Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Kernel JB DLJ4 Insecure e com init.d


  • Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

#1 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:07

Com a publicação dia 30 de Outubro, do Update 6 (sources do kernel) pela Samsung, este kernel está obsoleto.

Usem o do link abaixo:

http://www.androidpt...-sound-e-initd/




Atenção
Este kernel é apenas para rom's Jelly Bean. Não funciona em ICS nem Cyanogen

Este kernel não tem nenhum tipo de optimização, nem para bateria nem para performance. Não tem mais, nem menos bugs, que o kernel stock da DLJ4.


Na continuação do que até agora tem aparecido por aqui, algo a que tenho chamado rom's quase stock, venho agora com um kernel quase stock

A unica diferença que tem do kernel stock, é que tem suporte a init.d. Quer isto dizer, que podem com este kernel, executar script's no boot do telefone. Os script's devem estar em /system/etc/init.d

Não pretendo começar a fazer kernel's custom. Para isso já existem os dev's a sério. No entanto penso que existe espaço para os que querem usar o telefone muito próximo do stock, mas com aquelas pequenas coisas...Este kernel nunca irá ter Overclock nem UV nem nada do género. Talvez tenha uma nova feature proximamente, mas até essa vai contra os meus princípios. (Já tem)

Um kernel tem 2 partes distintas: a ramdisk e o kernel blob (zImage). O primeiro pode ser extraído e editado a partir do boot.img que vem em qualquer rom. Para editar o segundo são necessárias as sources do kernel, neste caso disponibilizadas pela Samsung.

As ultimas sources do kernel da samsung, o update5, data do inicio de Outubro. Isto implica que ao usar um kernel custom, estão quase sempre a usar um kernel modificado a partir de sources razoavelmente "antigas".

A excepção são os kernel's que modificam apenas a ramdisk. È o caso deste. Nesta área do kernel tem-se muito menos poder para alterar. Pode-se alterar pequenas coisas apenas, como neste caso o suporte a init.d.

A vantagem deste tipo de kernel, é que as modificações são feitas a partir do kernel da DLJ4. Ao usar este kernel não perdem nenhuma modificação feita pela Samsung no novo kernel.


Se quiserem saber se o kernel executa realmente os scripts em init.d, podem flashar este script. É um script muito simples, que se for executado, cria um ficheiro em /data de nome Test.log com o texto "Init.d Is Working !!!" e a hora e data do boot

Também podem usar este script para saber se o kernel que usam tem suporte a init.d. Não hesitem em testar, pois irão encontrar de certeza boas (ou más), surpresas.

Para os que usam o Adb, e o querem usar com privilégios root, necessitam ter um kernel insecure, pois caso contrario, mesmo que o telefone tenha root, o adb não herda esse privilégio (não podem escrever em /system por exemplo). Uma alternativa é usar a aplicação adb insecure. Com este kernel, na versão 3 dispensam essa aplicação.

Este kernel foi obtido, a partir do kernel da Samsung para a DLJ4. Tem todas as suas implementações.

Changelog:
Versão 3 - Kernel Insecure
Versão 2 - Busybox JB optimizada para scripts (obrigado ao TugaPower)
Versão 1 - Suporte a init.d

Abaixo fica o link para o tal de kernel, instala-se por CWM:
Versão 3
http://www.mediafire...0ohtlib7zaytfea

Agradecimentos:
franciscofranco pelo código init.d

Editado por sapec, 30 October 2012 - 15:45.

  • parrekito, TugaPower e Vladmir gosta disto

#2 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:13

Este post será usado para postar exemplos de script's que podem ser usados neste tipo de kernel.



O mais falado nos últimos tempos é o supercharger. Está no post dos mod's. Para usarem o supercharger necessitam de um kernel com este tipo de alteração

Outro script muito em voga é o Low Memory Killer. Nesta versão tenta ter sempre 200 Mb de memória livre. Existem versões mais branda e outras mais agressivas, Se quiserem posso colocar mais script's LMK. Basta pedirem.

Outra script interessante é o que desliga 3 cpu's quando o telefone tem o visor desligado


Existem muitos mais e podem vocês mesmo partilharem alguns scripts que usem.

Editado por sapec, 25 October 2012 - 21:48.

  • TugaPower gosta disto

#3 DjPalix

DjPalix

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2228 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:17

Só para dlj4?

Sent from my GT-I9300

#4 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:20

Só para dlj4?

Sent from my GT-I9300


Provavelmente este kernel funciona noutras versões. Mas se queremos fazer isto a sério, eu posso disponibilizar isto para as rom's que vocês querem. Basta pedir.

#5 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:22

Talvez tenha uma nova feature proximamente, mas até essa vai contra os meus principios.


Hummm :D , por norma se vai contra os teus principios deve ir de acordo com os meus :)
  • jmcdpereira e sapec gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#6 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:23

Hummm :D , por norma se vai contra os teus principios deve ir de acordo com os meus :)


A ideia é implementar o voodoo sound. Seria um kernel stock com voodoo sound. Para isso necessitava desta implementação e comecei por aqui que é muito simples.

O voodoo sound necessita ser implementado a partir das sources do kernel, pois não funciona na ramdisk. Logo se o conseguir fazer, este kernel passa a ter os mesmos defeitos dos outros kernel custom. Está "sempre" desactualizado

Editado por sapec, 25 October 2012 - 21:27.

  • TugaPower gosta disto

#7 DjPalix

DjPalix

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2228 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:37

Stock dlhi :D

Sent from my GT-I9300

#8 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:47

Stock dlhi :D

Sent from my GT-I9300


Faz o teste descrito no post inicial, para comprovares que os scripts estão a ser executados no boot


Abaixo está o kernel "modificado" da DLIH
http://www.mediafire...f1x5j745fgjifkv

EDIT: Esqueci-me de escrever e espero ainda ir a tempo, este kernel é para instalar por CWM

Editado por sapec, 25 October 2012 - 22:00.

  • TugaPower gosta disto

#9 DjPalix

DjPalix

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2228 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas

Mensagem publicada 25 October 2012 - 21:48

Okidoki. Gracias.

Sent from my GT-I9300

#10 manuel_f2003

manuel_f2003

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 08:49

Este post será usado para postar exemplos de script's que podem ser usados neste tipo de kernel.



O mais falado nos últimos tempos é o supercharger. Está no post dos mod's. Para usarem o supercharger necessitam de um kernel com este tipo de alteração

Outro script muito em voga é o Low Memory Killer. Nesta versão tenta ter sempre 200 Mb de memória livre. Existem versões mais branda e outras mais agressivas, Se quiserem posso colocar mais script's LMK. Basta pedirem.

Outra script interessante é o que desliga 3 cpu's quando o telefone tem o visor desligado


Existem muitos mais e podem vocês mesmo partilharem alguns scripts que usem.


Não sei se será este o local mais apropriado para colocar este assunto mas como falaste em compatibilidade de kernel com supercharger deixo aqui uma breve analise que fiz ontem.
Normalmente instalo após uma rom o kernel do Siyah e de seguida o supercharger tugapower (ultima rom DLJ4). Ambos instalados não me permite fazer multitasking , ou seja, a Ram é limpa de imediato para garantir no minimo 200MB disponiveis. Se tentar alterar os valores da ram no Auto memory manager, quando tento correr um jogo mais pesado, este engasga e torna-se impossivel de jogar.
Após varias analises conclui que :
Supercharger Tugapower com kernel stock tal não acontece. tudo funciona bem com multitask.
Supercharger com kernel Perseus (é um kernel que considero igualmente bom)funciona perfeito com multitask
Supercharger com kernel Siyah , funciona bem sem multitask (sempre 200 a 250 MB disponiveis).Se tentar alterar os valores da ram, tenho perca de fluidez e bloqueio em jogos pesados.

Alguem já teve experiencia semelhante ? Poderemos ter aqui uma incompatibilidade do supercharger tugapower com o kernel Siyah?

#11 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 09:06

Só uma pequena informação. Com um kernel stock o supercharge não funciona, pois não tem suporte para executar o script que está init.d

Se tudo funciona bem na rom do tuga power com kernel stock, é porque tudo funciona bem sem supercharger.

Editado por sapec, 26 October 2012 - 09:07.


#12 manuel_f2003

manuel_f2003

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 09:39

Só uma pequena informação. Com um kernel stock o supercharge não funciona, pois não tem suporte para executar o script que está init.d

Se tudo funciona bem na rom do tuga power com kernel stock, é porque tudo funciona bem sem supercharger.

No kernel stock o supercharger do Tugapower faz obque promete. Coloca o Launcher com OOM 1

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2



#13 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 26 October 2012 - 10:14

<br />No kernel stock o supercharger do Tugapower faz o que promete. Coloca o Launcher com OOM<br />Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

<br />Correcto, mas com kernel stock apenas tens 50% de SuperCharger, para teres 100% tens que ter o script à correr.<br />Sent from my GT-I9300 using Tapatalk <br />

Editado por TugaPower, 26 October 2012 - 10:18.

  • manuel_f2003 gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#14 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 11:17

No kernel stock o supercharger do Tugapower faz obque promete. Coloca o Launcher com OOM 1

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2


Se fizeres o download do supercharger partilhado pelo TugaPower:
http://d-h.st/gY8

e o abrires com o winrar, verás que tem varios ficheiros.:

O que está em system/framework/ é o ficheiro services.jar. Este é que é responsável pela mudança de prioridade do launcher. Isto funciona com qualquer kernel.

O que está em /system/et/init.d é o script do supercharger propriamente dito e que faz a gestão de memoria. Esta componente só funciona se tiveres um kernel com suporte a script's em init.d, coisa que o kernel stock não tem.

Se leres agora a minha resposta anterior, percebes claramente o que te tentei dizer

#15 manuel_f2003

manuel_f2003

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 11:59

Se fizeres o download do supercharger partilhado pelo TugaPower:
http://d-h.st/gY8

e o abrires com o winrar, verás que tem varios ficheiros.:

O que está em system/framework/ é o ficheiro services.jar. Este é que é responsável pela mudança de prioridade do launcher. Isto funciona com qualquer kernel.

O que está em /system/et/init.d é o script do supercharger propriamente dito e que faz a gestão de memoria. Esta componente só funciona se tiveres um kernel com suporte a script's em init.d, coisa que o kernel stock não tem.

Se leres agora a minha resposta anterior, percebes claramente o que te tentei dizer

Obrigado Sapec. Agora entendo. O meu objectivo me utilizar o supercharger do Tugapower é só mesmo a mudança de prioridade no launcher. Assim basta me extrair o services.jar e substituir pelo original na rom.. Correcto?

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2



#16 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 12:06

Obrigado Sapec. Agora entendo. O meu objectivo me utilizar o supercharger do Tugapower é só mesmo a mudança de prioridade no launcher. Assim basta me extrair o services.jar e substituir pelo original na rom.. Correcto?

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2


Correcto. Inclusivamente já tens isso feito nos posts dos mod's das rom's odexed e deodexed

Se vires no topico de mod's eu ponho sempre dois mod's diferentes que são exactamente essas duas opções. Deixo-te abaixo, um copy do topico da DLJ4 para que entendas melhor.

O mod's 5 (neste caso, a ordem muda em todas as rom's) é o supercharger com todas as funcionalidades. O mod 6, é apenas o service.jar que produz esse efeito de mudança de prioridade do launcher.

Para o mod 5 é necessário um kernel com suporte a init.d. Para o mod 6, qualquer kernel serve.


A lógica de se usar o kernel este post é exactamente, para quem quer usar um kernel stock mas com possibilidade de usar estes scripts de uma forma fácil (sem um programa que execute esse scripts)


5 Super Charger Odexed
http://www.mediafire...sk8czw5cou8ld4t
O mod acima inclui 2 scripts. Um de LMK (reservando 200Mb de memoria livre) e um outro script, que desliga 3 core's do cpu quando o ecran está desligado. Só funcionam com custom kernel com suporte a init.d. Podem ser removidos antes de instalar. Estão em system/etc/init,d

6 Para quem se queixa, que tem lag à depois de sair de aplicações pesadas, (launcher redraw) porque o TW (launcher stock), saiu de memoria, existe uma solução. Definir a prioridade do launcher para um valor com maior prioridade. Está tudo explicado aqui:

http://forum.xda-dev...d.php?t=1719386
O mod que está no link abaixo, é para rom's odexed:
http://www.mediafire...t4l1o1fqe84hcpf
Atenção que este mod não é o supercharger. Serve para definir a prioridade do Launcher para 0 (Zero) Nunca sai de memória. O supercharger acima, inclui este ficheiro.

Editado por sapec, 26 October 2012 - 12:25.

  • TugaPower gosta disto

#17 manuel_f2003

manuel_f2003

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 12:43

Entendido Sapec. ;-). Já tinha tentado o MOD para o service.jar do link no XDA mas sem sucesso. Com o service.jar do Tugapower funciona. quanto aos valores da RAM (apesar do android já possuir uma boa gestão) , normalmente quando quero mudar algo, utilizo o auto killer ou o auto memory manager. Funcionam bastante bem.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2



#18 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 28 October 2012 - 22:39

Está disponível para download no post inicial uma nova versão deste kernel com uma nova busybox, mais eficaz a correr script's.


Está actualizado o post inicial, com uma nova versão com kernel insecure. Mais explicações no post inicial.

Se não usam o adb, ou se usam mas não têm o habito de enviar ficheiros para a pastas de sistema (/system), não necessitam de fazer o ultimo update, pois é a unica coisa que mudou

Editado por sapec, 29 October 2012 - 15:44.