Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Instalação de aplicações no cartão SD


  • Por favor inicie sessão para responder
40 respostas a este tópico

#1 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 23 February 2013 - 22:46

Olá,

Tenho um Optimus Barcelona e este telefone tem um problema de pouca memória interna disponível.
Actualmente, utilizo a app "AppMgr III" - que se não me engano antes se chamava "app2SD" - pra transferir as aplicações para o cartão SD após fazer download.

No entanto, só tenho cerca de 25 Mb disponíveis, o que me impossibilita até de fazer download de algumas aplicações + pesadas.

Gostaria de saber se existe possibilidade de fazer o download directamente para o cartão SD e instalá-la tb lá.

Obrigado!

#2 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 23 February 2013 - 23:46

a alternativa que procuras é fazer root ao telemóvel, criar uma partição primária em ext e utilizar o link2sd para mover as aplicações para a partição ext
como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#3 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 24 February 2013 - 12:15

Obrigado pela resposta.

Como não sou expert, podem-me dizer como fazer exactamente?
Obrigado.

#4 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 24 February 2013 - 19:51

Boas.

Na secção do equipamento (para onde movi este teu tópico), encontras maneiras de efectuar root ao equipamento:
http://www.androidpt...s-no-cartao-sd/

Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#5 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 24 February 2013 - 23:10

Ok, obrigado.
Mas como criar a tal partição "primária em ext" ??

Obrigado

#6 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 25 February 2013 - 12:12

Boas.

Entras em modo recovery e tens lá a opção.

Vê este tutorial -> http://sapoa5.rafaelsouto.com/?p=1804

Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#7 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 25 February 2013 - 19:20

Ok obrigado.

Como verifico qual a minha ROM? É que esse tutorial diz que só é válido para 2 tipos de ROM:Tejo Sunshine ou CyanogenMod 7.

Obrigado.

#8 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 25 February 2013 - 22:36

Yo!

Pá, isto é muito simples.

Se já tiveres a CWM Recovery instalada, só tens mesmo de aceder à Recovery e depois vais a "Advanced" e depois tens lá uma opção "Partition SD" ou "SD Partition". Nada que saber, acedes, escolhes o tamanho que queres (acho que também dá para escolher se é ext2 ou ext3) e está feito. Se te perguntar alguma coisa sobre uma partição SWAP, podes ignorar, ou criar uma com 32MB.

Depois de fazeres isso, reboot ao telemóvel.

Quando instalares o Link2SD, ao executares pela primeira vez ele vai-te perguntar qual o tipo da tua partição (ext2, ext3, etc), escolhes o tipo e depois tens de fazer reboot ao telemóvel.

Quando ligares outra vez o Links2SD já vais poder fazer as configurações correctas.

Tens mais informação acerca disto AQUI.

Espero ajudar.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#9 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 27 February 2013 - 16:07

Obrigado. No google play só encontrei o cwm manager que lá tb tem essa opção do sd partition, mas não fez nada porque não tenho o root feito....

Obrigado. No google play só encontrei o cwm manager que lá tb tem essa opção do sd partition, mas não fez nada porque não tenho o root feito....

Obrigado. No google play só encontrei o cwm manager que lá tb tem essa opção do sd partition, mas não fez nada porque não tenho o root feito....

Obrigado. No google play só encontrei o cwm manager que lá tb tem essa opção do sd partition, mas não fez nada porque não tenho o root feito....

#10 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 27 February 2013 - 17:13

Olá!

Repara no seguinte, o Link2SD só funciona com permissões de ROOT. Assim, e como já deves ter adivinhado, tens mesmo de ter permissões ROOT.

Portanto, e antes de mais, segue ESTE excelente guia feito pelo granel.

Depois disso, já poderás fazer o que te disse.

Já agora, AQUI encontrarás um guia que te explica tudo direitinho para funcionares com o Links2SD.

Força nisso!


P.S. - Esquece a app da CWM, tens mesmo de criar a partição acedendo à Recovery ficando a carregar nos botões "Power"+"Volume para baixo" quando estiveres a ligar o telemóvel.

Editado por ElTifo, 27 February 2013 - 17:23.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#11 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 27 February 2013 - 23:15

Caro ELTifo,

Fiz o root e agora estou na fase de instalar o link2sd. Até agora está tudo ok à excepção de que o procedimento de criar uma partição no cartão SD aparentemente apagou-me tudo inclusive fotos....pelo menos quando ligo via USB já não me aparece nada...aplicações e tudo não arrancam...

Outra questão, neste site do xda-developers, é para seguir as instruções TODAS ou apenas a partir de "Steps to install and use link2sd[2.2.3 version" ??

Já agora, entretanto instalei o "Minitool partition" que indicavam no site xda-developers e apercebi-me que no cartão SD tenho as seguintes partições:

- G: (FAT32) 6.4Gb
- sd-ext (Ext3) 977Mb
- (Linux Swap) 32 Mb

Significa que ainda terei aqui os meus dados na partição sd-ext ??? que grande confusão....estou a dar em maluco!!!

#12 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 February 2013 - 00:52

Olá!

Err...criaste as partições sem fazer backup primeiro dos dados do teu cartão? :O Eh pá...muito possivelmente perdeste tudo. :'( A estar alguma coisa, só se for mesmo na única drive que o teu Windows detecta (ou seja, a G: de 6.4Gb). Se não detecta nada...lá se foi tudo.

Repara que, ao criares uma partição, se os dados no cartão estiverem na localização onde a partição será criada, ou ficas lá com parte das coisas ou perdes tudo. Tens de pensar nisto como se tivesses um dossier com 50 folhas. Metade estão escritas, a outra metade não está. O criar uma partição é pegar num número qualquer de folhas e guardá-las numa daquelas capas de plástico. Agora, quando fazes isso, podes estar a mexer em folhas que estejam escritas, ou não. No teu caso, como já deves ter percebido, ele pegou nas folhas que estavam escritas, apagou-as e...enfim...o resto já sabes.

Bom, a boa notícia é que neste momento já tens as partições criadas e já poderás usar o Link2SD de forma correcta. Terás que instalar todas as apps que gostes novamente. Quanto às fotos, podes tentar procurar por programas que tentem fazer a recuperação de dados. Existe um programa excelente chamado PhotoRec que é capaz de te safar.

Já agora, só como complemento, a partição sd-ext e a swap, não são acedidas via Windows, ou seja, o teu cartão agora é como se fosse apenas de 6.4Gb, o resto irá ser utilizado como se fosse uma "extensão à memória interna" do teu telefone e a swap é como que "uma extensão" da memória RAM.

Editado por ElTifo, 28 February 2013 - 00:53.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#13 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 28 February 2013 - 10:22

Caro ELtifo,

Muito obrigado pelas respostas que são muito completas e ajudam de forma efectiva.

Verifiquei no entanto alguns problemas que necessitava de ajuda:
- As tais aplicações que estavam com uma parte na memória interna e outra parte no cartão SD e que tinha sido movidas com o "app2Sd", não arrancam e no gestor de aplicações aparecem com ícones pretos do Android....
- O ícone da rede wireless desde ontem deixou de aparecer a verde mas sempre a branco. Acho que funciona, mas há qq coisa que não deve estar bem...isto nunca tinha acontecido...
- Continuo a receber aviso de falta de memória interna...só tenho 17Mb..

De certeza que não há forma de retroceder nesta partição do SD e por a funcionar a Ext3 que ainda está lá e colocá-la como principal para o cartão ler essa partição em vez da nova??

Quanto às instruções no site XDA, a partir de que ponto as devo seguir?

Obrigado e desculpem tantas questões...

Editado por mqdias, 28 February 2013 - 11:41.


#14 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 February 2013 - 13:10

Boas!

O ícone do wireless não é relevante.

Tu já tens o Links2SD instalado, certo? Então acede ao Link2SD para ver se ele te dá um aviso relativo aos scripts de montagem. Se der, basta clicares na opção de reinício rápido para ele criar os links novamente. Quando ele terminar, as tuas apps que aparecem com o ícone do android já hão-de estar ok.

Se isto não resultar, faz o seguinte:

1 - Desinstala o Links2SD
2 - Faz reboot ao teu telemóvel
3 - Descarrega e instala o Link2SD novamente
4 - Arranca o Link2SD
5 - Escolhe o tipo de partição ext3
6 - Reboot ao telemóvel
7 - Arranca o Link2SD
8 - Acede às opções do Link2SD e define a criação de Links automáticos bem como localização automática para a instalação das apps
9 - Escolhe todas as apps e manda criar link
10 - Aguarda que termine

No final disto, verifica se ainda tens apps cujo ícone te apareça com o símbolo de andorid. Caso tenhas, sugiro que as desinstales (pelo Links2SD) e, finalmente, volta a instalar as apps.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#15 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 28 February 2013 - 15:16

Mais uma vez um grande obrigado.

Ora, ponto de situação, após executar as instruções indicadas:

1-O ícone wireless agora já aparece a verde
2-As aplicações continuam com os ícones a preto e segundo percebi terei de as instalar novamente.

Preciso de entender 3 coisas:
1-O que fiz ao seleccionar o "Ext3" na 1ª vez que utilizei o link2SD foi para ele me reconhecer a partição anterior, onde tinha as aplicações?
2-A minha memória interna continua pequena e não sei como libertar espaço
3-Como posso verificar se tudo ficou a funcionar bem??

Agradecia que me pudesses responder a estas últimas questões p.f.

OBRIGADO!

Editado por mqdias, 28 February 2013 - 15:24.


#16 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 February 2013 - 15:29

1 - Seleccionaste ext3 pois é esse o teu tipo de partição que criaste (pelo menos foi o que escreveste aqui quando deste o teu reporte do mini partition tool)

2 - Vê os dados da memória interna no Links2SD e não nas definições do telemóvel. Repara que, para o telemóvel a tua memória interna não mudou. O Link2SD é que vê para além da memória interna, e quando fores instalar novas apps, ou actualizações às apps actuais, ele vai utilizar o espaço da "memória interna extra"

3 - Instala uma app nova. Se vires o Link2SD na área de notificação a dizer que está a instalar a app, e depois que criou o link para o cartão correctamente, então está tudo bem.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#17 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 28 February 2013 - 19:14

Ok. Instalei o Angry Birds que tem 27,6 Mb e registei a as capacidade das diferentes memórias antes de depois da instalação (através do link2sd), para verificar em qual partição foi instalada a aplicação. Então registei os seguintes valores neste quadro:

Imagem colocada

Pelo que se vê parece que após a instalação de aprox. 30Mb, eles foram para a 2 sítios: memória interna e partição 2. Estranho...???

Isto traz-me um problema real. Ao instalar uma 2ª aplicação de 30Mb tb, recebi mensagem de falta de espaço na memória e não me deixa instalar. Isto tem lógica, porque a capacidade da memória interna ficou reduzida após a instalação do Angry Birds.

Como resolver isto??

Editado por mqdias, 28 February 2013 - 19:34.


#18 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 February 2013 - 19:47

Já selecionaste todas as tuas apps (as de sistema e as de utilizador) e criaste o link para elas?

É estranho ele não deixar instalar dado teres tanto espaço livre na partiçao 2. Já agora a localização de instalação das apps, nas definições do Link2SD, está definido para auto? Tena forçar para cartão de memória a ver o que acontece.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#19 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 28 February 2013 - 19:56

Tenho tudo auto e fiz link, mas existem várias aplicações que não permitem selecção.

como forço??

Acho que aqui o problema é que ele ocupa o mesmo tamanho - os 30 Mb da app - nas duas memórias, qd deveria ocupar apenas na partição 2...

#20 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 28 February 2013 - 20:59

As opções de localização de instalação das apps são:

- Automático
- Memória do Telefone
- Cartão de memória

Tenta escolher o cartão de memória a ver se funca.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#21 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 28 February 2013 - 22:13

Pois... já tentei os 2 e nada...ocupa o espaço em ambas as partições.

estava a pensar em tentar recuperar alguns dados e formatar o cartão SD e tentar de novo....

não sei....

Entretanto usei o PhotoRec e só tenho a dizer: IMPECÁVEL!!! Recuperou fotos, videos, pdfs.

Editado por mqdias, 28 February 2013 - 22:30.


#22 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 01 March 2013 - 09:48

Pois, se calhar é mesmo o melhor a fazer.


Entretanto usei o PhotoRec e só tenho a dizer: IMPECÁVEL!!! Recuperou fotos, videos, pdfs.


Mesmo à maneira!! :cool:

Editado por ElTifo, 01 March 2013 - 09:48.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#23 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 01 March 2013 - 18:48

Olá,

Está a acontecer-me uma coisa estranha.... Acabei por formatar o cartão SD fora do telemóvel, desinstalei o link2sd, voltei a ligar o cartão e utilizar o recovery para criar novamente as partições. Instalei o link2sd e fiz download do angry birds e verifiquei que continua a ocupar espaço em ambas as partições....

Já não sei o que fazer mais....

#24 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 01 March 2013 - 23:06

Mas ele está a ocupar mais espaço no cartão do que na memória interna, certo?

Experimenta abrir o Link2SD, ir ao Angry Birds e escolher a opção mover para cartão, a ver se ele move a app inteira.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#25 mqdias

mqdias

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 02 March 2013 - 00:06

Pois...assim libertou algum espaço na memória interna, mas julgo que não voltou exactamente ao tamanho livre que tinha antes de instalar o angry birds.

Mas terei de fazer isto de cada vez que instalo uma app?

Isto que tive de fazer era o que a aplicação app2sd fazia, enviava uma boa parte do espaço ocupado para o cartão.

Isto traz o mesmo problema que tinha antes, ao fim de algumas apps instaladas, mesmo ocupando pouco cada uma, acabam por encher a memória interna....