Saltar para conteúdo

Foto

Qual o método de root e rom que aconselham?

• Por favor inicie sessão para responder
37 respostas a este tópico

#1 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 19 March 2013 - 09:12

Bom dia a todos,

Decidi antecipar-me à chegada da segunda via do cartão sim (com recorte micro-sim)

porque, como "já sei o que a casa gasta" :angel: , o melhor é mesmo ir adiantando serviço... ;)

Antes de decidir criar este tópico, li bastante (pode ter sido suficiente, ou não), para saber como fazer root no S3 4G de modo seguro, e também poder decidir qual a rom a escolher para substituir a de origem. E na verdade, não cheguei a conclusão nenhuma :P, ou melhor, cheguei, mas gostava de ler algumas opiniões de quem já se tenha aventurado a fazer as alterações que mencionei anteriormente.

Segundo entendi, o root faz-se com relativa facilidade (não há cá s-off's e afins como no sensation), mas li relatos de quem o tenha feito e tenha "apagado" o imei, tenha perdido a capacidade de captar wi-fi, flash counters / triangulos amarelos / pontos de exclamação vermelhos e afins (Triangle Away resolve?) ou até mesmo inutilizar o terminal. Isto deve-se ao mau seguimento das instruções constantes dos tutoriais, existe algum método que é garantidamente mais seguro que os outros ou é um risco que está sempre garantido e não há nada a fazer a não ser ter sorte e "rezar uns 10 Pais Nossos" como já li por aqui? :X

Quanto às roms, sei que, exeptuando as stock roms das operadoras e da própria Samsung, a Ripper e a Pandoriam são das mais usadas e é dificil dizer que uma é melhor que outra pois normalmente é tudo uma questão de gosto. Mas para já gostaria apenas de substituir a rom de origem vodafone por uma original da Samsung (mesmo sabendo que vem atestada de bloatware) igual à que vem com os terminais desbloqueados, pois detesto os bootscreens e aplicações (multibanco, music shop, etc, etc...) da operadora que estão lá apenas a ocupar espaço e consumir memoria.

Encontrei uma rom como a que pretendo, mas a versão alemã (4.1.2 DBT), gostaria de saber se a versão portuguesa equivalente (4.1.2 TPH) é mais aconselhável e se o desempenho do terminal / duração da bateria são idênticos? Eu já fiz download das duas, só quero mesmo saber qual a mais indicada para usar no nosso país :D

Salvo erro, o problema da morte súbita relacionado com o chip eMMC não afecta os modelos de 32GB e os 4G LTE, por isso nem vale a pena matar a cabeça a pensar no assunto. E segundo parece, (já perguntei isto em outro tópico mas não obtive resposta) tendo em conta que as directivas são europeias, fazer root e substituir a rom não invalida a garantia?

Peço imensa desculpa pelo "testamento", agradeço a todos os que tiveram paciência para ler o que escrevi,

tentei ser o mais explicito possivel de modo a que seja mais facil responderem-me, muito obrigado :)

Editado por BrunoNRG, 19 March 2013 - 09:26.

#2 robertorocha1

robertorocha1

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 17 mensagens

Mensagem publicada 19 March 2013 - 11:54

Eu fiz com Framaroot, funcionou fantasticamente! já fiz root e unroot algumas vezes :)

Se disse alguma coisa que não tinha a ver, foi porque não li o texto todo :) Mas a parte do triangles away, parece resolver! De qualquer maneira actualiza pra a última versão antes de fazer root que não te arrependerás tanto :)

Editado por robertorocha1, 19 March 2013 - 11:55.

#3 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 19 March 2013 - 15:31

Obrigado robertorocha1, ele vem com a versão 4.1.1, podes explicar-me porque é que é aconselhável actualizar

para a versão 4.1.2 antes de fazer root, o telefone não permite fazer actualizações depois de ter acesso root?

Ele já pediu para actualizar (penso que seja o firmware), mas como eu li que na versão

4.1.1 é mais fácil de desbloquear usando o "menu *#197328640#", ainda não o actualizei...

Tenho mais sorte que juizo, o cartão acabou de chegar :D

PS: É mesmo uma actualização de firmware, de 101.21MB

Editado por BrunoNRG, 19 March 2013 - 17:04.

#4 bogusmr

bogusmr

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens
  • Samsung Galaxy s3 lte

Mensagem publicada 19 March 2013 - 21:15

Boas

Bom no fórum xda tens o que deves fazer antes de root cwm recovery etc!!! O backup do imei é um descanso....

No sam tens sempre a tua room original disponível por isso se alguma coisa não funcionar também já vi aqui neste forum como fazeres o unroot e deixar tudo original.

As room's é uma escolha mesmo pessoal cheias de mods, sem bloatware sem samsungware :), poupança de energia, costums só com root!  

Morte súbita vais app store "eMMC check" tiras as duvidas ;)

#5 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 07:22

Obrigado bogusmr. Se bem entendi, deve fazer-se um backup do imei antes do root, para que caso este "desapareça" seja só restaurar ou o backup do imei só é necessário antes de flashar uma nova rom? Usando o Framaroot também se deve fazer antecipadamente backup do imei, e porque é que é aconselhável actualizar o terminal antes de fazer root?

PS: Já que estou com a mão na massa... É impressão minha ou o browser de origem não tem botão para ir directamente

para a homepage definida nas opções? Alguém sabe desactivar apenas o som shutter da camera fotográfica? Obrigado

Editado por BrunoNRG, 20 March 2013 - 09:17.

#6 bogusmr

bogusmr

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens
  • Samsung Galaxy s3 lte

Mensagem publicada 20 March 2013 - 09:56

O backup do imei deves fazer já! pelo que percebi ainda não tens a certeza que room vais usar por isso já fica feito. segue o tal tutorial e fazes um nandroid backup etc e ficas com tudo caso a coisa alguma vez de para o torto...

O browser eu tenho o chromeo

Quanto ao shutter certas rooms dão para tirar o som, mas o mais certo é só dar com o root!

• BrunoNRG gosta disto

#7 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 12:14

O tutorial a que te referes é este?

http://forum.xda-dev...d.php?t=1946915

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento bogusmr

#8 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres
  • Galaxy S7 Edge; Galaxy S6 Edge

Mensagem publicada 20 March 2013 - 14:16

se tiveres mais alguma duvida diz que no que puder eu ajudo assim como  o  resto do pessoal aqui do forum.

Consulta as Regras do androidPT para tua orientação. Evita o uso de PM's para assuntos que podem ser abordados no Fórum. Procura a secção mais apropriada para colocares as tuas duvidas.

Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#9 bogusmr

bogusmr

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens
  • Samsung Galaxy s3 lte

Mensagem publicada 20 March 2013 - 15:25

Também faz parte!

Eu segui este http://forum.xda-dev...d.php?t=1967124

tens aqui na1ª e 2ª pag. instruções para puderes melhorar o teu samsung com juizo!

Lê de 1, 2, 3 vezes até estares confiante no que vais fazer e depois arranca!!!!  

#10 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 17:15

Obrigado pela ajuda pessoal,

Tenho uma pequena dúvida... Enquanto o micro sd de 32gb não chega estou a usar o de 16gb que tinha no htc, formatei o cartão antes de o

meter no telefone, mas tenho reparado que todas as apps que tenho instalado desde que o começei a usar vão para a memória interna :emo_im_undecided:

No gestor de aplicações não era suposto aparecer a opção de mover as aplicações da memória interna do telefone para

o cartão sd? É que eu nem vejo a opção para definir qual a memoria onde as apps são instaladas por predefinição... oO

Se alguém tiver interessado num cartão de 32gb igual ao que comprei, fica aqui o link:

http://www.ebay.com/...984.m1439.l2649

PS: Ainda não me disseram porque é que é importante actualizar o firmware antes de fazer root...

Editado por BrunoNRG, 20 March 2013 - 19:06.

#11 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:14

Nestas ultimas versoes do android ja nao é possivel passar da memoria do dispositivo para o cartao de memoria as aplicacoes (excepto com root e com uma aplicacao que faça isso, mas na minha opiniao pessoal e cada um tem a sua, nao gosto)

serve para as aplicacoes abrirem mais rapido,porque nem todos os cartoes trabalham a mesma velocidade por isso depois ia se dar o caso de as pessoas dizerem,ha tenho um S3 xpto e afinal a abrir o jogo nao sei das quantas demora o mesmo tempo que um equipamento de gama mais baixa,isto tou te a dar um exemplo nao é o melhor exemplo mas é o que me ocorre lol.

O porque de te dizerem para actualizares o firmware antes de fazreres root??

simples porque com root nao consegues actualizar o firmware via update porque vai dizer te que tens o dispositivo modificado.root é sempre a ultima coisa a meter no telemovel. vou dar o exemplo pratico.

Flasha-se firmware original que se quer (ultimo por exemplo) por odin - aseguir flasha-se uma custum recovery por odin novamente - aseguir mete se um zip file com o root no cartao de memoria e pela recovery que acabamos de flashar,instalamos o ficheiro root que esta em zip no cartao de memoria ;)

e aquelas duas roms que tavas a perguntar qual era a melhor entre a tph e a alema? a Alema sem sombra de duvida mais fluida,a portuguesa chegou me a encravar algumas vezes sentia um lagzinho e ha coisas que na portuguesa nao podes fazer como apagar as APN que trazem pre definidas,podes criar outras apns, mas as que vem nao dao para apagar,e nao podes por exemplo mudar de tipo de rede para 4G- 3G/gsm ,na portuguesa so tens 4G/3G/GSM <-> 3G <-> GSM.

Editado por deardevil, 20 March 2013 - 18:23.

• BrunoNRG gosta disto

Consulta as Regras do androidPT para tua orientação. Evita o uso de PM's para assuntos que podem ser abordados no Fórum. Procura a secção mais apropriada para colocares as tuas duvidas.

#12 bogusmr

bogusmr

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 21 mensagens
  • Samsung Galaxy s3 lte

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:20

Eu fiz Root e nandroid backup com tudo de origem, o que entendo é que será mais fácil de se precisar da garantia ter tudo como veio... por isso é a minha opinião que não faz diferença.

Também já foi dito que a partir do momento que abandones as costums room's, o root já vem injectado por isso não vais estar sempre a fazer  root.

quanto ao cartão ja tens ai a resposta que o deardevil deu enquanto escrevo este post

P.S. Realmente faz sentido fazeres o root em ultimo se decidires ficar com a costum...

Estas são as minhas experiências podem não são a de outros por isso toma sempre na quantidade que achares bem :) :)

• BrunoNRG gosta disto

#13 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:25

com a custum nao, com a stock lol.as custom como disseste e bem ja vem sempre com root incluido ;) mas eu como nao houve nenhuma que me agrada se a 100% tou sempre com stocks e root :) e funciona tudo as mil maravilhas.

• bogusmr gosta disto

#14 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:28

Ainda não flashei o ficheiro Root_SuperSU.1.02-Busybox.1.21.0.zip, mas já fiz backup do imei e tenho o

CWM instalado... Já não me deixa fazer actualizações, existe remédio para isso ou tenho de fazer unroot?

Então, o cartão de memória só serve para videos, musica e fotos, todas as aplicações e respectivos ficheiros (por exemplo software de navegação + mapas) ficam na memória interna? Com o Titanium Backup dá pra passar as apps para o cartão...?

Editado por BrunoNRG, 20 March 2013 - 18:35.

#15 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:46

nop com o titanium backup so fazes backups e desinstalacoes e instalacoes dos teus backups.nao é so o root que nao te deixa fazer update,é a recovery deu estado modificado como tal agora so conseguindos por o dispositivo de origem para fazeres updates,mas digo te ja e aconselho te a flashares uma rom completa pelo odin se te sentires a vontade ao menos sai sempre bem,nao gosto de updates de firmware sobre as versoes que ja estao instaladas.

#16 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 18:52

Ao flashar a nova rom, por exemplo a tal JB 4.1.2 DBT (Germany), preciso voltar a configurar tudo como se tivesse acabado

de ligar o telefone pela primeira vez ou existe maneira de carregar as minhas definições e preferências na nova rom?

Já agora, é simples de voltar a meter tudo de origem?

Edit: Pensava que já tinha sacado a rom JB 4.1.2 DBT, mas afinal duas que saquei são TPH

I9305XXALK3_I9305TPHALJ2_TPH e I9305XXBMA4_I9305TPHBMA1_TPH

Existe por aqui algum link para baixar a JB 4.1.2 DBT (Germany)?

Pela tua experiência, qual é a melhor stock rom para este telefone?

Editado por BrunoNRG, 20 March 2013 - 19:29.

#17 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 20 March 2013 - 21:01

Obviamente precisas de configurar tudo novamente, mas isso em 5minutos tens tudo configurado eu flashava dia sim dia nao e so ao principio é que parece uma seca depois habituaste é facil é so configurares os emails das contas,e ele vai buscar as definicoes todas que tinhas no telefone.

Se quiseres meter tudo de origem para vender ou ir a garantia é facil.Tens que ter o triangle away para fazer reset dos contadores e depois flashares uma rom original novamente no odin e fica tudo de origem.esta tudo explicado no tuturial na seccao do S3.

Eu ja testei todas gostei muito da versao alemã e ja testei imensas depois disso incluindo a ultima francesa e neste momento continuo com a dos paises nordicos até que saia alguma melhor.nao gostei da francesa tambem me parecia com algum lag.mas a alema nunca tive razoes de queixa.

• BrunoNRG gosta disto

#18 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2013 - 21:13

http://www.sammobile...de=DBT#firmware

Usas a versão PDA BLL3 ou BLL5, já vem com root? Posso flashar a rom com o Kies ou é mais seguro com o Odin?

Para fazer backup das pastas efs basta copia-las com o Root Explorer para o cartão de memória?

Editado por BrunoNRG, 20 March 2013 - 23:46.

#19 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 20 March 2013 - 23:46

quanto mais recente melhor,portanto aconselho sempre a I9305XXBLL5 ;)

sim para fazeres backup da pasta basta copiares a pasta para o cartao de memoria,e depois copias para o teu pc,nao vas tu formatar o

cartao de memoria sem querer.

• BrunoNRG gosta disto

#20 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2013 - 01:04

Obrigado pela ajuda, já baixei a rom e a seguir "vai levar com ela" (lá se vai a "virginidade" da máquina :P) pra ver como se porta

Edit: Feito! :D Ficou sem root, mas manteve tudo o que eu tinha instalado e todas as definições que eu tinha antes. Até pensei que não tinha resultado, mas como quando ligou teve a aplicar umas cento e trinta e qualquer coisa actualizações e nas definições em "Acerca do dispositivo" aparece Versão Android 4.1.2 e Versão de banda de base I9305XXBLL5, além disso tem umas quantas apps novas e uma espécie de "gaveta vertical" (multi janela?) no home screen que aparece ao alto do lado esquerdo do ecrã, por isso acho que correu bem.

Edit2: Já tem o CWM novamente instalado e o root feito. Será que é melhor fazer wipe cache e factory reset no recovery pra ficar limpinho? É que cada vez que o ligo, depois do logo da Samsung, aparece sempre a informação "Actualização do Android OS" e por baixo " A abrir aplicações...", isto é normal? É que tirando isso parece estar tudo 5*

Editado por BrunoNRG, 21 March 2013 - 02:03.

#21 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 21 March 2013 - 15:19

Era isso que eu te ia dizer.nao é mto boa opcao flashar roms e nao fwzer os wipes todos.porque mais cedo ou mais tarde comecas a tar com o telemovel ligado e apanhares erros de force closer.e keixas o telefone k nao presta. Faz um reset mesmo completo e instala td de novo. As aplicacoes qie tens ate estao no google play na tua conta é so escolheres as que queres instalar novamente :P<br /><br />Sent from my GT-I9305 using Tapatalk 2

#22 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2013 - 15:28

Faço primeiro o wipe cache e de seguida o factory reset (no cwm recovery), e depois volto a flashar a rom?

Editado por BrunoNRG, 21 March 2013 - 15:29.

#23 deardevil

deardevil

Guru de Android

• Moderadores
  • 2189 mensagens
  • LocalizaçãoLondres

Mensagem publicada 21 March 2013 - 18:01

nao precisas de flashar a rom ela ja ta flashada quando fizeres os wipes todos tens que introduzir os dados novamente ele vai iniciar se como se fosse uma rom acabada de flashar ;)

• BrunoNRG gosta disto

#24 BrunoNRG

BrunoNRG

Fã de Android

• Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2013 - 23:28

Já tá á maneira, rom 4.1.2 alemã, cwm, root e todas as aplicações e preferências como eu gosto, melhor que isto só mesmo com o network lock desactivado mas já vi que só a pagantes (no ebay fica barato +/- 10 "aerios"), mas se alguma vez for preciso lá terá de ser :D

Editado por BrunoNRG, 22 March 2013 - 07:39.

• deardevil gosta disto

#25 rqueiros

rqueiros

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 191 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2013 - 10:02

só consegui fazer root com a apk framaroot.

Não consegui com o odin.

Mas não confio muito, alguém pode ajudar.

O método do tópico não me funcionou.

Editado por rqueiros, 22 March 2013 - 10:02.