Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Partição cartão SD + link2sd


  • Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

#1 TILT

TILT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 31 December 2012 - 03:40

Antes de mais, olá a todos :)

Tenho o meu Gio há cerca de uma semana e depois de o ter rootado tenho-me divertir a testá-lo e a explorá-lo qb.

Entretanto, tenho encomendado um cartão SD de 16gb para contornar uma das principais limitações dele, a falta de memória interna.

Até agora tenho usado o cartão que vem de origem. Criei-lhe uma segundo partição em ext2 com cerca de 800mb que já está praticamente cheia.

Não é que a quantidade de aplicações que lhe instalei seja propriamente pouca mas se lhe puder instalar mais alguma coisa, o espaço extra é sempre bem-vindo.

E é aqui que residem precisamente as minhas dúvidas: pretendo criar uma partição em ext4 (por causa da CWM) e estava a pensar com cerca de 1gb porque tenho lido por aí que não convém esticar muito mais que isto. Alguns sites falam que se pode ir até 2gb embora não seja muito recomendável. Gostava de saber se isto se confirma mesmo e, se não for pedir muito, o porquê de ser assim.

Eu tenho usado o link2sd e crio sempre link, para além de mover as apps para o cartão. Ainda assim, parece-me que continua a ficar tralha na memória interna porque ela tem vindo a diminuir (tenho algures entre os 40mb e os 50mb livres com stock rom ainda), há alguma forma de contornar isto?

Ah, uma última pergunta que o texto já vai longo: criar outra partição no cartão já entra no domínio do "é pá, está masé quietinho e não inventes mais" ou não é assim tão absurdo?


Desde já obrigado por qualquer ajuda :)

#2 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 31 December 2012 - 09:58

podes tentar é expandir a partição inicial ext, criar uma nova não adianta porque o link2sd só mapeia uma partição ext
como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#3 TILT

TILT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 31 December 2012 - 14:23

Pois, de facto não ouvi falar de criar mais partições em lado nenhum, já era eu a atirar palpites.

E quanto à partição inicial ext, num cartão de 16gb, há algum limite de tamanho?

#4 TILT

TILT

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 25 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 31 December 2012 - 15:32

Andei pela thread do XDA sobre esta app e encontrei este post do developer:

Hello,

  • You can use windows machine for partition stuff with "MiniTool Partition Wizard Home Edition". It is a windows application, supports Windows 2000/XP/Vista/windows 7 (32 bit & 64 bit) operating system.
  • There is no such a restricted ratio but 10% is recommended. So if you have a 8GB card ~7.2GB for FAT32 and ~800MB for ext2 would be ok.
  • Yes, first install the application and then link it to SD card with Link2SD.


Este post é ainda dos primórdios da aplicação. Não li as 300 e tal páginas do tópico mas presumo que não tenha retrocedido neste aspecto. Fica a info para quem tiver a mesma dúvida.

#5 Tec_Fil

Tec_Fil

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 2487 mensagens
  • Localizaçãoaquele local a que chamam "casa"
  • Moto E 2015 --> Xiaomi Redmi 3

Mensagem publicada 31 December 2012 - 15:56

limite é o tamanho do cartão de memória mas não convém utilizar a totalidade do cartão porque pode criar problemas de reconhecimento do cartão no telemóvel por ele estar lá, ser utilizado mas não ser correctamente reconhecido pelo próprio
como já alguém muito sábio dizia: "windows for games, linux for real"

#6 phurya

phurya

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 44 mensagens
  • Meo Smart A70

Mensagem publicada 15 January 2013 - 13:52

eu uso o link2sd há mais de um ano e tenho um cartão de 16gb, com a partição ext4 de 1 gb. Também segui o conselho do forum XDA e fiz uma partição ext pequena...isto porque diga-se a verdade, até encheres 1 gb de aplicações, ainda demora um bocado...portanto acho que és capaz de ter de minimizar nas aplicações, porque realmente não é aconselhavel fazer uma partição muito maior, mas tenta fazer uma de 2gb e ver como corre. Não te podes é esquecer de uma coisa: as aplicações tem algo que se chama "data", e mesmo com as aplicações com link no cartão, estão a armazenar a "data" na memoria interna do telemovel, isto faz com que vás perdendo espaço, mesmo não instalando nada, as proprias aplicações que tens vão tirando espaço, daí não ser conveniente terers montes e montes de aplicações... podes experimentar ver as aplicações que tens instaladas, clicar e fazer "clear data" em alguma que tenha bastante "data"(eu tenho o meu em inglês), e vais ver o espaço interno a aumentar. Tem aplicações que tem muita "data", mas não te ponhas a fazer "clear" á toa porque o que acontece é que essas aplicações voltam ás configurações iniciais, no caso dos jogos, voltas ao inicio de tudo.