Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Configurar o ambiente de desenvolvimento Android


  • Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

#1 TugaBest

TugaBest

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 130 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 26 November 2011 - 15:55

Este tutorial surge no seguimento do tutorial, Aprender a programar para o Android. Onde ensino como desenvolver uma primeira aplicação “Olá, Mundo!”, uma breve abordagem à Framework do Android.Categorias: Android, Java, Programação, Telemóveis Tempo estimado: 60 minutosNível: AvançadoBibliografia: Android DevelopersVamos então dar inicio ao tutorial.
1º Passo Instalar o java JRE e SDK.Segue a hiperligação Java SDK e instala a versão mais recente.
2º Passo Fazer o download do Eclipse IDE, para o correcto funcionamento do Android Development Tools (ADT) plugin, faz download da versão 3.4 (Ganymede) ou 3.5 (Galileo), no meu caso estou a utilizar a versão Galileo.Link para download do Eclipse, AQUI!! 3º Passo Vamos agora configurar o ambiente de desenvolvimento para aplicações do Android, para isso é necessário fazer o download do Android SDK (pacote de iniciação). Faz o download da última versão do SDK na página de download. Depois de feito o download, extrai o ficheiro para um local na tua máquina, eu extrai para D:android-sdk-windowsAdicionalmente podemos adicionar o directório primário das ferramentas do SDK, “tools”, ao PATH do sistema. Carrega na tecla do Windows + Pause, na seguinte janela carrega em “Definições avançadas do sistema”.(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER MAIOR)


Imagem colocada




Na janela seguinte clica em variáveis de ambiente, na tab Avançadas.

Imagem colocada




De seguida vamos editar o path para o nosso utilizador, clicando em editar.

Imagem colocada






Adiciona o caminho para a directoria tools no teu pc.

Imagem colocada




4º Passo Neste passo vamos instalar o plugin do Android no Eclipse, o ADT (Android Development Tools), que foi desenvolvido para oferecer ao programador um ambiente integrado e poderoso para o desenvolvimento de aplicações para o Android. O plugin permite configurar um novo projecto Android de forma rápida e simples.No meu caso estou a utilizar o Eclipse 3.5 (Galileo), se estiverem a utilizar a versão 3.4 e tiverem dificuldades em configurar o plugin, deixem um comentário, que ajudo no que for possível.Abre o Eclipse, vai ao menu Help > Install New SoftwareClica em Add, na janela “Available Software”.

Imagem colocada




Configura o site (https://dl-ssl.googl...ndroid/eclipse/) a utilizar de acordo com a imagem, depois clica em OK.

Imagem colocada



De volta à janela do “Available Software”, faz um Check ao Developer Tools e clica em Next.

Imagem colocada




Na janela seguinte, clica novamente em Next. Não te esqueças de ler e aceitar os termos da licença e clicar em Finish.Para terminar reinicia o Eclipse. 5º Passo Agora vamos configurar o plugin ADT, para isso vamos modificar as preferências do Eclipse, para apontar para o directoria do SDK do Android. Vai ao menu Window > Preferences No painel da esquerda, selecciona Android. Para a localização do SDK, clica em Browse… e aponta para a localização onde descompactaste o SDK. No meu caso foi D:android-sdk-windows. Clica em Apply e depois Ok para terminar. 6º Passo O último passo é configurar o SDK, utilizando uma ferramenta incluída no SDK Starter Package. Vai até a directoria do SDK e lança o setup, para teres acesso ao Manager gráfico do SDK.Na primeira vez que abrires o Manager, vais ter a seguinte janela, selecciona a opção, Accept All e clica em Install.

Imagem colocada



O download e instalação poderá demorar alguns minutos, dependendo da velocidade da tua internet. Quando terminar, clica em Close, para fechar o AVD Manager.Chegamos então ao fim da configuração do ambiente de desenvolvimento para Android: instalámos o SDK e instalámos e configurámos o plugin ADT no Eclipse.Se tiveres dúvidas ou problemas, deixa o teu comentário, que irei ajudar da melhor forma possível!

PARTILHAR OS CONHECIMENTOS, NÃO FAZ MAL, PELO CONTRARIO, ATÉ NOS FAZ SENTIR MELHOR..FAÇAM O MESMO

Editado por TugaBest, 17 June 2012 - 18:34.

  • Placido e ThelmaJay gosta disto

Samsung Galaxy S3 i9300@Android 4.3 Jelly Bean # 1.4GHz Quad-core processor - 1GB (RAM)


#2 renabat

renabat

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 323 mensagens

Mensagem publicada 01 December 2011 - 16:22

Muito bom, Obrigado.Utilizei o Eclipse 3.7.1 e instalou, praticamente tudo sozinho.... só lhe tive que indicar o caminho do SDK... mas mesmo assim dava a opção de fazer o download e instalar e configurar tudo automaticamente.CumpsRB
  • TugaBest gosta disto

#3 TugaBest

TugaBest

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 130 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 01 December 2011 - 20:29

obrigado amigo, se gostou e funcionou correctamente para o que precisou, clique em agradecer, e se achou bastante útil dei-a KARMA.

BOA SEMANA BOAS FESTA

cumprimentos, TugaBest

Editado por TugaBest, 09 August 2012 - 00:03.

Samsung Galaxy S3 i9300@Android 4.3 Jelly Bean # 1.4GHz Quad-core processor - 1GB (RAM)


#4 ThelmaJay

ThelmaJay

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 02 October 2013 - 10:37

Obrigado TugaBest. Estes dois tutoriais estão fantásticos. :)

Para te dar KARMA o que tenho de fazer? Eu cliquei em "gosto".


Editado por ThelmaJay, 02 October 2013 - 10:39.

"I have no special talents. I am only passionately curious". - Albert Einstein :cool:


#5 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 October 2013 - 22:01

Obrigado TugaBest. Estes dois tutoriais estão fantásticos. :)

Para te dar KARMA o que tenho de fazer? Eu cliquei em "gosto".

 

O "Karma" era no Fórum antigo, neste novo é o "gosto" ;)