Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Dúvida de iniciante


  • Por favor inicie sessão para responder
27 respostas a este tópico

#1 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 15:05

Olá,Não sei se me podem ajudar, mas tenho uma dúvida que me apareceu quando tentava executar o programa "Hello World".Eu uso o sistema operativo leopard da Apple e não estou a conseguir executar o comando "android create avd --target 2 --name my_avd" no terminal para criar o android virtual device. Quando executo o comando aparece-me "-bash: android: command not found".De referir que fiz a instalação do SDK, do eclipse e do respectivo plugin.Abraço
Nexus 5 || Sapo A5

#2 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 21 July 2009 - 15:34

Olá Cisco, tenho o meu ambiente de desenvolvimento a correr em Windows e não estou muito familiarizado com sistema operativo da Apple mas vamos lá ver se consigo dar-te uma ajudinha. Para executares o teu primeiro exemplo não é necessário criares um ADV (Android Virtual Device). Podes simplesmente fazer "Run" que o emulador é executado automaticamente. Mas para isso tens que definir onde se encontra o SDK do Android. Podes fazer isso em: Window > Preferences > Android. Depois é colocares o path para o SDK do Android. Exemplo "C:\Android\android-sdk-windows-1.5_r2"Os passos que indiquei são para executares o emulador em Windows mas julgo que não deva ser muito diferente a forma de o executares no sistema operativo da Apple.

#3 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 17:23

Vou ver o que posso fazer.Eu tenho o win também instalado, mas não me apetecia muito ir para a partição com o win. Se há SDK para mac, então este tem de funcionar :)Depois digo qualquer coisa...
Nexus 5 || Sapo A5

#4 farmerzen

farmerzen

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 19:37

Cisco wrote:

Olá,Não sei se me podem ajudar, mas tenho uma dúvida que me apareceu quando tentava executar o programa "Hello World".Eu uso o sistema operativo leopard da Apple e não estou a conseguir executar o comando "android create avd --target 2 --name my_avd" no terminal para criar o android virtual device. Quando executo o comando aparece-me "-bash: android: command not found".De referir que fiz a instalação do SDK, do eclipse e do respectivo plugin.Abraço

Para correr na consola tens de ter definido na variável de ambiente PATH=%PATH_TO_ANDROID_HOME%/toolsexperimenta o comando: export PATH=$PATH:%PATH_TO_ANDROID_HOME%/toolsdepois executa o comando e o teu virtual device será visto pelo eclipse.Para fazer a mesma coisa no eclipse tens que definir em: window>preferences>andoroid e defines a path para o SDKDepois usa o AVD manager ;) Espero ter ajudado

#5 farmerzen

farmerzen

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 19:45

farmerzen wrote:

%PATH_TO_ANDROID_HOME%

Alterar pela path tipo, /home/android

#6 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 19:57

Pois essa variável de ambiente é no windows que se configura. Mas não sabes como posso definir a variável de ambiente no mac? deve ser parecido com o linux.
Nexus 5 || Sapo A5

#7 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 19:59

farmerzen wrote:

depois executa o comando e o teu virtual device será visto pelo eclipse.Para fazer a mesma coisa no eclipse tens que definir em: window>preferences>andoroid e defines a path para o SDKDepois usa o AVD manager ;) Espero ter ajudado

Mas não preciso do terminal se usar apenas o Eclipse?E como uso o AVD Manager?AbraçoEDIT: Já agora, qual o nome que se coloca no package name? é que ele não aceita os nomes que lá coloco ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#8 farmerzen

farmerzen

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 20:10

Cisco wrote:

Pois essa variável de ambiente é no windows que se configura. Mas não sabes como posso definir a variável de ambiente no mac? deve ser parecido com o linux.

export PATH=$PATH:%PATH_TO_ANDROID_HOME%/tools

#9 farmerzen

farmerzen

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 20:13

Cisco,Tens que olhar para a documentação dos gajos!

#10 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 20:17

farmerzen wrote:

Cisco,Tens que olhar para a documentação dos gajos!

Pois, foi logo a primeira coisa que fiz ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#11 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 20:18

farmerzen wrote:

Cisco wrote:

Pois essa variável de ambiente é no windows que se configura. Mas não sabes como posso definir a variável de ambiente no mac? deve ser parecido com o linux.

export PATH=$PATH:%PATH_TO_ANDROID_HOME%/tools

Ok, obrigado.
Nexus 5 || Sapo A5

#12 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2009 - 23:09

Olá novamente,Consegui finalmente por a correr um pequeno programa "Hello Android" com a ajuda deste pequeno tutorial :)Se quiserem posso tentar ajudar quem não conseguir, dentro dos meus pequeníssimos conhecimentos ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#13 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 00:21

Cisco wrote:

Consegui finalmente por a correr um pequeno programa "Hello Android" com a ajuda deste pequeno tutorial ;)

Espectaculo! A parte mais dificil já está. Agora é arranjar uma boa ideia e começar a programar.Só não faço o mesmo porque da última vez que tentei o meu computador passou a arrastar-se e ficou inutilizavel.

#14 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 01:04

sismeiro wrote:

Cisco wrote:

Consegui finalmente por a correr um pequeno programa "Hello Android" com a ajuda deste pequeno tutorial ;)

Espectaculo! A parte mais dificil já está. Agora é arranjar uma boa ideia e começar a programar.Só não faço o mesmo porque da última vez que tentei o meu computador passou a arrastar-se e ficou inutilizavel.

O mais dificil? ;) ainda é preciso dar uma vista de olhos à documentação toda para ver o que há pelas bibliotecas para proceder à programação e ver alguns samples. Mas pelo menos dá para programar em java :)Mas o que aconteceu ao teu pc? O meu pc não se arrasta nem nada, tá tudo okay!
Nexus 5 || Sapo A5

#15 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 01:38

Cisco wrote:

O mais dificil? ainda é preciso dar uma vista de olhos à documentação toda para ver o que há pelas bibliotecas para proceder à programação e ver alguns samples. Mas pelo menos dá para programar em java

O SDK do Android trás uns quantos exemplos e o código para a malta olhar e modificar. Dá uma olhada.Cisco wrote:

Mas o que aconteceu ao teu pc? O meu pc não se arrasta nem nada, tá tudo okay!

O problema do meu PC é velhice. ;) Os bytes estão cada vez mais pesados e ele não se aguenta.

#16 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 03:40

Ideias? querem ideias?Gestão de financas tipo moneyGestão de Curriculum VitaeGestão de obra para trolha simplesGestão de receitas para o dia a diaLista de comprasLista de casas de putas com recomendações com base na geolocalização onde se pode deixar comentários sobre as profissionais... nem acredito que acabei de escrever isto.

#17 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 03:45

Já agora, para um totaly newb uns tutoriais sobre eclipse era nice do tipo... qual das versões faze r o download!!! ;)

#18 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 06:15

Eu por acaso acho que falta para um android um gestor de calendário, tasks, notas um pouco mais funcional e para o nivel empresarial, ou é ignorância minha. Tipo, algo que nos garanta organização pessoal e profissional.Não percebi, mas pretendes que se faça um tutorial para instalação do SDK com o eclipse? É que já existem bastante. Eu posso fazer algo sobre como fiz a instalação para o meu macbook.
Nexus 5 || Sapo A5

#19 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 13:50

Sim, eu sei, mas sendo este o próximo site de referência, qualquer pessoa que entre por aqui tem aqui tudo o que precisa... se há algo que odeio e dizerem-me para ler o manual, e não me darem um link para o documento... já sei que vou ao google e vou encontrar 30.000 referências para o que não quero :)Além disso a net é sempre um pouco chata em termos de timing... nunca sabemos se o que está publicado por aí é a última versão ou se nunca foi actualizado... (eu sei disso por experiência propria pois o meu site infelizmente padece desse problema)No funodo no fundo... sou é um grande calão!

#20 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 14:26

Acho que não custa nada fazer um tutorial, mas no meu caso faria-o para o leopard.Se arranjar um tempinho esta semana faço e depois publico ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#21 farmerzen

farmerzen

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 14:30

jpcarvalhinho wrote:

Sim, eu sei, mas sendo este o próximo site de referência, qualquer pessoa que entre por aqui tem aqui tudo o que precisa... se há algo que odeio e dizerem-me para ler o manual, e não me darem um link para o documento... já sei que vou ao google e vou encontrar 30.000 referências para o que não quero :)Além disso a net é sempre um pouco chata em termos de timing... nunca sabemos se o que está publicado por aí é a última versão ou se nunca foi actualizado... (eu sei disso por experiência propria pois o meu site infelizmente padece desse problema)No funodo no fundo... sou é um grande calão!

Por isso mesmo que o site de referência é o site do android... B) Acho que não vale a pena inventar muito... Tá lá tudo!

#22 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 14:53

farmerzen wrote:

jpcarvalhinho wrote:Por isso mesmo que o site de referência é o site do android... B) Acho que não vale a pena inventar muito... Tá lá tudo!

Pois, mas é tal coisa, os tutorials, artigos sobre android, testes a equipamentos e testes a software existem montes deles pela net fora. Para isso também não era necessário fazer isso aqui no androidpt, logo se calhar nem era necessário terem feito o próprio fórum (tou a brincar ;) Ou pode-se enriquecer o fórum com artigos e tutorials feitos pelos membros e administração para o pessoal ler e depois cada um opinar e melhorar os conteúdos desses itens da melhor maneira. Mas ao menos estão documentados aqui no fórum, e não num link externo, dando a este um pouco mais de conteúdo. A verdade que vai dar tudo ao mesmo porque vamos sempre nos basear nos links externos para desenvolver artigos e outros, mas são formas diferentes de ver as coisas ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#23 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 15:08

Já agora... e que tal encontros físicos para fazermos show off do nosso trabalho?

#24 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 15:19

jpcarvalhinho wrote:

Já agora... e que tal encontros físicos para fazermos show off do nosso trabalho?

Show off do nossa trabalho?! ;)
Nexus 5 || Sapo A5

#25 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2009 - 15:27

Área de developers, pessoal que já domina a programação para android, fazer umas sessões de apresentação de truques e diqcas, interagir com as universidades... etc... é o modelo mais seguido pelo iphone people... se bem que por cá não há nada disso!