Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Como se instala o ClockworkMod Recovery no Xperia Go?

sony xperia go

  • Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

#1 nfbelo

nfbelo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • Sony Xperia Go

Mensagem publicada 04 April 2013 - 11:31

Olá a todos,

Adquiri há pouco tempo o meu 1º smartphone, um Sony Xperia Go

(sou 'novo' em termos de Android (mas muito interessado!!)

 

 

​​Após várias tentativas, consegui finalmente fazer ROOT!!! com a excelente ajuda do forum da Sony  (http://talk.sonymobi...om/thread/97327)
 
Neste momento pretendo:

 

  1. saber como se instala o ClockworkMod Recovery, pois já tentei várias vezes, e nada....acabei de tentar através do forum XDA (http://forum.xda-dev...d.php?t=2020891)
     
  2. (depois do anterior) saber um pouco mais sobre Custom ROMs e onde as posso arranjar?
  3. saber como posso fazer o update para o Jelly Bean tendo o smartphone 'rooteado' (pois deve estar quase a sair)

 


  • nunosilva24 gosta disto

#2 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 12 April 2013 - 13:08

Boas,

 

Antes de mais, tens o telefone com Bootloader bloqueado ou desbloqueado?

Se o adquiriste a um operador deves ter o Bootloader Locked (pesquisa um pouco sobre o assunto para perceberes do que se trata)

 

1. O root está bem feito? Se sim! > Estás a usar uma rom ICS? > Se sim! > Instalaste correctamente a CWM 6.0.1.2, seguiste todos os passos? Se sim! > Tenta, assim que vejas o logo da Sony, clicar várias vezes na tecla volume - até entrares na CWM!

 

2. No XDA na secção de desenvolvimento do XGo! O estado do Bootloader vai ser determinante para as roms que poderás instalar!

 

3. Quando sair o upgrade para o JB poderás instalar de duas formas: 1º Aguardar pelo upgrade oficial e instalar via PCCompanion ou SUS; 2º Flashar a rom oficial JB via Flashtool (Em qualquer dos casos vais perder o root e a recovery CWM)


Editado por LPG, 12 April 2013 - 13:26.


#3 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 12 April 2013 - 14:01

Hmmmm,

Num outro post sugeriste a um user para não instalar o ICS! Posso estar muito enganado mas presumo que estás a tentar instalar a CWM Recovery sobre uma rom GB!!! O que quer dizer que não entendeste um requisito básico para a instalação da CWM, que é a necessidade de teres uma rom ICS!!!

 

Para prevenir a possibilidade de asneira da grande, sugiro que não te aventures em custom roms até que entendas um pouco mais o assunto!

 

ps. só poderás instalar custom kernels se tiveres o bootloader desbloqueado...!



#4 nfbelo

nfbelo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • Sony Xperia Go

Mensagem publicada 13 April 2013 - 22:38

Obrigado pela resposta LPG, contudo devo dizer o seguinte:

É verdade que sou um novato nestas andanças (i.e Android), mas tenho andado a tentar  instruir-me ao máximo :D

 

  • Sugeri não instalar o ICS porque pelos comentários que estão no forum da Sony, dá para perceber que, quem fez o upgrade de GingerBread para o Ice Cream Sandwich e tem por ex: um XGo, não saiu nada beneficiado!! Eu não dei por nada, pois mal comprei o meu XGo, fiz logo o upgrade, mas quem esteve a trabalhar com o GB e depois fez o upgrade, notou muitas diferenças para pior!! -> (http://talk.sonymobi...art=10&tstart=0
  • A ROM que estou a utilizar é ICS (firmware: 6.1.1.B.1.54)

 

1. ROOT - sim a root do meu XGo foi concluída com êxito, para tal tive de efectuar os seguintes passos

  • fazer o downgrade do firmware para 6.1.1.B.1.10, através do Flashtool
  • correr o runme do Rooting Toolkit elaborado pelo DoomLord
  • restart do telefone

  • fazer o upgrade do firmware para 6.1.1.B.1.54

2. BootLoader - ainda não tenho o BootLoader desbloqueado, porque 1º queria instalar o CWM Recovery para efectuar o chamado Nandroid backup (penso que não é necessário ter o bootloader desbloqueado)

 

Já tentei instalar o CWM Recovery de várias maneiras (forums XDA e Sony), mas ainda não consegui. Penso que se calhar devo proceder da mesma maneira que fiz com o ROOT, i.e., primeiro fazer o downgrade para o 10??

 

Em relação às custom kernels, só depois de ter o CWM Recovery instalado é que me vou debruçar nisso :P



#5 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 14 April 2013 - 01:57

Ok, fiquei na dúvida e estava enganado...! Tens ICS no XGo, e pelo que parece não tens problemas, mas não recomendas o ICS pq outros dizem que o GB era melhor... (não vou comentar...)

 

O teu objectivo é instalar custom roms, certo?

Começa por verificar se podes desbloquear o teu Bootloader para perceberes que tipo de roms vais poder vir a instalar:

1. Acede ao menu de serviço inserindo o seguinte número no dialler: *#*#7378423#*#*

2. Clica em Service info > Configuration > Rooting Status.

3. Existem duas hipóteses para o campo "Bootloader unlock allowed":

3a. YES - podes desbloquear o bootloader, e instalar qualquer tipo de rom e kernel;

3b. NO ou NADA - não podes desbloquear o bootloader, e só podes instalar custom roms baseadas em stock roms e stock kernels.

 

Nota 1. Se desbloqueares o bootloader perdes a garantia! Desconheço se existe forma de voltar a bloquear o bootloader no XGo

 

Nota 2 . A única vantagem que vejo em ter o bootloader desbloqueado é a de poderes instalar um custom kernel com governadores e i/os que visem o underclock do cpu para melhorar a autonomia da bateria... mas existem outras formas de dar a volta à questão (não sei se existem para o XGo)

 

A minha opinião sobre custom roms é simples e directa, salvo raríssimas excepções, 99% das custom roms apresentam mais bugs do que as stock roms e não merecem sequer o trabalho de as instalar! (O root chega e sobra para "limpares" uma stock rom, se pretendes mudar o visual do telefone usas launchers...)

 

 

Relativamente à CWM recovery o teu problema poderá estar no método de root que utilizaste, que aplicação estás a usar para fazer o controlo das permissões de root? Fizeste o upgrade dessa aplicação na play store após o root?


Editado por LPG, 14 April 2013 - 01:59.


#6 nfbelo

nfbelo

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • Sony Xperia Go

Mensagem publicada 15 April 2013 - 17:23

Uma vez mais obrigado pela resposta LPG

 

Bem o meu Objectivo passa por:

1. ter um telefone personalizado em termos de: visualização, velocidade e duração da bateria;

2. poder utilizar/experimentar as diversas apps da play store que precisam de ROOT;

3. se alguma coisa 'correr mal', ter maneira de voltar a repor tudo como estava (Nandroid backup)

 

Ok, o Bootloader do meu XGo diz - YES, logo se eu quiser vou poder instalar qualquer tipo de rom e kernel.

Relativamente à tua Opinião sobre custom roms, fazes-me pensar 2x se devo ou não avançar!!?? Tenho a ideia que os Launchers consomem muitos recursos (...e o XGo só tem 512 MB de RAM), ou estou errado??

 

 

Relativamente à CWM Recovery:

Até conseguir fazer ROOT do meu XGo, utilizei vários métodos disponíveis na net, mas o único que resultou foi o deste thread da Sony (http://talk.sonymobi...om/thread/97327) elaborado por alguém com o nick de DoomLord (talvez seja membro da XDA!?). A aplicação que controla as permissões é o SuperUser (qd acabei de fazer ROOT, esta aplicação apareceu), penso que ainda não fiz o upgrade da mesma, talvez seja disso!!??



#7 LPG

LPG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 254 mensagens
  • Xperia P & Telégrafo Militar

Mensagem publicada 16 April 2013 - 15:06

"1. ter um telefone personalizado em termos de: visualização, velocidade e duração da bateria;"

O caminho para personalizares o telefone são os Launchers associados a mais duas ou três apps de criação e gestão de widgets mas dependerá do tipo de personalização que queres fazer. (Recomendo o 

Holo Launcher HD, é simples e funcional)

 

Velocidade e duração de bateria é um "pau de dois bicos", ambas dependem de vários factores, dimensão do ecrã, velocidade do processador, apps e serviços instalados/em curso, memória, número e tipo de widgets (quanto mais complicares mais bateria é consumida e menor será o desempenho...), etc...

 

"2. poder utilizar/experimentar as diversas apps da play store que precisam de ROOT;"

Contas pelos dedos de uma mão as apps que merecem ser instaladas após root, destaco: ES File Explorer (tem acesso root) e AdAway, etc...

 

"3. se alguma coisa 'correr mal', ter maneira de voltar a repor tudo como estava (Nandroid backup)"

Para criares nandroids necessitas de uma recovery CWM funcional, outra vantagem da recovery será facilitar a instalação de mods, etc.

 

Bootloader - A perda da garantia com o desbloqueio do BL é a forma que a sony tem para se defender dos users que fritam os telefones com kernels mal cozinhados! Atenção, se desbloqueares o BL a sony saberá e o IMEI fica registado como desbloqueado pelo que poderás vir a ter probs na activação da garantia mesmo que voltes a bloquear o BL!!!

 

Sobre as roms da sony - Ao contrario do que as mas línguas dizem, as roms são boas e estáveis com um interface sóbrio e maduro, boa integração com redes sociais, bom soft de cam e som, etc.

 

CWM - Estou a estranhar o facto de não conseguires entrar na CWM 6.0.1.2 (é a que uso), tentaste clicar várias vezes na tecla "volume down" 2-5seg após surgir o logo da sony?

A stock rom ICS .54 do XGo vem com uma app da sony que se chama "Fazer c. seg. e restauro"?



#8 Freaky

Freaky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 04 May 2013 - 15:24

Boas alguem me sabe dizer como fazer root ?? tenho a versao 4.1.2

cumps



#9 ClaudiaS0fia

ClaudiaS0fia

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 694 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal - Covilhã

Mensagem publicada 26 May 2013 - 01:30

Boas alguem me sabe dizer como fazer root ?? tenho a versao 4.1.2

cumps

Bootloader bloqueado, ou desbloqueado ?

#10 2970713

2970713

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 27 May 2013 - 21:32

Eu queria desbloquear o meu para portar o meu numero para a Lyca...
Qual é o processo que aconselham?



#11 sergiovti

sergiovti

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 19 June 2013 - 13:34

Bootloader bloqueado, ou desbloqueado ?

 

Tendo o bootloader bloqueado qual é processo para ter root. Tenho a ultima ROM lançada pela TMN (oficial)







Também marcado com uma ou mais destas tags: sony xperia go