Muitas pessoas já foram trocadas por máquinas - e cada vez mais estão a ser - . Por ex: pagamento das portagens ; fabricas ; Agricultura .. até no banco, as maquinas de ultima geração já fazem depósitos e outras tarefas que até há poucos poucos anos atrás teriam que ser realizadas obrigatóriamente no balcão.

Maquina1.jpg

O mundo mudou muito nos ultimos anos ... a entrada para o euro, a globalização, a automatização de processos manuais, o Made in Asia, a internet e por ultimo as deslocalizações -que em tempos nos benificiaram quando alemaes, ingleses, frances e outros deslocalizavam dos seus paises para cá! -

Por seu turno, as nossas leis e abordagem em relação ao mundo do emprego / trabalho têm muitas decadas. São bons principios, mas muitos deles estão bastante desadequados / obsoletos face a todas as mudanças que acabei de referir.

O problema mais grave é mesmo a educação / mentalidade ... muitos de nós foram educados para ter um Emprego, com pressupostos de estabilidade e garantias para a vida ...

Habitualmente em Portugal, quando falamos com desempregados a conversa é quase sempre a mesma ... "Não há emprego", "ninguém me dá emprego", "Eles não isto, eles não aquilo " ...

Ora, a solução para o problema deve começar em cada um de nós , e não ser sempre o estado e as empresas os culpados de tudo.

Enquanto não se criarem conduções e brainwasharem mentalidades, possivelmente isto nao vai lá.
Na minha opinião, o maior problema em Portugal é o medo de arriscar, e o estigma do medo de falhar .
E não é para menos . Faço um aparte, pois convem referir que não sou um mero teórico . Pessoalmente, há 15 anos que trabalho por conta própria, e cometi muitos erros, mas também aprendi muito. Hoje faria muita coisa diferente, e não teria feito muitas outras. E continuo com muito por fazer e aprender, pois é um processo que nunca está fechado.
E isto para dizer que compreendo bem o medo de falhar e já o carreguei bastantes vezes .
Parte do nosso problema enquanto nação passa precisamente por isto : Aceitar que falhar é normal, faz parte do processo evolutivo .
Outras nações já perceberam isto há muito tempo, e :

SÓ NÃO FALHA QUEM NÃO TENTA !!!

Os portugueses têm que perceber isto, os politicos têm que perceber isto , os bancos têm que perceber isto , as finanças têm que perceber isto, a seg social têm que perceber isto .
Não quero com isto dizer que agora todos são inimputaveis e que isto é um regabofe em que tudo é tolerável, mas nem 8 nem 80, e neste momento vivemos no 80, em que básicamente quem tenta empreender e falha, provavelmente arranja sarilhos para o resto da vida ... são problemas com o estado, finanças, banca ....
É que fica-se queimado por todos os organismos sociais, mas tambem pela restante sociedade/comunidade, a qual raramente elogia esse alguem que se esforçou a tentar , que criou emprego, que realizou ....

empresa_falida.jpg

Creio que não se baixa o desemprego através das contratações que o estado ou empresas farão nos próximos anos, pois essas serão muito poucas... só se consegue baixar e melhorar isto com a Auto*Empregabilidade.
E para promover a Auto*Empregabilidade , há que haver confiança , pois caso contrário todos continuarão a fugir da criação do seu próprio posto de trabalho, tal como historicamente tem acontecido.

Desperdicio e inificiencia : Na nossa sociedade fala-se imenso do desperdicio ... fala-se do desperdicio de agua, do desperdicio alimentar, da eficiencia electrica, da eficiencia nos motores dos automoveis, da efeciencia energética ...
Então e ninguem fala do desperdicio de energia humana , do despedicio de potencial de trabalho; do desperdicio de termos quase metade dos jovens desempregados ?
Lando uma pergunta: Qual a altura da vida em que um individuo tem maior capacidade de energia laboral ? Ora, é precisamente nos 20´s e 30´s ... é o chamado sangue na guelra, em que existe toda uma energia e força animica e envolvimento e entrega , que se não começa / ocorrer nesta fase do pós estudos, dificilmente voltará a haver mais tarde na vida ...
E Esta questão da entrega, entusiasmo e compromisso é tão mais visivel nos trabalhadores por conta própria ,pois ao sentirem que estão a trabalhar para si e para os seus projectos , provoca esse boost que os impele a trabalhar de dia e de noite se necessário!
É triste, mas é isto que andamos a desperdiçar ... Gigawattsqqcoisa de energia e potencial humano que vai para o lixo todos os dias ...
É triste, tal como tambem o é ver campos ao abandono, fruta nas arvores por apanhar ... só que aqui é diferente, pois aqui cada um de nós pode fazer a diferença.
201206241023140000009718.JPG



O que faz um país ? O que é afinal Portugal ? Claro que são as pessoas! ... Sem o factor humano, Portugal não passaria de uma faixa de terra à beira do mar plantada ... e são preciamente estas pessoas desempregadas - jovens e menos jovens - que estão a ser desperdiçadas .

Como é evidente, nem todos estão vocacionados para ter um negócio ou trabalhar por conta própria ... implica responsabilidade, dedicação, compromisso, bastante ausência de horarios ... não é facil ... mas tambem não é assim tão dificil !

Muitos certamente até enveredariam por este caminho e até têm o sonho / bichinho do auto emprego - ou pelo menos ja consideraram essa hipoteses - ... mas a barreira burocrática é por vezes tanta, e os fantasmas do insucesso e do falhanço e não sei o quê mais são tantos, que a maioria acaba por desistir logo à partida.
Tantas e tantas ideias e projectos que poderiam fazer a diferença, e que acabam no lixo ...

Como em tudo na vida, háa um limite a partir do qual os sacrificios para atingir objectivos dexisam de fazer sentido . Por ex, da mesma forma que poucos seriam aqueles que iriam à praia se tivessem que primeiro que atravessar um areal com 2 ou 3 km de extensão , poucos estão dispostos a trabalhar por conta própria se antes tiverem que estar meses ou até anos a tratar de tudo para começar , para o dia Zero ... é a burocracia , registos, papeladas, bancos, espaço, obras ... um mundo de coisas para resolver antes do primeiro dia de trabalho , ou de experimentar sequer se uma ideia tem viabilidade.
É por isto que tanta gente foge de trabalhar por conta de outrem , e prefere o conforto de um emprego para outrem, pois acaba por ser tipo uma solução chave na mão.

Mas se se conseguisse criar condições para que fosse menos penoso , que possibilitasse que o poder trabalhar por conta própria não começassse por ser uma travessia do deserto, então certamente haveriam muitos mais interessados em optar pela Auto*Empregabilidade.

O Desafio é muito claro: Criar um sistema / possibilitar uma solução tipo chave na mão para quem quer trabalhar !


Portugal enquanto nação precisa de uma lufada de ar fresco
Portugal precisa de deixar de andar a reboque da crise , levantar-se e fazendo alguma coisa.
Portugal é actualmente um espantalho para os jovens, temos toda uma geração com uma energia e potencial enormes, com imenso para dar ... e estão a fugir lá para fora, espantalhados por aqui não encontrarem solo fértil ...
Portugal tem bastantes condições para ser exactamente o contrário do espantalho que actualmente é .

Para promover a Auto*Empregabilidade, tudo começa em criar encubadoras / ninhos um pouco por todo o lado .
Mas atenção , não seria preciso gastar milhões a criar algo de raiz: É vasto o património que o estado e as autarquias têm ao abandono, sendo que muito desses espaços poderiam facilmente convertidos em locais para quem quisesse trabalhar .
Sem grandes luxos, sem condições palacianas, pois quem quer começar normalmente prescinde de tudo isso.

Numa altura em que se fala tanto de Cowork , Em que espaços como o LX Factory em Lisboa (mais artistico) ou o Centro comercial Stop no Porto (mais musical) são bons exemplos de espaços que ganharam nova vida, a ideia é pegar em espaços que estão parados actualmente , dando-lhes nova vida! Mas neste caso para pessoas que queiram trabalhar , que queiram colocar em prática as suas activides.


Um projecto destes se fosse encarado com seriedade, e aplicado a nivel nacional em grande escala, poderia muito bem ser a lufada de ar fresco que portugal tanto necessita, e que talvez ate possibilitasse que passasse de um mau exemplo a nação de referencia e exemplo para outras nmações - da mesma forma que tantas vezes por cá são citados os bons exemplos Filandeses, Noruegueses, Suecos, Etc.

Este é um projecto que poderia envolver todos. Alis, deveria, pois quanto mais envolvidos houverem, mais enriquecedor será e todos acabam por ganhar com isso.
Todas as cidades, vilas ou aglomerados populacionais com dimensão que o justificassem deveriam ter a sua propria incubadora .
E à semelhança do que acontece nas universidades e fábricas, as maiores incubadoras poderiam ter uma série de serviços internamente, tais como balcão bancário, balcão correios, seguradora...
Todas elas deveriam era ter um balcão polivalente, Balcão esse no qual pudesse ser tratada de toda a burocracia inerente à activade - registos, impostos, etc. Mesmo que não estivesse lá alguem em permanencia , por ex nos mais pequenos poderia ser 1x por semana.
O objectivo é também o de estar tudo à mão, para que queira trabalhar tenha que perder o minimo tempo possivel com burocracias e mantenha o Foco . No fundo é o que faz a Google, HP, e outras grandes empresas há decadas.



Voltanto ainda ao conceito de Portugal ser actualmente um espantalho para os jovens, Portugal poderia inclusivé ser o contrário, um atractivo para Jovens europeus talentosos que poderiam vir para cá começar os seus próprios negócios e meter em prática as suas ideias , pois isto é a Europa, e se um projecto destes fosse credivel / sério, eles viriam certanente.
Os Ingleses, Alemães, Franceses, Nordicos, etc adoram o nosso país e o nosso clima . Se fossem criadas condições para se fixarem e criarem aqui os seus próprios negócios, provavlemente alguns até ficariam por cá todo o ano, em vez de encaratem Portugal como a estancia balnear onde vêm no verão :)

Já em jeito de conclusão, da mesma forma que na agricultura / florestas / pomares (e em quase tudo nesta vida) é necessário plantar / semear para mais tarde colher, proponho que incubemos hoje o Portugal que queremos ser no futuro .

plantar.jpg

Estamos a falar de um projecto que aplicado com seriedade e eficiencia poderia custar um valor insignificante em termos de PIB. Não sou economista, mas talvez 0.1% do PIB investido num projecto destes com seriedade e rigor, fizesse mais por Portugal do que aquilo que tem sido feito nos ultimos anos.

A ideia está lançada , venham as opiniões ! :)

Ate podem ajudar a melhorar o slogan : "Auto*Empregabilidade >>> Refreshing & Unleashing the potential of Portugal "

Editado por civismo, 16 April 2013 - 15:55.


#2 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 10 June 2013 - 13:44

Tenho participado pouco neste tópico que lancei, mas não esta esquecido !

Recentemente andei pelo pinhal de leiria, o qual me encanta bastante.
Segundo reza a historia, foi mandado plantar no seculo XIII por D.Afonso III e continuado pelo seu filho D.Dinis.
Ou seja, estamos a usufruir do bom trabalho realizado por visionários há 8 séculos atrás!

Vivemos numa epoca de crise e elevadas taxas de desemprego (com tendencia para aumentar), o que tem como consequencia que haja imensa mão de obra disponivel
Ora tantas são as vezes em que essa mão de obra é desaproveitada, ou colocada em formações inuteis para que essa massa esteja entretida, formações essas a fazer lembrar uma frase popular que ouvi noutro dia "as vezes mais vale a pena que vá um homem à frente a abrir um buraco e outro atras a fecha-lo, só para estarem entretidos".

A nossa epoca -hiperconsumista e usurpadora de recuros naturais- tem a fama de estar a deixar um pesado legado para as gerações vindouras, através da poluição e residuos que demorarão muitos séculos a decomporem-se.
Pergunto: Da mesma forma que estamos a deixar para as geraçõe vindouras plastico e residuos quimicos, porque não haveremos de deixar também florestas abuntantes, tal como ha 8 seculos atras criaram o pinhal de leiria , o qual prevalece até hoje ?

E na altura não havia - nem de perto nem de longe - a tecnologia, maquinaria e facilidades como temos hoje!

Este é só mais uma daquelas ideias em que portugal poderia fazer a diferença e ser um exemplo para a europa , até porque esta ideia é altamente aplicavel , sobretudo noutras zonas e paises com elevadas taxas de desemprego.

Nos ultimos dias fala-se imenso nos telejornais em subsidios europeus para formaçoes que conduzirão funcionários publicos ao despedimento. E que tal usarmos estes subsidios e recursos de uma forma mais inteligente ?

Do que estamos à espera ?

Matinal2001.jpg
 



#3 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 24 June 2013 - 23:04

http://greensavers.s...-sao-francisco/



#4 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2013 - 10:08

Como nasce uma empresa?

http://portodefuturo...po.pt/1727.html



#5 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 26 July 2013 - 21:24

Por falar em Refreshing Portugal : Esta neste momento a dar uma tourada na RTP1 em directo.
Eu nem sabia que isto é organizado pela casa do pessoal da RTP ... Tristeza ... é isto o serviço publico de que tanto falam ?

Na minha opinião meramente pessoal, serviço publico é algo que está a anos luz do que a RTP e a RDP fazem.
Claro que nem tudo é mau, e há muito programa com qualidade tanto na TV2 como nas radios.

Mas isso infelizmente são excepção, quando devia ser a regra .
Não podemos ter um serviço publico que é medíocre quando custa aos contribuintes o seu peso em ouro.

Estou indignado, isto da tourada que esta a dar em directo foi para mim foi a gota de agua.
Acho muito bem que se privatize, pior do que é neste momento deve ser impossível !

Entretanto encontrei este blog, pelos vistos isto é recorrente:
http://pelostourosvi...-na-xlviii.html

13421505_Gvony.jpeg

Corrida+RTP+-+C%C3%B3pia.png



#6 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 06 November 2013 - 01:23

Sempre fui um defensor da autoempregabilidade e do empreendorismo.
Entretanto, fui contemplado com um mail daqueles que suscitaram em mim uma série de questões que prefiro nem trazer para aqui a quente .
Mas deixo à vossa consideração se vale a pena empreender / apostar num pais que trata assim quem trabalha e empreende .
Tanto se fala no estigma que há em falhar, ou nas dificuldades / adversidades, mas ser ameaçado de ir para a prisão até 3 anos , ultrapassa o inimaginavel .

Pelos vistos os precarios inflexiveis tambem receberam o mesmo mail e não gostaram:

http://www.precarios...eis.org/?p=8585

O mail é assim:

From: <[email protected]>
Date: 2013/10/31
Subject: Regime excecional de regularização de dívidas

Na sequência da entrada em vigor do regime excecional de regularização de dívidas à segurança social, e tendo em conta que V. Exas., apresentam, nesta data, em execução fiscal, dívida de capital no valor de xxxx,xx, dívida de juros de mora e custas no valor de xxxx,xx, informamos que caso procedam ao pagamento total ou parcial da divida de capital, até dia 20 de Dezembro de 2013, poderão beneficiar deste regime obtendo a dispensa dos juros de mora e das custas do processo de execução fiscal na parte correspondente ao capital pago.

Caso efetuem o pagamento da totalidade do capital, além da dispensa do pagamento da totalidade dos juros de mora e das custas beneficiam <strong>da possibilidade de dispensa da pena no caso de dívida à segurança social que consubstancie a prática de crime punível com pena de prisão igual ou inferior a três anos </strong>e caso o pagamento ocorra até à dedução da acusação.

Para aderirem aos referidos benefícios, devem solicitar a emissão do respetivo documento de cobrança nas Secções de Processo Executivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP, ou através dos seguintes canais alternativos:

Segurança Social Directa: www.seg-social.pt
Endereço eletrónico: [email protected]
Linha telefónica: 707 200 217, disponível de Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 20:00,
e Sábados das 9:00 às 13:00.

Cumprimentos,
Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P.
Departamento de Gestão da Dívida
Tel.: 707 200 217
E-mail: [email protected]
www.seg-social.pt