Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

[Tutorial] Como Instalar Linux Em Dual Boot E Fazer Custom Roms

dual bootubuntu fazer custom rom linux

  • Por favor inicie sessão para responder
53 respostas a este tópico

#1 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 14 April 2012 - 18:34

COMO FAZER, para instalar uma distribuição de GNU/Linux e configurar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de ROMs

Autores: TugaPower e porfirio

Em primeiro lugar, é importante dizer, que GNU/Linux é software de código aberto/livre, robusto, confiável, gratuito e de fácil instalação para qualquer utilizador, mesmo que tenha poucos conhecimentos de informática.
Existem dezenas de distribuições de GNU/Linux, todas gratuitas disponíveis em: http://distrowatch.com/, por isso escolham a da vossa preferência e de acordo com as capacidades de hardware da máquina onde vai ser instalada a distribuição escolhida por vós.
A escolha dos autores deste "COMO FAZER", tem por base, a distribuição de GNU/Linux, Ubuntu 11.10 , com o ambiente gráfico XFCE e também o ambiente gráfico GNOME. Isto é, abolimos por defeito o gestor o gestor principal de ambiente gráfico Gnome e em seu lugar colocamos o XFCE, para a realização das tarefas diárias de trabalho, o qual é bastante leve e rápido. Ou se quiserem ser mais diretos, vão a Xubuntu e instalam logo de raiz, que vão obter os mesmos resultados. Pessoalmente, sou fã deste ambiente gráfico (XFCE), atendendo á sua leveza, rapidez, personalização, etc.

O que vai ser explicado neste COMO FAZER:

1. Instalar o Ubuntu ou qualquer outro derivado, como seja: Xubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o XFCE; Kubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o KDE; Lubuntu, gestor de ambiente gráfico nativo o LXDE, o que consome menos recursos de hardware na máquina de todos presentes neste trabalho. No fundo, estamos sempre a falar sobre o Ubuntu, o que muda é somente a GUI (Graphic User Interface), onde o utilizador vai trabalhar.

2. O processo de instalação e configuração básica para qualquer destas variantes, é sempre o mesmo.

3. Não esperem encontrar neste trabalho, todo o processo completo de instalação e configuração. Somente os caminhos principais e sempre que possível, com ajuda visual. No entanto há situações tão redundantes, que não carecem dessa mesma ajuda. Não está nas finalidades deste COMO FAZER, outras configurações possíveis, exemplo: configurar o SAMBA, o APACHE, um servidor de FTP caseiro, Ambiente de Trabalho, etc.

4. Vamos começar da seguinte forma:

4.1 Instalação do Ubuntu em dual boot com o WIndows 7, através de Universal USB Installer;

4.2 A partir do campo 16 é uma instalação normal via DVD live do Ubuntu (Xubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Lubuntu).

4.3 Instalar e configurar as ferramentas básicas para o desenvolvimento de ROMs para o sistema operativo Android (smartphones) em GNU/Linux.

4.4 Alguns exemplos explicativos destas ferramentas em execução para a obtenção de "cozinhados", prontos a usar para os utilizadores.

COMEÇANDO

1. Instalação do Ubuntu em dual boot com o WIndows 7, através de Universal USB Installer


1.1 Para iniciar estre processo, é necessário ser realizado o download de uma imagem do sistema operativo Ubuntu, para a arquitetura da máquina, ou seja, x86 (para CPUs de 36 bits) ou x64 (para CPUs de 64 bits).

1.1.1 No entanto, e ao dia de hoje, existe uma certa controvérsia neste assunto. Uns dizem que se a máquina tem 4GB ou mais de RAM, deveremos sempre usar a versão de 64 bits, mesmo se o CPU for x86 e dizem também, que se a maquina tem menos de 4GB de RAM, devemos usar a versão de 32 bits, independentemente do CPU ser x36 ou x64.
NOTA: raramente, os computadores modernos, sejam eles desktops, laptops, possuem no mínimo pelo menos de 4GB de RAM de série. No entanto, não abdico que cada CPU (x86 ou x64), deve ter o SO correspondente á sua arquitetura. Por isso fica ao critério de cada um escolher a melhor opção.

2. Imagens ISO
2.1 Ubuntu 11.10 (32bits)
2.2 Ubuntu 11.10 (64bits)

3.Universal USB Installer

3.1 Agora que realizamos o download da versão da distribuição adequada, vamos ter de efetuar o download do USB Installer em: http://www.pendrivel...-USB-Installer/
Mas qual o propósito deste processo de instalação?

3.2 Em primeiro lugar, poderemos estar numa máquina, que não tenha instalado uma unidade de leitura/escrita de CD/DVD.

3.3 Em segundo lugar, evitar usar um CD ou DVD para a instalação.

4. Executar o programa USB Installer, como Administrador do SO e isto para que não aconteçam erros durante a cópia do SO para a pen drive. Este procedimento é realizado da seguinte forma:
- Clicar no ícone do programa com o botão do lado direito do rato e selecionar a opção Executar como Administrador.

5. Depois de instalado o USB Installer, executar o programa e clicar no botão I Agree.
Imagem colocada

6. Agora vamos escolher a distribuição de GNU/Linux, que iremos utilizar. Vou escolher Ubuntu 11.10.
Imagem colocada

7. Agora calma! Espero que se lembrem, onde foi guardada a imagem iso do Ubuntu!!! Só assim o USB Installer vai poder reconhecer e realizar a instalação na pen drive. Regra geral, será em Transferências.
Imagem colocada
Imagem colocada

8. Introduzir a pen drive e esperar que a mesma seja reconhecida pelo Windows. Neste caso explicativo, a sua localização encontra-se em F.
Imagem colocada

9. Neste momento, vamos selecionar a opção Format F: Drive as FAT32.
NOTA: se desejarem, podem criar um pouco mais de memoria para a pen, isto no caso de esta vir a sofrer alterações. Isto é uma opção facultativa. Caso seja do vosso interesse, coloquem como está na imagem.
Agora que temos tudo devidamente configurado, vamos clicar em Creat.
Imagem colocada

10. Chegados a este ponto, vai aparecer uma mensagem de AVISO. Todo o conteúdo da pen drive vai ser apagado. Clicar em SIM e prosseguir.
Imagem colocada

11. Agora é tempo de tomar um cafe, etc, etc e esperar que o processo de instalação termine. Terminada esta etapa, estaremos prontos para a instalação no computador da distribuição.

11.1 Enquanto a tarefa acima não termina, podemos e devemos executar outras ações, como seja a criação de uma partição para o sistema operativo Ubuntu.

11.2 Vamos a Menu Iniciar;

11.3 Clicar com o botão direito do rato em Computador e de seguida em Gerir;

11.4 Agora no menu da esquerda, clicar em Gestor de Discos;
Imagem colocada

Aqui chegados, na partição C, vamos clicar e selecionamos a opção Reduzir Volume.

12. Aguardemos serenamente, e muito brevemente seremos confrontados com a opção para reduzir a partição escolhida. Para uma instalação minimalista do Ubuntu, aproximadamente 10 GB serão necessários. No entanto, se quisermos posteriormente, instalar as atualizações, musicas, vídeos, etc, ... recomendo 25 GB. Para ficar mais perto dos 25GB, coloquei 26GB!
Imagem colocada

13. O próximo passo é clicar em Reduzir e iremos ter a nova partição marcada a preto. Vamos então ativar esta partição:

13.1 Clicar sobre a partição, com o botão direito do rato e selecionar Novo Volume Simples.

13.2 Clicar em Seguinte > Seguinte > e escolher uma letra para a nova unidade (exemplo U).

13.3 Agora vamos mudar a Etiqueta de Volume. Colocar Ubuntu.

13.4 Executar Seguinte. Já temos a partição criada e ativa.
NOTA: Esperem agora que no programa Universal USB Installer apareça a seguinte imagem que indica que a instalação foi concluída e depois cliquem em Close.
Imagem colocada

14. Reiniciar o computador.

15. De imediato pressionar F12 e selecionar PEN USB e pressionar ENTER.

15.1 Vai aparecer algo assim:
Imagem colocada
Calma.....muita calma....Escolham a opção Install Ubuntu on a Hard Disk.

16. Agora é como se estivéssemos a instalar via DVD, o que me dispenso de comentar "Como instalar Ubuntu 11.10 por DVD". Ver campo 4.2 A partir do campo 16 é uma instalação normal via DVD live do Ubuntu.

16.1 Apos aparecer Escolher Idioma de Instalação, escolher Português e clicar em Seguinte.
Imagem colocada

Preferencialmente, deve possuir uma ligação Internet rápida, para que dessa forma o SO fique atualizado mais rapidamente. Na situação de não estar de momento disponível uma ligação Internet, não colocar o "visto". Sem qualquer problema a sua instalação vai prosseguir sem falhas. Pode fazer isso depois.
Imagem colocada

17. Seguidamente, vai clicar em: Mais uma coisa, para assim escolher as partições para instalação.
Imagem colocada

18. CUIDADO ... CUIDADO!

18.1 Neste campo, devemos ter todo o CUIDADO possível! A partição Windows pode morrer!!!

18.2 Deve ser selecionada a partição anteriormente criada em Windows (a que tem o nome de Ubuntu) e de seguida clicar em Modificar. Depois de selecionada a partição que foi criada no Windows (Ubuntu). Em Tamanho da nova partição, colocar 21000 e em Mount Point escolher /. Depois executar OK.
Imagem colocada

O aspeto deve ser este:
Imagem colocada

19. Agora vamos aproveitar o espaço que resta, no exemplo 1490MB. Clicar em Modificar, e seguido da opção Utilizar como e vamos escolher Área de Swap e clicar em OK.
Imagem colocada

Devera ficar algo deste modo:
Imagem colocada

20. Seguidamente, clicar em Instalar Agora e esperar......

21. Escolher a localização do utilizador:
Imagem colocada

22. Agora a instalação do teclado....por omissão chega!
Imagem colocada

23. Introduzir dados pessoais e clicar em continuar.

24. Instalação terminada. Reboot ao pc.


25. E Eis.....
Escolher no menu de arranque a opção Ubuntu....Também existe a opção Windows...Escolham!


26. Eu escolhi .... Ubuntu com a GUI Gnome!


7. Existe um método, também bastante fiável, para agilizar este processo, mas direcionado para distribuição Mint, a qual pode ser obtida aqui:http://community.lin...torial/view/744

NOTA: o amigo e colega TugaPower, vai usar o Mint 12 no processo de compilação de ROMs. (Neste caso ROM 4.0.3 ICS S2 i9100)
Versao usada: Linux Mint 12 vKDE x64
Links Download: http://blog.linuxmint.com/?p=1927

4.3 Instalar e configurar as ferramentas básicas para o desenvolvimento de ROMs para o sistema operativo Android (smartphones) em GNU/Linux.

4.3.1 Instalação do JAVA
Abrir o gestor de pacotes da Synaptic e instalar o Openjdk-7-jdk e marcar as respectivas dependençias :


Autorização para serem efetuadas as alterações:


Descarga dos ficheiros necessários:


Instalação dos ficheiros necessários e do Open JDK 7:


Agora que temos a instalação do JAVA, completamente realizada na máquina, vamos proceder á respectiva verificação da mesma.
Para isso abre-se a linha de comandos conhecido por terminal e escreve-se o seguinte comando: java -version


4.3.2 Verificar se o pacote 7zip se encontra instalado mais em concreto o p7zip-full, se não estiver selecionem para instalaçao:


Feito isto podemos entao prosseguir com a instalação da Kitchen.

4.4 Instalação da Kitchen

4.4.1 Procedimentos Iniciais
Todas as informações para a realização desta secção foram recolhidas em:http://forum.xda-dev...292#post5626292

Por isso, a nossa escolha recai sobre a dsixda's Android Kitchen

Pagina Inicial de Download:https://github.com/d...archives/master


Pagina Informativa relativa a Kitchen


Depois destes procedimentos prévios terem sido realizados, vamos proceder aos passos seguintes.

Por defeito, vai ficar alocado na pasta Transferências os ficheiros.

4.4.2 Clicar em cima do ficheiro com o botão do lado direito do rato e realizar a extracção do ficheiro para a pasta de Transferências:

4.4.3 Alterar o nome do ficheiro para kitchen (e mais fácil pra se lidar)

4.4.3.1 Mover ou copiar para pasta [b]Pessoal[/b] ou [b]Home[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/FRAkM.png[/imgartigomain]

Deverao ficar com uma estrutura deste género:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/nUWLj.png[/imgartigomain]

4.5 Realizar o download da ROM Stock

[b]NOTA[/b]: Pessoalmente aconselho dois sítios:
[url="http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1075278"]http://forum.xda-dev...d.php?t=1075278[/url]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/1NtXp.png[/imgartigomain]

[url="http://www.sammobile.com/firmware/?page=3&t=1&o=1&m=GT-I9100&r=1#regional"]http://www.sammobile...00&r=1#regional[/url]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/7WzVC.png[/imgartigomain]

Download da ROM a ser usada na Kitchen, neste caso vamos usar a do XDA, mais concretamente a XWLP7:
[b]NOTA[/b]: A screenshot faz referencia a XWLP4 porque na altura ainda não havia XWLP7
[imgartigomain]http://i.imgur.com/8EVNe.png[/imgartigomain]

4.5.1 Download do kernel respectivo CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] (Desta forma mantém-se o [b]CWM [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery[/acrlink], [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [/url][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox"] [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox[/acrlink][/url] e SuperUser[/b] se for [b]GB[/b], se for I[b]CS SuperSU[/b], depende do kernel usado ao cozinhar a ROM.

4.5.2 Download dos Kernels CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] em: [url="http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1103399"]http://forum.xda-dev...d.php?t=1103399[/url]
[b]NOTA[/b]: Neste caso vai ser usado o último disponível pra ICS, o [b]CF-[url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url]-SGS2_XX_OXA_LPS-v5.4-CWM5.zip[/b]
[b]NOTA[/b]: Já se encontra disponivel no XDA o KERNEL CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url] para XWLP7
[imgartigomain]http://i.imgur.com/8MmO8.png[/imgartigomain]

4.5.3 Copiar o ficheiro da ROM pra dentro da Kitchen para a pasta [b]original_update[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/tBT8Z.png[/imgartigomain]

4.5.3.1 Se o ficheiro estiver no formato [b]*******.tar.md5[/b] temos que retirar a extensão .md5 de modo a ficar apenas [b]********.tar[/b]

Depois de estes passos terem sido todos realizados na sua plenitude, teremos então, todos os ficheiros necessários pra começar a nossa cozinhada :)

4.5.4 Alguns exemplos explicativos destas ferramentas em execução para a obtenção de "cozinhados", prontos a usar para os utilizadores.

4.5.4.1 De modo a correr a nossa fornalha temos que executar a Kitchen numa linha de comandos também conhecido por [b]terminal [/b]ou [b]consola[/b], para isso vamos abrir uma linha de comandos dentro da pasta [b]Kitchen[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/pDKWL.png[/imgartigomain]

De seguida para executar a [b]Kitchen[/b] basta executar como [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] o seguinte comando [b]sudo ./ menu[/b] no [b]terminal[/b]:

[imgartigomain]http://i.imgur.com/tSU0f.png[/imgartigomain]

[imgartigomain]http://i.imgur.com/IQpzh.png[/imgartigomain]

6. Primeira coisa a fazer é o ponto 1 ou seja definir uma pasta onde vamos trabalhar. Neste processo a [b]Kitchen[/b] vai ir buscar e dar a selecionar a ROM stock previamente colocada na pasta [b]original_update[/b], basta fazer [b]Enter[/b] no próximo ecrã e depois selecionar a ROM da lista:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/XLJmv.png[/imgartigomain]

Assim sendo, vamos selecionar a [b]opção 1[/b] porque só temos 1 ROM na kitchen, portanto, basta dar um [b]Enter[/b] porque o default já é 1 :)

6.1 De seguida a kitchen vai perguntar se queremos manter o nome.
Esse nome de stock e organizado da seguinte maneira: [b]WORKING_DATA_HORA[/b], podendo esse ser alterado para o que quisermos, a única coisa obrigatória é manter o [b]WORKING_[/b]

Neste caso vou pressionar na tecla [b]y[/b] e alterar o nome para [b]WORKING_XWLP7_TugaPower[/b]:

[imgartigomain]http://i.imgur.com/oxWyW.png[/imgartigomain]

Para continuar basta depois pressionar a tecla [b]Enter[/b].

7. A [b]kitchen[/b] vai iniciar o processo de extração dos ficheiro da ROM para pasta com o nome que demos anteriormente [b]WORKING_********[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/tMek5.png[/imgartigomain]

Neste processo processo temos que decidir se queremos usar o [b]CSC[/b] (configuração e aplicações da REDE) que estão incluídas com a ROM Stock ou [b]NAO[/b].
Por defeito está definido o [b]SIM[/b] ( y )...

Assim sendo, podemos continuar, pois a Kitchen a seguir dá a lista de apks existentes no CSC e se queremos adicionar a pasta [b]WORKING_*****[/b]

Convém lembrar que na maior parte das vezes, não há problema algum em usar o CSC Stock da ROM; apenas aconselho a não usarem as apks do CSC porque são essencialmente propaganda da REDE, o que pode ser configurado a seguir no próximo menu da Kitchen que já bem predefinido pra não adicionar as apks:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/sHgs8.png[/imgartigomain]

Vamos ao próximo passo ?

8. Após o CSC vai nos aparecer informação a respeito do [b]boot.img[/b], aqui vamos selecionar a letra [b]n [/b]porque para o efeito de Custom ROM não há necessidade!
[imgartigomain]http://i.imgur.com/qEEoO.png[/imgartigomain]

9. A seguir vai aparecer a pergunta se queremos ver a informação da ROM.
Esta opção fica á vossa escolha; predefinido e[b] Y[/b]. Eu pessoalmente coloco [b]n[/b]. Agora vamos regressar de volta ao primeiro ecrã o que quer dizer que os ficheiros necessários estão todos prontos....
[imgartigomain]http://i.imgur.com/mlv64.png[/imgartigomain]

10. Neste campo, convém verificar se há mesmo a necessidade de usar a opção [b]2 [/b]e[b] 3[/b].

10.1 No caso de usarem o KERNEL Stock é aconselhado fazerem a opçao 2 e 3.
Se o kernel que vão usar é por exemplo o do [b]CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] ou outro qualquer que já traga [acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root'][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/acrlink] então não é necessário fazer a opção[b] 1[/b] e [b]2[/b].

10.2 Neste caso como vou usar o [b]KERNEL CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b] não precisamos fazer esses passos, vamos então abrir o ficheiro zip do [b]Kernel CF [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Root"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root[/acrlink][/url][/b], dentro desse ficheiro encontramos um [b].tar[/b], abrindo esse ficheiro vamos encontrar o [b]zImage[/b] (KERNEL); selecionando o zImage vamos proceder a sua extração pra pasta de trabalho da Kitchen, neste caso para a pasta: [b]Working_XWLP7_TugaPower[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/c7eCE.png[/imgartigomain]

[imgartigomain]http://i.imgur.com/bBsGx.png[/imgartigomain]

Vai aparecer uma nova janela a dizer que o ficheiro já existe, basta selecionar e substituir pelo existente...

11. Iremos agora para a [b]opção 7[/b] da Kitchen. Predefinido a Kitchen faz uma [b]NO WIPE ROM[/b], a [b]opção 7[/b] serve pra alterar isso...

12. Neste caso vou fazer versão WIPE, para isso basta aceder a opção [b]7 [/b]e no próximo campo colocar [b]y[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/N0Q0U.png[/imgartigomain]

[imgartigomain]http://i.imgur.com/N0Q0U.png[/imgartigomain]

12.1 Este procedimento, vai acabar por levar novamente ao menu principal da Kitchen. Agora temos que pensar se vamos querer uma [b]ROM Stock ODEXED[/b] ou [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url][/b]...

12.2 Se vamos usar uma versão [b]ODEXED[/b] passamos logo pra opção [b]99[/b] o que vai ser explicado mais abaixo porque eu vou usar versão [b][url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url][/b] e para isso antes de passar a opção [b]99[/b] vou á opção [b]0: ADVANCED OPTIONS[/b]
[imgartigomain]http://i.imgur.com/XtfZp.png[/imgartigomain]

13. Aqui vou selecionar opção [b]11[/b], para deodexar a ROM:

13.1 Agora vamos precisar de analisar mais um aspeto: qual o tipo de ROM, se é GB ou ICS.
Neste caso como estou a usar uma [b]ROM ICS[/b] vou alterar o nível de [b]API da Kitchen[/b] que bem predefinido para GB, para isso vou usar a opção[b] v[/b]

[imgartigomain]http://i.imgur.com/Fr5tM.png[/imgartigomain]

14. De seguida vou confirmar que quero alterar o nível de [b]API [/b]pela tecla [b]y[/b].
Neste caso vou definir a API pra nível 15 que é correspondente a ROM em questão que estou a usar ICS 4.0.3:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/wOJfJ.png[/imgartigomain]

14.1. Agora definido o API, vou proceder ao DEODEX da ROM pela opçao b, que é a aconselhada, pois desta forma, vai deodexar o [b]system/app[/b] e o [b]system/framework[/b].

15. Vai ser perguntado se queremos um log do deodex, este é o vosso encargo, se colocarem [b]y[/b], irá ser criado um ficheiro na pasta raiz da Kitchen com o processo do Deodex; este log poderá ser usado pra despistar possíveis erros que ocorram no [url="http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed"][acrlink='http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed[/acrlink][/url]; eu uso sempre o [b]log[/b] porque o ficheiro criado não é grande e da sempre jeito se houver problemas na deodexação.
[imgartigomain]http://i.imgur.com/129JL.png[/imgartigomain]

16. Depois deste passo efetuado a Kitchen vai proceder a respetiva Deodexação da ROM:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/rgPeo.png[/imgartigomain]

17. Agora é só aguardar, se quiserem podem ir fazer um café ou fumar um cigarro pois ainda demora um bocado, se não obtiverem erros nenhuns e o processo de deodexação correr bem vai ser apresentado o seguinte ecrã:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/zqqOT.png[/imgartigomain]

18. Pressionado o [b]Enter[/b], vamos para o submenu menu da [b]Kitchen Advanced Menu[/b].

Vamos então pressionar [b]0[/b] pra voltar ao menu principal da Kitchen; próximo passo vamos mudar o nome da compilação da ROM (Informaçao esta que aparece no menu em acerca do telefone.

18.1 Para isso pressionamos na tecla [b]8[/b] do Menu Principal da Kitchen; neste caso vou alterar para [b]XWLP7 Stock By TugaPower[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/I6ZXw.png[imgartigomain]

19. Pressionado [b]Enter[/b], depois de mudar iremos de volta ao [b]Menu Principal da Kitchen[/b]; agora chegou o momento melhor, criar o ficheiro [b]CWM zip da ROM[/b] pra flashar :)

19.1 Para isso vamos então pressionar a opção [b]99[/b]:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/eYhj4.png[/imgartigomain]

[b]NOTA[/b]: Como se está a começar a aprender a fazer Custom ROMs aconselho a primeira opção que já e a que bem por defeito na Kitchen, de seguida é só fazerem Enter nas respetivas opções que aparecem até ao fim:
[imgartigomain]http://i.imgur.com/D60OO.png[/imgartigomain]

[imgartigomain]http://i.imgur.com/suXfc.png[/imgartigomain]

Até que chegam ao fim da criação do ficheiro podendo alterar o nome do mesmo, esta é a ultima pergunta que a kitchen faz:

[imgartigomain]http://i.imgur.com/OGcKp.png style="padding: 10px; border: 0; width: 600px"/>

Feito isto podem encontrar a ROM dentro da Kitchen na pasta OUTPUT...
So precisam de copiar para a memoria do telefone e proceder ao seu flash pela recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery.
Boas cozinhadas neste forno e bons flashes :)

ROM que foi criada neste TUTU --->XWLP7 Stock By TugaPower

Tutu em formato PDF pra visualizaçao--->Link AQUI
NOTA: O post esta mais actualizado que o pdf devido a algumas alterações de ultima hora, quando tiver mais um pouco de tempo actualizo o pdf...

Abraços

Editado por TugaPower, 09 June 2012 - 12:04.

  • pedronveloso, on.one, jorge teixeira e 19 outros gostam disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#2 edgeqwerty

edgeqwerty

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens

Mensagem publicada 16 April 2012 - 19:36

Tenho de dar os parabéns aos protagonistas deste MegaTutu.Muito bom, mesmo, e fácil de aplicar.Deviam considerar a hipótese de traduzi-lo para inglês e colocar no xda, porque, sem dúvida que, é uma mais valia para qualquer pessoa que queira elaborar a sua própria costum.Abraços!

#3 Off-road

Off-road

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 151 mensagens
  • LocalizaçãoTerceira Açores

Mensagem publicada 16 April 2012 - 22:15

Boa noite TugaPowerSim senhor os meus sinceros parabéns.E é sempre bom ver que nossos cozinheiros usam GNU Linux.Eu pessoalmente estou a compilar um tutorial em como instalar o Android SDK no Kubuntu 64 bits e liga-lo ao Galaxy S2.Mas sinceramente não sei se terá muito interesse :whistle: pois tenho a impressão que o pessoal por aqui está mais virado para o Janelas :laugh: Mais uma vez os meus parabéns.Abraços.

#4 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 17 April 2012 - 07:10

Tenho de dar os parabéns aos protagonistas deste MegaTutu.Muito bom mesmo, e fácil de aplicar.Deviam considerar a hipótese de traduzi-lo para inglês e colocar no xda, porque, sem dúvida que, é uma mais valia para qualquer pessoa que queira elaborar a sua própria costum.Abraços!

:lol: Isto para escrever em Português já foi um filme que nem imaginas . Quanto mais traduzir isto tudo para inglês. Talvez num futuro um pouco distante... A não ser que o porfirio queira traduzir . Kakakaka AbraçoSwyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#5 Psy_cool

Psy_cool

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1679 mensagens
  • LocalizaçãoAlfena
  • Samsung Galaxy S

Mensagem publicada 17 April 2012 - 07:17

Mais uma vez, parabéns pelo teu trabalho, tuga... Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
F.Rosendo
Chat Gmail do forum, para ajuda e duvidas: [email protected]
Pedidos de ajuda por PM, não serão respondidos (ver regras do forum).. Usem a secção do vosso aparelho porque as vossas duvidas podem ser as duvidas de outros..

#6 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 17 April 2012 - 07:19

Boa noite TugaPowerSim senhor os meus sinceros parabéns.E é sempre bom ver que nossos cozinheiros usam GNU Linux.Eu pessoalmente estou a compilar um tutorial em como instalar o Android SDK no Kubuntu 64 bits e liga-lo ao Galaxy S2.Mas sinceramente não sei se terá muito interesse :whistle: pois tenho a impressão que o pessoal por aqui está mais virado para o Janelas :laugh: Mais uma vez os meus parabéns.Abraços.

Para mim e o melhor ambiente que pode haver pra se lidar com Android pois por alguma coisa ele quando era bebé foi beber muita água la :pQuanto ao Tutu acho uma excelente idéia. Apesar de haver muitos janelas... Com tutus assim penso que as pessoas no mínimo caiam na idéia de experimentar. Mas acho melhor esperares um pouco e fazeres no novo Kubuntu. Faltam 9 dias para sair :lol:Em tempos experimentei o Kubuntu. Mas sou adepto do Mint com a GUI do KDE :). Mas o novo Kubuntu vou experimentar de certeza.Abraço Swyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#7 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 17 April 2012 - 07:22

Mais uma vez parabéns pelo teu trabalho, tuga... Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Obrigado mas temos que agradecer também ao Porfírio porque foi ele que saiu com essa idéia. Começamos na brincadeira e passou se ao sério. Pronto. deu isto. :pAbraço Swyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#8 mendesof

mendesof

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 396 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Samsung Galaxy Ace

Mensagem publicada 17 April 2012 - 09:07

Muitos parabéns para os grandes mestres TugaPower e porfirio.Pelo que eu me apercebo, corrijam-me se estiver enganado, isto fica uma custom rom com um look stock?Que programas usar depois para alterar o look?Perdoem-me se estiver a dizer alguma asneira.Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.
  • TugaPower gosta disto
InFiNiTy ROM Android 4.1.2 By adesirello y Sherpa47

Miui v5

#9 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 17 April 2012 - 10:00

Muitos parabéns para os grandes mestres TugaPower e porfirio.Pelo que eu me apercebo corrijam-me se estiver enganado, isto fica uma custom rom com um look stock?Que programas usar depois para alterar o look?Perdoem-me se estiver a dizer alguma asneira.Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

Exatamente. No fim do processo ficas com uma ROM tal e qual a stock com a única diferença neste caso do Tutu que se trocou o kernel pelo CF root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root (root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root. SuperSu e busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox) e fez se uma rom deodexed' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed quando a Stock e odexed. Tudo isto para flashar pela recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e não pelo habitual ODIN. Pra alterar o look depende dos Mods que se aplicam. Desculpa não te dar mais detalhes mas se fosse a explicar isso tudo penso que ainda ia dar um post maior do que este :lol:Uma das tools que vais precisar e o backsmali e smali...Abraço Swyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...
  • mendesof gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#10 mendesof

mendesof

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 396 mensagens
  • Samsung Galaxy S II, Samsung Galaxy Ace

Mensagem publicada 17 April 2012 - 10:20

Muitos parabéns para os grandes mestres TugaPower e porfirio.Pelo que eu me apercebo corrijam-me se estiver enganadoisto fica uma custom rom com um look stock?Que programas usar depois para alterar o look?Perdoem-me se estiver a dizer alguma asneira.Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

Exatamente. No fim do processo ficas com uma ROM tal e qual a stock com a única diferença neste caso do Tutu que se trocou o kernel pelo CF root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root (root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root. SuperSu e busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox) e fez se uma rom deodexed' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed quando a Stock e odexed. Tudo isto para flashar pela recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e não pelo habitual ODIN. Pra alterar o look depende dos Mods que se aplicam. Desculpa não te dar mais detalhes mas se fosse a explicar isso tudo penso que ainda ia dar um post maior do que este :lol:Uma das tools que vais precisar e o backsmali e smali...Abraço Swyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...

Muito obrigado, era essa a ideia com que fiquei. Com as indicações que deste e alguma pesquisa pode ser que chegue lá, qualquer coisa espero que não fiques chateado mas tomarei a liberdade de voltar a incomodar.Abraço
InFiNiTy ROM Android 4.1.2 By adesirello y Sherpa47

Miui v5

#11 almmpt

almmpt

    Guru de Android

  • Moderadores
  • 1661 mensagens
  • LocalizaçãoFigueira da Foz e Maia
  • Xiaomi mi5 64GB ; Motorola Moto 360 ; LG Pad II LTE

Mensagem publicada 17 April 2012 - 12:22

Sócio que magnifica pérola aqui colocaste...Isto sim é partilha de conhecimentos...Sem palavras... TOP mesmo...Obrigado...
  • TugaPower gosta disto

HTC Hero > HTC Desire > HTC Desire HD > LG Maximo 2x > Samsung Galaxy S2 > Galaxy S > Galaxy Nexus > HTC One S > Samsung Galaxy S2 > HTC One X > Samsung Galaxy S3 Azul > Motorola Atrix 4G > Samsung Nexus S > HTC Sensation > Samsung Galaxy S2 > Samsung Galaxy S3 Branco > Samsung Galaxy S3 Azul > Samsung Galaxy S3 Mini Branco > LG 3D > Optimus Madrid > Samsung Galaxy S > LG 4X HD > Google Nexus 4 16GB > Samsung Galaxy S2 Preto > HTC One X+ > HTC One X > Samsung Galaxy W > Samsung Galaxy S3 Azul > Samsung Galaxy S2 Preto > Samsung Galaxy S3 Azul > LG G2 16GB > LG G3 16GB Titan > LG G3 16GB White > LG G3 16GB Titan > LG G Watch > Samsung Galaxy S6 32GB Black > LG G3 32GB Titan ; LG G4 H815 ; One Plus Two 4GB 64GB > LG G4 H815 Black Leather ; Motorola Moto X 2014 White Bamboo ; Samsung Note 4 Preto ; Xiaomi mi4C 3GB 32GB Cinza ; One Plus Two 4GB 64GB ; Xiaomi mi5 64GB ;


#12 Paulo Martins

Paulo Martins

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 344 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • HTC One | Galaxy SII | Galaxy Tab II 7" | Pipo M1

Mensagem publicada 18 April 2012 - 21:01

Excelente tutorial, só mesmo essa incrível dupla para fazer algo assim, já me sinto tentado a experimentar....Obrigado amigos.
  • TugaPower gosta disto
HTC One ROM: ViperOne 2.1.0 (enquanto não sai uma TugaPower) | Kernel: Bulletproof 4.3
Samsung Galaxy SII ROM: Tugapower Team 1.4 | Kernel: Siyah 4.1.5
Galaxy TAB II 7" 3110 ROM: Stock 4.2.2 | Kernel: Stock PIPO M1 9.7" ROM: Stock 4.1.2 | Kernel: Stock

#13 Miguel Cold

Miguel Cold

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 429 mensagens
  • Optimus Boston

Mensagem publicada 02 May 2012 - 20:45

Excelente toturial , não cheguei a ir para a parte da rom pois ainda nao quero entrar já por ai mas ensinaram-me a fazer um dual boot com linux por pen, muito obrigado na mesma. Parabéns.Cumps, Cold

#14 porfirio

porfirio

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens
  • LocalizaçãoLeça da Palmeira, Matosinhos, Porto, Portugal
  • Samsung Galaxy Note

Mensagem publicada 05 June 2012 - 19:24

:lol: Isto para escrever em Português já foi um filme que nem imaginas . Quanto mais traduzir isto tudo para inglês. Talvez num futuro um pouco distante... A não ser que o porfirio queira traduzir . Kakakaka AbraçoSwyped pelo meu querido Galaxy S2 powered by TugaPower using tapatalk...


Nao me comprometam....eu nem sei ingres!

Um abraço a todos que eu ando mto ocupado..mas prometo pensar em portar para mandarim o COMO!
  • Elias Paiva gosta disto

#15 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 05 June 2012 - 20:37

Nao me comprometam....eu nem sei ingres!

Um abraço a todos que eu ando mto ocupado..mas prometo pensar em portar para mandarim o COMO!


ehhehehe, por mim ate podes portar para Japones... desde que seja legivel :P
Abraço
  • Elias Paiva gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#16 lrg

lrg

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 99 mensagens
  • Samsung Galaxy S III (Android 4.1.1 JB)

Mensagem publicada 05 June 2012 - 20:43

obrigado pelo belo tutorial

#17 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 05 June 2012 - 20:55

obrigado pelo belo tutorial


Apenas falta resolver o problema das imagens que nao apareçem... :O
Abraço

Editado por TugaPower, 05 June 2012 - 20:56.

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#18 RafaelAntunes

RafaelAntunes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 174 mensagens
  • LocalizaçãoDarque, Viana do Castelo
  • TMN Smart A7

Mensagem publicada 06 June 2012 - 18:07

Parabéns manos pelo fantástico tutorial .

Estou a pensar se me aventuro nisto ou não :O

Editado por RafaelAntunes, 06 June 2012 - 18:07.

* TMN Smart A7 8Gb | 2.3.5 *

* Sony Ericsson Live Walkman 8Gb | 4.1.1 | Rage Kernel | Bootloader unlock *

#19 Duarte777

Duarte777

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 2279 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Samsung Galaxy S6

Mensagem publicada 06 June 2012 - 19:32

RafaelAntunes

Ja somos 2...
Gostava de experimentar, mas tenho medo de fazer asneira :(
HTC One - 4.2.2 Stock

#20 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 06 June 2012 - 19:54

Parabéns manos pelo fantástico tutorial .

Estou a pensar se me aventuro nisto ou não :O

RafaelAntunes

Ja somos 2...
Gostava de experimentar, mas tenho medo de fazer asneira :(


So é preciso seguir os passos, esta exemplificado ao maximo o que se deve fazer, em caso de duvida basta perguntar... :cool:
Abraço
  • Elias Paiva gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#21 HardMouse

HardMouse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 209 mensagens

Mensagem publicada 09 June 2012 - 11:03

Instalei o ubuntu em dual boot .
Esta tarde vou aventurar-me a fazer uma para o Galaxy Ace.
Vamos ver se consigo, se não conseguir , ou não conseguir passar algum passo virei aqui questionar.
Desde já grande trabalho :)

Cumps
  • TugaPower gosta disto

BQ Aquaris 5 (4.2.1/Root/CWM)


#22 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 09 June 2012 - 12:05

Instalei o ubuntu em dual boot .
Esta tarde vou aventurar-me a fazer uma para o Galaxy Ace.
Vamos ver se consigo, se não conseguir , ou não conseguir passar algum passo virei aqui questionar.
Desde já grande trabalho :)

Cumps


Força nisso, tentei exemplificar ao maximo, ja pus as imagens na OP a mostra, sempre e mais pratico.
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#23 HardMouse

HardMouse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 209 mensagens

Mensagem publicada 09 June 2012 - 12:47

Está-me a dar um erro , saquei a rom ja pus na pasta e tirei a extensão, mas depois de colocar o nome que quero deixando o working dá-m um erro, como posso ultrapassa-lo ?

BQ Aquaris 5 (4.2.1/Root/CWM)


#24 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 09 June 2012 - 12:59

Está-me a dar um erro , saquei a rom ja pus na pasta e tirei a extensão, mas depois de colocar o nome que quero deixando o working dá-m um erro, como posso ultrapassa-lo ?

tem que ficar Working_ , se retirares o _ nao da. Nao pode conter espaços nem caracteres especiais..
Abraço

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#25 CommeRestus

CommeRestus

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 887 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • OPPO Find 5, OPPO N1, OPPO R819

Mensagem publicada 09 June 2012 - 16:45

Já estou a sacar o Xubuntu :P
Embaixador da OPPO!
Se estiverem interessados em comprar: www.europe.oppostyle.com

Comunidade Portuguesa da OPPO: http://www.oppoforum...ums/portuguese/
Página de Fans no Facebook: https://www.facebook...ppoFansPortugal





Também marcado com uma ou mais destas tags: dual bootubuntu, fazer custom rom, linux