Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Opiniões] Sociedade de Informação


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
9 respostas a este tópico

#1 rquattro

rquattro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 206 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 18:14

Os novos telemóveis smartphones e respectivos sistemas operativos - onde se inclui o Android -, são o resultado de vários aspectos conjugados (económicos, sociais, etc.), sendo um deles a «insaciável sede de informação» que atinge as sociedades contemporâneas.O que eu quero saber é a vossa opinião acerca do aspecto: «Excesso de informação».Quais são as vantagens e desvantagens da informação constante? Quais devem ser os limites? Quando parar? O excesso de informação pode ter consequências negativas nas nossas vidas?Elaborem ;)

#2 dmmr

dmmr

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 218 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:08

É um tema pertinente sim senhor! Eu acho que a informação nunca fez mal a ninguém! Acho que é sempre bom estarmos a par das coisas, estarmos actualizados do que se passa no mundo, e para termos essa oportunidade, tivermos que andar com um dispositivo de bolso, como um telemóvel, que seja capaz de fazer tudo o que elaboraste e ainda mais, então melhor!Uma coisa que tem acabado por ser uma das grandes formas de divulgação destes novos dispositivos, com sistemas operativos como o android, é o facto de podermos estar constantemente ligados as redes sociais, que até não tenho nada contra isso, mas pessoalmente hi5, myspace, e todos os sites do género, a mim não me dizem nada, e acho um bocado mal que ao se fazer publicidade a estes novos meios de se obter informação e de se estar ligado a rede, se puxe quase só para estes aspectos! Eu sei que na geração de hoje em dia cada vez mais se utiliza essas redes sociais, e como tal ao fazerem publicidade a isso, os fabricantes e operadores estão a chamar uma grande parte de clientes que se assim não fossem não se interessavam por estes dispositivos. No entanto acho que devia ser publicitada mais informação sobre todos os outros pontos fortes destes dispositivos, que para mim são muito mais importantes que redes sociais.

#3 ygomespn

ygomespn

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 271 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:21

A questão é intereçante, colocada assim, mas na minha opinião, aprender nunca fez mal a ninguem, e andar informado tambem não.Nunca fui muito adepto de ler jornais e ver telejornais, até ter estado a trabalhar para Agencia Reuters (Já agora que é 11 de Setembro, uma lembrança a todos os colegas que perdemos nesse dia), e comecei a passar muito tempo a colocar informação, rapidamente nas mãos dos clientes, apartir dai gosto de estar sempre a par do que se passa, tanto via email como via RSS e mais recentemente Twitter. sempre comigo em actualizações de 5 em 5 minutos.Sempre que estou no escritório tenho a TV ligada nos canais de Notícias.Se durante toda a nossa vida usamos no maximo 30% do nosso cerebro, porque não tentar passar essa fasquia, pessoalmente axo um desperdicio de espaço de armazenanento.

#4 nunix

nunix

    Membro

  • Former Staff
  • PipPip
  • 246 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2009 - 19:56

dmmr wrote:

Uma coisa que tem acabado por ser uma das grandes formas de divulgação destes novos dispositivos, com sistemas operativos como o android, é o facto de podermos estar constantemente ligados as redes sociais, que até não tenho nada contra isso, mas pessoalmente hi5, myspace, e todos os sites do género,(...)

É exactamente aqui que vejo excessos. Há seguramente informação a mais nestas redes sociais. É possivel saber praticamente ao minuto onde andam os utilizadores e o que andam a fazer. Há também um descuido (ou falta de serem chamados a atenção) por parte de muita gente (adolescentes principalmente) para o perigo de esta informação estar acessivel a a todo o tipo de pessoas.Apesar da maioria das redes sociais disponibilizar ferramentas de bloquear informação de pessoas não autorizadas (os que não fazem parte da rede de amigos) o certo é que ninguém as usa ou então acham piada terem muitos seguidores e aceitam toda a gente.Estes novos dispositivos permitem meter na net praticamente tudo (fotos, videos, localização gps...) em tempo real. Creio que há muito poucos alertas para o tipo de informação que se diponibiliza (basta navegar pelo hi5 ao calhas e encontram-se exemplos rapidamente)No outro ponto temos o que o ygomespn referiu. Actualização ao minuto de informação noticiosa. É possivel saber quase em tempo real e onde quer que estejamos do que se passa no mundo. Temos ainda a vertente de trabalho, onde por oposição não há sitio para onde fugir dele, os emails chegam sempre :laugh:Resumindo, o facto de ter tanta possibilidade de aceder a conteudos é na minha opinião positivo, podemos dizer que não temos capacidade ou tempo para absorver tanta informação e aí sim pode-se dizer que há "excesso de informação". Mas nessa situação já cada um de nós tem de ser capaz de filtrar a informação que considera relevante e para isso temos as ferramentas necessárias à distancia de um dedo.

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2009 - 00:50

nunix wrote:

É exactamente aqui que vejo excessos. Há seguramente informação a mais nestas redes sociais.

s/informaçao/ruido/

#6 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2009 - 01:05

rquattro wrote:

O que eu quero saber é a vossa opinião acerca do aspecto: «Excesso de informação».

A minha falecia avó tinha um ditado:
O Saber não ocupa lugar.
Por mt q a adore, cada dia q passa me vejo mais forçado a negar esta afirmação.Há tt informaçao ao nosso redor, somos bombardeados de tt lado, q é impossivel para a nossa capacidade cognitiva filtrar o q interessa.Em especial, se formos curiosos e cairmos na tentação de kerer saber tudoEu so um fervilhoso apaixonado por Redes Sociais (em especial das q juntam pessoas com interesses comum, ao inves das q so existem para juntar _amigos_ e fazer pseudo-vedetas).é mt facil a qq pessoa me encontrar em praticamente qq lado online. Como tal tenho uma grande exposiçao do meu alter-ego.Por outro lado considero estas redes socias optimas em 3 vertentes:* Aprender: e'tal a quantidade de dados q la passam q qd bem usados permitem-nos aprender coisas novas, tomar conhecimento do q se passa em tempo real, e tudo a uma velocidade incrivel e com um factor de Democracia impressionante;* Contacos/Contactar: qd bem utilizadas, estas redes tendem a permitir contactos Profissionais q podem durar uma vida;* amigos: bem, esta é complicada. mas acontece. mm na Rede das redes, e à distancia nada impede alg de conhecer a sua alma gemea. e se n for isso, pelo menos fazer bons amigos. eu por ja por la passei

#7 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2009 - 04:58

BUGabundo wrote:

rquattro wrote:

O que eu quero saber é a vossa opinião acerca do aspecto: «Excesso de informação».

A minha falecia avó tinha um ditado:
O Saber não ocupa lugar.

Aqui a palavra chave é Saber. O que é o Saber? Quando se perceber isto têm uma parte do vosso problema de "excesso de informação" resolvido.Sem querer menosprezar quem usa/frequenta as redes sociais, eu não ligo a minima para isso. Uso o twitter mas mais como forma de obter informação, tal como se usa o RSS. De vez em quando lá mando as minhas postas de pescada para o mundo digital.O que noto desde que tenho o G1 e o twitter é que deixei de ir a sites usando o PC como o nymex.com ver o preço do petroleo ou ao negocios.pt ver como anda a economia, o ionline para ver as noticias, etc. Deixei porque tenho essa informacao no G1,ou seja, continuo a querer a informacao que ja tinha antes.Tenho é uma carrada mais de informacao para gerir como tudo o que esta relacionado com o Android. Isto sim, para mim é informação mas nao lhe chamaria Saber.Para quem começa a ter muita preocupaçao em estar informado sobre o que se passa, creio que pode entrar numa situacao de "dependencia" da noticia constante. Posso dar o exemplo, quando morreu o MJ eu estava num jantar formal a ver o twitter no G1 quando soube da noticia. Claro que consegui desestabilizar as pessoas mais próximas na mesa com essa informacao. Foi util? Era importante? Nao creio mas pronto, eu estava em cima do acontecimento.Quando uma pessoa passa mais tempo a tentar estar informado do que a viver a sua vida (a menos que seja um reporter) tem um problema e esta na altura de parar. O excesso de informacao começa quando ja estamos a tentar absorver coisas so porque temos acesso a elas mesmo quando nao sao relevantes para a nossa vida. Como tudo o que é demais tem um efeito negativo podemos estar a subvalorizar a companhia de amigos ou familia quando estamos ligados nas noticias ou quando nao fazemos o nosso trabalho de tao preocupados em estar em cima do acontecimento.
  • Ricardo Martinho gosta disto

#8 oksigeno

oksigeno

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 13 September 2009 - 17:57

O melhor: democratização da informaçã;) pior: o fim da privacidade individual, como já citado aquiCom a internet qualquer comunidade nos confins de África dotada de três placas fotovoltaicas e meia-dúzia de derivados do OLPC (tipo Magalhães) tem acesso a todo tipo de notícias, cultura e muito "know how" tecnológico à distância de meia-dúzia de cliques, isso é quase tão revolucionário como a invenção da prensa de Guttemberg.De notar que tudo isso só é possível graças à criação de licenças livres como GPL, Creative Commons, MIT e Public Domain, caso contrário a internet não existiria, e caso existisse seria tipo a televisão, só com "sites" de horóscopos, fofocas sobre os VIPs, concursos, gajas boas, futebol e afins, e pagar-se-ia bem caro. Quanto ao Magalhães também não existiria, a Wikipédia também não e quanto ao Android muito menos (nem a Google, quanto mais o Android).De notar também que embora exista tanta informação esta encontra-se na língua nativa de uma soperpotência económica que só é compreendida por 14% da população mundial e que só consegue ser mal-e-porcamente dominada por cerca de 0,02% de quem a estuda por anos a fio. Temos portanto uma rede enorme de auto-estradas cheias de lombas, portagens e buracos enormes denominados: barreiras linguísticas.

#9 Cisco

Cisco

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1664 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 17:55

Olá,Vou expressar então a minha opinião.Sempre houve informação, o problema muitas vezes prende-se com o facto de como é que ela nos chega.Antigamente não se colocava a questão de excesso de informação porque ela era tão escassa que toda a gente se entretinha a ouvir aquela que aparecia (antigamente, por exemplo, antes do cinema começar, lá vinham as notícias da Guerra e assim). Mesmo na escola, somos bombardeados com a informação que os nossos professores querem para nós.Hoje em dia temos a hipótese de seleccionar a informação que pretendemos para nós e é impossível seleccionar toda e mais alguma informação e saber de tudo. Comigo, eu tenho dois tipos de informação, a informação pedagógica e informação de cultura geral, e a informação da actualidade, das coisas que acontecem no dia-a-dia.Obviamente que a primeira fica ao cargo da escola, receber informação durante o nosso percurso escolar para depois ter uma determinada profissão, ou no trabalho que temos de ter um leque de conhecimentos para fazer o nosso trabalho da melhor maneira (isto é necessidade de ter informação). Para aguçar a nossa curiosidade sobre o mundo, o país, as tecnologias, a saúde, a política, a economia, sobre o chinês qualquer que faz malabarismos com palitos do outro lado do mundo, temos a informação adicional e que nos mantém actualizados constantemente sobre aquilo que queremos receber.As redes sociais, são redes sociais! Não há muito a dizer. As pessoas expõem um tudo ou nada das suas vidas para que qualquer pessoa possa inteirar-se dela. Agora, adquirir relacionamentos via rede sociais? Não digo que hajam excepções, mas não será a melhor forma para o fazer. E amigos? Talvez, mas normalmente são passageiros porque logo a seguir eles encontraram outras pessoas na mesma rede social para fazer amizades. Gosto de redes sociais mas não faço da minha vida ou coloco a minha vida ou a minha vida não depende duma rede social .
Nexus 5 || Sapo A5

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2009 - 17:58

Cisco wrote:

Agora, adquirir relacionamentos via rede sociais? Não digo que hajam excepções, mas não será a melhor forma para o fazer. E amigos? Talvez, mas normalmente são passageiros porque logo a seguir eles encontraram outras pessoas na mesma rede social para fazer amizades.

dis isso ao pessoal do #nortweers q faz jantares ocasionalmente ou aos do twitlis q faz todos os meses.As amizades online sao assim reforçadas com as offline