Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Carta aberta ao SAPO Mapas


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 04 March 2010 - 20:57

Embora faça parte da equipa do androidPT, estou a escrever esta mensagem em meu nome, Luís Vitela, e não como um dos elementos da equipa do androidPT.A meu ver houve uma precipitação por parte dos responsáveis do SAPO Mapas relativamente ao "uso indevido" por parte da aplicação Trânsito do Tiago Brito (blackmx).

Bom dia,Estamos a contactá-los do SAPO Mapas.Detectámos que a vossa aplicação (androidpt.com) utiliza um feed de trânsito nosso que não se encontra devidamente autorizado de acordo com os termos de utilização.Desde já pedimos que deixem de usar este feed, caso não o façam iremos tomar providências.Cordiais Saudações,A equipa do Mapas.

Em primeiro lugar, a aplicação em causa nada tem a haver com o androidPT, sendo o androidPT apenas um local onde os programadores podem dar a conhecer as suas aplicações e onde a comunidade tem aderido em força no que diz respeito a aplicações nacionais dando sugestões de funcionalidades que gostariam que fossem implementadas. Após ter verificado os Termos de Utilização - API's, RSS e Webservices do SAPO, vejo que a aplicação em causa não infringe nenhum termo de utilização, não percebendo o porquê da atitude (em tom de ameaça) por parte dos responsáveis do SAPO Mapas.Face à situação o Tiago Brito decidiu retirar a aplicação do Android Market e contactou os responsáveis que lhe responderam o seguinte:

Boa tarde,A aplicação em termos de Mapas de facto é gratuita, mas os conteúdos não na medida em que são dados de um fornecedor externo. Falamos com o fornecedor e por enquanto iremos manter aberta por mais algum tempo. No entanto, estamos a estudar os termos de utilização e poderá acontecer que os conteúdos deixem de poder ser usados externamente ao SAPO.Contactá-los-emos assim que tivermos esta questão resolvida.Pedimos que coloquem uma nota acerca desta resposta no vosso fórum de forma a esclarecermos a situação.Cordiais Saudações,A equipa do Mapas.

Continuo a não ver motivo para que a aplicação não continue no Android Market e o porquê da ameaça inicial, uma vez que a API é disponibilizada pelo SAPO e como os própios dizem "por enquanto iremos manter aberta por mais algum tempo". Julgo que a haver problemas será entre o SAPO e a empresa que fornece os dados. Um programador não deve ser prejudicado por conflitos que hajam entre as duas entidades em questão. O certo é que o serviço continua na lista de serviços do SAPO e como tal não vejo o porquê de não puder ser utilizado pela aplicação do Tiago Brito, ou por qualquer outro programador que pretenda usar o serviço em questão.Gostaria de ouvir a vossa opinião acerca do assunto e se possível de algum responsável pelos serviços do SAPO.

#2 jac

jac

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens

Mensagem publicada 04 March 2010 - 21:27

"Gostaria de ouvir a vossa opinião acerca do assunto e se possível de algum responsável pelos serviços do SAPO."Posso adiantar que não vai haver devidas providências nenhumas. Houve simplesmente alguém que se precipitou.Já estamos a esclarecer tudo e mal tenhámos a situação resolvida postaremos em developers.blogs.sapo.pt. Vai dar uma história gira.jac, Technology Evangelist @ SAPO

#3 miguel

miguel

    Fã de Android

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 439 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa

Mensagem publicada 04 March 2010 - 21:29

jac escreveu:

Posso adiantar que não vai haver devidas providências nenhumas. Houve simplesmente alguém que se precipitou.Já estamos a esclarecer tudo e mal tenhámos a situação resolvida postaremos em developers.blogs.sapo.pt. Vai dar uma história gira.jac, Technology Evangelist @ SAPO

Obrigado pela resposta e esclarecimentos.

#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 04 March 2010 - 22:50

Sinceramente prefiro ver este tipo de conversa.... Parece-me bem mais saudável...Obrigado jac, e já agora, bem vindo ao forum :( Espero que te possamos ajudar e vice-versa já que estamos aqui todos para isso.Abraço!

#5 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 01:03

É sempre melhor haver este tipo de diálogo saudável, sem precipitações o que leva sempre a mal entendidos.Obrigado Jac pela tua explicação

#6 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 12:31

Recebi hoje uma resposta por parte do jac (SAPO) a esclarecer o assunto.jac

Olá, Tiago.O meu nome é José Castro e trabalho no SAPO como evangelista tecnológico.Estou-te a escrever para te explicar melhor o que aconteceu do nosso lado relativamente ao feed de trânsito.O SAPO funciona muito como broker de conteúdos; temos parceiros que nos fornecem informação e nós trabalhamos com ela e fornecêmo-la ao público em geral de alguma forma.Com todos estes parceiros (~100) temos vários contratos de disponibilização e utilização da informação por eles cedida. Com cada um há particularidades diferentes.No caso do fornecedor da informação de trânsito, o contrato que temos com ele especifica que podemos usar a informação mas que não a podemos ceder as is.Infelizmente, alguém se esqueceu de marcar o feed como private quando o inseriu na nossa plataforma de Bus e a informação ficou pública.Esse foi o primeiro erro do SAPO neste assunto.Passado algum tempo, o fornecedor reparou que a tua aplicação estava a usar informação de trânsito cedida por nós e perguntou-nos o que se passava.Do nosso lado, a pessoa contactada percebeu mal a história, e em vez de perceber que nós é que estávamos a disponibilizar informação que não devíamos, achou que tu é que estarias a utilizá-la indevidamente.(como é óbvio, tu não fizeste nada errado; seguiste o que estava descrito nos termos do nosso site)Para além disto, a pessoa em questão tentou resolver o assunto sozinha. Como nem toda a gente tem tacto q.b., saíram aqueles mails que tu recebeste.Erro número dois do SAPO.Foi neste momento que a área técnica se apercebeu do que se estava a passar e interviu.Já falámos com o fornecedor e explicamos a situação. Eles são pessoas razoáveis e compreenderam.Já falámos com quem falou contigo e já pedimos para parar de o fazer.E agora estou eu a enviar-te esta explicação.No meio de tudo isto também estamos a tratar de manter o feed com a informação de trânsito disponível para a tua aplicação o usar. Tanto quanto percebo vai ser possível, pelo menos durante um período de tempo ainda por determinar, mas só amanhã de manhã terei a certeza, quando falar pessoalmente com os responsáveis.No entretanto, fica com a certeza de que não há medidas nenhumas a ser tomadas, como o mail inicial sugeria.Mal tenha mais novidades aviso.Um abraço e parabéns pela aplicação. É sempre bom ver software feito por prazer.jac



#7 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 13:14

Tudo se resolve e esclarece, haja vontade.Vou fazer questão de usar a aplicação enquanto funcionar a informação e penso que podes disponibiliza-la de novo no Market.

#8 emperium

emperium

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 650 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 13:30

Gostei bastante da resposta do jac, não é hábito as grande empresas reconhecer que erram. Se fosse membro do nosso fórum dava-lhe um +1 na popularidade.Os meu sinceros parabéns a ele.Edit: é user e já lhe dei o +1

#9 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 05 March 2010 - 13:48

+1 da minha parte.Não me prenunciei sobre esta matéria antes, para dar tempo aos intervenientes conseguirem chegar a alguma conclusão.Está explicado o sucedido e como seria de esperar o assunto resolveu-se dentro dos maiores níveis de profissionalismo e seriedade.Um bem aja à SAPO na qualidade de "Plataforma de conteúdos/fábrica de ideias/motivador de novos projectos" pela resposta.A melhor das sortes ao Tiago na sua aplicação e futuros desenvolvimentos, a comunidade agradece.E as minhas ultimas palavras vão para a comunidade em geral, vejam como se resolveu tudo isto, primando pelo respeito, seriedade, serenidade e educação.

#10 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 13:52

emperium escreveu:

Gostei bastante da resposta do jac, não é hábito as grande empresas reconhecer que erram. Se fosse membro do nosso fórum dava-lhe um +1 na popularidade.Os meu sinceros parabéns a ele.Edit: é user e já lhe dei o +1

Completamente de acordo. A Sapo subiu na minha consideração. :(

#11 SavSevic

SavSevic

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 141 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 14:02

Realmente era mais fácil fecharem-se em copas e não reconhecerem que erraram não 1 mas duas vezes. É este tipo de atitudes que fazem com que o público em geral olhem para as empresas com desconfiança. Se tudo não fosse devidamente explicado teríamos ficado com muito má impressão da Sapo.Parabéns pela explicação sincera.+1 da minha parte.

#12 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 05 March 2010 - 14:04

Parabens SAPO por se ter chegado à frente e esclarecido tudo com toda a gente. Dá gosto trabalhar com empresas assim. Só espero que com o feed das farmácias e com o do EPG esteja tudo bem :)Jac, tens jeito para a interecção com a comunidade, devias aparecer mais vezes :(

#13 ruimoura

ruimoura

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 574 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 15:27

Bem, eu assisti à "conversa" pelo twitter e não dei a minha opinião porque já sabia de antemão que alguma coisa de estranho se passava, porque o pessoal do Sapo não funciona assim.Com um pouco de cabeça e conversa tudo se resolve, parabéns ao Sapo por estar a contribuir tanto para o desenvolvimento da comunidade Android em Portugal, e parabéns ao developer da aplicação de trânsito pela excelente iniciativa (a mim não me diz grande coisa, que aqui não existe propriamente muito trânsito :().Já agora, está prestes a sair mais uma aplicação do Sapo para Android, Sapo Futebol, está aqui a descrição - http://desporto.sapo.pt/mobile (sai para a semana no market, segundo li no twitter)

#14 jpcarvalhinho

jpcarvalhinho

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 425 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2010 - 16:14

Por acaso neste domínio o SAPO está lá em cima... Alberga das maiores "mentes" da cena de developing em Portugal. Não só para as plataformas mais conhecidas/generalizadas (windows) como para todas as plataformas de "carinho" (Mac OSX/Iphone OS, Linux, e Android). Pessoas como o Celso Martinho, e outros têm contribuído muito para impulsionar jovens programadores a "sairem cá para fora" com as suas ideias e programas, nomeadamente com o Code Bits.Eu sou "pouco isento" para falar disto pois trabalho no grupo PT... mas de todo o Grupo... o Sapo sem dúvida é o que me desperta mais "carinho" pelo seu envolvimento "pessoal" no developing. Mais ainda do que a PT SI que deveria ser orientada para os Sistemas de Informação...Kudus para eles, mais numa demonstração de abertura. :(

#15 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 06 March 2010 - 05:57

Aqui fica o link para o texto no blog do SAPO onde é explicado em vários passos o que se passou:http://developers.blogs.sapo.pt/28611.htmlSó temos que louvar a forma aberta e sincera com que explicaram a situação. Outras empresas/entidades não fariam.É graças à disponibilização dos vários serviços (http://services.sapo.pt/) de forma aberta que temos aplicações para Android bem interessantes. Houvesse mais entidades dispostas a fornecer informação desta forma e muitas outras aplicações poderiam surgir igualmente interessantes.Só resta agradecer ao Celso Martinho e ao José Castro o facto de terem "ouvido" a comunidade e ficou mais uma vez demonstrado o poder de comunicação em tempo real e aproximação de pessoas que se tem revelado ser o twitter.

#16 David Ferreira

David Ferreira

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 686 mensagens

Mensagem publicada 06 March 2010 - 06:34

Confesso que estou surpreendido pela positiva com esta atitude do Sapo. Digo isto pois ao longo destes anos habituei me a resposta mais comum dada por qualquer prestador de serviços que é o silêncio ou arrogância. Neste caso houve a preocupação de por os "pontos nos iiis" de forma a resolver este mal entendido de uma forma airosa e sem prejuízo/consequências para as partes envolvidas. Antes fossem todos assim.Edit: Já agora Jac, bem-vindo a esta casa :(

#17 duarte

duarte

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 06 March 2010 - 08:51

Parabém a sapo por admitirem o erro. Este tipo de situações e que marcam a diferença pela positiva!