Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 2 votos

Falta de Espaço no seu Sapo A5?

sapo a5 link2sd titanium backup armazenamento superoneclick

  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 proscopon

proscopon

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • Sapo A5

Mensagem publicada 21 November 2012 - 14:25

Uma das características do seu SAPO A5 é ter pouca memória interna e, a pouca que tem, estar cheia de bloatware, que é como quem diz, aquelas aplicações que, normalmente, não fazem parte do sistema e que, na maioria das vezes, ou não têm utilidade nenhuma ou, até têm, mas consomem memória como se não houvesse amanhã.
Apesar de existirem vários artigos e opções na web, achei que valia a pena criar mais um. Assim sendo, aqui vai...

Para resolver o nosso problema, vamos ter de utilizar 2 aplicações:Titanium Backup e Link2SD.
Na realidade, vamos utilizar outras para além destas, mas estas são as que, realmente, vamos utilizar para resolver o nosso problema.

A primeira até seria dispensável, uma vez que vamos ganhar imenso espaço na memória interna com a segunda, mas, se se quer ver livre daquelas aplicações que nunca utiliza, o ideal é guarda-las (backup), uma vez que poderá ter necessidade de as repor.
Além do mais, há sempre o risco de algo correr mal e, com um backup, podemos sempre repor o que teve sumiço.


Quer uma quer outra aplicação necessitam de root privileges, ou seja, uma conta de utilizador especial que nos permite o acesso à administração do sistema, normalmente chamada root, administrator, admin, superviser ou superuser, dependendo do sistema Linux. Assim sendo, o primeiro passo é ganhar este acesso especial ao seu SAPO A5.
Existem várias App’s que fazem isto, sendo, talvez, a mais conhecida, a z4root. No entanto, dependendo da versão do seu sistema Android, esta poderá não conseguir o que queremos, pelo que vamos utilizar uma outra que opera a partir do seu PC e que é practicamente garantida para todos os smartphone: a SuperOneClick.

Antes de iniciar o processo, uma vez que vamos necessitar de algum espaço no Armazenamento interno do telefone, comece por se certificar de que esse espaço existe, desinstalando 1 ou mais aplicações, de preferência as mais «pesadas», como o Facebook ou o Google Drive, ou, em alternativa, as actualizações das aplicações que não consegue desinstalar, como o Google Maps, a MusicBox ou a Meo Go!
  • Aceda às Definições do seu SAPO A5 e clique em Aplicações
  • Clique em Gerir aplicações
  • Clique no botão «Menu» do SAPO A5 e selecione Ordenar por tamanho
  • Clique na aplicação que pretende desinstalar
  • Selecione Desinstalar ou Desinstalar actualizações
  • Repita o procedimento até ter espaço suficiente, pelo menos uns 20MB (pode verificar o espaço disponível do Armazenamento interno do telefone em Definições>Armazenamento do telefone e cartão SD)
Agora que já temos espaço suficiente, vamos então começar…
  • Aceda às Definições do seu SAPO A5 e clique em Aplicações
  • Marque Fontes desconhecidas
  • Clique na opção Desenvolvimento e marque Depuração USB e Permitir locais fictícios
  • Faça o download do SuperOneClick (ficheiro zip) para o seu PC
  • Extraia o conteúdo do ficheiro zip para uma nova pasta à sua escolha
  • Ligue o seu SAPO A5 ao seu PC com o cabo USB fornecido pela TMN e aguarde que o PC instale os drivers
  • No seu SAPO A5, poderá aparecer o ecrã Armazenamento em massa USB: ignore. NÃO CLIQUE NO BOTÃO Activar armazenamento USB.
  • Aceda à pasta para onde extraiu o ficheiro zip e execute a aplicação SuperOneClick
  • Clique em Root e aguarde (NÃO DESLIGUE O SAPO A5 DO PC)
  • É possível que, durante a execução, lhe apareça uma janela a perguntar se deseja criar a BusyBox. Clique Sim
  • No final, aparecerá uma janela indicando que os root files foram instalados e a opção de realizar um teste. Clique Não
  • Desligue o cabo USB e reinicie o seu SAPO A5 (desligue e torne a ligar)
Agora que já tem acesso privilegiado ao sistema, vamos instalar o Titanium Backup
  • Execute o Google Play e faça o download e instalação da aplicação Titanium Backup
  • Abra o Titanium Backup
  • O Superuser irá perguntar se deseja conceder acesso privilegiado à aplicação. Marque Remember e clique Allow
  • Chegados aqui, é hora de fazer o 1º backup do sistema. Dependendo da quantidade de aplicações, isto poderá demorar alguns minutos. Não se preocupe se o ecrã se desligar. O processo continuará a execução:
    • Clique no separador Cópia/Reposição
    • Clique no botão «Menu» do SAPO A5 e selecione Op. em Lote
    • Clique Executar na opção Copiar todas as aplicações de utilizador + dados de sistema.
    • Deixe correr o Backup
  • Feito o backup, poderá agora eliminar tudo aquilo que só serve para ocupar espaço, como por exemplo o Sapo Cinema, o Sapo Astral, o 1820, o E-mail (que só serve para contas Sapo), o TMN Pond (que é desesperante) e até mesmo, caso não seja cliente, o Meo Go! ou o Music Box. Para tal,
    • Clique no separador Cópia/Reposição
    • Corra a lista de aplicações e clique na que quer eliminar
    • Clique Desistalar. Atenção: certifique-se, antes de desinstalar, que fez o backup da aplicação. Pode sempre mudar de ideias

Cuidado com o que desinstala. Na dúvida, não o faça: pode apagar o que não deve…


O backup do seu SAPO A5 está agora no cartão SD, em /SDCard/TitaniumBackup
Se precisar repor alguma coisa, bastará abrir o Titanium Backup, selecionar o separador Cópia/Reposição, clicar na aplicação/ficheiro que deseja repor e, finalmente, clicar em Recuperar.


Agora que já temos acesso privilegiado (root) e tomámos precauções para repor qualquer aplicação ou ficheiro que tenhamos acidentalmente perdido, vamos então tratar de aumentar a memória interna do seu SAPO A5.

O que o Link2SD faz é guardar as novas aplicações numa 2ª partição do seu Cartão SD, criando, simultaneamente, os links necessários no sistema, por forma a que aquelas sejam reconhecidas e funcionem.
O primeiro passo é criar uma nova partição no seu Cartão SD:
  • Faça o download do programa MiniTool Wizard Home Edition para o seu PC e Instale-o
  • Ligue o seu SAPO A5 ao PC, com o cabo USB fornecido pela TMN
  • No SAPO A5 irá aparecer o ecrã Armazenamento em massa USB. Clique no botão Activar armazenamento USB, de forma a que o PC reconheça o Cartão SD do seu smartphone
  • Agora, execute o MiniTool Partition Wizard no seu PC. Este irá detectar as diferentes drives do seu PC, nomeadamente o Cartão SD do SAPO A5
  • Vamos então definir as tarefas a realizar. O MiniTool Partition Wizard só executará as tarefas no final, depois de todas estarem definidas:
  • No disco correspondente ao Cartão SD, selecione a partição existente (à partida só existirá uma) e clique em Move/Resize Partition
  • Reduza o tamanho da partição por forma a ganhar entre 500MB e 1GB de espaço para criar uma segunda partição e clique OK
  • Agora, o disco correspondente ao seu Cartão SD apresenta 2 espaços: a partição original, entretanto reduzida, e um segundo espaço (a cinzento) chamado Unallocated. Selecione este último
  • Clique em Create Partition
  • O programa irá perguntar-lhe o Label, o Tamanho, etc. que deseja para a nova partição. Utilize todo o espaço disponível (os tais 500MB a 1GB que obteve da redução da 1ª partição) e defina o Tipo de Partição como Primária e o Sistema de Ficheiros como FAT32. Clique OK.
  • Agora, definidas as tarefas, clique em Apply. O MiniTool Partition Wizard irá executar as tarefas definidas (o que vai demorar algum tempo). Se tiver outros programas abertos (por exemplo um browser), feche-os, por precaução, e, caso tenha uma protecção de ecrã activa ou o seu PC esteja preparado para entrar em suspensão ao fim de algum tempo, desactive estas funções. Quando o MiniTool Partition Wizard tiver terminado de executar as tarefas, poderá repô-las
  • Quando tudo estiver terminado, desligue o SAPO A5 do seu PC EM SEGURANÇA, ou seja: na janela “Computador” do seu PC, «Ejecte» o Cartão SD e, em seguida, no ecrã Armazenamento em massa USB do seu SAPO A5, clique no botão Desactivar armazenamento USB
  • Reinicie o seu SAPO A5
Agora que já criou uma 2ª partição no Cartão SD do seu smartphone, é hora de instalar o Link2SD
  • Abra o Google Play, pesquize pela aplicação Link2SD, faça o seu download e instale-a
  • Abra a aplicação. Duas coisas vão acontecer:
    • O Superuser vai perguntar-lhe (tal como aconteceu com o Titanium Backup) se deseja conceder acesso privilegiado a Link2SD. Marque Remember e clique Allow.
    • De seguida, a aplicação, após detectar a 2ª partição, vai lhe perguntar qual o Sistema de Ficheiros utilizado: selecione FAT32 e clique OK. Deixe o Link2SD «montar» a partição
  • Reinicie o seu SAPO A5
  • Reiniciado o seu smartphone, abra novamente o Link2SD e clique no botão «Menu» do SAPO A5. Clique em Configurações
  • Se já não estiverem activadas, marque todas as opções de modo a activá-las
  • Volte ao menu inicial e clique em Filtros (símbolo «funil»)
  • Selecione Utilizador. Irá ver apenas as aplicações consideradas «do Utilizador»
  • De seguida, clique no botão «Menu» do SAPO A5 e clique em Selecção Múltipla
  • Selecione todas as Aplicações que desejar e clique em Acções
  • Clique em Criar Link. As aplicações selecionadas serão movidas para a 2ª partição do Cartão SD e os respectivos links criados no sistema, passando a ser consideradas pelo Link2SD como Vinculadas

Atenção: Não confundir “Criar Link” com “Mover para o Cartão SD”. A segunda opção refere-se à 1ª partição do Cartão SD e não à 2ª onde as aplicações são instaladas.


E pronto. Agora já não se pode queixar: tem espaço com fartura para todas as aplicações que desejar. Para confirmá-lo, abra o Link2SD, clique no botão «Menu» do seu SAPO A5 e selecione Espaço livre. Vai ver como fica feliz…

Sempre que instalar uma nova aplicação, esta irá ser colocada na 2ª partição do seu Cartão SD, a menos que aquela, em função dos seus objectivos, «obrigue» a ser instalada no Armazenamento interno do smartphone. Ainda assim, poderá sempre (com eventual perda de algumas funções da aplicação) criar o link através do Link2SD e, desta forma, ela será movida para a 2ª partição do Cartão SD e criados os respectivos links no sistema.

Obviamente, se alguma coisa correr mal, você não me conhece de lado nenhum :D mas estou disponível para o ajudar...
  • pedronveloso, Arcângelo, xekmate e 2 outros gostam disto

#2 cja1975

cja1975

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens
  • htc tattoo ,sapo a5 , NOTE N 7000

Mensagem publicada 20 December 2012 - 19:30

Experimenta a r parnandroid tem uma app s2e que ficas com espaco de sonra pois imstala tudo no sd card so tens que criAr uma particao ext

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2



#3 Vicente Silvestre

Vicente Silvestre

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • TMN Sapo A5/ ZTE Blade

Mensagem publicada 25 January 2013 - 21:28

Já tenho usado o Link2SD e este tópico está muito bom. Eu agora ando com um problema, aqui vai.

- Tenho uma partição Ext4 no SD, de 5 GB (o cartão tem ao todo 16GB).
- Na partição, ainda só usei 900 MB.

Quando eu vou em criar link em algumas apps, aparece: INSTALL_FAILED_INSUFFICIENT_STORAGE.

A questão é que isto não devia acontecer, vendo que ainda tenho mais do que o triplo livre, na partição.

O que se passa? Sabe alguma maneira de ultrapassar?

#4 skafio

skafio

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • tmn smart a8

Mensagem publicada 28 April 2013 - 17:28

Boas, isto serve para o tmn smart a8 ? ou tem de ser com outros programas ?

obrigado

 


 



#5 proscopon

proscopon

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens
  • Sapo A5

Mensagem publicada 28 April 2013 - 22:27

Já tenho usado o Link2SD e este tópico está muito bom. Eu agora ando com um problema, aqui vai.

- Tenho uma partição Ext4 no SD, de 5 GB (o cartão tem ao todo 16GB).
- Na partição, ainda só usei 900 MB.

Quando eu vou em criar link em algumas apps, aparece: INSTALL_FAILED_INSUFFICIENT_STORAGE.

A questão é que isto não devia acontecer, vendo que ainda tenho mais do que o triplo livre, na partição.

O que se passa? Sabe alguma maneira de ultrapassar?

Boas,

 

O que se passa é o seguinte: apesar de o Link2sd instalar a app no cartão, aquando do processo de transferência e instalação ela é primeiramente colocada na memória interna e só depois transferida para o sd card. Ou seja: a mensagem que recebe refere-se à falta de memória interna. A única solução é libertar memória interna, seja desinstalando app's, seja transferindo app's para o sd card com o Link2sd.



 

Boas, isto serve para o tmn smart a8 ? ou tem de ser com outros programas ?

obrigado

 


 

 

Isto serve para qq android.

No entanto, porque poderá não resultar a 100% com todos os smartphones, deverá fazer o backup do sistema e das aplicações, tal como referi no tópico.



#6 theredrock

theredrock

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens
  • sapo a5

Mensagem publicada 02 June 2013 - 17:17

olá, eu estou com um problema,

eu fiz a partição do sdcard mas nao correu bem, o telefone diz que as aplicações que eu tinha instalado sao inexistentes e nao consigo aceder a nada, como musicas e video, tenho tentado resolver sem sucesso (tentativas) ... por favor ajude me a voltar a por o sd card normal como tinha antes.

obrigado



#7 chorao

chorao

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2013 - 13:32

olá, eu estou com um problema,

eu fiz a partição do sdcard mas nao correu bem, o telefone diz que as aplicações que eu tinha instalado sao inexistentes e nao consigo aceder a nada, como musicas e video, tenho tentado resolver sem sucesso (tentativas) ... por favor ajude me a voltar a por o sd card normal como tinha antes.

obrigado

se fizeste o backupzinho da ordem é só formatar o cartão e repores o backup tal como tinhas antes. senão não estou a ver maneira de resolver isso. talvez outro te consiga ajudar mais...







Também marcado com uma ou mais destas tags: sapo a5, link2sd, titanium backup, armazenamento, superoneclick