Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Website e Fórum androidPT


  • Por favor inicie sessão para responder
25 respostas a este tópico

#1 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 16:32

Vão-me desculpar mas o portal deste site e principalmente este fórum estão muito fraquinhos. O software do fórum é muito mau :XAtenção que isto não é para mandar abaixo, é só uma observação para agora puder perguntar o seguinte...Há planos para melhorar este portal/fórum? Os planos já estão (nem que seja lentamente) sobre rodas ou ainda não passam de planos no papel para um breve futuro?Estou curioso, mas se não quiserem revelar nada, eu compreendo... :D

#2 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 16:35

Lamentavelmente terei que concordar com este senhor porque apesar de funcional o portal/forum creio que poderia estar bem melhor isto sem contar a quantidade de exploits que existem para isto que pagam quase todas.Era de valor uma mudança nesse aspecto :DMas não sendo possível esta bem assim e não mexe :DMelhores CumprimentosRS aKa Werewolf

#3 tiagoferreira

tiagoferreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 461 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 17:32

Nazgulled escreveu:

Vão-me desculpar mas o portal deste site e principalmente este fórum estão muito fraquinhos. O software do fórum é muito mau :XAtenção que isto não é para mandar abaixo, é só uma observação para agora puder perguntar o seguinte...Há planos para melhorar este portal/fórum? Os planos já estão (nem que seja lentamente) sobre rodas ou ainda não passam de planos no papel para um breve futuro?Estou curioso, mas se não quiserem revelar nada, eu compreendo... :D

sim já referi isso varias vezes, o layout do site é muito mau.. tem de uma vez por todas se separar o forum do resto, conseguindo ter uma home mais organizada e fácil de utilizar para os mais novos.. mas isto acho eu que sou 'doido'..

#4 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 17:47

Não és nada doido...Isso de separar ou não, tudo depdende... Se a integração for bem feita, não vejo porque não. Mas vai dar ao mesmo acho eu.Na minha opinião, quando decidiram criar este site, escolharam foi mal a plataforma a usar.Acho que tinham ficado melhor servidos com o WordPress do que com o Joomla. E relativamente ao fórum, os plugins existentes para qualquer CMS nunca são o suficiente para uma comunidade como a do androidPT. O ideal é mesmo usar um software próprio para o efeito.

#5 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 18:04

Nós temos diversos projectos em mão, muitos ainda não do conhecimento público, pelo que temos que gerir um pouco as nossas prioridades. Ainda agora lançámos um concurso e posso-vos assegurar que toda a logística envolvida não nasceu de um dia para o outro.Mas a verdade é que tirando a manifesta falta dum suporte mobile de excelência acho o Kunena competente qb. Que falhas encontras na plataforma do fórum? Relativamente à integração, acho que funciona razoavelmente bem, quanto muito um ajuste no esquema de cores do fórum.A utilização de outra plataforma de fórum não está nas nossas prioridades de momento, até porque acho que os benefícios são marginais face ao esforço de migração.De qualquer forma estamos sempre receptivos a sugestões :D

#6 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 19:07

Não me faças responder às falhas que encontro nesta plataforma ou escrevia aqui um livro :PDigamos que já tenho uma vasta experiência em fórums, quer do lado do utilizador quer do lado administrativo. E este é das piores coisinhas que tenho visto.Se é competente qb? Até pode ser, mas não é isso que está em causa... O meu antigo Sony Ericsoon S500 também era competente qb mas eu comprei um HTC Hero :D Lá por estares satisfeito com o que tens, não quer dizer que não possas ter algo muito melhor.E além do mais, eu também não estava a sugerir fazer uma coisa de um dia para o outro. Sou apologista de que uma coisa bem feita leva o seu tempo e que só deve ser lançada quando realmente estiver pronta e não lançar antes do tempo só para o show-off.O esforço de migração é relativo, pode haver scripts para isso (ou talvez não), tudo depende e neste caso depende do software que fosse optado. Mas isso é pôr a carroça à frente dos bois :D

#7 DCA

DCA

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 294 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 19:56

O Joomla + Kunena são bons para o intuito, o problema aqui neste espaço não é propriamente a tecnologia/plataforma adoptada mas sim o layout!Nazgulled, quando entrei no fórum referenciei logo tal, faz parte da minha profissão a componente consultor de sistemas, onde a acessibilidade e usabilidade dos interfaces têm um papel preponderante, ora vê se concordas com o que referi aqui. Note-se, foi logo na minha apresentação :laugh: É pá, não gosto e não...

#8 tiagoferreira

tiagoferreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 461 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:06

firedrops escreveu:

Nós temos diversos projectos em mão, muitos ainda não do conhecimento público, pelo que temos que gerir um pouco as nossas prioridades. Ainda agora lançámos um concurso e posso-vos assegurar que toda a logística envolvida não nasceu de um dia para o outro.Mas a verdade é que tirando a manifesta falta dum suporte mobile de excelência acho o Kunena competente qb. Que falhas encontras na plataforma do fórum? Relativamente à integração, acho que funciona razoavelmente bem, quanto muito um ajuste no esquema de cores do fórum.A utilização de outra plataforma de fórum não está nas nossas prioridades de momento, até porque acho que os benefícios são marginais face ao esforço de migração.De qualquer forma estamos sempre receptivos a sugestões ;)

ja houve gente a dispor se para fazer tal trabalho, gente com competências para tal, pelo menos fazer uma 'home' onde se consiga separar as aguas, análises,forum,etc.. quem é novo ve se grego para perceber como o site funciona

#9 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:09

eu q detesto foruns, n vejo qq prob com o q temos... mas isso sou eu, q faço td por mail e RSS

#10 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:16

tiagoferreira escreveu:

ja houve gente a dispor se para fazer tal trabalho, gente com competências para tal, pelo menos fazer uma 'home' onde se consiga separar as aguas, análises,forum,etc.. quem é novo ve se grego para perceber como o site funciona

Existe uma diferença entre dizer, ser capaz, querer, fazer e fazer bem.Não tenho propriamente a formação teórica para andar a discutir usabilidade, e, enquanto que num plano conceptual lhe reconheço todo o interesse, pergunto-vos na prática que falhas apontam ao portal?

#11 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:27

firedrops tens PM analisa e depois diz so algo :DMelhores CumprimentosRS aKa Werewolf

#12 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:32

Viva,Não temos nada contra estas sugestões ou críticas quanto ao fórum ou site do androidPT. A plataforma joomla inicialmente foi escolhida com um objectivo, servir de suporte à informação e troca de ideias sobre Android e assim formar uma comunidade.O joomla/kunena pode não ter sido a melhor escolha e tem invariavelmente, como qualquer software do género, os seus problemas mas tem os módulos que precisamos para ter um site consistente e informativo.Neste momento temos vários projectos em curso mas nenhum deles é de troca ou migração da tecnologia que nos dá suporte. Queremos colocar mais e melhor informação sobre Android, queremos organizar a informação que está dispersa pelo fórum, queremos melhorar a wiki para ter mais conteúdo.Como devem compreender não conseguimos estar em todas as frentes ao mesmo tempo e temos nos focado no que realmente nos parece que faz sentido que são os utilizadores de Android, novos e experimentados e dar também ajuda um impulso à criação de aplicações portuguesas.Com a equipa que temos estamos a conseguir dar conta do que nos propusemos e estamos no processo de reorganização interna para melhorar mais o fluxo de trabalho e os resultados mas a migração tecnológica não está ainda nos nossos planos.Somos uma equipa aberta a outras contribuições como comunidade que somos e aceitamos todas as boas contribuições para o projecto. Se alguém aqui tiver a disponibilidade de assumir um projecto de migração tecnológica da plataforma do androidPT com o menor impacto possível para os utilizadores, estamos abertos a que ela seja feita por essa pessoa(s).A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#13 DCA

DCA

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 294 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 20:51

Cuidado com essa da migração, é que isso implica ETL (extract, transform, load) de dados e é preciso mãozinhas que saibam bem o que estão a fazer.Para além do que já apontei a nível de layout existe outra coisa que me causa uma certa confusão e parece as empresas menos avançadas: vários softwares para várias funções.Ora bem, a Wiki parece um mundo completamente aparte do portal, muda o TLD e é tudo diferente. Uma integração de todas estas plataformas seria ouro sobre azul, claro que com a devida segurança, nomeadamente a nível de controlos de acesso (permissões).Apesar da escolha Joomla e Kunena, sinceramente serve mas poderá não satisfazer no futuro, para meios mais profissionais e com enorme potencial, tal como uma optimização em segurança e performance, a aposta actual dos maiores e melhores é numa arquitectura MVC (Model View Controller)...Eu vou dando umas opiniões e dicas...vocês decidam ou ignorem.

#14 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:07

DCA desculpa discordar da tua opinião quanto a segurança de servir pois ai creio k e o maior problema disto tdo.Claro os layouts e isso e sempre bom para inglês ver mas isso e algo secundário na minha maneira de ver.Até podia ter cores que nem conseguisses olhar mais de 5m sem te arder a vista, mas se a parte base é segura para mim já esta resolvido, os layouts logo se vê.Não digo que devera ser complicado a migração da base na totalidade sem qualquer problemas ou erros para outro lado pois isso e sempre bastante difícil de ser feito, mas na minha opinião seria de dar mais valor e mais importância a isso, e então depois as outras coisas como disse o androidPT.E só a minha opinião vale o que vale ate podem dizer que sou maluco que continuo a gostar de vocês :DQuanto ao poder ajudar e fazer androidPT gostaria de o fazer mas alem de falta de tempo ja deixei esta área a alguns largos anos logo não me vou a meter a fazer algo k já não estou habituado a fazer e sei que possivelmente vou é acabar por fazer m****, mas creio que se deveriam debruçar sobre este tema com um pouco mais de importância e com uma resolução a curto prazo pois kto mais tarde pior (como demonstrei ao BUGabundo e firedrops, pede-lhes que te transmitam o que lhes mostrei que possivelmente vais mudar de ideias neste aspecto).Melhores CumprimentosRS aKa Werewolf

#15 DCA

DCA

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 294 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:13

Werewolf escreveu:

DCA desculpa discordar da tua opinião quanto a segurança de servir pois ai creio k e o maior problema disto tdo.

Mas não estás a discordar, interpretaste mal mas tal como eu concordo contigo tu agora concordarás comigo.O que disse é que serve, remedeia, tanto que aqui estamos a falar. Se pensarmos a longo prazo aí tudo muda de figura...ainda para mais com o potencial de crescimento que está-se a notar (eu noto pelo nível de participações e registos) e no futuro ui ui!E eu acerca da segurança só falei em termos de controlo de acessos, para se ter em atenção, nem apontei que isto ou aquilo era inseguro ;)

#16 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:20

firedrops escreveu:

pergunto-vos na prática que falhas apontam ao portal?

Eu pergunto-te antes a ti o seguinte porque sinceramente não consigo perceber a lógica dessa pergunta...Tu achas este portal/fórum excelente? Não vês nada de "errado"? Está tudo perfeito para ti? Achas que não há espaço para melhoria?É que há coisas que não se precisa de ter um curso para qualquer pessoa poder opinar...Eu não vou discutir pormenores e apontar as falhas que tu pedes porque simplesmente não consigo responder a essa pergunta quando para ti "parece" que está tudo óptimo.Digo somente o seguinte...O layout é mau, o design é mau, a integração de todas as plataformas existentes é má, a consistência em tudo isto também é ela má, etc...Se vocês não conseguem ver isso (sem apontar exactamente o quê, porque isso não deveria ser preciso) e para vocês está perfeito, então não tenho mais nada a dizer e deixem estar como está.Não é por isso que vou deixar de o usar agora que cá estou, mas confesso que foi uma razão que me deixou reticente muitas vezes antes de me registar no fórum :PSe vocês gostam, estão contentes e apenas uns gatos pingados é que parecem um bocadinho incomodadas com isso, então não se preocupem muito com isso e concentrem-se em tudo o que estão a fazer em prol da comunidade. ;)

#17 tiagoferreira

tiagoferreira

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 461 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:20

ñ é os layouts logo se vê'.. a forma segue a função e o mesmo aqui se aplica, ñ basta saber html para saber fazer um bom site, e quando digo bom refiro me a navegação e usabilidade. mas vejo que falamos de coisas diferentes e com isto me retiro, mas deixo a deixa, a 'forma segue a função'.

#18 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:25

@androidptPessoalmente nunca coloquei em causa nada do que disseste nem os esforços que toda a equipa do androidPT está a efectuar para melhorar a comunidade.Apenas vim perguntar se estava nos planos reformular o portal ou se não era uma coisa que vos passe pela cabeça no momento.Compreendo que tenham outras prioridades e que dada a equipa que tenham não possam fazer tudo de uma vez. É perfeitamente normal.Só estava curioso e vim deixar a minha opinião, nada mais.Por mais que eu não goste, darem-me uma resposta "sim, estamos a pensar nisso e teremos notícias para breve" ou "não, nos próximos tempos temos mais com que nos preocupar e não será prioridade", ia dar exactamente ao mesmo :)Acho que criei aqui uma discussão que não era bem o que eu pretendia...

#19 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:32

Eu creio que ninguém aqui esteja a ficar ofendido nem a levar a mal qualquer comentário que seja feito. Apenas estamos a falar de algumas coisas que podem ou não estar mais correctas dependente do que cada um pensa.Sugestão sei que poderá sair caro sei que realmente ninguém anda a nadar em dinheiro nos dias que correm.Minha sugestão http://www.invisionpower.com/

#20 DCA

DCA

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 294 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 21:43

Werewolf escreveu:

Minha sugestão http://www.invisionpower.com/

Desculpa a pergunta mas porquê esse? Face ao vBulletin onde existem vantagens?Sou completamente ignorante no IPB...

#21 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2010 - 22:03

Assistência :DMas qualquer um deles são bons ;)

#22 Nazgulled

Nazgulled

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 216 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2010 - 09:11

DCA escreveu:

Werewolf escreveu:

Minha sugestão http://www.invisionpower.com/

Desculpa a pergunta mas porquê esse? Face ao vBulletin onde existem vantagens?Sou completamente ignorante no IPB...

Acho que vai mais de uma questão de preferência...No fundo, IPB e vBulletin são os 2 pesos pesados, o resto é paisagem ;) Ambos têm as mesmas funcionalidades, ambos são poderosos e estão bem desenvolvidos, têm uma boa comunidade por trás e uma empresa que lhes dá suporte.Na minha opinião, o IPB é do melhor que há... Já o conheço desde da primeira versão que existe, assim como o vB. Na altura, o vB era do melhor que havia (não havia muitas alternativas) e depois apareceu o IPB (com outro nome ligeiramente diferente) que fazia o que o vB fazia mas melhor, muito mais bem desenhado, estruturado e programado. Então na área de administração foi uma lufada de ar fresco que no caso do vB era muito mau (não sei como está isso hoje em dia).E ainda na minha opinião, o IPB tem evoluído muito melhor a meu ver, apesar de ambos fazerem o mesmo com mais ou menos as mesmas funcionalidades, o IPB tem um aspecto muito mais agradável e é mais robusto.Mas isto é tudo muito subjectivo. Se algum dia necessitar de um software comercial para fazer um fórum (versus um que seja free) sem qualquer dúvida que opto por IPB.Ah, e outra coisa que para os demais pode não ser importante, mas para programadores, o código do IPB é dos melhores "poemas" que já vi. Muito bem programado e excelente flexibilidade que permite facilmente fazer qualquer mod.Mas isto nada tem a ver com o tópico... :blush:

#23 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 July 2010 - 06:04

Gosto de ver o debate de ideias onde as pessoas têm uma mínima formação na área e sabem do que falam.Eu sou um gajo muito prático, isto dá para por uma mensagens, funciona minimamente, por mim está bom :)Eu sempre fui um gajo que pensa que um carro tem de me levar do ponto A ao ponto B, até pode ser um mini dos antigos (ainda vou ter um, tenho um fetiche com este carro) desde que me leve já cumpre a sua função. Mas podem continuar o debate, está a ser giro ver o que pensa a comunidade e até onde podemos ir com pessoas deste calibre no lote de possíveis colaboradores no melhoramento da comunidade.

#24 Werewolf

Werewolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens

Mensagem publicada 19 July 2010 - 14:26

Eu sempre fui um gajo que pensa que um carro tem de me levar do ponto A ao ponto B, até pode ser um mini dos antigos (ainda vou ter um, tenho um fetiche com este carro) desde que me leve já cumpre a sua função.

Boa comparação então agora vamos supor que esse carro não tem vidros, não tem fechaduras e pega só metendo o dedo no canhão da ignição, não há duvida que seja funcional mas no entanto o mais provável e quando fores para ir ao carro já não o teres parado aonde o deixaste :DExiste aqui um utilizador pelo menos já registado que pode falar melhor e mais actualizado sobre isto pois eu já la vão alguns anos e ele sempre vai fazendo uns trabalhos.PJFonseca ou outros Admins/Moderadores tentem falar com o user x3zter pois ainda se encontra no activo :DMelhores CumprimentosRS aKa Werewolf

#25 x3zter

x3zter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • HTC One S

Mensagem publicada 19 July 2010 - 15:46

No activo quer dizer.. haha, tb ja la vai um tempo, eu é mais photoshop e afins :P nunca mexi em IPB, fiquei-me por vB e dava trabalho que xegue, mas penso que a quantia (paga uma vez ou anualmente n me recordo) não era assim tão elevada. Das imensas vezes que usei joomla nunca usei forum integrado, e não aconselho para um site deste genero, o joomla faz tudo e tira cafes, fazer bem é que já é outra conversa..embora seja a solução mais simples/agradavel gratuita. Não sei em que valores andam o IPB/vB actualmente, mas com uma vaquinha acho que se ia lá.ou continuando no grátis, um PHPbb num subdominio, mantendo o joomla como portal, o layout "facilmente" se altera. B)