Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Overclock magic


  • Por favor inicie sessão para responder
180 respostas a este tópico

#1 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 16 May 2010 - 11:32

Boas pessoal androdiano, já há algum tempo que eu ando a pesquisar de como fazer overclock ao meu magic e é sempre uma confusão... ou porque é só para 32B ou porque o rádio ou a SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL não são as que preciso... bem, na sexta feira andava eu á procura de themes e mais coisas no xda quando vi uma coisa interessante...o nosso amigo cyanogen e os seus amigos fizeram o favor de criar uns ports para o pessoal do 32A com overclock...4 medias:633Mhz710Mhz767Mhz (no setcpu, retirar ligar no boot)825Mhz (no setcpu, retirar ligar no boot)Não me responsabilizo por nada que aconteça, eu fiz no meu e correu bem, mas segundo o que li e podem ler no xda, existem membros com problemas, portanto fica á responsabilidade de cada um.É simples...primeiro instalar o setcpu(encontrar aqui:http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=505419)depois ter a ultima rom do cyanogenmod ou seja 5.0.7 test 5ter o port com overclock, encontrar aqui (é preciso estar registado)http://forum.xda-dev...d.php?t=681165e é só flashar como normalmente... no setcpu escolher "Device Selection" e a opção "Autodetect Speeds Recommended"...E é só alterar as frequências... mas atenção até agora o máximo foi 767MHzAo colocar uma frequência superior o MID crasha e faz reboot...Atenção principalmente com as temperaturas...Nota: para actualizar o port para uma nova versão ou para outro de frequencia menor ou maior, basta flashar o mesmo, unicamente o port, não sendo necessário a ROM ;)Já agora vamos aproveitar esta thread para discutir este assunto e assim fica aqui tudo centralizado :)Para quem tem dúvidas pode usar o setcpu e comparar com o TOP10 AndroidPT :PTOP10 AndroidPT - Long Bench 671Mhz1º2º3º4º5º6º7º8º9º10ºTOP10 AndroidPT - Long Bench 729Mhz1º8074ms - samji 2º9085ms - BUGabundo3º4º5º6º7º8º9º10ºTOP10 AndroidPT - Long Bench 748Mhz1º7963ms - samji 2º8754ms - DiogoLamego3º4º5º6º7º8º9º10ºcumprimentos

#2 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 11:46

Bom trabalho Diogo.tas em q frequencia?como e' q se tem comportado?bateria, nota-se?

#3 Marcelo Marques

Marcelo Marques

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 331 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 16:34

De certeza que se nota uma grande diferença na bateria, ainda para mais com o gasto que se nota na cyanogen 5.0.7, a bateria deve voar!Um dia destes pode ser que faça isso ao meu.Anyway, boas dicas para quem quer arriscar.

#4 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 16 May 2010 - 20:19

BUGabundo escreveu:

Bom trabalho Diogo.tas em q frequencia?como e' q se tem comportado?bateria, nota-se?

652Mhzolha tinha tudo a funcionar mas hoje depois do almoço começou a fazer resets... fiz factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset e instalei tudo de novo, e aproveitei e meti uma frequencia mais alta...desde então nunca mais fez nada... está tudo a funcionar sem problemas... mais rápido sem duvida e a entrar nas aplicações épa só mesmo testando ;)bateria? ainda não tenho uma opinião fixa, mas parece-me igual... amanhã é que posso dar uma certeza...em relação ao problema que tive, pode dever-se ao facto de ter andado a apagar ficheiros do SD e posso ter danificado alguma coisa portanto não posso afirmar... agora com o uso é que vou ver se é do overclock ou não

#5 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 20:29

tas me a tentar... e como e' so flashar um kernel e' na boa

#6 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 21:00

Eu pus o Magic dum amigo a 710.4 MHz e ficou estável....é uma questão de sorte.Mas é normal que muita gente note reboots e afins. Quando não conseguirem aceder ao telemóvel têm que ir à recovery e fazer uma de duas coisas:a) flashar um kernel sem OCb) criar um script que seja lido no arranque que faça underclock para uma frequência mais baixaEu tenho usado o b) para ir subindo as frequências que o meu G1 aguenta; o máximo estável são os 672 mhz

#7 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 21:02

firedrops escreveu:

b) criar um script que seja lido no arranque que faça underclock para uma frequência mais baixa

é mais facil por o setcpu on boot a escolher um valor normal (tipo 528) e dps mudar durante o arranke o maximo

#8 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 16 May 2010 - 21:12

BUGabundo escreveu:

é mais facil por o setcpu on boot a escolher um valor normal (tipo 528) e dps mudar durante o arranke o maximo

Ou isso, sim. Eu não gosto de usar o setCPU porque quando alteras a frequência por lá também estás a assumir uma palete de valores que ele lá tem que gerem como a frequência escala, thresholds e afins, quando muitas vezes o Kernel que flashaste já vem com algumas dessas definições optimizadas.No caso da CM cria-se um userinit.sh na /sd-ext que contenha, por exemplo....
echo 528000 > /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_max_freq
E vão subindo o valor sabendo que são múltiplos n de 19.2 e, claro, desde que estejam previstas na tabela de frequências do kernel :)

#9 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 07:07

BUGabundo escreveu:

tas me a tentar... e como e' so flashar um kernel e' na boa

ontem subi para os 671, ainda melhor :Duma carga durante a noite... com o battery left tenho 80% desde as 7h30 da manhã e é de lembrar que ainda não larguei o telemovel, até está quente da mão :Ptenho 79% e autonomia para mais 7h09minutos Que vos parece?Cheguei agora á conclusão que os reboots foram culpa minha, tive á pouco a ver e ontem enganei-me e fiz move de uma pasta do system do telemovel para o SD... estranho que agora o nome da pasta chama-se SD :Sbem resumindo, lembrei-me deste processo agora, mas prontos tira a hipotese de ser do overclock ;)Ando a testar as frequencias aos poucos, vou aumentando aos poucos para ver a estabilidade do bixo e até agora quanto mais aumento melhor fica...segundo li existe um kernel de 1Ghz a correr num magic... mas ainda não está publicado e como não é da autoria do cyanogen não vou confiar :Pmas fica aqui a nota :)

#10 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 08:07

Nova versão e deixou de haver a versão 633Mhz... Versão 2 já disponivel...edit1:afinal esta em actualização...confirma-se a versão 2...mas existe na mesma o port 633mhz...novo port para 767Mhz :Dedit2:acabei de instalar o port de 767Mhz e uma nota, não é necessário flashar a rom para actualizar, basta o o port, o que deixa o pessoal que usa o creme ou um theme sem problemas com os widjets... é um stressante sempre que ia flashar o port ter ve voltar a colocar os widjets todos de novo :(Agora está resolvido :) é só flashar e bombar... Posso dizer que o port 767Mhz está óptimo e recomenda-se :P

#11 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 17 May 2010 - 10:58

Já alguém testou se isso vale a pena?I mean, testes reais, do género tempo de loading de um site com e sem overclocking (que é das coisas que mais é influenciada pelo CPU).

#12 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 May 2010 - 11:05

Eu a 676 Mhz notava o loading das páginas relativamente mais rápido, não quantifiquei. Mas no meu G1, onde a bateria é uma coisa um pouco crítica, deixei de usar o OC uma vez que não achei que o benefício fosse significativo em detrimento do hit extra que levava na bateria...Acho que não há nada como cada um ver por si.

#13 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 11:11

Eu tenho o meu a 690Mhz logo vou passar para mais de 700Mhz e digo-vos uma coisa nunca mais tiro o overclock...a abrir uma pagina? isso depende da rapidez da net não?a abrir apps... alias uma coisa simples... abrir o gestor de aplicações ;)Quem quer fazer um corrida de tempo a ver qual abre mais rápido? xDnota-se muito as melhorias...e quanto ao aquecimento igual sem problemas...quanto á bateria para mim está igual...

#14 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 17 May 2010 - 11:27

DiogoLamego escreveu:

a abrir uma pagina? isso depende da rapidez da net não?

Se for uma internet muito lenta, o bottleneck estaria aí sim.Mas por exemplo se estiveres ligado a uma rede wireless, podes comparar com o teu próprio computador e verás que depende do CPU e não da ligação de internet...

#15 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 11:51

ahhh ok... com wireless... vou experimentar... apesar que o pc é muito mais rápido

#16 Marcelo Marques

Marcelo Marques

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 331 mensagens

Mensagem publicada 17 May 2010 - 12:12

A bateria está com gastos iguais? Parece-me que pelo menos se notará uma diferença em utilização que a bateria desaparece mais rápido, digo eu. De qualquer das formas, testem e digam de vossa justiça para o pessoal que está tentado em fazê-lo, fazer mesmo :)

#17 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 12:55

Épa eu não noto diferença... na sexta feira sem overclock fiquei sem bateria ás 17h da tarde... hoje foi ás 15h... mas na sexta peguei nele eram 9h hoje eram 7h30 :PDá quase o mesmo ;)cumprimentos

#18 Marcelo Marques

Marcelo Marques

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 331 mensagens

Mensagem publicada 17 May 2010 - 12:58

Pois, e tudo depende da utilização que se dá. Ainda assim, acho que vou esperar por mais feedbacks.

#19 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 13:03

é esperar por mais pessoal a utilizar... mas é possivel que não seja muita gente a experiemntar isto porque é um risco e pode danificar o telemovel... é preciso referir isto...para mim vale a pena... vou continuar atento á bateria, ver se não ando com os olhos trocados :Pdepois em relação ás funcionalidades... rapidez excelente em tudo o que é app e em relação a abrir páginas nota-se a diferença de 528mhz para 691mhz ;)problema até agora registado, wi-fi... desliga-se sozinho, mas tenho que ver se não é da rom pk não testei na test5 sem overclock

#20 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 17 May 2010 - 15:01

Épa riniciei o MID e fui desinstalar uma app sem overclock... tanto tempo xDvoltei a instalar a app e meti a 691Mhz e fui experimentar desinstalar de novo e uiui :P

#21 SavSevic

SavSevic

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 141 mensagens

Mensagem publicada 18 May 2010 - 05:52

Utilizando o Linpack quais os valores normais para um Magic? E após o OC que valores passaram a marcar?É que tenho 1.6M antes e 2.2M depois. Acho que devo estar a fazer qualquer coisa de mal porque não notei uma subida de performance.Flashei o CM5, o port, um theme e depois o OC (isto com reboots pelo meio). Tenho ainda um SD classe 6 e particionei automaticamente com o Amonra.

#22 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 18 May 2010 - 06:57

SavSevic escreveu:

Flashei o CM5, o port, um theme e depois o OC (isto com reboots pelo meio). Tenho ainda um SD classe 6 e particionei automaticamente com o Amonra.

Para que isto?Qual foi o OC que instalaste?É simples...flshas:CM5, OC e theme... não precisas de nenhum port pelo meio :SAcho que já percebeste :PJá agora isso do 1.6 e 2.2 :SO que é isso? :P

#23 jgcaap

jgcaap

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 351 mensagens

Mensagem publicada 18 May 2010 - 07:15

Com overclock é porreiro? Hehe eu nao me lanço ao desafio so mesmo pq n quero perder tempo com falta de bateria xD hehhe

#24 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 18 May 2010 - 07:16

DiogoLamego escreveu:

CM5, OC e theme... não precisas de nenhum port pelo meio :P

claro q percisa... do port para 32A

Já agora isso do 1.6 e 2.2 :SO que é isso? :P

sao testes de velocidade e CPU.tens varios: linpack, reality, mflops, etc

#25 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 18 May 2010 - 07:25

BUGabundo escreveu:

DiogoLamego escreveu:

CM5, OC e theme... não precisas de nenhum port pelo meio :P

claro q percisa... do port para 32A

oi? deixa-me lá explicar como deve ser...o OC é o port32A mas alterado ;)eu instalei como disse a cima...CM5 + port767mhz :Plimpinho :P